O Último Sopro de Vida

Paul Kalanithi

Resenhas - O Último Sopro de Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

sarahmoretti 18/03/2024

?Não é possível alcançar a perfeição, mas é possível continuar incessantemente lutando.?

Lindo e muito tocante! Fazia tempo que não chorava lendo um livro e esse me tocou profundamente. Perdemos a vida em busca do sucesso, da prosperidade, mas no final, tudo que realmente importa é quem e o que nós amamos, como ele amou sua filha até o último segundo.
História de vida incrível e emocionante, me sinto honrada por ter ?conhecido? quem foi o Paul, mesmo que por um motivo tão triste?

Rocha 25/02/2024

?À medida que minha perícia aumentava, minha responsabilidade também crescia. Aprender a julgar quais vidas podiam ser salvas, quais não podiam e quais não deveriam exigia uma capacidade de prognóstico inatingível.?

alice 14/02/2024

O último sopro da vida
Amei a história contada,esse neurocirurgião passou uma visão onde muitas pessoas não entendem
Me emocionei demais com a história!!
Super recomendo ????

Renate 11/01/2024

??mas sabendo que mesmo se estivesse morrendo, até morrer de verdade, eu ainda estava vivo.?

Esse livro contempla a vida e a morte, e tudo aquilo que acreditamos que nos torna humanos. Paul respeitava essas esferas. Em vida ele foi médico e paciente. Na morte ele é um professor para todos nós que lemos esse livro.

Ãvy 12/12/2023

O livro é curto, você cria gosto em ler e se perde no mundo de Paul. Escolhi esse livro em uma época difícil para mim, mas me ajudou a aceitar e entender o que um paciente com câncer pensa.

Sil 15/10/2023

Comovente e necessário
Uma história real sensível e tocante. Embora fale sobre morte, Paul traz um jeito leve de falar sobre sua enfermidade e seus últimos meses de vida.

Laura.Guariento 14/09/2023

Uma reflexão atrás da outra
Sou enfermeira, vivo essa realidade diariamente como profissional e confesso que compartilhei de muitos pensamentos com Paul. A vida é muito imprevisível e por mais que a única certeza dela seja a morte, o caminho até lá é sempre tortuoso. Como profissionais da saúde nossas atitudes e pensamentos são uns e foi incrivelmente triste observar a visão de um médico como paciente também. Os cuidados paliativos quando bem implementados fazem toda a diferença. Um ótimo livro, muito sensível!!

Doka2 07/09/2023

Não é sobre o sentido da vida mas sobre viver
Esse livro me deixou reflexiva e me fez chorar. Perfeito para todos que desejam saber um pouco a morte e a vida mas principalmente para aqueles que possuem curiosidade sobre os últimos dias de alguém. Sempre nos perguntamos o que faríamos se hoje fosse o último dia das nossas vidas e o autor respondeu o que ele fez, talvez para demonstrar que a morte ainda faz parte da vida...

Bibi 29/06/2023

Emocionante
Já tinha lido alguns livros de pacientes com doenças incuráveis, em cuidados paliativos. No entanto, este me tocou profundamente. A escrita do autor e, posteriormente, a de sua esposa foram complementares, envolventes e emocionantes. Acabei me reconhecendo em vários momentos da vida do autor, talvez por também ser médica, talvez pela escrita reflexiva que permeia o propósito da vida. Prendeu até a última página. Leiam.

Carolina.Perdigão 20/06/2023

Já gostei por ser uma história verídica, escrita pelo próprio autor e sua esposa. O tema também me atrai: a morte. Gostei do livro e de sua fluidez.

Mel 18/06/2023

"O que aconteceu com Paul foi trágico, mas ele não foi uma tragédia"
"Prepare-se. Sente-se. Ouça o som da coragem. Perceba como é difícil revelar-se dessa maneira. Mas, acima de tudo, compreenda o que é permanecer vivo e ser capaz de influenciar a vida de outros depois que você se for. [...] Escute Paul. No silêncio entre suas palavras, ouça o que você tem a responder. É aí que reside a mensagem dele. Eu escutei. Espero que você possa fazer o mesmo."
Esse trecho do prefácio é uma boa introdução do que se pode esperar desse livro. Essa foi uma leitura muito sensível para mim, me despertou muitos sentimentos e me peguei emocionada e refletindo sobre a minha vida em vários momentos. Paul conta sua história, suas vivências: como estudante, como marido, como pai, como médico cirurgião e depois como paciente; e no decorrer da narrativa ele vai revelando seus pensamentos, seus acertos, seus erros, seu medo e as suas verdades e é um processo agridoce de acompanhar. Esse é um livro que para além de falar da morte, fala da vida que é inconstante e imprevisível, mas que vale a pena ser vivida.
Alguns dos meus trechos favoritos:

"O segredo é saber que as cartas estão embaralhadas, que você vai perder, que seu julgamento ou suas mãos vão falhar, e mesmo assim lutar pelos seus pacientes. Não é possível alcançar a perfeição, mas é possível continuar incessantemente lutando."

"Parado diante da encruzilhada ao longo da qual eu havia guiado incontáveis pacientes, eu só via um deserto branco, estéril, áspero e calcinado, como se uma tempestade de areia tivesse apagado todos os vestígios de familiaridade."

"Se o peso da mortalidade não fica mais leve, será que ao menos se torna mais familiar?"

"Decidimos continuar vivendo em vez de seguir morrendo."

"Porque eu podia. Porque era quem eu era. Porque eu teria que aprender a viver de outro jeito, vendo a morte como um visitante onipresente, mas sabendo que mesmo se estivesse morrendo, até morrer de verdade, eu ainda estava vivo."

"... não tinha me devolvido minha antiga identidade. Tinha protegido minha capacidade de forjar uma nova."

"Porém, olhando para a frente, eu não via uma terra vazia, mas algo bem mais simples: uma página em branco na qual eu poderia escrever minha história."

"Quase todas as ambições são realizadas ou abandonadas; de uma forma ou de outra, elas pertencem ao passado. O futuro, em vez de ser uma escada em direção aos objetivos, se achata num perpétuo presente."

"O que aconteceu com Paul foi trágico, mas ele não foi uma tragédia"

Braguinha 06/05/2023

Poderia ser melhor
Este livro foi escrito por um médico neurocirurgião que descobre um câncer muito agressivo em seu corpo. Ele passa de médico a paciente e então começa a sua saga. Desde a descoberta, até os tratamentos agressivos, a tristeza, a vontade de permanecer no mundo através de sua filha, as reações de sua esposa, tudo está retratado aqui. Creio ser um bom livro, porém um pouco maçante e enfadonho quando o autor divaga sobre sua profissão e meio acadêmico. Peca também por trazer uma realidade distante da brasileira. Enfim, a quem interessar possa.

Mayara.Vighini 28/04/2023

Emocionante
Que livro emocionante! adorei acompanhar a vida do autor como médico, paciente, narrador e personagem principal de sua própria história. foi incrível ler essas páginas e me ver refletindo mais sobre a vida, sobre o presente, sobre a morte também. em muitos momentos me senti profundamente tocada e pensando em meu avô (que morreu de câncer recentemente). uma pena o livro ser tão breve, assim como a própria vida do autor, percebe-se que ele não teve tempo, fica a sensação de que havia muito mais a ser dito, mas assim é a vida. uns vão cedo demais, e o livro reflete isso muito bem.

Wellington.Vidal 18/04/2023

A comovente história de um neurocirurgião enfrentando a vida e a morte!!!
O livro "O Último Sopro de Vida" do autor Paul Kalanithi é uma obra poderosa e inspiradora que relata a jornada de um neurocirurgião, que também era paciente de câncer terminal. Com uma escrita honesta e comovente, Kalanithi compartilha suas reflexões profundas sobre a vida, a morte e o significado de tudo isso.

O livro é um testemunho tocante da coragem e da perseverança humana diante das adversidades. Ele nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e nos incentiva a buscar um propósito mais elevado e significativo.

Kalanithi é um escritor habilidoso que sabe como envolver o leitor em sua história, sem nunca parecer piegas ou melodramático. Seu relato é um lembrete poderoso de que, embora a vida possa ser curta e imprevisível, ainda podemos encontrar significado e beleza em nossa existência.

Em resumo, "O Último Sopro de Vida" é uma leitura emocionante e perspicaz que certamente tocará a alma do leitor. É um livro que vale a pena ser lido por qualquer pessoa que deseja entender a profundidade e a complexidade da vida humana.

misefe1964 17/04/2023

Coragem
Paul Kalanithi é uma inspiração.
Como foi sua intenção, o livro mostra o que vem depois da descoberta de uma morte iminente e próxima.
Mostra o que é ser forte apesar de ser frágil.
Mostra o verdadeiro significado da vida, vindo de um homem que dedicou a sua vida a descobri-lo.

Uma leitura inesquecível. Apesar do contexto ser doloroso, [nós leitores] nos permitirmos ficar felizes por tudo que foi conquistado, pela história que foi vivida, e pela pessoa que conquistou e viveu.
Por causa desse livro, na vida de cada um de seus milhões de leitores, Paul vive. Somos todos testemunhas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6