O Romance Inacabado de Sofia Stern

O Romance Inacabado de Sofia Stern Ronaldo Wrobel

Resenhas - O Romance Inacabado de Sofia Stern

Tangerina 28/05/2022

Me surpreendeu bastante.

Eu gostei muito da escrita do autor, achei que ele usou bem as palavras, foi tudo escrito de uma forma incrivelmente bonita.
Eu simplesmente amei o desfecho do romance entre a Sofia e o Hugo, e o fato do Hugo acatar as suas próprias palavras.

Um ótimo livro pra passar o tempo, curto e envolvente.

GilbertoOrtegaJr 26/06/2016

O romance inacabado de Sofia Stern – Ronaldo Wobrel
Se existe um aspecto da literatura brasileira contemporânea que me incomoda profundamente são os livros que só possuem inovação de estilo, mas que em contrapartida tem tramas fracas e quase sempre patéticas. Em outras palavras e de forma mais simples; falta na literatura nacional boas histórias, que o leitor possa ler simplesmente pelo prazer de virar as páginas e se divertir com aquilo que está sendo narrado ali, falta sobretudo aquele acordo tático entre autor e leitor de que o autor manterá a atenção do leitor ali, e em troca o leitor será capaz de apreciar sua obra. E eu estou dizendo isso para simplesmente deixar claro que mais uma vez tive o prazer de ler um dos livros que é uma rara exceção daquilo que eu disse acima.

O romance inacabado de Sofia Stern chegou em casa sem aviso prévio algum, vindo pelo correio e enviado por uma amiga que eu aprecio muito as dicas. Ao abrir o livro eis que me deparo com uma dedicatória do autor para mim, ou seja era recém lançado. Conhecendo minha amiga que me deu tal presente eu soube que aquilo queria dizer de forma clara e incisiva: leia, você precisa conhecer as obras de Ronaldo Wobrel! E então eu li.

Ronaldo (o personagem) vive tranquilamente em Copacabana com sua avó Sofia Stern, e eis que um dia ele recebe uma ligação de uma juíza da Alemanha que acaba deixando claro que sua avó pode ser a herdeira de uma grande fortuna, mas para isso ele tem que provar que a fortuna pertence mesmo a sua avó, e então ambos embarcam para a Alemanha, em busca de provas que mostrem que sua avó é mesmo a Sofia Stern que herdou toda aquela fortuna.

Toda a fortuna, em sua maioria composta por joias, fora deixada a Sofia por sua amiga Klara. Klara e Sofia foram grandes amigas durante a juventude de ambas, na Alemanha nazista, mas logo que começa a perseguição aos judeus a vida de ambas passam a trilhar caminhos diferentes, e em alguns momentos seus novos caminhos se cruzam, em especial quando uma passa a necessitar de favores da outra para seguirem em frente com suas vidas.

Eu não vou contar nesta resenha tudo que acontece dentro do livro, mas uma coisa que merece destaque é a identidade de Sofia como refugiada, ou melhor a perca de me deixa pensando em o que é possível descartar como registros, nomes, passado e tudo aquilo que é concreto e material, e em contrapartida aquilo que não é possível fazer-se perder; memórias, sentimentos, forma de pensar e de agir, traumas, sonhos. E em se tratando de refugiados esta troca de identidade é um delicado jogo de equilíbrio entre aquilo que se precisa ceder, e consequentemente mudar, e aquilo que não se quer deixar pata trás, ou seja uma linha tênue entre necessidade e escolha daquilo que vai mudar em sua identidade.

Outro detalhe que me deixou encanto foi o quanto de informações reais do período nazista existe no livro, sem que isso o torne maçante ou cansativo, o autor demonstra plena competência em dosar informações no momento certo de forma que acrescenta qualidade a narrativa, sem com isso criar descrições desnecessárias.

O romance inacabado de Sofia Stern consegue atingir assim como todas as grandes obras várias categorias, tornando –se assim impossível de ser classificado em um único gênero, podendo tanto ser definido como romance histórico, quanto como auto ficção, ou romance de aventura, melhor do que isso é só o fato de que este romance tanto pode ser lido como uma pequena obra de arte, quanto como um livro para simplesmente se divertir.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/06/27/o-romance-inacabado-de-sofia-stern-ronaldo-wobrel/
Renata CCS 27/06/2016minha estante
Que resenha instigante! Vai direto para a lista de futuras aquisições.

Eva Luna 30/06/2016minha estante
Gostei tanto de sua resenha que comprei o livro pra ler. Vou começar hoje.

Paty 08/07/2016minha estante
show !

Café 27/11/2021

Sofia Stern, a Estrela Polar
O que dizer desse livro? Comprei sem saber nada dele e nas primeiras páginas já fiquei absorta na história.

Sofia Stern é uma moça que passou pelos horrores da segunda guerra mundial, sendo mestiça, e viveu um romance que influenciou em muitas coisas da sua trajetória.

O livro conta a história de vários pontos de vista, conectando peças de um quebra-cabeça e trazendo um diferencial: a perspectiva alemã.

Klara Hansen é uma das personagens abordadas no livro, amiga de Sofia, era uma ariana pura que não aceitava os ideais de Hitler. Seu irmão, Hugo, era um rebelde que lutava contra o regime nazista.

Ronaldo, o neto de Sofia Stern, encontra um livro marrom cheio de memórias e descobre que Klara deixou uma herança para sua avó, na Alemanha. Ele parte com ela decidido a ganhar a causa na justiça, mas antes, buscaria por Hugo e descobriria o que aconteceu com ele, preso no campo de concentração de Dachau.

O livro superou minhas expectativas, teve um plot atrás do outro e senti o peito apertar em diversas situações. Além disso, ainda é nacional e merece todo o reconhecimento. Leiam!!

Tati 28/05/2021

Surpreendente
Que livro era esse??? Maravilhoso de todas as formas, eu tô em choque até agora.
Quando comprei não tava dando nada por ele, mas a história é perfeita.
Simplesmente leiam, não vão se arrepender

Vic 11/01/2022

Recomendo deeeeemais
É um livro incrível, além de conter muitos, muitos fatos históricos e fazer a gente viajar na história, quase pude me sentir em uma Alemanha nazista, na pele de uma pobre mocinha, e eu nunca, nunca poderia imaginar que aconteceria o que aconteceu, o plot desse livro é ótimo.

Ana - @edicaodebolso 06/04/2021

Você não conhece esse livro, eu tenho quase certeza disso.
Uma das melhores sensações de um leitor é ser surpreendido por um livro, por uma história que te prende por horas a fio e te desafia a entender o que de fato aconteceu antes que tudo seja revelado, antes que tudo venha à tona.

Consegui montar algumas peças momentos antes de todo o quebra-cabeça se formar, e quando o fiz a vontade foi voltar a página um e reler toda a história com os fatos que me foram revelados.

Todo o desenvolvimento da história, é tudo tão dinâmico e intenso na mesma medida.
Um cenário histórico bem elaborado e fiel a época, que nos leva do Brasil da Era Vargas à Alemanha de Hitler, voltamos a 1933 as vésperas da segunda guerra mundial, tudo muito bem descrito.

A única coisa que senti falta foi de mais alguns parágrafos finais recapitulando tudo, depois da reviravolta que foi, precisei reler os últimos capítulos e entender o desfecho inacreditável que o autor trouxe.

Finalizei com aquela sensação boa de ser surpreendida por um livro de muitas formas, não que não esperava gostar, esse livro está na estante há tanto tempo, peguei indicação dele já nem lembro mais onde, gostei da sinopse, quando comprei ele ficou aqui, aguardando seu momento.

Finalizo com um trecho que Raphael Montes um dos principais autores nacionais da atualidade faz sobre essa leitura: "Ronaldo Wrobel une com mestria o contexto histórico a uma trama bem intrincada, repleta de cenas memoráveis, ironia fina e linguagem inteligente. Sem dúvida um Thriller instigante! Imperdível.

Sabrina.__ 15/07/2023

Melhor leitura do ano
Queria muito que esse livro fosse mais reconhecido, pois ele é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. Uma leitura que te prende do início ao fim e quando acaba deixa aquele vazio e arrependimento de ter lido rápido demais, sabe?

Sah 16/12/2020

Surpreendente
Não achei que a história seria tão boa. Em determinado momento o final se torna previsível, mas mesmo assim vale a pena. Emocionante e um tanto quanto surpreendente.

Ladyce 10/06/2016

Acabo de ler o novo livro de Ronaldo Wrobel, "O romance inacabado de Sofia Stern". Foi grande o prazer de reconhecer aqui o escritor que me encantara com "Traduzindo Hannah" há cinco anos. É reconfortante constatar que um autor de que gostamos inicialmente continua a produzir obras da qualidade e do interesse que percebemos anteriormente.

"Sofia Stern" é obra bem mais complexa e dinâmica. É narrada como um thriller. Ao final de cada capítulo uma questão, uma curiosa mudança de rumo, uma observação intrigante nos leva ao capítulo seguinte com ansiedade. Trata-se de uma aventura, iniciada no Brasil, por um brasileiro, morador de Copacabana, que esperançoso de ser recipiente de uma fortuna de milhões de euros, viaja com a avó nonagenária, imigrante de guerra, de volta à Alemanha, a fim de apresentar documentação para que ela seja considerada herdeira legal da cobiçada fortuna. No meio do caminho, conturbado e repleto de reviravoltas, como Ronaldo Wrobel já mostrou ser seu estilo narrativo, aprendemos muito sobre ele, ela, a família e a Alemanha de Hitler.

A Segunda Guerra Mundial é o tema mais importante e modelador das artes do século passado. Direta ou indiretamente ela molda até hoje a produção literária e artística mundial. Não haverá ficção literária, em número ou natureza, que possa transmitir a nós, gerações pós-apocalipse, o que foi uma guerra em que morreram quase sessenta milhões de pessoas, um pouco mais de 3% população mundial em 1940. Ronaldo Wrobel se encarrega, junto a outros, de nos lembrar disso. Precisamos saber para não esquecer, e jamais repeti-la. Mas talvez por estar duas gerações removidas da hecatombe, ele toma a liberdade de encará-la por ângulo diferente. Em seus livros, "Hannah" e "Sofia Stern", Wrobel se concentra na vida dos que sobreviveram. Seu foco está nas histórias dos que tiveram vidas modificadas como consequência da guerra e nas estratégias que usaram para tornar suas vidas relevantes em outras circunstâncias. É o sobreviver que o atrai, que o fascina. Com fino humor, afiada observação do comportamento humano e muita pesquisa Ronaldo Wrobel tem feito, aos poucos, uma pequena revolução literária no país, abrindo a porta outrora fechada do bolorento recinto onde escritores brasileiros se abrigam. Ventilando o ambiente ele se separa dos autores dedicados a publicações autorreferenciais e herméticas, escravas de modismos intelectuais, acorrentadas por programas político-sociais que passam por literatura.

Aqui não. Temos um texto ágil, inteligente, informativo, divertido que dá prazer de ser degustado. Até pouco tempo essas eram características inexistentes nas prateleiras das estantes nativas. A prova é que nossos leitores se debruçam mais sobre obras em tradução, concebidas no exterior, do que sobre as publicações nacionais que raramente consideram a existência de um público leitor inteligente, curioso e ávido por uma boa história. Ronaldo Wrobel nos dá exatamente o que faltava no horizonte literário brasileiro.

A produção literária de Wrobel o coloca num contexto maior do que a Segunda Guerra Mundial. Há, subjacente nos dois livros mais recentes do autor, temática sutil e relevante: a questão da identidade. Esse é um tópico explorado nos meios literários, amiúde, a partir da segunda metade do século XIX, quando a fome e a pobreza na Europa levaram milhares de imigrantes italianos, irlandeses, alemães e outros às terras do Novo Mundo. Mais tarde depois de cada uma das grandes guerras, um maior número de pessoas deslocadas habita novas terras, refazendo vidas. A identidade que desenvolvem é um tema de relevância e que precisa ser aventado, hoje, quando multidões atravessam fronteiras impacientes para forjar nova vida em melhores circunstâncias.

Imediatamente após a imigração segue-se a questão de identidade. Todos os imigrantes passam por essa experiência e Wrobel não é alheio a isso. Escritores, ensaístas, como André Aciman e Amin Maalouf entre outros dedicaram-se a essa complexa questão. Não se trata só da língua, do país ou da cultura que se deixou para trás cair no esquecimento. Hábitos de aldeias que não mais se sustentam em novas realidades deixam um tremendo vazio na alma. Mas há, sobretudo, a necessidade de pertencimento ao país que abraçou o imigrante. O que o imigrante faz para se integrar ao novo mundo? E quais são, afinal, os sacrifícios para que os sonhos num novo horizonte se construam? Sem necessariamente abordar essa questão diretamente, Ronaldo Wrobel descreve para o leitor as diversas artimanhas que envolvem a nova vida. Lição importante para os dias de hoje.

Tema riquíssimo, o jogo de identidades desafia a compreensão de quem somos e de quem projetamos ser. Já no início do século XX Pirandello questionava a percepção da realidade em uma de suas mais conhecidas peças teatrais, "Assim é se lhe parece" (1917). Mas hoje, cidadãos de uma cultura global nos encontramos de hora em hora nos definindo e redefinindo, como fazem os astutos personagens de Hannah e de Sofia Stern. A cada avatar um novo nome, uma nova vida. Como disse Mia Couto: “A verdade é que nós somos sempre não uma mas várias pessoas e deveria ser norma que a nossa assinatura acabasse sempre por não conferir. Todos nós convivemos com diversos eus, diversas pessoas reclamando a nossa identidade.” [E se Obama fosse africano?: O planeta das peúgas rotas (2011)]. Assim segue "O romance inacabado de Sofia Stern". Com uma variante que nos faz pensar ainda uma vez na questão de identidade, Ronaldo Wrobel se insere na narrativa ficcional. Ele é ao mesmo tempo personagem e narrador. Provavelmente só para mostrar que o jogo de identidades é universal. Este é um bom e sedutor livro que nos envia mais questões do que as levantadas aqui. Além de entretenimento de primeira ordem, o livro nos leva a considerar temas atuais sob uma nova perspectiva. Ronaldo Wrobel está de parabéns.

Recomendo a leitura sem quaisquer restrições.
Nanci 10/06/2016minha estante
Gostei muitíssimo de ambos, Ladyce. Do romance delicioso do Ronaldo, e da sua resenha, como sempre.

Letícia 21/06/2016minha estante
ai ai quero acabar logo essa tese para voltar para a literatura. Adoro livros com temáticas históricas e pela sua resenha vou gostar bastante.

bllue.books 03/10/2023

Que plot foi esse????
Gente eu amei, confesso que em algumas partes eu só fingia que estava entendendo mas ai do nada a leitura começou a ficar muito viciante e do meio pro final eu não consegui largar mais o livro, e esse plot me deixou sem palavras eu não desconfiava nem um pouco fiquei completamente chocada, vcs precisam ler esse livro.

O livro se passa na era nazista, como não entendo nada sobre o assunto ent fiquei um pouco perdida mas para quem sabe a leitura vai ser melhor ainda. A história vai se intercalando entre passado e presente, o que deixa muito interessante, temos o protagonista (não lembro o nome dele) que é neto de Sofia que é a protagonista, Klara Hansen (melhor amiga da Sofia) e Hugo Hansen(irmão da melhor amiga) a história gira básico em torno deles.

Luiza.Thereza 15/07/2016

O Romance Inacabado de Sofia Stern
Romances sobre a Segunda Guerra Mundial me atraem. Não sei dizer o motivo, mas, geralmente, rendem histórias incríveis e emocionantes. Por isso, O Romance Inacabado de Sofia Stern foi uma das minhas escolhas do mês no catálogo do Grupo Editorial Record.

Ronaldo vivem em um casarão de estilo antigo em Copacabana junto com sua avó, Sofia Stern. Apesar de serem muto chegados, ele sabe pouco sobre sua juventude, conhecendo somente sua origem alemã e que veio ao Brasil quando a Segunda Guerra Mundial estava prestes a estourar. Para ele, bastava.

Um dia, depois de um episódio de senilidade da avó, ele recebe um telefonema da Alemanha comunicando que Sofia Stern havia herdado uma fortuna em joias de uma amiga chamada Klara Hansen,uma pessoa que, até então, ele jamais tinha ouvido falar. Tal tesouro havia sido encontrado após a descoberta de um bunker durante a construção das fundações de um supermercado.

A partir daí, o passado de Sofia Stern, e seu romance inacabado nos são revelado.

A narração é divida em duas partes, que se alternam ao longo do livro. Uma acompanha Ronaldo, enquanto tenta construir o quebra-cabeça que é o passado de sua avó. Na outra, a história de Klara Hansen e Sofia Stern se desenrola em episódios determinantes para a vida das duas.

Apesar de possuir um enredo lindo e de ser muito bem narrada, O Romance Inacabado de Sofia Stern deixou um pouco a desejar no final. Justamente no climax de toda a história, a sensação de deja vu frustrou o que poderia ter sido um desfecho tocante.

De fato, este é um romance inacabado para muitas pessoas. Inclusive para os leitores.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/07/o-romance-inacabado-de-sofia-stern-ronaldo-wrobel.html

Claudia.Mara 18/04/2024

Que livro incrível, terminei em três dias, que leitura viciante, cada detalhe e história, e final surpreendente

Ana Seerig 30/10/2016

O que me atraiu para O romance inacabado de Sofia Stern, de Ronaldo Wrobel, foi o cenário da Segunda Guerra Mundial, foi a Alemanha. Me atraiu ao mesmo tempo em que me deixou com um pé atrás. Minha experiência em terras alemãs me fez ver um lado da guerra que eu nunca tinha realmente entendido: a perspectiva alemã. Uma das minhas grandes decepções é que isso seja tão pouco retratado na cultura internacional. Na brasileira, então, é escassa. Foi esse fato que me deu receio - e depois alívio, seguido de alegria.

Wrobel traz uma contextualização fantástica sobre a Alemanha da Segunda Guerra. Sendo Sofia Stern mestiça, ele mostra sua personagem sofrendo os atos iniciais da ascensão de Hitler, como, na escola, ser considerada inferior por seu sangue impuro. Ao mesmo tempo, traz a família de Klara Hansen, sua melhor amiga, ariana pura, mas que em nenhum momento aceita as ideias xenófobas de Hitler. Hugo, irmão mais velho de Klara, aliás, é um dos rebeldes contra o regime nazista e se afasta da mãe e da irmã quando interpreta suas atitudes como apoio ao regime.

Todas essas histórias, do fim da década de 30, vem à tona quando Ronaldo (o personagem), neto de Sofia Stern, resgata o passado de sua avó através de um livro marrom, com suas memórias, e vai até a Alemanha para provar que ela tem direito à herança deixada por Klara à Sofia. Descobrir o que aconteceu com Hugo, preso no Campo de Concentração de Dachau por suas atividades ilegais, é outra das metas de Ronaldo - até porque ele seria uma ótima testemunha no julgamento da herança.

A leitura não é em momento algum extenuante, pelo contrário. É difícil parar de ler, já que a cada capítulo surge uma pulga atrás de nossa orelha, uma surpresa, um mistério. E o final de Wrobel fecha (ou aumenta?) muito bem essa atmosfera. Me deu uma alegria e um orgulho enorme saber que existe uma obra dessas na nossa literatura brasileira. Certamente vou buscar mais do autor.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/07/o-romance-inacabado-de-sofia-stern.html

Marina Mendes 08/02/2023

Autor de Traduzindo Hannah, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.