A História de Kullervo

A História de Kullervo J. R. R. Tolkien

Resenhas - A História de Kullervo

Talita 31/12/2020

Com os pesos do fim de um ano como 2020 eu queria uma leitura leve e fantasiosa mesmo pra esquecer o mundo, bem, não fiz uma escolha muito adequada.

Além do conto em si não ter leveza (é uma tragédia) o livro é perfeito pra quem gosta de verdade do autor e quer uma espécie de imersão.

Trata-se de um bom material de estudo sobre as influências de Tolkien e sobre o que o fez ser um dos maiores escritores de fantasia, sendo este um dos primeiros contos que ele escreveu.

Fica aqui minha recomendação, mas digo: não vale como primeira coisa pra ler do autor.

Beijos ?

Ritzel 08/04/2021

Obra importante para entender a origem do universo Tolkien
Esse não é um livro que dá pra se recomendar pra alguém que não tenha um histórico de leitura com Tolkien.

Ele é constituído basicamente de um conto curto e não totalmente acabado, uma abordagem própria do Tolkien para o conto de Kullervo tirado do Kalevala.

O interessante a ser encontrado aqui serão os ensaios de Tolkien a respeito do tema. Também será possível perceber a inspiração do Kalevala e A História de Kullervo na criação de Túrin futuramente, pois Tolkien tinha apenas pouco mais de 20 anos quando se envolveu com essa obra.

Recomendo que a leitura desde livro seja feita após já terem lido aos seguintes: O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien, A Queda de Gondolin.

Reccanello 07/01/2024

A origem da tragédia de Túrin
Escrita por J.R.R. Tolkien ainda em sua juventude (apesar de controvérsias acerca das datas corretas, estima-se que a história tenha sido escrita por volta dos 20 anos de idade do autor, quando ele tomou conhecimento acerca da existência do épico finlandês "Kalevala"), "A História de Kullervo", aqui apresentada em uma bastante completa edição da Martins Fontes, revela-se uma obra de fundamental importância para aqueles que, superando a mera curiosidade acerca de mais uma narrativa envolvente escrita por Tolkien, buscam um entendimento mais preciso e completo das raízes de suas paixões literárias, que remontam a sua juvenil fascinação pela mitologia e pelo idioma finlandeses.
===
Profundamente cativado pela leitura do "Kalevala" (epopeia nacional da Finlândia, compilada por Elias Lönnrot por volta de 1849) e por suas intricadas histórias e mitos, Tolkien não limitou sua paixão à mera e casual leitura daquela obra; desafiando-se a ler as histórias no original, ele buscou entender a língua finlandesa, apoiando-se apenas em uma gramática finlandesa. Esse verdadeiro périplo pela compreensão genuína de uma obra reflete o comprometimento do autor em capturar a essência e o significado profundo das lendas que o inspiraram e, mais que isso, a criação de "A História de Kullervo" emerge como um ponto de partida intrigante para sua carreira literária: além de uma narrativa sombria e complexa (muito diferente da maioria das histórias do autor), explorando temas como vingança, tragédia e um destino inescapável, o conto também serve como uma ponte entre as histórias finlandesas e a mitologia construída por Tolkien, em especial a tragédia de Túrin Turambar, o órfão infeliz cuja vida familiar é destruída por tragédias e cujos desespero e caráter autodestrutivo levam ao inexorável fim na ponta da espada. É evidente, então, que o conto é uma peça crucial na construção do universo mitológico do autor, justamente por ser um registro de uma ainda incipiente tentativa de - passando da imitação à invenção - recontar uma história já existente e criar toda uma mitologia para a Inglaterra.
===
Com relação à edição em si, a Martins Fontes não poderia ter sido mais cuidadosa: com a inclusão de rascunhos, notas e um ensaio-conferência escrito pelo autor, o livro oferece uma visão mais profunda das motivações e inspirações por trás de "A História de Kullervo", mergulhando os aficionados para além das trágicas sombras de Kullervo, guiando-nos pelos traços luminosos da paixão de Tolkien pela mitologia finlandesa e pela profunda influência cultural e linguística que moldou o início da carreira literária de um dos maiores escritores de fantasia do século XX, senão de todos os tempos.

site: https://www.instagram.com/p/C1zP5vwgTsM/

Ximbinha 27/04/2021

Desventuras em série
Kullervo de sofrido já tem o físico, teve o pai assassinado quando pequeno e por ser muito forte foi obrigado a trabalhar, mas nada do que ele faz é apreciado.
O livro é em sua maioria técnico, tem fotos e rabiscos dos manuscritos do autor, se estiver procurando saber mais sobre Tolkien é um bom livro para ler.
Se estiver atrás de história, vai se decepcionar.

Sérgio 26/03/2020

Uma Obra Incompleta
Atendo-se especificamente ao conto que tem Kullervo como protagonista, o livro merece vários elogios. Trata-se de um enredo que cativa e demonstra uma riqueza cultural enorme na literatura finlandesa. É impossível evitar uma comparação com a própria historia de Turin Turambar criada por Tolkien. Infelizmente, são poucas as páginas que efetivamente trazem o leitor para a história trágica, já que boa parte do livro se destinam a comentar a obra, a tradução, a inspiração de Tolkien, etc. Apesar de serem informações relevantes e que atraem o leitor mais apaixonado pela literatura tolkieniana, confesso que pode não agradar os menos entusiastas com o tema.

stella87 25/08/2021

leitura interessante para quem quer se aprofundar em tolkien
?nos dias de magia, muito tempo atrás, quando a magia ainda era recente??ótimo análise da influência do kalevala nas obras de tolkien (principalmente ?filhos de húrin?)!

Gabriel Farias Martins 30/05/2021

Os primórdios
Não fazia idéia da importância que essa obra possuí no universo do Tolkien.. para quem aprecia o Imaginarium, indispensável.
A tragédia apresenta conceitos que posteriormente se fazem presentes nos filhos de Húrin, Beren e até mesmo no Frodo.
Além de nos apresentar um pouco mais sobre a cultura dos contos finlandeses.

Fa_Bisson 13/03/2017

Ler Tolkien é muito mais do que apenas ler, é estudar aquilo o que você está lendo e A História de Kullervo é um exemplo disso. Encontramos uma obra não finalizada pelo autor, mas é bem interessante. Além dos comentários e notas que tem no livro.

Miguel.Moreira 06/02/2022

A História de Kullervo
Primeira tragédia (inacabada) escrita por J.R.R. Tolkien, precursora de alguns contos de 'O Silmarillion' é uma mistura de prosa e poema que narra a história de um pequeno homem que perde a maior parta da sua família e é feito de escravo por seu tio Untamo (assassino de seu pai e o restante da família), sobrando apenas alguns irmãos, dentre eles a mais amada por Kullervo, sua irmã Wan?na.
Kullervo é obrigado a se separar de sua mãe e sua irmã e vai ao exílio, numa cidade longínqua, vendido como escravo novamente e maltratado pelos seus donos. A vida de Kullervo é rodeada por pensamentos de vingança e ódio, até que ele decide por um ponto final nisso tudo, e mata todos os seus inimigos.

Dado momento, Kullervo vai vingar a morte de seu pai, após muitos anos que não fica definido quanto tempo. Kullervo se depara, na metade do caminho, com uma linda jovem e se apaixona e a desposa. E após algum tempo é descoberto que a linda moça é na verdade sua irmã esquecida, então ambos se resumem no suicídio.

Eu sou totalmente contra spoilers, mas nesse caso, se tratando de um texto inacabado, e sem um clímax concreto, é tudo que temos. Tanto que 22% do livro é a história de Kullervo por si só, o restante são ensaios e discussões dos editores e alguns fragmentos e redações de J.R.R. Tolkien sobre o Kalevala (conto finlandês que foi reescrito por Tolkien e se tornou "A história de Kullervo).

Esse livro é aberto para muitas discussões e reflexões sobre o processo criativo de Tokien, podemos ver as fontes de muitos personagens, como Túrin Turambar, Huan (cão de Beren e Lúthien) ou o próprio Frodo. Não apenas uma maneira de pensar nas obras futuras do autor com relação ao passado de Tolkien, pode ser também uma porta de entrada para o estudo da cultura popular (antiga) de países como a Finlândia, que é um tanto peculiar, já que aborda suicídio e final trágico, longe da influência do teatro grego.

Para você que quer conhecer mais sobre o Tolkien, é uma opção de leitura, mas não é uma leitura fácil e nem muito prazerosa (me refiro aos ensaios literários e discussões doa editores). O conto inacabado é extremamente curto e frustrante por não ter uma conclusão, mas o pouco que se tem escrito é de uma riqueza extrema.

Evelin 22/10/2023

Eu não sei bem se foi uma boa escolha de primeiro livro de Tolkien para ler. Foi uma leitura interessante, mas eu praticamente não entendi quase nada.
AndrAa58 04/12/2023minha estante
Começa com o Hobbit. Uma delícia de leitura ?

lolcode 06/08/2020

O embrião da mitologia da terra média
Foi interessante ler essa obra que o Tolkien escreveu, dando a sua versão para um conto finlandês antigo chamado O Kaleva. Podemos notar que com essa obra, um dos seus melhores personagens, Turin, surgiu, a partir dessa inspiração que se torna mais clara na conclusão da história.

A narrativa em si é bem curtinha, o que dá volume ao livro são os ensaios incompletos do Tolkien e a análise de estudiosos, o que pode ser bem cansativo.

Alice 26/03/2020

Kullervo
Uma história digna de Tolkien, inicialmente um conto simples mas com todos os elementos narrativos presentes nas obras de Tolkien, magia, encontros inesperados, e aquela inspiração em mitologias antigas que vemos perfeitamente em todos os contos, livros ou rabiscos a lá tolkianos.

ATHOS 08/03/2017

Pura enganação.
Ruim pra cá ralho, dinheiro jogado fora, odeio esses livros do filho do Tolkien fazendo seus comentários cheio de achismo, po, cara sem talento fica lançando livro com rascunhos do pai.
Jeniffer 15/04/2017minha estante
eu ri kkkk
é muito verdade isso, eu to lendo esse livro agora, li só 3 paginas e já to achanso chato kkkk

Gabriel.Effgen 14/01/2018

Não e uma leitura para qualquer um...
Breve e rápido, explicar porque o livro não e para qualquer leitor...
-O livro tem bastante termos desconhecidos para leitores comuns, isso e ruim? as vezes sim, mas, para quem e curioso e bom;
-As metáforas que o livro usa para explicar certos aspectos do mundo deixa o leitor as vezes confuso, (de novo isso é bom e ruim ao mesmo tempo).
Para quem curte os Contos Inacabados do Tolkien, vai gostar do livro.
Dica -> O livro e pura mitologia Finlandesa, para os curiosos que querem saber mais sobre as metáforas dos aspectos do mundo descrito e sobre vários termos "desconhecidos".