Matadouro de Unicórnios

Matadouro de Unicórnios Juscelino Neco

Resenhas - Matadouro de Unicórnios

Tamy 15/01/2024

Um quadrinho inusitado ?
A vida financeira do escritor Gonçalo não vai muito bem, ele precisa fazer algo que chame atenção da mídia, que o tire do limbo em que se encontra.

E é após entrar em contato com um serial killer, que Gonçalo começa a ter ideias um tanto inusitadas, perturbadoras. Ele se lança em uma empreitada sangrent@, brut@l, canib@l e vê sua vida e carreira tomar novos rumos.

Porém, até quando ele conseguirá sustentar essa vida? Até onde vale a pena ir pela fama?

Uma HQ macabra, mas que nos mostra as bizarrices que o ser humano pode formular e executar para ser visto...

Bruno Henrique 28/05/2023

Leitura rapida, dinamica e bastante divertida. Nada espetacular ou supreendente, mas o autor consegue uma mistura de elementos e estilos que dão uma boa receita pra passar o tempo lendo.

Dango Yoshio 24/04/2023

O chifre do unicórnio é pra arrancar suas tripas
Até onde você iria pra conseguir o que quer?

Gonçalo está no fundo do poço, e após entrar em contato com a história do maníaco do shopping, vê ali sua oportunidade de alcançar o estrelato.

É um quadrinho maluco, ácido e violento, que mostra um outro lado desse fanatismo que as pessoas tem em transformar assassinos em celebridades.

Teve umas coisas que me deixaram meio meh, mas no geral achei uma HQ interessante e diferente.

Murillo Bertolini 31/03/2023

História inteligente, divertida e muito bem construída
Você é um escritor com boas ideias, talento nato, mas não consegue alcançar o estrelato. Ao se deparar com a história de um serial killer, vem a brilhante ideia: que tal começar a matar pessoas para ganhar fama, ficar uns anos presos, ser solto por bom comportamento, e aproveitar do reconhecimento para ganhar rios de dinheiro no futuro? Puta ideia idiota, mas que de alguma maneira faz sentido na história crua, fria, humanamente pessimista mais MUITO divertida de Juscelino Neto.

Essa leitura gerou ótimas risadas, com diálogos muito sinceros e cenas chocantes, trazendo a história de um fracassado que faria de tudo pra ser alguém no mundo - até perceber que fez merda.

Ótima leitura!

Jose 12/03/2023

Matadouro de Unicórnios é uma história em quadrinhos escrita e desenhada pelo brasileiro Juscelino Neco e publicado pela Editora Veneta.

Pra quem gosta de filmes de terror trash dos anos 80 e 90, viscerais e brutais, Matadouro de Unicórnios é uma ótima indicação. Quanto ao enredo, qualquer informação a mais que eu der pode virar um spoiler, então tentarei não ir longe demais. Acompanhamos o escritor Gonçalo, cuja carreira profissional não está indo lá aquelas coisas porque seus livros não estão vendendo. Por isso, André, o seu editor, o encaminha para ser ghost writer de um livro sobre um serial killer de mulheres, o maníaco do shopping, Lorival. Quem conseguiu as informações e detalhes dos assassinatos visitando o matador na prisão, foi Getúlio, um fissurado por crimes e, principalmente, serial killers.

Com essa configuração temos o enredo principal e os motores que fazem a história ir para a frente. Em meio a isso, conhecemos detalhes da vida dos personagens e entendemos seus caráteres, motivações e peculiaridades. E, é claro, com muitas mortes, vísceras e sangue ao longo das páginas. E aviso, se você não curte esse tipo de obra, tema e sanguinolência, esse quadrinho não é para você.

Com relação a editoração apenas um detalhe me incomodou, que é a capa. O título se mescla à arte já que estão com as mesmas cores, e no início é difícil distinguir o que está na capa, me peguei nas primeiras vezes antes de comprar tentando identificar o desenho da capa pela foto do quadrinho. De resto, não há o que reclamar, e até mesmo isso foi corrigido numa reimpressão, com uma capa nova (e linda). E há na quarta capa ótimas impressões que pessoas do mercado tiveram do quadrinho, como Laerte, Daniel Lopes e Wagner William.

Matadouro de Unicórnios é um quadrinho divertido, talvez não agrade todos os gostos e ele mesmo sabe disso, por isso se mantém firme na sua proposta. É um prato cheio pra quem goste de horror trash e é uma ótima história de como péssimas decisões podem mudar a vida de alguém drasticamente.

Ebanobe 18/04/2022

Um misto de sensações
Um quadrinho cheio de detalhes e emoções, para àqueles que não gostam de assassinatos, principalmente ilustrados, não é bom chegar perto dos unicórnios.
O que diabos passa na cabeça desse personagem, para transformar o que odeia em seu novo hábito? Curiosidades, surpresas e um final inesperado lhe espera...

Luan Rocha 31/12/2021

Matadouro de unicórnios
Depois de ler essa HQ penso como não é fácil para que um escritor alcance o sucesso. Em Matadouro de unicórnios conseguiu demostrar isso com o humor e terror de forma muito interessante e que sem dúvida vale a pena ser lido mais e mais vezes.

Senhor Aragorn 14/01/2021

Matadouro de Unicórnios
Matadouro de Unicórnios é o segundo título que leio da editora Veneta. O primeiro havia sido A Louca do Sagrado Coração, união de Jodorowsky e Moebius. Tal qual essa leitura desses grandes gênios, a obra de Juscelino Neco me deixou hipnotizado até o seu desfecho. Sua arte apesar de não ser extremamente agressiva, transmite uma atmosfera sinistra, casando muito bem com a narrativa. As atitudes do protagonista me levou a querer que ele se desse mal, porque ele faz coisas horríveis por motivos que para sua persona são justificados e levantaram sua vida profissional. É uma leitura muito fluida e instigante, com um desfecho muito bem feito. Todos que tiverem oportunidade de adquirir essa obra, dou o spoiler de que não irá se arrepender.

@quadrinsdobatera 07/01/2021

📚 "Matadouro de Unicórnios", por Juscelino Neco.
O quadrinho trata da vida de Gonçalo, um escritor que se encontra em crise devido a baixa comercialização de seus livros. Enxergando esse estado de decadência, seu editor, tendo conhecimento de que o artista está habituado a realizar trabalhos extra como ghost writer para conseguir algum dinheiro, lhe faz uma proposta bem incomum: o convida a trabalhar anonimamente na elaboração de uma biografia sobre um serial killer chamado Lorival, que ficou conhecido no território nacional pela alcunha de “o maníaco do shopping”. Sem ter nenhuma saída fora aceitar o ofício, Gonçalo adentra de imediato numa macabra sucessão de acontecimentos envolvendo pura carnificina e violência gratuita.

Juscelino Neco adota um frenético ritmo nonsense ao se utilizar da ironia para retratar as escolhas de vida do artista, a partir de uma representação trash e recheada de pitadas de humor ácido. O autor, além de ambientar muito bem um enredo de terror, casa a comédia de modo bastante assertivo, te arrancando risos daqueles que você sabe que são inadequados frente às condições morais de temperatura e pressão.

Considero esse um exemplo de obra que foge das fórmulas usuais de contar uma história, te deixando à espera de mais uma produção desse talentoso quadrinista paraibano.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinho #historiaemquadrinhos #leitura #livros #books #editoraveneta #bateria #drums #brasil

Para acompanhar esse e outros textos, cheguem lá pelo meu Instagram para conhecer: Quadrins do Batera (@quadrinsdobatera). Obrigado!

Renato Zanotte 24/11/2020

Você está pronto para buscar o que deseja?
Surpreso com esse gibi tão bom. Li em poucas horas, pois, queria saber logo o que aconteceria. Gonçalo é um escritor que deseja o sucesso. Ele tem uma ideia completamente absurda, depois de conhecer um serial killer. Sentindo-se seguro ele segue com seu plano, mas algo no meio do caminho da com que ele mude esse plano. Mas será mesmo o melhor caminho? Lembre-se sempre de fazer tudo muito bem feito... Em Matadouro de Unicórnios você vai encontrar muito sangue, mas também uma ótima história sobre alguém que atingir seus objetivos, sem se importar com mais nada.

Lucas Canabarro 24/01/2018

Impressionante é a palavra certa para descrever minha primeira opinião sobre esse quadrinho. Engraçado (de uma maneira bastante errada e suja, por sinal), instigante e muito bem construído narrativamente. Os diálogos são fluidos, e a dinâmica das cenas faz a história passar rápida e te prende durante a leitura. Não sou um entendedor de desenhos, mas o trabalho feito pelo Juscelino é excelente, conseguindo ser simplista nos momentos calmos e pesado e agressivo nos momentos exatos da trama. Vale muito a leitura.

Leonardo1263 25/07/2017

Não... Não espere pelos Unicórnios!
Regado a muito palavrão, sangue, violência e pornografia, Juscelino Neco talvez tenha emulado como pensaria de fato um serial killer, quais suas motivações, seus traumas, o que leva uma pessoa a matar outras aleatoriamente?
Por mais curta que seja a edição, Neco deixou bem claro o que queria passar em meio a balões e uma narrativa gráfica fenomenal. Um dos aspectos mais revoltantes da trama, fica por conta da escolha das vítimas. Desengadas, atraídas e mal tratadas são pouco a pouco eliminadas sem deixar rastro nem falta.
Mortes brutais, muito sangue e cenas que poucos quadrinhos tem a audácia e coragem de apresentar. Com um final surpreendente!!!

site: https://mundohype.com.br/review-matadouro-de-unicornios-de-jucelino-neco/

Cilmara Lopes 27/03/2017

Muito horror e humor!
Você se pega dando risada de algo que você sabe que não deveria ser engraçado, uma comédia de erros, como se fosse uma junção de "Fargo" com o pessimismo de Woody Allen!
Extremamente preciso nas referências de serial killers reais e ficcionais. Uma arte que expressa o trash, mórbido e inesperado.
Você ler e fala "Meoo, não acredito nisso que estou vendo", queria muito que estivesse só na mente do personagem igual em "American Psyho", mas não está...você ri do absurdo!
Vale muito à pena a leitura, é um deleite para quem curte uma história de horror e humor, feita de forma inteligente!

Literatura Policial 26/08/2016

Receita para fazer monstros
Se vivêssemos nos Estados Unidos e se o Comics Code ainda tivesse a força que teve por mais de meio século, “Matadouro de Unicórnios” (Ed. Veneta, 2016) não receberia o tal selinho, e seu autor – o sanguinário Juscelino Neco – estaria em maus lençóis. A HQ conta, sem economizar nos detalhes escabrosos, como um escritor frustrado se torna um assassino serial. Gonçalo Alcântara parece um sujeito comum, com uma vidinha bem ordinária e um futuro bastante incerto. Mas de repente, se vê cortando jugulares, esmigalhando ossos e arranjando formas seguras para se livrar dos restos de suas vítimas. Nessa jornada, vê a sanidade pelo retrovisor. Aperfeiçoa suas técnicas de abate, capricha no labirinto das mentiras e se dá ao luxo de enveredar pelo canibalismo. O desfecho é vigoroso e surpreendente.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: https://literaturapolicial.com/2016/08/19/matadouro-de-unicornios-de-juscelino-neco/

Tauami 11/07/2016

As vísceras da vida na tua cara!
Mais uma vez fui alvejado na cara pela qualidade nacional em termos de quadrinhos. Quando comecei a leitura de Matadouro de Unicórnios, achei que teria algo do mesmo nível de Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço, uma vez que ambos vieram das mãos geniais de Juscelino Neco. Mal sabia eu que estava lendo algo que se tornou obrigatório para qualquer um interessado em narrativas bem construídas e confrontos violentíssimos com a realidade.

A história conta as desventuras de Gonçalo, um escritor falido, recém-divorciado e em crise criativa, que recebe a proposta de ghostwriting. O trabalho é simples: Contar a vida de um serial killer necrófilo. O conflito da narrativa começa quando, em meio à leitura do material sobre o assassino, Gonçalo reflete sobre os rumos que sua vida tomou e nas consequências positivas que uma série de homicídios poderia ter em sua carreira.

O roteiro mostra um protagonista consistente. Logo nas primeiras cenas somos informados que ele não é alguém que fez as melhores escolhas do mundo, ainda que elas tenham sido corajosas. Gonçalo é um homem frustrado, que tentou de tudo na vida para alcançar aquilo que almejava, sem pensar muito em suas atitudes. A busca por um proposito, demonstrada genialmente em monólogos do personagem com ele mesmo, tudo justifica.

Uma existência pacata não pode ser aceita, não por Gonçalo. Tudo vale para se ir além do ordinário – desde consumir vodka por via anal até cometer brutais assassinatos.

Os traços crus que compõe as ilustrações, característica marcante do autor, dão aos momentos de gore proporções grotescas e às cenas de ação um realismo brutal.
Em algumas críticas que li sobre Matadouro de Unicórnios, percebi que constantemente os momentos cômicos de humor negro são postos como a característica mais chamativa dessa obra. Óbvio que esses momentos são significativos (a utilização de elementos da cultura pop como armamento em algumas cenas é impagável), entretanto não é aí que mora o brilhantismo desse trabalho.

Juscelino, como já havia feito em seu livro gráfico anterior, nos mostra um ser humano ordinário, vivendo em silencioso desespero, atrás de algo maior. O vazio existencial de Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço se perpetua. Em uma interpretação ousada, digo que Matadouro é o mundo e os Unicórnios são os nossos sonhos. Dizem que o grande problema de se lançar uma obra boa é a dificuldade de supera-la. Ainda que eu tenha achado que algumas relações pessoais não tenham sido completamente exploradas no decorrer da história, posso dizer que esse é um trabalho que foi MUITO além das minhas expectativas (que eram altas), superando seu antecessor e fazendo de mim um fã convicto de Juscelino Neco.

Com uma história inusitada e um dos subtextos mais interessantes que já vi, Matadouro de Unicórnios é, como eu disse, leitura obrigatória. Difícil mesmo vai ser superar esse segundo livro.

site: https://101horrormovies.com