Antes de Casar

Resenhas - Antes de Casar

1 | 2 | 3 | 4

07/02/2018

Boas risadas!
"Antes de Casar", conhecemos a publicitária Catarina. Ela esta se preparando para ser pedida em casamento - pelo menos é o que ela pensa! Pois bem nesse dia ela toma o maior "pé na bunda" de seu namorado há 3 anos. Cat - como é chamada pelos amigos, fica muito mal no melhor estilo "na fossa".

Amizades! São elas que ajudam nossa protagonista a sair dessa "fossa", depois de conseguir enxergar coisas que antes não vi sobre seu relacionamento, Cat "levanta a poeira e dá a volta por cima"!

Ela volta fazer as coisas que mais gosta de fazer e que deixou de fazer por conta do chato do namorado - odeio o Arthur! E assim começa todas as suas aventuras no mundo dos solteiros.

Sério, esse garota se mete nas mais bizarras das situações! Ela se mede em cada uma...

Com uma escrita cativante e envolvente, a autora Bárbara Machado cria um mundo onde o leitor pode se divertir com as aventuras de Cat, e claro, torcer para ela ter um final feliz...

Eu, particularmente, adorei o vocabulário com gírias e piadinhas relacionados a publicidade, já que curso essa área e não precisei ler as notas do rodapé hahaha!

Adorei o fato de ter um monte de gírias daqui do ES! Alem de tudo que falei, o livro ainda tem uma pegada que leva o leitor mais atendo a refletir sobre "quem queremos ter do nosso lado?".

Super recomendo!

Karol Cremonini 13/02/2018

Antes de casar
Fato: Catarina e Arthur fariam 3 anos de namoro.

Expectativa: ser pedida em casamento (ai meu Deus!!).

Preparação: Cabelo ?
Manicure ?
Maquiagem ?
Lingerie nova ?
Muita ansiedade ?

Realidade: Arthur termina o namoro sem mais nem menos e simplesmente dá as costas e vai embora.

Resultado: Um coração partido + maratona de séries + gordices = fossa!

E agora?!

Agora entram em cena Mari, Carol e Alice, as melhores amigas de Catarina, que cansadas de vê-la amuada pelos cantos, decidem que está na hora da nossa mocinha parar de sofrer por um cara que não a merecia e resgatar sua vida de volta.

E como será isso? Doloroso em alguns dias, extremamente divertido em outros!

"Eu estava aprendendo a ser gente grande. E ser gente grande é, definitivamente, uma coisa que você tem que aprender antes de casar".

Catarina vai quebrar muito a cara, vai passar alguns perrengues, vai encontrar muito sapo disfarçado de príncipe.

E é entre jogos de paintball e barzinhos que Catarina finalmente percebe que ela pode e deve ser feliz independente de um relacionamento. Que é ok tropeçar pelo caminho, mas o que conta é levantar e seguir em frente.

E enquanto Cat se descobre novamente, nós, leitores, acompanhamos cada passo do processo. E com total sinceridade digo que é impossível não se identificar em algum momento da história, pois acredito que todos já passamos por algumas das incertezas da vida!

E também afirmo que é impossível não gargalhar até a barriga doer e olho lacrimejar. Comigo foi assim, espero que com você também, afinal o mundo precisa conhecer a Cat e a melhor turma de amigos que alguém pode ter.

Kelly @leituraepaz 17/11/2018

NACIONAIS TAMBÉM VALEM A PENA.
?Case por amor, mas case com certeza. Seu cúmplice na cama, seu melhor amigo à mesa. Case com quem a conheça. Case com quem a enlouqueça.?
Catarina Fernandes, namora Arthur há três anos e está à espera do pedido de casamento. Mas no dia de aniversário de namoro, ele termina o relacionamento sem muitas explicações.

Depois do termino, ela tem seu momento de fossa e fica na pior. Mas depois do tempo de ?Achar que o universo está conspirando contra ela?, ela resolve conspirar junto com ele. Com a ajuda de suas amigas e de seus amigos, ela dá a volta por cima e começa a resgatar a Catarina que foi perdida aos poucos.

A partir daí, Catarina começa a sair, conhecer lugares, outras pessoas, e ao longo desse processo, ela conhece muitos caras bacana e começa a se envolver com eles. Mas sempre seguindo o lema: pego, mas não me apego. E é assim que ela segue a vida sem Arthur. "No mundo real não existiam príncipes, apenas sapos. E parecia que eu estava decidida a esbarrar com um pior que o outro. Isso porque nunca fui de cometar o mesmo erro duas vezes, os cometia três, quatro vezes, só para ter certeza..."
Só que nem sempre a gente consegue fugir das peças que o destino nos trás. Aliás, é loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. E depois de muitos desastres, loucuras e cenas engraçadas, ela vai entender isso.

Eu ri muito com a Catarina, ela é muito maluquinha e tem uns pensamentos hilários. O livro não tem segredo nenhum, é fácil descobrir como será o final, mas é gostoso demais ler a cada página até chegar nele.

Aprendemos muito com a personagem principal. E o livro pode servir de grande ajuda para quem está passando pela mesma situação. Além disso, a autora fala sobre alguns tabus da nossa sociedade, como o sexo casual que é um tabu enorme entre homens e mulheres. E ainda contém referências de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, quer mais um motivo para ler?

O livro foi uma grande surpresa. Não esperava que iria me divertir tanto. Torci por um final feliz o tempo todo, por mais que seja clichê, eu torci por isso.

Quem gosta dos chick-lits no estilo Sophie Kinsella, já pode comprar esse livro.

Jessica1248 17/11/2018

Todos deveriam ler
"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que a minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa."

Com uma narrativa leve e dotada de profundas reflexões, Bárbara Machado conduz um livro com bastante humor sem jamais perder a verossimilhança com o mundo em que vivemos. Acredito que esse tenha sido um dos meus pontos favoritos na obra, pois a autora se preocupou em dar o tom de realidade ao livro que instantaneamente aproxima-nos da protagonista. Além disto, a ambientação do livro na cidade de Vitória no Espírito Santo dá um charme a mais a história, não só de reconhecimento por se passar em nosso país, mas pelo status cidade do interior que poucas vezes vejo na literatura brasileira contemporânea.

Mas o que mais me deixou encantada pelo livro de Machado, foi a protagonista Catarina. por diversos motivos que vão desde a construção da personagem até os ensinamentos que ela vai acumulando ao longo da história. De primeira, é interessante notar como esta não se prende a esteriótipos, que na verdade não dão as caras no livro. Simpática e bem-humorada, Catarina é fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e tantas outras séries que fazem a cabeça do mundo geek. Mas isso não significa que Catarina seja tímida – espírito comum as mocinhas que apresentam tais gostos – mas justamente ao contrário. Espontânea, ama sair com os amigos e ir aos bares de sua cidade. O que imprime na personagem um tipo de personalidade diferente e fascinante.

Dentre todos os ensinamentos que Antes de Casar tem a oferecer, o mais importante e o mais relevante para em nossa atualidade. é o papel da mulher dentro de um relacionamento, mas principalmente para consigo. Catarina antes era dependente do namorado, a ponto de mudar aspectos de sua personalidade para agrada-lo. A grande sacada do livro, se dá quando Cat começa a perceber que um homem não pode ser mais importante que ela e que se alguém for amá-la deve ser como ela é. Esse tipo de perspectiva – principalmente para mim que tenho as relações de poder no namoro como um dos meus objetos de estudo – é essencial como respirar. Catarina aprende o que todas as mulheres deveriam saber, que nenhum homem nem ninguém devem ser mais importantes que nós mesmos.

Abrasador e de certo modo imprevisível – sério, eu praticamente não adivinhei nada do que estava por vir – Antes de Casar é uma leitura necessária a todas as pessoas independente do sexo. Um livro que nos mostra que nos amar antes de amar os outros e tê-los como pontes de felicidade mas não objeto único desta, é o caminho mais certo para o alcance da plenitude e da felicidade.

site: https://fanficcao.wordpress.com/

Aielk 12/11/2019

Livro leve, mas esperava mais
O início é divertidíssimo, engraçado e interessante. Após temos a fase chata do livro(pensei até abandonar a leitura) persisti e por fim gostei do desenrolar. Para quem curte romances leves é uma boa escolha. Tem seus pontos fortes como superação e evolução da protagonista, amizades sinceras e comédias leves.

helô :) 17/06/2021

Antes de casar
Enfim, acabei! Iniciei a leitura em 2020 mas não engatou e acabei deixando esse livro para outro momento, e esse momento chegou!

?Escrita fluida, divertida e envolvente
? A cultura brasileira é bastante exaltada nesse livro, cenas muito reais!
? Evolução da personagem principal e a forma como ela alcançou o amor próprio.

Dei apenas três estrelas pq muitas coisas me incomodaram durante a leitura, ex: muito descritivo, frases preconceituosas, machismo, etc etc.

No mais, a leitura é super válida!

Lendocom.afran 17/02/2019

Catarina já no começo do livro levou um baque daqueles com o fim do namoro, e aí se deixou levar pela tristeza do termino e até se culpando pelo que aconteceu.?????????
Mas suas amigas deram um jeito de fazer ela sair e se distrair um pouco, mas com o coração fraco caiu em mais algumas armadilhas de homens safados.?????????
Demorou até Catarina entender que ela precisava apenas dela para ser feliz. Mas que tarde e não falhe não é mesmo e depois disso ela fez uma murada em volta do seu coração até que ela conhece uma pessoa maravilhosa que ela não quer deixar entrar em sua vida por medo de se machucar de novo.?????????
?????????
Adorei o amadurecimento da personagem, a forma que ela lidou com o que aconteceu foi divertida e cheia de loucuras.?????????
Catarina mostra o que de fato acontece com a maioria das mulheres, se prendem por conta de homem e não aproveitam a vida.
Namoro, casamento é ótimo mas tem que ter união de verdade, amizade e cumplicidade entre o casal se não não vale a pena.?????????
Dei ótimas risadas, adorei a amizade linda das amigas da Tina, chorei um pouquinho mas adorei demais e super recomendo a todos que querem ler um bom livro nacional e deixa eu contar que sou louca pra conhecer Vitória por conta da Anara
Mas agora fiquei com muita mais vontade ????????

1 | 2 | 3 | 4