As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Katia Rodrigues 19/02/2022

"A solidão também levava as criaturas aos entendimentos mais profundos da existência"
"Sabia que as baleias viajam em túneis acústicos para poder chamar pelas outras? É impressionante, eu já vi.? Ela pensou nos buracos que as pessoas carregavam dentro de si e imaginou que não fossem defeitos ou problemas, mas canais pelos quais era possível navegar para alcançar o outro, porque ninguém podia funcionar sozinho."
Thiago Araujo 19/02/2022minha estante
Sou doido pra ler esse livro? divide opiniões?

Katia Rodrigues 19/02/2022minha estante
Thiago, infelizmente, não funcinou pra mim, mas não acho q seja um livro ruim ou mal escrito, a nota q eu dei reflete apenas a minha experiencia, não tô julgando a qualidade da obra em si, portanto, vai fundo na leitura kkkkkk e depois me conta o q achou

Thiago Araujo 19/02/2022minha estante
Quando faço resenhas também é assim, minha experiência, não gosto de julgar livro, falo mais o que senti com ele. Mas vou ler sim, gosto dessa divisão de opiniões, sinal de que o livro foge da receita e não dá pra saber o esperar.

clairee 27/01/2024

Entender nunca foi o mais importante, a urgência sempre foi pelo impulso de preencher aquela solidão.
"mudanças sempre carregam uma dose de sofrimento, de doloroso rompimento, até de tragédia. para um novo planeta nascer, o anterior precisou morrer."

-um livro nacional que remete a grandes clássicos, que deveria se tornar um clássico.

rafaella 01/02/2021

premissa interessante, livro bem escrito, mas a história em si não me cativou.
13/10/2021minha estante
Eu comecei esse livro hoje, e não sei se é pq eu criei expectativa, mas até agora ele ainda não consegui me cativar e eu achei a narração dele bem lenta :(

rafaella 14/10/2021minha estante
pois eh, eu tb fui com bastante expectativa e acabei um pouco frustrada :/ terminei mais pq era curtinho mesmo

talilittle 24/04/2023

Não me pegou
É um livro muito bem escrito e sensível, mas não me pegou. A história demora para engrenar até que em certo momento você entende que aquilo é o livro mesmo, que a história é aquela, sem grandes emoções.

Acho que eu não estava na vibe dessa leitura, apesar de conseguir perceber que é um livro muito bem feito.

Nah 02/11/2021

O último capítulo fez tudo valer a pena.
Já tinha abandonado o livro duas vezes, mas que bom que dei a terceira chance.

"É difícil ter tanta vida imersa aqui dentro e não me interessar sinceramente pelos seus sentimentos, pela reação delas ao mais fortuito acaso, pelo sofrimento da sobrevivência pela urgência que se move rumo a algo desconhecido."

Maikel.Rosa 09/02/2022

Se a intenção da Aline era ser profunda (sem trocadilhos), ela realmente conseguiu aqui. Tão profunda que, em alguns momentos, me senti precipitado no fundo de uma grande fossa de devaneios flutuantes.

O romance é como uma daquelas histórias que contam o drama de pessoas enlouquecendo em naves espaciais, trocando o vazio do espaço pelos abismos cheios de vida do oceano profundo. No lugar de astronautas, uma tripulação onde cada um precisa provar algo pra alguém, seja pra outros ou pra si mesmo.

Foi a impressão que eu tive da escrita, também: a de que seria uma tentativa da escritora de provar, talvez pra si mesma, que era capaz de escrever uma obra tão reflexiva a ponto de fazer o leitor se perder nos torvelinhos de sua potente performance narrativa.

Fiquei tocado com a poesia que encharca o livro, as construções inteligentes e a alteridade dos múltiplos pontos de vista, mas senti falta de um elemento especulativo mais consistente que o justificasse como ficção científica. Culpa minha, por esperar entretenimento onde encontraria alta literatura.

Lucy 28/11/2023

Qual é a resposta?
Se para Douglas Adams era 42, temos aqui outra resposta que fica ecoando, e a pergunta... pois é vc precisa ler.
Eu me diverti muito lendo este livro que foi uma experiência e me proporcionou na nausea a improbabilidade infinita, com os eremitas as ideias de incongruencias, com o fundo do mas as possibilidades de olhar para os mistérios.
A autora pode fazer o seu guia do mochileiro do fundo do mar, ao meu ver.
Eu gostei muito, muito mesmo e apesar de n ser um livro de comedia propriamente, ele é um livro muito divertido.
Obrigada! Estou encantada.

jardel 26/03/2021

Tem uma pegada reflexiva, a história é simples e deixa a ficção científica mais em segundo plano, como base para levantar questões como os limites e a curiosidade humana.
Os capítulos dos animais foram os mais legais, já a missão eu achei meio fraca e previsível.
O fim é bom, e a relação que fica entre humanos e outras especies é muito bem feita.
Amoriim 26/03/2021minha estante
me interessei

Vanderleia 21/02/2018

Pra mim não deu...
Esperava mais do livro. Pensei que fosse mais voltado ao lado cientifico. A ideia era boa, tinha tudo para ser uma trama mais bem explorada. Mas basicamente conta a rotina dos cientistas, cada um tem algo a esconder, mas não é nada extraordinário. Achei meio enrolada a história, estilo "enche linguiça" e repetitiva. Faltou história. Gostei da inserção do ponto de vista dos seres aquáticos, isso gostei muito. Gostei um pouco depois do sétimo capítulo, melhorou um pouco a escrita, fluiu a leitura, aconteceram coisas interessantes, gostei das partes do Livro do Dr Martin. Gostei de algumas reflexões. Nos últimos capítulos já voltei a não gostar do livro. Quase abandonei, mas já que estava acabando, vamos até o fim.
Dani do Book Galaxy 21/02/2018minha estante
Poxa, que pena que não curtiu! Estou muito curiosa para ler este livro, até já li os dois primeiros capítulos na livraria e gostei bastante.

Vanderleia 23/02/2018minha estante
É como eu disse Dani, pra mim não deu sabe. Talvez pela expectativa que criei, pensei que fosse mais voltado à ficção científica. Se você gostou dos primeiros capítulos é possível que goste do restante. Acho que pode ser uma leitura válida.

Gustavo Mahler 14/07/2020minha estante
Eu também senti isso que vc sentiu, mas no início. Depois, não sei pq, fluiu de boa. Mas de fato não é nada lá muito transcendente, se vê claramente a pegada experimental da autora ? que oscila entre erros e acertos.

Joao.Vitor 12/03/2023

Somos todos seres vivos
Um parabéns a autora por se aventurar no gênero sci-fi e por conseguir transmitir muita beleza em uma história que em muitos momentos soa um tanto sombria, não por causar medo mas por focar na solidão, tanto de humanos como de outras espécies, é um livro que abraça as profundezas do mar e não sai dela nem na última página. Gostaria sim de ter conhecido melhor os personagens e que fossem mais desenvolvidas sua histórias e personalidades. Me interessei muito pelo personagem do Maurício que em algumas linhas bem perto do fim da história deu indícios de ser um personagem com conflitos bem maiores do que apresentados, não sei o porque de terem sido muito pouco exploradas as histórias de apoio, acredito que teria trazido mais vida ao livro de uma forma geral. Fui surpreendido pelos capítulos tendo a visão de espécies marinhas de séculos atrás, uma ideia genial. O capítulo final me lembrou muito do clássico Solaris, gostei bastante.

Patricia 27/02/2021

Atemporal
Eu não sabia o que esperar dessa leitura. Não conhecia a autora e simplesmente aceitei a indicação de alguém. Não sabia o que esperar. E foi maravilhoso. Senti como se tivesse lido um grande clássico, um livro atemporal, único e belo. Eu tenho um misto de fascinação e medo pelo oceano, e essa obra despertou várias sentimentos sobre isso. Li todo o livro ouvindo ruído branco, o que tornou a experiência mais sensorial pra mim. Senti medo, claustrofobia, solidão, mas principalmente encantamento. Achei pertinente demais fazer essa leitura em meio a pandemia.
Henrique Cavalcante 10/03/2021minha estante
Eu fiz exatamente a mesma coisa no que diz respeito à metodologia de leitura hahaha.
Obra maravilhosa, tive acesso graças ao clube de livro que participo da minha cidade.

Andreia 28/08/2022

Gostei muito da sinopse desse livro e, por isso, me interessei em lê-lo. Já tinha visto algumas opiniões sobre o livro: umas positivas, outras meio termo e algumas negativas. Fico com a turma do meio termo, não odiei, mas também não favoritei esse livro.

As reflexões levantadas pela autora são super pertinentes, gostei muito dessas partes. É um livro bem introspectivo, não espere cenas de ação. Os personagens são bem realistas, com seus defeitos e qualidades, porém não consegui me apegar a nenhum. Nem mesmo a Corina, personagem principal.

É um livro com uma história bem original. A escritora foi bem criativa ao desenvolver a trama. É possível perceber que ela fez uma ampla pesquisa, pois utiliza termos técnicos sobre mergulho, com bastante segurança. Nada que torne a leitura difícil para leigos. Inclusive, acho que isso me ajudou a visualizar melhor as cenas e o local, no qual os personagens estavam.

Porém, a escrita poética de Aline Valek não conseguiu me envolver, inclusive acho que esse foi o motivo principal de eu não ter gostado 100% dessa história. Acho que esse tipo de escrita, não combinou muito com a história contada. Essa foi a minha percepção. Pretendo sim, ler outras obras da autora, pois, como disse, achei essa história original e criativa. Recomendo a leitura do livro, a escrita poética da escritora pode não ter funcionado 100% comigo, mas pode funcionar com você.

Maria7598 11/03/2023

Detestei
Estava muito empolgada pra ler esse livro por ser ficção científica e nacional, mas não poderia ter me decepcionado mais. Queria ter gostado, queria mesmo, mas a prosa é intragável. Salvo os poucos trechos do livro do Martin (em que acredito que a formação jornalística da autora ajudou na criação de um texto informativo concatenado), a escrita é prolixa, repetitiva, presunçosa e vazia ao mesmo tempo. Você lê, lê, lê e não chega a lugar nenhum. Esperei que ao menos a história fosse interessante, ou que me importasse com os personagens: sem sucesso. Ninguém ali inspira o mínimo de empatia, simpatia, ou qualquer emoção que não seja um certo tédio e irritação perto do final. Quis criar uma atmosfera de tensão, mas exagerou na dose e criou uma narrativa opaca, confusa para todos os envolvidos, com o leitor no centro dessa turva sopa de letrinhas. Sinto que a autora queria dizer muito, e na ânsia de tentar se comunicar, floreou, enrolou e não disse nada. Enorme potencial perdido.

Izabella Jastrow 14/08/2023

Se as águas vivas não sabem de si, sobre o que sabem então?
De uma forma totalmente imersiva, Aline nos leva para diversos mergulhos no oceano, em profundidades inconcebíveis para nós, meros mortais, mas que muitas criaturas chamam de lar. Com um leve toque de poesia o mergulho se estende para dentro de cada personagem que aceitou essa expedição perigosa. Cada um com suas vontades e segredos, dividindo um recinto minúsculo mas mantendo um abismo entre cada tripulante, que vai sendo explorado e descoberto juntamente com as maravilhas desse mundo submerso escondido.

Uma leitura que pede para segurar o fôlego, convidando o leitor a descer devagar e explorar todas as metáforas e visões contidas em suas páginas.
Não lembro como esse livro parou na minha lista, mas agradeço ao meu eu do passado por isso.

"Passei tanto tempo procurando que não estava preparado para encontrar"

Flavio.Vinicius 16/01/2021

Ficção científica brasileira
Livro imperdível de ficção científica brasileira. Muito bem escrito, desenvolvido e arquitetado. O livro é cheio de filosofia e humanidade. A partir de uma inovação tecnológica, a autora passa a discorrer sobre as implicações que tal inovação poderiam causar nos seres humanos envolvidos com ela. Isso é ficção científica da melhor qualidade.

Aline Valek esvreveu um romance que vale muito a pena ser lido.