Moral, Imoral, Amoral

Moral, Imoral, Amoral Osho

Resenhas -

Thamires.Viel 05/06/2021

De inicio é preciso destacar que a opinião que vou discorrer aqui baseiam-se apenas na leitura, descartando meu posicionamento à respeito do autor. Para quem se interessa em conhecer melhor as práticas e as acusações que Osho recebeu, assista Wild Wild Courntry, documentário que retrata a seita comandada pelo guru.

Dito isso, segue minha opinião sincera.

Osho é um grande comunicador, todas as suas ideias e posicionamentos são muito bem colocados em cada linha deste livro. Em alguns momentos beira a inocências, em outros, o impossível.

De maneira geral, é um livro reflexivo à cerca de nossa postura diante o mundo, as pessoas e a sociedade. Em vários momentos consegui associar as palavras à situações cotidianas e percebi que poderia ter reagido de maneira distinta, amenizando a minha dor e de outros.

Para quem procura enxergar a vida além da religião e com mais espiritualidade é um bom começo, trata-se de um pequeno guia que auxiliar na reprogramação de velhos hábitos, de velhos padrões.

pâm 03/10/2019

O verdadeiro significado de um livro
Deixei correr alguns dias para escrever isto, e me surpreendi como situações simples desencadearam frases e sensações que tive enquanto lia este livro. Em como diversos momentos, no meio da minha rotina, algo me levava a perder alguns minutos refletindo em como somos manipulados facilmente. Já havia lido frases perdidas por aí, mas vai muito além de um post em rede social, Osho é de uma inteligência admirável. A forma como ele encara a vida me encantou a cada página.
Acredito que um livro cumpre seu papel quando ele muda algo dentro de nós. Seja nossa maneira de pensar, a forma como avaliamos os problemas, o que pensamos do amor. Mas ele muda algo em nós. Acende algo. E foi isso que aconteceu...
Só gratidão. De verdade. Isso aqui é aprendizado puro.
E explica MUITO sobre a realidade em que vivemos.

Kaire 12/02/2019

(...)
"E você quer saber, no caso de alguém perguntar a você sobre a minha posição filosófica... Não vai ser assim tão fácil, porque eu vejo o homem como um ser multidimensional. Você será capaz de declarar isso apoiado em um único pé, não haverá necessidade de sentenças, mas terá que declarar dez não mandamentos.
O primeiro: Liberdade.
O segundo: Singularidade da individualidade. O terceiro: Amor.
O quarto: Meditação.
O quinto: Não seriedade.
O sexto: Jovialidade.
O sétimo: Criatividade.
O oitavo: Sensibilidade.
O nono: Gratidão.
O décimo: Uma percepção do misterioso.
Esses dez não mandamentos constituem minha atitude básica em relação à realidade e em relação à libertação do homem de todos os tipos de escravidão espiritual."

Me senti muito bem ao ler. Mesmo não encarando suas ideias como regras, penso que muitos são tentados a seguir, e não julgaria, afinal, faça sua consciência de guia e assim viverá bem. Leitura super recomendada.