O Romance Inacabado de Sofia Stern

O Romance Inacabado de Sofia Stern Ronaldo Wrobel

Resenhas - O Romance Inacabado de Sofia Stern

Claudia.Mara 18/04/2024

Que livro incrível, terminei em três dias, que leitura viciante, cada detalhe e história, e final surpreendente

Clara3395 11/03/2024

O Romance Inacabado de Sofia Stern
Um livro encantador, um romance extraordinário e, sobretudo, uma narrativa incompleta. Achei o desfecho do livro fascinante; o fato de não haver um "felizes para sempre" torna a história ainda mais cativante e imprevisível. Assim como na vida real, nada é permanente, e a felicidade eterna é uma ilusão. O que mais me encanta é que nem tudo precisa de uma explicação.

Mari Florentino 10/03/2024

Um romance com um fundo histórico
O livro conta a história da relação entre a avó (que veio da Alemanhã e tem origem judaíca) e do seu neto. Ele descobre uma possível herança dela e para entender melhor se ela é mesmo a herdeira, ele acaba tendo que se aprofundar na história da avó. O livro traz duas histórias em paralelo: a do passado e do presente. É uma história que te prende em muitos momentos e tenta surpreender no final. Para quem gosta de livro com contexto histórico, esse é um romance que traz levemente um pouco disso, especialmente a parte do holocausto e detalhe, o autor é brasileiro e a vovó mora no Rio de Janeiro.

bllue.books 03/10/2023

Que plot foi esse????
Gente eu amei, confesso que em algumas partes eu só fingia que estava entendendo mas ai do nada a leitura começou a ficar muito viciante e do meio pro final eu não consegui largar mais o livro, e esse plot me deixou sem palavras eu não desconfiava nem um pouco fiquei completamente chocada, vcs precisam ler esse livro.

O livro se passa na era nazista, como não entendo nada sobre o assunto ent fiquei um pouco perdida mas para quem sabe a leitura vai ser melhor ainda. A história vai se intercalando entre passado e presente, o que deixa muito interessante, temos o protagonista (não lembro o nome dele) que é neto de Sofia que é a protagonista, Klara Hansen (melhor amiga da Sofia) e Hugo Hansen(irmão da melhor amiga) a história gira básico em torno deles.

xlarissa 28/09/2023

7,2/10 ?????????
Até ontem, teria dado uma nota menor, mas o desfecho do final foi um dos que mais me pegou de surpresa.

Ronaldo vive no Rio de Janeiro com a avó, Sofia Stern, que é imigrante alemã. Ela chegou no Brasil fugindo da Segunda Guerra e guarda um livro as 7 chaves cheio de segredos da sua vida na Alemanha.

Tinha tempo que eu não lia um livro nacional, gostei muito. O autor consegue unir o contexto histórico com uma trama bem interessante é uma reviravolta icônica no final. Gostei, mas fiquei entediada muitas vezes. Muitos capítulos grandes apenas com memórias da Alemanha, as vezes nem nenhum diálogo. Mas pelo menos o livro é curtinho.

Sabrina.__ 15/07/2023

Melhor leitura do ano
Queria muito que esse livro fosse mais reconhecido, pois ele é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. Uma leitura que te prende do início ao fim e quando acaba deixa aquele vazio e arrependimento de ter lido rápido demais, sabe?

Marina Mendes 08/02/2023

Autor de Traduzindo Hannah, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.

Tangerina 28/05/2022

Me surpreendeu bastante.

Eu gostei muito da escrita do autor, achei que ele usou bem as palavras, foi tudo escrito de uma forma incrivelmente bonita.
Eu simplesmente amei o desfecho do romance entre a Sofia e o Hugo, e o fato do Hugo acatar as suas próprias palavras.

Um ótimo livro pra passar o tempo, curto e envolvente.

Vic 11/01/2022

Recomendo deeeeemais
É um livro incrível, além de conter muitos, muitos fatos históricos e fazer a gente viajar na história, quase pude me sentir em uma Alemanha nazista, na pele de uma pobre mocinha, e eu nunca, nunca poderia imaginar que aconteceria o que aconteceu, o plot desse livro é ótimo.

Café 27/11/2021

Sofia Stern, a Estrela Polar
O que dizer desse livro? Comprei sem saber nada dele e nas primeiras páginas já fiquei absorta na história.

Sofia Stern é uma moça que passou pelos horrores da segunda guerra mundial, sendo mestiça, e viveu um romance que influenciou em muitas coisas da sua trajetória.

O livro conta a história de vários pontos de vista, conectando peças de um quebra-cabeça e trazendo um diferencial: a perspectiva alemã.

Klara Hansen é uma das personagens abordadas no livro, amiga de Sofia, era uma ariana pura que não aceitava os ideais de Hitler. Seu irmão, Hugo, era um rebelde que lutava contra o regime nazista.

Ronaldo, o neto de Sofia Stern, encontra um livro marrom cheio de memórias e descobre que Klara deixou uma herança para sua avó, na Alemanha. Ele parte com ela decidido a ganhar a causa na justiça, mas antes, buscaria por Hugo e descobriria o que aconteceu com ele, preso no campo de concentração de Dachau.

O livro superou minhas expectativas, teve um plot atrás do outro e senti o peito apertar em diversas situações. Além disso, ainda é nacional e merece todo o reconhecimento. Leiam!!

Tati 28/05/2021

Surpreendente
Que livro era esse??? Maravilhoso de todas as formas, eu tô em choque até agora.
Quando comprei não tava dando nada por ele, mas a história é perfeita.
Simplesmente leiam, não vão se arrepender

Ana - @edicaodebolso 06/04/2021

Você não conhece esse livro, eu tenho quase certeza disso.
Uma das melhores sensações de um leitor é ser surpreendido por um livro, por uma história que te prende por horas a fio e te desafia a entender o que de fato aconteceu antes que tudo seja revelado, antes que tudo venha à tona.

Consegui montar algumas peças momentos antes de todo o quebra-cabeça se formar, e quando o fiz a vontade foi voltar a página um e reler toda a história com os fatos que me foram revelados.

Todo o desenvolvimento da história, é tudo tão dinâmico e intenso na mesma medida.
Um cenário histórico bem elaborado e fiel a época, que nos leva do Brasil da Era Vargas à Alemanha de Hitler, voltamos a 1933 as vésperas da segunda guerra mundial, tudo muito bem descrito.

A única coisa que senti falta foi de mais alguns parágrafos finais recapitulando tudo, depois da reviravolta que foi, precisei reler os últimos capítulos e entender o desfecho inacreditável que o autor trouxe.

Finalizei com aquela sensação boa de ser surpreendida por um livro de muitas formas, não que não esperava gostar, esse livro está na estante há tanto tempo, peguei indicação dele já nem lembro mais onde, gostei da sinopse, quando comprei ele ficou aqui, aguardando seu momento.

Finalizo com um trecho que Raphael Montes um dos principais autores nacionais da atualidade faz sobre essa leitura: "Ronaldo Wrobel une com mestria o contexto histórico a uma trama bem intrincada, repleta de cenas memoráveis, ironia fina e linguagem inteligente. Sem dúvida um Thriller instigante! Imperdível.

Wolsey 13/01/2021

Leiam, leiam, leiam!!!!
Surpreendente! O autor transita perfeitamente entre Agatha Christie e Ken Follet. Reviravoltas até o último capítulo numa trama que viaja entre 2013 e o início da segunda guerra. Tive dificuldade em largar o livro. Excelente.

Sah 16/12/2020

Surpreendente
Não achei que a história seria tão boa. Em determinado momento o final se torna previsível, mas mesmo assim vale a pena. Emocionante e um tanto quanto surpreendente.