Brasil Cyberpunk 2115 - Recall

Brasil Cyberpunk 2115 - Recall Rodrigo Assis Mesquita

Resenhas - Brasil Cyberpunk 2115 #2

AmadosLivros 15/08/2017

Olha mais Brasil Cyberpunk 2115 na área! Eu amei o primeiro e acho que deixei isso bem claro na resenha. Então, eu fui com altíssimas expectativas para esse segundo, e olha, a história fica cada vez melhor!

Esse livro é o segundo da série, se ainda não leu o primeiro volume, não recomendo que continue com a leitura da resenha pois conterá spoilers do livro anterior!

Os personagens nós já conhecemos do fiasco da Pit-Sah, agora vamos conhecer um pouco mais de suas vidas, seus passados, desejos, e vamos nos conectar com seus dramas. Principalmente, com a Hel. Desde o primeiro livro sabemos que diferente da grande maioria, Hel não possui o chip implantado nos humanos ao nascer. Isso não a atormentava tanto, até que, com o lançamento de androides indistinguíveis de humanos, o governo obriga toda a população fazer um recall em seus chips, e o lema agora é: "Sem chip, sem direitos!". E é assim que ela passa a duvidar de sua humanidade.

O problema não é só o recall. Toda a tensão dos novos androides, somado ao desemprego e o já descontentamento da população, acabam gerando ondas de violência. O V invertido começa a aparecer mais e mais pelas ruas, e nenhum lugar é realmente seguro.

O livro, como seu antecessor, é bem curtinho e sua leitura rápida e empolgante. Repleto de tramas paralelas, no final dele, cheguei a conclusão que os personagens são mais cheios de segredos do que podemos imaginar. O autor deixou vários ganchos para um terceiro livro e já estou ansiosa para saber se as minhas teorias da conspiração estão corretas! Os personagens vão evoluindo e ganhando maior profundidade, e você se afeiçoa até aos cachorrinhos (pelo menos eu).

Acho que já falei isso na resenha anterior, mas venho afirmar aqui: Rodrigo tem muito potencial, e definitivamente merece ser conhecido! Sua escrita é fluida e divertida. Ele consegue pegar elementos do nosso cotidiano e transformá-lo para daqui a 100 anos, e vemos que as coisas não parecem ter mudado muito.

Uma crítica ao nosso estilo descontrolado e destruidor, Brasil Cyberpunk 2115 - Recall é uma leitura essencial para nossa reflexão. Li, recomendo, e agradeço ao Rodrigo pela oportunidade nessa parceria! Estou ansiosa pela continuidade na história da Hel!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/07/resenha-brasil-cyberpunk-2115-recall.html

Igor Rodrigues 14/09/2016

Uma excelente continuação para a série Brasil Cyberpunk 2115. Nesse retorno, o universo da série é aprofundado onde conhecemos mais da organização política e maquinações conspiracionistas. Mas não tenha medo de didatismos ou banho de informações, nada disso acontece aqui. Rodrigo Mesquita evolui o estilo que já era bastante fluído e entrega outro trabalho criativo e divertido de ler.

Falando em diversão, ponto novamente para o humor e as sacadas hilárias do texto, por vezes apenas fazendo uso de jogos de palavras. Em uma trama que fica mais densa a cada volume, as inserções sagazes do autor criam um estilo bastante único e reconhecível.

Já estou a espera da continuação!

Laís Helena 04/07/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Recall tem início pouco tempo depois dos acontecimentos do primeiro volume da série de novelas, Você não pode ter tudo o que quer. Um pouco maior que o volume anterior, se aprofunda tanto nos personagens (e, desta vez, mergulhamos nos pontos de vista de vários personagens além de Hel) quanto no universo. A trama gira em torno do recall, uma ação do governo que visa substituir os chips intracranianos de todos os cidadãos por um novo modelo. E isso preocupa Hel, que não mais tem certeza de que é completamente humana e busca desvendar o próprio passado, tentando entender por que não possui um chip intracraniano. Enquanto isso, seus novos amigos (Lobo, Fabi, etc.) procuram ajudá-la enquanto lidam com as ameaças do governo e protestos contra o recall.

Desse modo, a trama é um pouco mais complexa que a do livro anterior, e foi bem elaborada e bem conduzida, conseguindo equilibrar os objetivos de cada um dos personagens dentro da trama maior e mais complexa envolvendo o recall e o governo. E, apesar da maior quantidade de personagens, nada foi explorado de forma superficial, especialmente se considerarmos que é um livro pequeno (ainda que bem maior que o volume anterior).

A expansão do universo foi algo que tornou o livro muitíssimo interessante (tanto que devorei tudo em um único dia), e foi feita de forma coerente, adicionando elementos novos ao que já foi apresentando e dando uma nova camada de profundidade. Com esses detalhes, fica a impressão de que o Brasil de 2115 é tão caótico e complexo quanto o atual, o que certamente ajudou muito a tornar esse mundo e os personagens mais reais na mente do leitor.

Em relação aos personagens, eles foram bem caracterizados. Em um livro desse tamanho, não há espaço para explorar a fundo suas personalidades, mas foram dados detalhes suficientes para que eles convencessem como pessoas, especialmente dentro do contexto em que estão inseridos.

A escrita foi eficiente em caracterizar o universo e os personagens e em me manter mergulhada na história. Em nenhum momento foi rasa ou apressada demais, equilibrando os detalhes na medida certa para atiçar a imaginação do leitor. A única coisa que me incomodou foi que, em alguns trechos, a sucessão de várias frases curtas acabou quebrando a imersão. Um equilíbrio um pouco melhor de frases curtas e outras um tanto mais longas teria contribuído para melhorar a fluidez — mas não é nada que atrapalhe todo o conjunto.

O final trouxe uma bela reviravolta. Encerrou a história de maneira satisfatória, ao mesmo tempo deixando aqueles ganchos que o farão desejar o próximo volume imediatamente. Em resumo, Recall foi uma excelente sequência, e certamente a série toda vale muito a pena.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/07/resenha92.html

neo 28/05/2016

Segunda noveleta do universo Brasil Cyberpunk 2115, Recall deixa bastante claro que o autor, Rodrigo Assis Mesquita, evoluiu bastante desde o primeiro volume. Você não pode ter tudo que quer (noveleta #01) foi divertida e bem original, mas pecou um tanto no quesito personagens e escrita, coisas que não acontecem nessa nova história.

Recall é muitíssimo bem escrita e os personagens são sinceramente excelentes. Apesar de ser bem curta (é uma noveleta/novelette, afinal de contas, e não um romance), todos são muito bem construídos e desenvolvidos, e é super fácil se importar com todos eles. O ritmo também é muito bom; em momento nenhum a história fica enfadonha ou lenta demais, e apesar de ela ter sim alguns momentos mais calmos e de introspecção os acontecimentos se mantém bem interessantes.

O final me deixou bem empolgada para ler mais sobre Hel e todos os outros personagens. Pra falar a verdade, fiquei surpresa em como a história conseguiu se manter irreverente e engraçada e, ao mesmo tempo, se tornar mais profunda e um tanto séria. Vale muito a pena. 4.0 estrelas.

site: http://chimeriane.tumblr.com/post/145063753153/as-pessoas-recebem-um-chip-de-identidade-ao

Jana 18/05/2016

Inteligente e Cheio de Humor
O Rodrigo é uma pessoa muito inteligente, e essa inteligência transparece no texto através das piadas com o nível certo de sarcasmo e crítica, além de se expressar também no enredo cheio de pequenas metáforas. O que é incrível, porque a história (assim como Brasil Cyperpunk 2115, o primeiro volume) é extremamente bem humorada, de fazer a gente rir alto enquanto lê (alerta pra você vai ler a novela no transporte público).

As referências usadas são super bem dosadas. Apesar da ambientação ser super verossimilhante - acredito que é muito plausível que nosso 2115 seja muito similar ao que é apresentado na novela -, há um grande toque de non sense que deixa tudo ainda melhor.

Achei legal também que o autor não subestima os leitores. A narrativa é bem ágil (tem pancadaria e ação o tempo todo), mas é construída de tal modo que nada é entregue de mão beijada. Talvez seja uma leitura até desafiadora, mas no fim todas as coisas se encaixam e ainda deixam o terreno preparado pra continuação.

Embora faça parte de uma série em quatro partes, é uma novela que pode ser lida sozinha (sob o risco de perder apenas um ou outro background apresentado no volume um), mas recomendo bastante ler na sequência pra capturar todo o passado dos personagens e aproveitar todas as piadas.

O non sense me lembraram muito Snow Crash, a ambientação Cyberpunk remete diretamente a Neuromancer - em versão tupiniquim, já que tudo se passa em São Paulo e Jundia-e (rsrs) - e o humor e as notas de rodapé lembrar os textos de Pratchett e Douglas Adams.

É uma leitura muito, MUITO divertida mesmo, cheia de pequenos tapas na nossa cara. O fim é foda. E o timing do livro é bem legal também, mas vou deixar pra você o prazer de capturar as referências aos acontecimentos atuais

Carol 07/05/2016

Surpreendente.
Em 2115, o governo iniciou o recall, para que consiga monitorar os humanos, já que uma corporação criou androides parecidos com seres humanos e a única forma de diferencia-los é através do chip de identificação, que todo humano coloca assim que nasce.

Hel está em perigo por não ter o chip. Ela precisa saber o que aconteceu no seu nascimento e tirar uma grande dúvida da sua cabeça.... Ela é uma humana ou um androide? A garota precisa correr contra o tempo. Ela possui apenas 30 dias para resolver a situação.

Além disso, com o fim do prazo se aproximando, revoltas e protestos acontecendo o tempo todo, o mundo está ficando perigoso para quem não tem chip...

"Sem chip, sem direitos"

Brasil Cyberpunk 2115 Recall consegue ser ainda melhor que o primeiro livro. Apesar do primeiro ser mais descontraído, Recall conseguiu me prender mais na leitura e fiquei ansiosa para descobrir o que estava acontecendo e entender algumas coisas.

Conheci mais os personagens e eu me apeguei muito ao Lobo. Ele ficou o tempo todo ajudando Hel a cuidar dos cachorros, enquanto ela buscava respostas para o seu passado. E também continuei apegada a Hel e agora ainda mais. Sem falar dos cachorrinhos: Excel, Mac, Windows e Linux, que são uma fofura e muito inteligentes.

Um personagem que eu tive um certo ódio, foi Cauã. Logo no primeiro capítulo vemos que acontece algo com ele, mas não fica bem explicado o quê e ele faz muitas coisas que me deixaram chocadas, inclusive no final do livro. Porém, a explicação para o comportamento está no fim e eu voltei a gostar dele kk.

Enquanto eu lia, encontrei algumas situações semelhantes da nossa sociedade e achei interessante o Rodrigo trazer para o livro isso e gostei muito. Sem falar de toda a parte tecnológica, que eu já tinha elogiado anteriormente, que eu acho maravilhoso. Adorei os links que o escritor faz entre o passado e toda a tecnologia presente no livro.

A capa do livro está maravilhosa, a revisão está impecável. Meus parabéns ao Rodrigo por isso. A escrita também está incrível. Achei que o escritor conseguiu escrever ainda melhor. E acho que teve inspiração do George R. R. Martin, viu?! Então preparem seus corações.

De um modo geral, o livro é incrível. Conseguiu superar minhas expectativas, me deixou ansiosa, triste, surpresa, curiosa, enfim. Não consegui desgrudar até ler a última página e eu ainda acho que faltaram algumas páginas kkk' Ansiosa pela continuação!

thiagolee 06/05/2016

Ação, humor e ficção científica num só pacote
Quando leio algum texto do Rodrigo, sempre me pego imaginando se ele se diverte escrevendo o tanto quanto eu me divirto lendo.
Recall continua de onde Cyberpunk Brasil 2115 #1 parou (mas pode perfeitamente ser lido em separado). Dessa vez, Hel está em perigo devido a um decreto governamental para controlar o povo de maneira mais eficaz.
É IMPRESSIONANTE como o enredo, apesar de "futurístico" se conecta com realidade que vivemos atualmente no Brasil e no mundo, até mesmo com sacadas geniais que fazem referências a eventos recentes da nossa década.
Apesar de tudo, ainda considero o humor certeiro do Rodrigo o seu diferencial ao contar a história. Ele consegue misturar cultura pop e bizarrices em seu universo de ficção de uma maneira genial (sem dar muito spoiler, só preciso dizer que descobrem que um certo cantor famoso da atualidade é imortal e ainda faz shows cem anos no futuro!)

Enfim, Recall é muito mais profundo e interessante do que parece e COM CERTEZA vale a leitura!

P.S: principalmente para os fãs de cachorrinhos fofinhos :3