Empreendedorismo - As Regras do Jogo

Empreendedorismo - As Regras do Jogo Business Week

Resenhas - Empreendedorismo - As Regras do Jogo

Douglas 17/09/2014

Empreendedorismo - As Regras do Jogo
Este o livro é uma coletânea de histórias sobre como vários empreendedores chegaram ao topo.
Dividido em 13 capítulos mais um epílogo, nós temos as histórias de vários empreendedores e sobre os desafios que eles enfrentaram para fazer com que seus empreendimentos triunfassem.

As minhas impressões sobre este livro são as seguintes:
Eu encarei este livro como um livro de curiosidades.
Por quê?
Porque empreendedorismo não é uma ciência exata. Você não pode pegar exemplos e tornar isso "Regras do Jogo". Empreendimentos ao redor do mundo têm variáveis como economia, relações pessoais entre os envolvidos, tipo de negócio em questão, o próprio empreendedor em si, enfim, tudo é variável.
Por outro lado, livros como esse podem ser úteis para você saber como outras pessoas superaram desafios. Talvez isso te ajude, ou pelo menos te motive. Se não te ajudar, ou te motivar, pelo menos você vai ter algumas histórias interessantes para conversar com seus amigos.

Este livro tem uma breve introdução em cada capítulo, depois entre os textos há uma coluna destacando a principal mensagem que o texto quer passar e, por fim, há uma síntese no final.

Eu gostei da edição, porém achei muitos erros de português e de concordância. Existem vários erros, só vou usar alguns para exemplificar:
"... Durante o boom, os egressos de cursos de MBA sonharam com coisas que eles PENSAVAM QUE TRAZER DINHEIRO..."
"Eu também estou me sentindo negligente por deixar meu avatar sem UM CASA".
"... QUANDO UM PEDIDO CHEGA UM PEDIDO para o preenchimento de determinada vaga..."
Além disso, o cabeçalho do capítulo 12 tem os detalhes do capítulo 11.
Enfim, isso são erros que não trazem prejuízos à leitura e qualquer um de nós está sujeito a cometer, eu apenas estou citando que não houve um "polimento" na conclusão do livro.

Pra encerrar, eu gostei da leitura. Muitos desses ensinamentos eu já sabia e muitos deles não servirão para mim, mas eu conheci algumas histórias interessantes e claro, aprendi alguma coisa ou outra.
Apesar de eu ter sentido um pouco de sono em alguns instantes, eu considero que valeu a leitura.

Um abraço e meu respeito a todos.