Antes de Casar

Resenhas - Antes de Casar

1 | 2 | 3 | 4

Rayanna.Santos 29/11/2020

Nacionais?
Tenho dificuldade com livtos nacionais, mas gostei bastante deste. Antes de casar é uma historia leve e divertida sobre a vida amorosa de Catarina e os desastres que acontecem nela. Uma leitura rápida e ótima pra sair da ressaca. Embora eu tenha gostado muito achei o livro com pouco diálogos e com muito detalhes e explicações. Mas nada que realmente atrapalhace a experiência
Jota 03/12/2020minha estante
Sem contar os clássicos da nossa literatura, também tenho dificuldade com esses livros nacionais lançados nos últimos anos. Gostei da resenha. Vou adicionar na fila de livros pra ler kkkk

Rayanna.Santos 06/12/2020minha estante
;)

Ana | @naluentrepaginas 18/06/2018

Resenha: Antes de Casar - Blog Entre Páginas
Catarina é uma mulher apaixonada, feliz com o emprego, as amigas, o namorado que mais parece um príncipe de contos de fadas, e que espera ser pedida em casamento no aniversário de namoro. Só que as coisas não saem nada como o planejado, e seu namorado, Arhtur, termina com ela bem no dia, sem dar nenhuma explicação.

A partir daí a vida de Cat muda de cabeça para baixo. Seus dois grupos de amigos (grupo das meninas, e o grupo dos meninos do paintball, que não se misturam) fazem de tudo para anima-la, mas Cat só quer saber de pijama, comida e séries. Ela tinha todo um planejamento de vida, e quando tudo é tirado dela, ela fica sem saber o que fazer.

Mas não se preocupem, toda fase de bad tem seu fim, e quando a da Cat acaba é que a história começa de verdade haha. Catarina começa a perceber o quanto seu antigo relacionamento a privava, oprimia, o quanto ela abriu mão de ser quem realmente era para agradar alguém, o quanto se afastou de pessoas que eram importantes, e principalmente o quanto não estava preparada para se casar. Havia tanto a viver, conhecer, errar, amadurecer, e finalmente Catarina está pronta para passar por tudo isso. E claro que no meio do caminho vão vir novas decepções, novos tombos, mas também vão vir pessoas incríveis e histórias maravilhosas pra contar para os netos depois. Isso é viver não é?

O maravilhoso desse livro, é que ele não foca na dor do término, na procura de um novo amor ou em um romance específico, aborda tudo isso sim, mas é muito mais que isso! O foco sempre foi o amadurecimento da Cat, e o quanto ela precisava se conhecer, se amar e se entender antes de buscar uma pessoa para ter ao lado. Cat aproveitou todas as fases da vida, fez novas amizades, aprendeu a ser independente, a não precisar de ter alguém para ser feliz, e isso foi o mais importante. Além disso, o livro fala da importância da amizade, da família e de como é legal passar por todas as fases da vida, sem correr com nada entendem?

Por falar em amigos, os da Cat são os melhores! Os meninos de paint-ball são muito engraçados e a tratam como se ela realmente fosse um deles(as vezes até esquecem que ela é uma mulher haha). E as meninas são uma loucura sem fim! Cada uma com a sua personalidade bem distinta, e juntas formando um grupo incrível! A Mari foi a minha preferida! E não posso deixar de comentar sobre dois boys importantíssimos na narrativa: o primeiro foi o irmão da Cat, que mesmo sendo mais novo, se demonstrou super maduro, companheiro e um amor só. E claro, temos que falar sobre o Diego não é mesmo? Ele foi fundamental no processo de cura da Cat, foi amigo (uma amizade bem colorida) e se mostrou ser tudo que ela precisava no momento em que ela precisava!

Antes de casar é um livro incrível, cheio de referências literárias e nerds, festas, confusões, amizades e muito amor! Entrou para a lista dos preferidos e que eu recomendo muito!

​ Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima!

site: www.entrepaginas.com.br
Bárbara Machado 17/11/2018minha estante
Ana, que resenha mais incrível! Amei, me encheu os olhos de lágrimas. Muito obrigada por esse presente, me enche o coração de alegria ver que você gostou tanto da experiência com Antes de Casar. Beijos!

Aletheia (@almaletrada) 05/05/2018

Não sei definir esse livro! O que ele é? Chick lit, romance, drama? Ainda estou tentando encaixar em um gênero literário específico. O que sei é que a Catarina, personagem principal da estória, me pegou pelo coração, depois me deu um soco no estômago e um tapa na cara. Ela é absurdamente real, poderia ser qualquer mulher, inclusive uma de nós.

Estamos acostumados a ler romances com mocinhas perfeitas, educadas, comportadas e subservientes. Mesmo aqueles que trazem personagens mais rebeldes ou a frente do seu tempo, ainda carregam o ranço do politicamente correto.

Catarina não é assim, é uma mulher real, com dores, sofrimentos, desejos, vícios e mais tantas coisas que fazem parte da nossa história, nos fazendo crescer e amadurecer.

No início do livro temos uma Cat sonhadora se preparando para ser pedida em casamento no dia em que completa de 3 anos de relacionamento. Para isso ela se preparou....e como eu gargalhei com a descrição da preparação dela. Mas, para sua surpresa o ?noivo? rompe com ela, um ?fora? (quem nunca?) inesperado,  deixando um coração dilacerado no processo. Como toda mulher real e normal, Catarina vive seu luto, chora, se isola, come compulsivamente, não quer ver ninguém, se culpa pelo que aconteceu (quem nunca? Nº2), entrando numa espiral depressiva, que conhecemos popularmente como ?fundo do poço?.

Vendo que o luto pelo fim do relacionamento já estava tomando proporções perigosas, as amigas de Cat resolvem fazer uma intervenção e fazem com que ela, aos poucos, volte à vida normal. Devagar Catarina retoma sua vida, inclusive aquela que o namorado não queria que ela vivesse. Só então ela começa a se dar conta do quanto precisou se anular para agradar aquele homem. Se afastou de amigos, parou de jogar panitball (uma de suas paixões), não bebia e deixou de fazer o que gostava para agradar o outro.

Agora que está livre vai curtindo a vida adoidado, não quer mais relacionamentos sérios, compromissos e coisas que a prendam. Quer viver um dia de cada vez!!! Mas como o destino adora brincar, coloca em seu seu caminho um homem que é o que ela sempre sonhou (e mais um pouco). E agora? O que Catarina vai fazer? Entrar novamente em um relacionamento sério correndo o risco de ser machucada de novo? Ou continua sua vida de cada dia?

A Bárbara escreve de maneira incrível, fazendo referências aos universos de filmes e livros que tanto gostamos. Amei a leitura! Indico!!!

PS: As partes mais divertidas da estória são as conversas que Cat tem com a sua razão, de quem ela toma uns chacoalhões de vez em quando!
Bárbara Machado 17/11/2018minha estante
hahahaha, que resenha maravilhosaaa! Obrigada, linda, pelas palavras, o carinho e o apoio!

Aline 10/04/2018

Antes de Casar, Bárbara Machado
Esse será um fim de semana perfeito, afinal Catarina (mais conhecida pelos amigos por Cat) está completando 3 anos de namoro com seu "príncipe" namorado Arthur, porém após uma tarde inteira no salão de beleza (com direito até depilação) Cat enfrenta um pesadelo, Arthur não quer mais aquele relacionamento; e literalmente Cat leva um pé na bunda sem muitas explicações.

Após muitas lágrimas, comidas, televisão e muitos conselhos das amigas (Cat tem as melhores amigas que você pode imaginar), ela consegue enxergar como aquele relacionamento que apesar de estável tinha mudado a essência da real Catarina; enfim ela decidi que é hora de curtir, beijar, dançar, beber e trazer a verdadeira Cat para realidade.

Cat é uma jovem publicitária que acredita que a arte da sedução não está no salto alto e na maquiagem, mas sim no seu sorriso, sua conversa e seu bom humor. Seus amigos do paintball consideram uma "brother" afinal ela é a única mulher do grupo, e geralmente seus encontros após uma partida de paintball é em um bar, com copos de cervejas e conversas de "machos".

Nesse momento acompanhamos a vida de solteira de Cat, seus ficantes, suas enrascadas, seus erros e seus acertos, não posso deixar de citar as conversas e conselhos das suas melhores amigas, Alice, Mari e Carol impossível conter uma boa gargalhada, o livro é recheado de bom humor e não tem nenhum filtro para os pensamentos femininos dessas meninas.

O único objetivo de Cat é não se apaixonar, afinal ela está conquistando tudo que havia perdido no seu relacionamento com Arthur. Mas será isso possível? Antes de casar é um livro leve, divertido, cheio de referências nerds, capixabas, e acima de tudo mostra uma menina em busca do autoconhecimento. Com certeza fica minha indicação para uma literatura nacional, regional e cheia de boas risadas.

Observações sobre o autor/livro:

Bárbara Machado, é publicitária, nascida em Vitória/ES, no ano de 1989. Apaixonou-se pela literatura na infância, quando as manias de leitura e o hábito de escrever começaram. Formou-se em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Espiríto Santo, e atua na área de Comunicação e Marketing. Antes de Casar é seu primeiro livro e foi publicado de forma independente em 2016 com um total de 292 páginas.

site: Onde encontrar Antes de Casar: Blog | Loja Virtual | Facebook | Instagram | Twitter | Skoob
Bárbara Machado 17/11/2018minha estante
Querida Aline, que amor de resenha! Muito obrigada, linda, fico feliz que você tenha gostado tanto da Cat!

Babi 14/03/2018

No dia que Catarina está indo comemorar 3 anos de namoro com Arthur, o mesmo termina o relacionamento com ela sem mais nem menos. Ela, obviamente, fica arrasada e de coração partido.

Depois de alguns dias de “fossa” e tristeza, suas amigas Alice, Carol e Mari conseguem convence-la a sair e aproveitar a solteirice. Entre festas, bares e encontros, Catarina vai percebendo o quanto seu relacionamento com Arthur a privou dos hobbies e amigos que tinha antes de começar a namorar. Seu ex namorado tirava toda sua personalidade forte, extrovertida e independente.

Decidida a se reencontrar, Catarina passa a curtir mais a vida e a liberdade que tem como solteira e além de perceber que sua felicidade não dependia de ninguém além dela mesma, ela decide que não irá se apegar a nenhum outro homem e não deixará que partam seu coração novamente.

Acompanhamos Cat nas aventuras que vão acontecendo no decorrer da história e vemos o quanto ela vai amadurecendo com o decorrer do tempo.

Eu gostei bastante desse livro, achei a escrita da Bárbara bem fluida e divertida! Não tenho como não rir de vários momentos na história. A personagem Cat não é aquela mocinha tradicional, que gosta de tudo bem “menininha”... ela é bem livre no quesito “coisas de homem X coisas de mulher” , ela joga paintball, vai ao salão de beleza, passa a noite no bar vendo futebol com os amigos, vai as festas com as amigas e adora várias coisas geeks, a personagem é livre dos estereótipos que muitas vezes vemos em várias obras e até mesmo na vida real.

Adorei a relação dela com os amigos, são como uma família realmente, unidos e fieis, também curti muito as citações a “Harry Potter” e “O hobbit” e o que mais gostei foi que Cat teve uma segunda chance pro amor, Heitor aparece e quebra o muro que Cat foi construindo em seu próprio coração, ele é fofo, atencioso e luta por ela.

No geral é um livro incrível, muito bem escrito, divertido e a leitura flui demais. Adorei!

site: https://www.instagram.com/p/BfXJO6XnlfQ/?taken-by=conflito_literario
Bárbara Machado 17/11/2018minha estante
Ahhh, que maravilhoso você ter gostado, xará! Obrigada por compartilhar sua opinião e indicar Antes de Casar. Com leitores como você, chegamos mais longe! S2

Tami 31/08/2016

Case por amor, mas case com certeza. Seu cúmplice na cama, seu melhor amigo à mesa. Case com quem a conheça. Case com quem a enlouqueça.
Catarina Fernandes, uma capixaba de vinte e três anos, tem uma vida relativamente boa. Possui uma família feliz, trabalha com o que gosta e namora Arthur, por quem é perdidamente apaixonada. Só que no dia em que completariam três anos de namoro, Arthur dispensa Catarina sem mais nem menos. Inconformada, Catarina não sabe o que fez de errado e até se humilha para fazê-lo mudar de ideia, mas Arthur é irredutível.

Como não poderia deixar de ser, Catarina curte a fossa por algumas semanas, afinal, três anos não são três meses. Mas com a ajuda de suas amigas Alice, Carolina e Mariana, e de seus amigos, André e Eduardo, ela dá a volta por cima e começa a resgatar a Catarina que foi enterrada aos poucos, ao longo de seu relacionamento com Arthur, que não aprovava seu comportamento expansivo e divertido de levar a vida.

"Meu pranto tornou-se perfeitamente audível. Deitei na cama e me permiti chorar sem nenhum empecilho, por quase uma hora. Alimentava minhas lágrimas com pensamentos dolorosos, mil motivos pelos quais ele tinha me deixado. O imaginei com outra mulher, criei teorias e cenários que ardiam no meu peito e queimavam a minha garganta. Não há nada pior que um coração partido e uma imaginação fértil."

A partir daí, Catarina começa a juntar os pedaços daquilo que já foi um dia. Ao longo do processo, ela conhece muita gente bacana e começa a se envolver com pessoas novas. Sua primeira tentativa de um novo relacionamento falha e ela quebra a cara novamente. Desse dia em diante, Cat resolve seguir um novo lema: pego, mas não me apego. E é assim, de bar em bar, de mesa em mesa, de festa em festa, de partidas de paintball a partidas de Poser, de doses de tequila a garrafas de cerveja, que Catarina vai se redescobrindo, vai renascendo e, o mais importante de tudo, vai vivendo!

"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que a minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa."

Só que no meio do caminho surge uma pessoa que vai abalar as estruturas de Catarina. Com medo de sofrer uma nova desilusão, ela vai lutar contra esse sentimento com todas as suas forças, pois está amando levar a vida do jeito que está levando. Será que ela vai dar a sorte de encontrar alguém que a aceite do jeitinho que ela é?

"O amor era lindo, mas não era para todos. De repente, ele simplesmente não era para mim."

•••••♥•••••

Que. Livro. Gostoso.

Antes de Casar foi uma grata surpresa. Eu esperava me divertir, mas não pensava que iria me divertir tanto! Catarina não é uma personagem, é um acontecimento, gente! A mulher joga paintball, bebe cerveja e tequila como se fosse água, senta em um bar para assistir futebol com os amigos, não tem pudor para falar sobre sexo, faz sexo casual quando dá na telha e não está nem aí para o que vão falar dela! Como se já não bastasse, é fã de O Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter, entre outros, e joga Top Gear!!! Cês têm noção do quanto essa mulher é legal?

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG! ;)

site: http://meuepilogo.com/resenha-antes-de-casar-barbara-machado/

Laise Caroline 21/09/2016

Resenha Mundo Sublinhado
Catarina é uma mulher inteligente, geek, bonita e jovem que se apaixonou e se deixou levar por uma relação que a sufocava e ela nem se dava conta disso. Seu namorado mudou tudo em seu jeito e quando ele finalmente a deixou (em um momento bem inoportuno) ela entendeu que havia perdido sua essência e que não se reconhecia mais. Ela sofreu, sofreu bastante, mas suas amigas decidiram lhe ajudar, então ela começou a tentar superar a situação da maneira que conhecia, indo a bares, conhecendo novos homens e se divertindo com eles, sendo assim, ela conheceu muita gente boa, por quem valia a pena mais que uma noite, mas ela também conheceu muita gente ruim que a decepcionavam mais ainda. Entretanto, ela já sabia como se cuidar e como superar e assim foi levando, retomou a sua antiga rotina de trabalho, paintball, balada, amigas e após ter sua vida de volta e fazer uma análise sobre seu passado, percebeu tudo que tinha de errado e decidiu tomar novos rumos e amadurecer, reencontrar a verdadeira Catarina.

Minhas considerações

Ri muito com a história da Catarina, ela é hilária e como a maioria das mulheres sofreu uma desilusão amorosa que tirou o seu sorriso por algum tempo, mas como diria John Gren, “a dor precisa ser sentida” e após passar esse período, ela consegue se enxergar como ser independente e após uma jornada de autoconhecimento, várias decepções e boas surpresas da vida regadas a muita ceveja, ela se reencontrou e descobriu algo surpreendente sobre si mesma e sobre os homens que mudou a sua vida.

O livro não reserva segredos, é fácil descobrir como será o final, pois ‘Antes de casar’ é apenas um capítulo da vida de Catarina em sua jornada de autoconhecimento, mas posso dizer que essa jornada pode ser de grande ajuda para quem está passando pela mesma situação (pé na bunda). A Cat e as amigas dela são um tanto DOIDAS, mas é engraçado ver o quanto elas se divertem, defendem seu estilo de vida e o quanto se apoiam. É um livro para você se divertir. Espero que gostem da leitura!

site: https://mundosublinhado.wordpress.com/2016/08/22/antes-de-casar-barbara-machado/

Deborah.Farias 11/01/2024

Simplesmente perfeito!
Primeiro livro lido de 2024. A leitura é fluida, e bem gostosinha, envolvente.
A autora, com a sua escrita simples, me cativou bastante e fiquei viciada em ler cada vez mais, para saber qual seria o final dessa história,rs.
Eu amei a criatividade e a representatividade de Catarina e dos demais personagens. Não há rivalidade feminina, e isso foi algo que me chamou muita atenção.
Catarina e Heitor são fofos demais. Assim como Cat encontrou um Heitor, eu também encontrei.

Recomendo muito.

Laís 10/05/2017

Em Antes de Casar, conhecemos Catarina: doce e sonhadora, ela não vê a hora de juntar as escovas de dente com seu namorado, Arthur.

O grande dia chegou e Cat se produziu toda: desde o cabelo a unha do pé, ela se preparou para o esperado pedido que estava crente que ia acontecer. Mas, para sua surpresa, ao invés de um anel, Arthur oferece outra coisa: o término. Sem muita explicação, ele diz que quer dar fim ao namoro. Existe balde de água fria mais potente que esse?

O mundo de Catarina vira de pernas para o ar. Perdida, tudo que ela quer agora é ficar debaixo de suas cobertas, assistindo um filmo enquanto come besteira. Suas amigas, porém, não acreditam que essa seja a melhor forma de superar um término e insistem para que Catarina volte a sair – ir para as baladas, bares, rir e beber sem moderação.

Novamente, a vida de Catarina sofre uma guinada: agora, tudo que ela quer é recuperar o tempo perdido enquanto se permitia viver um namoro que a podava o tempo todo. Nas festas e nas doses de tequila, Cat se redescobre uma mulher independente, forte e ainda mais sonhadora – agora ela não quer ninguém que a complete, mas sim, que a acrescente.

A leitura de Antes de Casar foi deliciosa. Talvez se eu tivesse o lido em outra fase da minha vida, Cat teria se tornado minha melhor amiga. Ela é, para mim, a representação da mulher moderna: independente e forte, mas também quer ser amada e protegida. O livro trata-se da procura pela sua essência, pois Cat estava determinada a ser dona do próprio destino.

A autora fala sobre alguns tabus da nossa sociedade, como o sexo casual e o “lugar” da mulher. Como é típico do gênero chick lit, é impossível não dar boas risadas com Cat e seus amigos. O livro contém diversas referências a Harry Potter, O Senhor dos Anéis e vários outros filmes e músicas de sucesso.

Eu acredito que muitas mulheres irão se identificar com a Cat e, encontrar nela, uma inspiração. A vida se torna muito melhor quando a gente troca as regras e os pudores, por risadas e amores.

Daniela Colaci 24/06/2017

Uma leitura leve, gostosa e MUITO divertida!
Em Antes de Casar conhecemos Catarina, uma jovem publicitária meio nerd que vive em Vitória. Cat, que tinha planos de se casar com o namorado e logo entrar na vida adulta com o pé direito leva um pé na bunda daqueles no seu terceiro aniversário de namoro. Arthur, que Catarina acreditava ser um príncipe, tava mais para sapo.

Após curtir um período de fossa, Catarina está de volta ao mundo dos solteiros e disposta a curtir tudo que deixou de curtir nos últimos 3 anos! O projeto é ser feliz, tomando algumas tequilas e curtindo com os amigos sempre que possível.

Enquanto se redescobre, Cat percebe que tinha se anulado durante o namoro. Arthur tinha apagado nela traços da sua personalidade que ela tanto gostava. Para ele, sair para beber ou jogar paintball, não era coisa que uma mulher comprometida deveria fazer. Só que cega de amor, ela não tinha percebido isso antes. Adorei acompanhar todo o processo de amadurecimento e redescoberta da Cat. Como mulher, fiquei muito feliz em ver a Cat se amando mais e com a autoconfiança reconquistada!

A escrita da Bárbara é uma delícia e os personagens são ótimos! Tanto a família quanto os amigos da Cat são super gente boa, do tipo que ganham a nossa simpatia logo de cara. Catarina também é uma personagem bem agradável, mesmo sendo um tanto quanto teimosa às vezes.
No decorrer das suas descobertas ela passa por situações muito inusitadas, que nos causam boas gargalhadas. Com muitas referências nerds, o bom humor é a chave desse livro! Amei também todas as referências a cidade de Vitória. Bárbara descreve cada cantinho da cidade de um jeito único, nós nos sentimos como moradores antigos da cidade!

Antes de Casar é uma história tão próxima da realidade que é impossível não se identificar com alguns acontecimentos e isso faz com que a leitura seja tão bacana! É como se nos tornássemos mais um integrante do time de amigos da Cat e vivêssemos com ela todas as aventuras descritas no livro.

Quem gosta de chick-lit no estilo Sophie Kinsella, não pode deixar de ler! A Bárbara já estreou no mundo da literatura arrasando e eu já estou torcendo para que ela publique o seu segundo livro logo!

Nota: 4,5/5

site: instagram.com/resenhasdealgodao

Cah @cahcoutoo 25/06/2017

Eu achava que conhecia uma pessoa azarada pra homem, até conhecer a Cat, da até dó dela, coitada. Mas não devemos julgar alguém sem conhecer, né? Por isso venho contar para vocês a história de Catarina.

Catarina está em um relacionamento de três anos, tem tudo o que sempre quis, mas sonha com o pedido de casamento, e no dia de um jantar de aniversário de namoro, ela já sonha com o pedido. Passa o dia se arrumando: depilação, cabelo e maquiagem. Quando Arthur (vulgo namorado) chega, ele está um pouco diferente, mas deve ser pelo trabalho, então ela releva. Mas o que ela não imaginava era que o tão sonhado pedido, viraria um "não dá mais" e Arthur termina com ela.

“... Mas não corri.
Em vez disso, deixei meus joelhos cederem, e assim fiquei. No corredor escuro, largada no chão, os olhos vermelhos, os cabelos desgrenhados, e o coração dilacerado.
A personificação da ruína.”

Sem saber o porque do término, Cat fica devastada, sem ânimo pra mais nada. Vai do trabalho pra casa e vice versa. Nem o seu irmão e amigas conseguem tirá-la da solidão.
Após alguns meses, Cat percebe que não merece ficar sofrendo por um cara que terminou com ela sem ao menos dizer o motivo, então ressurge uma nova Catarina. Ela começa a sair com as amigas, a jogar paintball com os caras, e volta a ter encontros.

“A cada vez que quebrava a cara, aprendia uma lição. Ou me acabava de rir da minha própria idiotice. Minhas aventuras no terreno do sexo oposto, mesmo que em um nível não emocional, estavam sujeitas tanto as derrotas quanto vitórias.”

Lembra-se da pessoa azarada? Aí que ela entra (risos). Essa vida de solteira, de sair pra balada e curtir, não foi só flores, teve cara que era noivo, teve cara chato, teve um que depois de dois meses juntos a traiu, também teve caras de uma só noite, e teve Diego, com uma amizade colorida.

Enfim chega um momento que essa vida de diversão não basta mais, por mais que ela arranje encontros sem compromissos, se divirta, grite, dance, Cat percebe que não é mais a mesma mulher, e tem medo de nunca mais conseguir de volta o que perdeu.

“O amor era lindo, mas não era pra todos, de repente, ele simplesmente não era pra mim. Eu perdera a minha chance, e era melhor me acostumar logo com isso. Sentindo a necessidade de conversar com alguém...”

Antes de Casar é uma história divertida do começo ao fim, quando junta Catarina com os amigos, meu Deus! Loucura e muitas risadas na certa. Você vai lendo e quando percebe, Puff! Já foi metade do livro.

Eu amei a escrita, poder acompanhar o crescimento da personagem, as amizades, a família. Recomendo o livro para todos que querem uma dose de alegria e uma leitura divertida.

“-você é igualzinha a essa rosa, Nina. Diferente de todas as outras, com alguns espinhos, mas ainda assim, linda. – E, me deu um beijo no rosto, antes de partir.
Essa foi a primeira vez que ele me chamou de “Nina”.
Quanto à rosa, não tive coragem de arrancar-lhe pétalas.”

site: https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/2017/06/resenha-antes-de-casar-barbara-machado.html?showComment=1498006199250

Pausa 27/06/2017

livros que você se ver na personagem principal
Gente! Sabe aqueles livros que você se ver na personagem principal? Pois é! A Catarina é simplesmente toda garota Geek sonhadora que não é compreendida. Quando eu descobrir o "Antes de casar" ficava torcendo as escondidas para abrir parceria e eu poder me inscrever kkk. Quando o blog foi selecionado então! Eu já tinha lido coisas muito boas sobre ele, porém precisava dele nas minhas mãos para dar o meu veredito. Então aproveitem que no final da resenha tem surpresa ;).
Cat é uma garota totalmente independente porém sem perder o ar sonhadora, quando pensa que está para ser pedida em casamento, descobre que na verdade é o inverso. Em pleno aniversário de namoro ela leva um bom pé na bunda! Catarina fica sem chão e cai de cabeça no seu luto merecido .

Leia mais:

site: http://www.pausaparaumcapitulo.com/

Cami Nunes 04/08/2017

Risadas super garantidas..
"Amar é viver nas alturas. Mas se ao homem não foram dadas asas, não se pode, a qualquer momento, despencar do céu?.". -

Catarina era uma mulher apaixonada por seu namorado, Arthur. Após três anos de namoro, ela espera, ansiosamente, pelo tão sonhado pedido de casamento. Só que muitas vezes o que queremos não é o que nos espera. Muitas vezes o destino faz nossa vida de cabeça pra baixo para nos mostrar que existe algo melhor para nós no fim do túnel.

Ler esse livro pra mim foi muito especial, porque os lugares que Catarina narra a história são lugares que eu vivi muitos momentos da minha vida de solteira. Me trouxe aquela sensação de nostalgia. Conseguia ver os personagens na minha frente, como se eu estivesse lá assistindo a cena.

Fora que Catarina é uma menina osso duro de roer. Viu seu mundo desabar e todos os seus planos irem por água abaixo, porém não se deixou abalar. Se levantou e foi em frente e, acabou se redescobrindo e junto m descobriu também que o amor não é algo para nos diminuir, nos mudar e nos apagar, mas sim para agregar.

O amor nos aceita como somos, com nossos erros e acertou. E claro que preciso falar do bom humor da autora. Gente, como eu ri com Catarina e suas amigas loucas e muitas vezes me vi nelas. Essa leitura foi inesquecível. Obrigada @barbaramachad0 por ter me apresentado essa história.

Super recomendo. Leiam e venham conhecer uma história sensacional de uma capixaba pra lá de louca.

site: https://www.instagram.com/focanaresenha/

Thalia | @proximocapitulo 22/08/2017

Era o dia em que Catarina e o namorado fariam três anos juntos e ela estava certa de que ele a pediria em casamento.
Então imagine qual a surpresa de Cat quando, exatamente naquele dia, Arthur termina o relacionamento sem grandes explicações.
E pensar que ela enfrentou uma dolorosa depilação para agradar o babaca!

Depois de um episódio “Fundo do poço” que envolvia basicamente em tristeza, cama e filmes deprês, Cat resolve dar a volta por cima e é aí que sua vida no mundo dos solteiros recomeça.

Entre baladas, altos Shots de tequila e muita curtição com as amigas, Catarina percebe o quanto se privou durante aqueles três anos em que esteve com Arthur; de como abandonou sua essência para deixar que outra pessoa a moldasse.

Cat logo se dá conta de que sempre foi inteira, ela nunca precisou de alguém que a completasse, mas sim que acrescentasse. Por muito tempo ela deixou que sua felicidade dependesse de Arthur, quando na verdade só dependia dela mesma.

Pensem em um livro divertido!
Catarina narra suas aventuras, algumas pra lá de inusitadas, e é impossível não rir com várias dessas situações. Claro que tudo muito plausível, nada irreal como já é familiar em muitos livros do gênero Chick Lit, tanto é que, o leitor pode facilmente se identificar com muitas delas, eu mesma me identifiquei.

Foi imensamente prazeroso acompanhar o crescimento de Cat, ver ela se redescobrindo, tornando a ser a verdadeira Catarina, aquela que saia para beber com as amigas; que jogava Paintball com os caras; que era considerada bro, pois não via problemas em sentar numa mesa de bar com os amigos para tomar cerveja e discutir o jogo da vez.

Catarina é uma personagem sensacional; forte, independente e determinada, faz o que dá na telha sem se importar com ‘’o lugar da mulher na sociedade’’. Fora que ela é muito bem resolvida e super engraçada, quando se junta com os amigos então… As gargalhadas são garantidas.

A escrita da Bárbara é agradavelmente leve, muito bem humorada e cheia de referências ao universo nerd. Ela acertou em cheio ao criar essa trama divertida, leve e ao mesmo tempo com muitos ensinamentos.

site: https://www.instagram.com/proximocapitulo/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 20/10/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Conheci Antes de Casar quando li a resenha dele no blog da Tami (Meu Epílogo) e logo fiquei super interessada para conhecer mais sobre a história. Confesso que não tomou muito o rumo que pensei que teria, mas ainda assim adorei tudo.

Uma coisa é certa: eu sou a Catarina e a Catarina sou eu. Creio que nunca encontrei uma personagem literária que se parecesse tanto comigo em praticamente todos os sentidos. Até nossas experiências com o sexo oposto são super parecidas. A vida amorosa então... Nem se fala. A única diferença entre nós duas é que não tenho um time de paintball (ainda).

A jornada de Catarina é no mínimo engraçada. Apoiada tanto por suas amigas e por seus amigos, Catarina caí de cabeça de volta na vida de solteira. Nem preciso dizer que ela passou por cada situação, que só me restava rir lembrando de algumas situações parecidas que passei na vida. O importante é que Catarina sempre tirava uma lição de suas presepadas, mesmo que ela tenha errado algumas vezes. Mas quem nunca?

Um fato que mais me identifiquei com Catarina são suas amizades, principalmente as masculinas. Assim como ela, eu sempre me dei melhor com homens, o que já gerou altos boatos e ciúmes nessa vida. Tem sempre aqueles que acham que não pode existir amizade entre homem e mulher e gostei muito como Bárbara passou foi longe desse tabu. Catarina, assim como eu, é tratada como um bro pelos amigos e não vemos nenhum problema com isso. Hoje em dia, assim como Catarina, tenho muitas amizades femininas tão sinceras e honestas quando minhas amizades masculinas.

Outro fato que amei na história foram as referências. Capitão América super aprovou o livro. Só pela capa, percebe-se que Bárbara é super fã de vários entretenimentos geeks e com Catarina não foi diferente.

Antes de Casar é um chick-lit diferente. Geralmente nesses livros, vemos a mocinha conhecer o mocinho logo no começo do livro e por aí vai. Catarina conhece homens e homens e cada um marca a sua vida (seja positiva ou negativamente). O objetivo de Catarina é voltar a ser a mesma Catarina antes do seu relacionamento, mas ela termina o livro como uma versão melhor de si mesma.

O melhor de tudo é que o livro é nacional e se passa na cidade de Vitória. Bárbara cita alguns lugares da cidade e redondezas e isso me deixou com bastante vontade de visitar Vitorinha algum dia.

Antes de Casar foi um livro com experiências super engraçadas e que com certeza levarei pra vida por ter uma personagem que mais me identifiquei.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/10/resenha-216-antes-de-casar.html

1 | 2 | 3 | 4