O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio

O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio Leon Trotsky




Resenhas - O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio


1 encontrados | exibindo 1 a 1


FrankCastle 15/09/2016

Interessante para contextualizar o período retratado
Se trata de um ensaio de 7 páginas (as páginas restantes são apenas anúncios para outras obras da Editora Zahar). Este texto faz parte da obra "Literatura E Revolução" (do mesmo autor). Trótski dá sua visão acerca do suicídio de Maiakovski, poeta futurista que apoiava o regime comunista, mas percebeu que, com o regime stalinista, não tinha mais espaço para continuar desbravando os caminhos da nova literatura com seu futurismo (na era Stálin, imperava o Realismo) e, numa decisão um tanto socrática, nas palavras de Angelo Segrillo (no livro "Os Russos"): "[...] Incapaz de ver seu projeto libertário, experimental, desabrochar na URSS, mas também não querendo se tornar um oponente do regime (pois era um comunista), optou pela saída definitiva [...]".

Curiosidade: Neste ensaio, Trótski cita algumas vezes o diplomata soviético Viatcheslav Mikhailovitch Molotov. Alguns anos depois, Molotov negou acusações de que a Rússia estaria bombardeando os finlandeses, mas sim jogando alimentos. Estes apelidaram as bombas russas de "cestos de pães molotov". Quando os finlandeses começaram a utilizar bombas incendiárias contra tanques russos, batizaram o artefato de "Coquetéis Molotov".
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR