A História de Kullervo

A História de Kullervo J. R. R. Tolkien

Resenhas - A História de Kullervo

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 31/01/2024

A "História de Kullervo" é um conto inacabado escrito por J. R. R. Tolkien em 1914, que faz parte do "Kalevala", o épico nacional da Finlândia. Este conto foi o precursor e inspiração para o conto épico de Túrin Turambar, um personagem integrante da Terra-Média que compartilha a sina de Kulervo de assassinato de inocentes e de relações incestuosas.

Nessa ótica, A História de Kullervo trata do personagem de mesmo nome - que significa Cólera, o qual nasce em cativeiro após seu pai, Kalervo, ter sido assassinado pelo seu tio, Untamo, e ter sua família - mãe, irmãos mais velhos e irmã gêmea (Wañona, que significa Choro) - escravizada pelo irmão de seu pai.

Ainda criança, Kulervo jura vingança contra Untamo, o qual, após tentar por três vezes matar o garoto, vende-o como escravo ao ferreiro Ilmarinen. Sob o serviço da esposa do ferreiro, Kulervo se enfurece após sua senhora destruir a única herança do pai que possuía - o punhal Sikki , assim, ele encanta ursos e lobos com uma flauta de osso de vaca para aniquilar a esposa do ferreiro.

Kulervo, então, foge e decide voltar para casa. No meio do caminho, ele se apaixona por uma moça que encontra na floresta. Mais tarde, ele descobre que ele e a garota são os irmãos que a muito se perderam. Horrorizada por essa descoberta, a irmã se lança em uma cachoeira.

Consumido pela culpa, Kullervo vai atrás de seu tio e extermina pessoas e propriedades. Sabendo ter, em sua fúria cega, matado sua família, ele decide se entregar à própria espada, a qual concorda em tomar sua vida.

Dessa história, percebe-se que Tolkien começava a trilhar o caminho pelo qual se tornou famoso: ele não só adaptou um conto antigo como também "inventou" novas linhas narrativas para ele, iniciando um processo de recriação que culminaria em sua obra-mor "O Senhor dos Anéis".

Além disso, como tragédia, A História de Kullervo de adequa à estrutura aristotélica, a qual inclui, entre outras, a catástrofe - mudança de sorte; a peripteia - quando um personagem produz um efeito oposto ao pretendido; e a anagnoresis - quando um personagem passa da ignorância para o conhecimento (p. XV). Sua forma narrativa, por sua vez, está entre os contos e os poemas longos, eis que é escrito com uma mistura de prosa e verso.

Por fim, aponta-se que "A História de Kullervo" foi a primeira tentativa de Tolkien de contar - e "reorganizar" durante o processo - um conto já existente" (p. 160). Assim, o autor já dava os primeiros passos em direção ao caminho sinuoso da imitação à invenção de um grande corpo mitológico próprio.

Reccanello 07/01/2024

A origem da tragédia de Túrin
Escrita por J.R.R. Tolkien ainda em sua juventude (apesar de controvérsias acerca das datas corretas, estima-se que a história tenha sido escrita por volta dos 20 anos de idade do autor, quando ele tomou conhecimento acerca da existência do épico finlandês "Kalevala"), "A História de Kullervo", aqui apresentada em uma bastante completa edição da Martins Fontes, revela-se uma obra de fundamental importância para aqueles que, superando a mera curiosidade acerca de mais uma narrativa envolvente escrita por Tolkien, buscam um entendimento mais preciso e completo das raízes de suas paixões literárias, que remontam a sua juvenil fascinação pela mitologia e pelo idioma finlandeses.
===
Profundamente cativado pela leitura do "Kalevala" (epopeia nacional da Finlândia, compilada por Elias Lönnrot por volta de 1849) e por suas intricadas histórias e mitos, Tolkien não limitou sua paixão à mera e casual leitura daquela obra; desafiando-se a ler as histórias no original, ele buscou entender a língua finlandesa, apoiando-se apenas em uma gramática finlandesa. Esse verdadeiro périplo pela compreensão genuína de uma obra reflete o comprometimento do autor em capturar a essência e o significado profundo das lendas que o inspiraram e, mais que isso, a criação de "A História de Kullervo" emerge como um ponto de partida intrigante para sua carreira literária: além de uma narrativa sombria e complexa (muito diferente da maioria das histórias do autor), explorando temas como vingança, tragédia e um destino inescapável, o conto também serve como uma ponte entre as histórias finlandesas e a mitologia construída por Tolkien, em especial a tragédia de Túrin Turambar, o órfão infeliz cuja vida familiar é destruída por tragédias e cujos desespero e caráter autodestrutivo levam ao inexorável fim na ponta da espada. É evidente, então, que o conto é uma peça crucial na construção do universo mitológico do autor, justamente por ser um registro de uma ainda incipiente tentativa de - passando da imitação à invenção - recontar uma história já existente e criar toda uma mitologia para a Inglaterra.
===
Com relação à edição em si, a Martins Fontes não poderia ter sido mais cuidadosa: com a inclusão de rascunhos, notas e um ensaio-conferência escrito pelo autor, o livro oferece uma visão mais profunda das motivações e inspirações por trás de "A História de Kullervo", mergulhando os aficionados para além das trágicas sombras de Kullervo, guiando-nos pelos traços luminosos da paixão de Tolkien pela mitologia finlandesa e pela profunda influência cultural e linguística que moldou o início da carreira literária de um dos maiores escritores de fantasia do século XX, senão de todos os tempos.

site: https://www.instagram.com/p/C1zP5vwgTsM/

Evelin 22/10/2023

Eu não sei bem se foi uma boa escolha de primeiro livro de Tolkien para ler. Foi uma leitura interessante, mas eu praticamente não entendi quase nada.
AndrAa58 04/12/2023minha estante
Começa com o Hobbit. Uma delícia de leitura ?

Batista 28/08/2023

Livro para quem é fã
Tolkien reconta neste livro uma lenda pouco conhecida. Através de prosa e poesia, ele traça o destino trágico da personagem. Não é um livro muito leve, apenas para quem admira o trabalho de Tolkien nos primeiros passos como escritor.

samucacn 20/02/2023

Kullervo é um anti-herói de destino trágico na mitologia Fino-húngara. No finlandês Kalevala, Kullervo era o filho mal-fadado de Kalervo. Ele é o único personagem irremediavelmente trágico na mitologia finlandesa.

Taylor 14/11/2022

Influências
Trata-se de um conto inacabado, cujo final se torna conhecido pelas anotações do autor. Apesar disso, é uma tragédia bem desenvolvida e interessante. Uma pena que o próprio Tolkien não tenha terminado em vida.

O que mais me surpreendeu no livro, que acabou nem sendo dentro do próprio conto, foi a revelação do nível de influência que o Kalevala ? coleção de mitos finlandeses antigos ? exerceu sobre Tolkien. A ponto de grandes histórias do autor carregarem consigo influências diretas de "A História de Kullervo", que, por sua vez, foi diretamente influenciada por sua versão no Kalevala.

Enfim, recomendo esse livro caso você já conheça a obra de Tolkien. Caso ainda não tenha lido nada dele, começar com esse pode não ser a mais divertida das experiências kkkkk, nesse caso eu recomendaria O Hobbit

Giuriatti 27/05/2022

Uma verdadeira "discatástrofe"
Uma leitura extremamente interessante para aqueles que admiram (assim como eu) as obras de Tolkien, porém, assim como outras resenhas aqui, não indico como primeira leitura do autor.
O conto de Kullervo, que é uma adaptação de Tolkien do Kalevala (de origem finlandesa), aborda temas profundos, melancólicos e extremamente impactantes aos leitores mais sensíveis.
O conto em si é relativamente curto, em torno de 35 páginas, o restante são comentários e trechos retirados de cartas e manuscritos de Tolkien, além da própria visão da autora, quase como uma biografia que retrata o pontapé inicial de Tolkien no que diz respeito ao universo de Feéria (sobre contos de fadas).

Recomendo a leitura para aqueles já habituados com outras obras, além de gostar de imergir no universo Tolkeniano e no que tange sua própria história de vida acadêmica.

Marcia.Lucena 28/04/2022

A história de um anti-herói que envolve vingança, abuso infantil, incesto e morte. Um dos livros mais sombrios de Tolkien.

Miguel.Moreira 06/02/2022

A História de Kullervo
Primeira tragédia (inacabada) escrita por J.R.R. Tolkien, precursora de alguns contos de 'O Silmarillion' é uma mistura de prosa e poema que narra a história de um pequeno homem que perde a maior parta da sua família e é feito de escravo por seu tio Untamo (assassino de seu pai e o restante da família), sobrando apenas alguns irmãos, dentre eles a mais amada por Kullervo, sua irmã Wan?na.
Kullervo é obrigado a se separar de sua mãe e sua irmã e vai ao exílio, numa cidade longínqua, vendido como escravo novamente e maltratado pelos seus donos. A vida de Kullervo é rodeada por pensamentos de vingança e ódio, até que ele decide por um ponto final nisso tudo, e mata todos os seus inimigos.

Dado momento, Kullervo vai vingar a morte de seu pai, após muitos anos que não fica definido quanto tempo. Kullervo se depara, na metade do caminho, com uma linda jovem e se apaixona e a desposa. E após algum tempo é descoberto que a linda moça é na verdade sua irmã esquecida, então ambos se resumem no suicídio.

Eu sou totalmente contra spoilers, mas nesse caso, se tratando de um texto inacabado, e sem um clímax concreto, é tudo que temos. Tanto que 22% do livro é a história de Kullervo por si só, o restante são ensaios e discussões dos editores e alguns fragmentos e redações de J.R.R. Tolkien sobre o Kalevala (conto finlandês que foi reescrito por Tolkien e se tornou "A história de Kullervo).

Esse livro é aberto para muitas discussões e reflexões sobre o processo criativo de Tokien, podemos ver as fontes de muitos personagens, como Túrin Turambar, Huan (cão de Beren e Lúthien) ou o próprio Frodo. Não apenas uma maneira de pensar nas obras futuras do autor com relação ao passado de Tolkien, pode ser também uma porta de entrada para o estudo da cultura popular (antiga) de países como a Finlândia, que é um tanto peculiar, já que aborda suicídio e final trágico, longe da influência do teatro grego.

Para você que quer conhecer mais sobre o Tolkien, é uma opção de leitura, mas não é uma leitura fácil e nem muito prazerosa (me refiro aos ensaios literários e discussões doa editores). O conto inacabado é extremamente curto e frustrante por não ter uma conclusão, mas o pouco que se tem escrito é de uma riqueza extrema.

Alisson.Seraggioto 05/01/2022

A origem da Terra-média
Esse livro é de difícl leitura, afinal se trata de uma versão/tradução de Tolkien para um conto muito antigo da cultura Filandesa sobra a trágica história de um personagem do dos contos do Kalevala.
O texto é confuso, pois o conto original em si é assim, mas o bacana do livro é os comentários e estudos sobre o contoo feitos pelo próprio Tolkien e por Verlyn Flieger (uma grande tokienista), no qual percebemos a grande influência que essa lenda teve para a criação da Terra-média, tanto pela admiração de Tolkien pela língua antiga das terras nórdicas, quanto do próprio Kullervo, que serviu de influência para Turin Turambar do Silmarillion.

Maira Giosa 07/10/2021

Como qualquer fã de qualquer autor, busco sempre me manter atualizada. No caso de Tolkien - no qual todas as obras recentes são póstumas, editadas por seu falecido filho, Christopher, ou por estudiosos - me aprofundar nas obras que ele próprio trabalhou em vida me trazem mais clareza sobre quem foi o professor e linguista e, também, sobre como sua mitologia evoluiu. É o caso de A História de Kullervo.

A contra-página já nos diz: Kullervo é o precursor e a principal influência de Túrin Turambar, um dos mais famosos e trágicos personagens do Silmarillion - e, não por acaso, um dos meus favoritos. Mas mais do que só evidenciar as influências, o livro - organizado pela professora Verlyn Flieger - nos traz os manuscritos de como Tolkien descobriu e se apaixonou (a ponto de quase perder a bolsa de estudos) pelo Kalevala finlandês.

Para os que não sabem, o Kalevala é um conjunto de mitos cantados que, até 1835, não havia sido organizado em nenhum tipo de narrativa escrita coerente. Tolkien o descobre no período pré-Primeira Guerra - antes de ele próprio ser enviado ao front - e se debruça para recontar, à sua própria maneira, a história do desafortunado Kullervo.

A partir dessa reescrita, Tolkien começa a traçar os primeiros sedimentos para o que viria a ser a história de Túrin - incluindo mudanças de nomes de personagens para seu idioma próprio, que ele mais tarde chamou de qenya, o alto-elfo. O estudo de Flieger é muito interessante, e os manuscritos que ela traz, igualmente fascinantes. Como diz a professora, sem o Kalevala não haveria a História de Kullervo de Tolkien e, sem este último, não haveria Túrin Turambar. Um prato cheio (que eu devorei em surpreendentes três dias!) para os aficionados!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Cris 01/10/2021

Fantasia, família e tragédia
É um conto de aproximadamente 50 páginas, que conta a história de Kullervo, filho de Kallervo.
Kallervo e seu irmão eram rivais. Kallervo e sua família são mortos pelo seu próprio irmão, só restando Kullervo. Kullervo sofre com maus tratos desde pequeno, é posto em várias provas e acaba sendo vendido como escravo para uma outra cidade, onde ele vai descobrir uma parte da história de sua família.

A história é bem trágica e tem toques de magia. Foi inspirada na mitologia finlandesa, e é uma das primeiras histórias de Tolkien, sendo inspiração para outros livros posteriores, como “Os filhos de Húrin”.

Eu achei a história bem diferente das outras histórias de Tolkien, por conta de seu teor trágico. É uma obra que não me agradou, porque se trata de um conto muito curto, com uma escrita meio confusa e uma mitologia que não me conquistou. O restante do livro traz anotações do autor, rascunhos e comentários da Verlyn Flieger, responsável por esta edição.

Acho que é o tipo de livro que só vai agradar mesmo pra quem é muito fã do autor, e quer ler toda a sua obra. Mas não é uma boa escolha pra quem quer conhecer a escrita do autor.

site: http://instagram.com/li_numlivro

stella87 25/08/2021

leitura interessante para quem quer se aprofundar em tolkien
?nos dias de magia, muito tempo atrás, quando a magia ainda era recente??ótimo análise da influência do kalevala nas obras de tolkien (principalmente ?filhos de húrin?)!

Letícia 30/05/2021

É uma história que não foi finalizada, o que dificulta apreciar a história totalmente, alguns textos posteriores acabam ficando repetitivos ao longo do texto, o que torna a leitura um pouco cansativa.