Only a Promise

Only a Promise Mary Balogh

Resenhas - Only a Promise

clarinha 15/02/2020

Gostei
É bom. Amei a personagens principal e como ela é forte. Amei como as poucos o amor nasceu em um casamento arranjado. Mas não é o melhor da série. Mas também não é ruim. É gostosinho de ler. Os personagens se complementam. E se ajuda. Gostei.

LuizaSH 21/05/2018

Mais um livro dessa série que abordou um casamento arranjado, enquanto as partes mal se conheciam direito; em cada um a temática foi diferente. Por um lado é interessante, porque na época esse tipo de casamento era bem comum, mas por outro lado já começo a achar um pouco repetitivo, enquanto livros de ficção e que fazem parte de uma mesma série e foram na sequência. Espero que os próximos não sejam assim.
Ralph esteve na guerra e, por conta disso, ficou com cicatrizes em seu corpo, a mais feia delas bem no lado esquerdo de seu rosto. Mas as piores mesmo ficaram em sua mente e alma, pois ele ficou depressivo, afundado em uma tristeza por tudo que viu, pelos amigos que perdeu nos campos de batalha, e agora se julga indigno de ainda estar vivo, de sentir o que quer que seja, principalmente de amar.
Clohe teve duas desilusões em suas tentativas de debutar nas concorridas temporadas em Londres, por conta de escândalos de sua família e, por isso, se refugiou no interior, primeiro com o pai, depois com a madrinha de sua falecida mãe que, por acaso, é avó de Ralph.
Os dois se conhecem e propõem um acordo para se casarem, Ralph precisa de uma esposa para ter seus herdeiros, Clohe quer um casamento respeitável, com um homem bom e que lhe proporcione proteção e uma confortável vida no campo, de preferência bem longe da cidade e suas badalações. Mas, é claro, os dois vão se conhecendo e as coisas vão saindo do inicialmente combinado.
Clohe, pra mim, segurou o enredo, enquanto que o Ralph me dava umas vontades de dar na cara dele, kkkkk. Por mais que ele tenha sofrido tudo o que sofreu - e não foi pouco - eu não conseguia aceitar certos comportamentos dele. Ambos vão se ajudando na superação de seus traumas, um dos grandes pontos da escrita da Mary é sempre esse, como ela desenvolve os personagens, dá uma segunda chance na vida de pessoas que já passaram por tanta coisa; mas, mesmo assim, não foi um livro que me fez super cair de amores pela história nem pelo casal. É bom, mas não chega a ser favorito da vida, sabe?
E vou deixar algo aqui pra atiçar a curiosidade: no último capítulo, aparece um personagem que é a melhor pessoa do mundo, apenas! E sua breve aparição aqui só reforça ainda mais isso. Só uma dica: tem o mesmo título que Ralph adquire!
sasami 19/09/2018minha estante
Eu super concordo contigo,o Ralf me deu uma raiva.Ele é daquele tipo de pessoa que pq sofreu acha que tem direito a ser um idiota.Acho tbm que a cloe segurou mesmo o enredo,se não fosse ela eu teria abandonado o livro,mas mesmo sendo um romance de época ainda assim eu achei que suportou demais.O Ralf faz a grosseria e ela em certo momento foi até ele pra resolver as coisas. Eu realmente não gostei muito,nem de longe é um dos melhores da Mary balogh

LuizaSH 19/09/2018minha estante
Pois é, não consigo passar a mão na cabeça de gente que acha que pode ser babaca só porque sofreu na vida. Exatamente porque sofreu é que deveria saber se comportar.

Raquel.Kirst 19/11/2023

??????
Nessa série a autora trata muito da culpa que seus personagens carregam, e quem nunca sentiu culpa? De todos, esse livro é o que lidou de forma mais frontalmente o tema.