O livro das coisas que nunca aconteceram

O livro das coisas que nunca aconteceram Ana Luiza Savioli

Resenhas - O livro das coisas que nunca aconteceram

1 | 2 | 3 | 4 | 5

laura 14/03/2021

de todas as histórias de amor que já li, a história do harry e do damon com certeza está no topo das mais lindas que já tive a chance de ler, de acompanhar, não sei se existe em toda literatura um cara tão apaixonado como damon knight, capaz de bagunçar linhas temporais e abrir fendas no tempo só para ficar com seu amor.
o livro em si é tão lindo, tão bem escrito, com personagens muito bem desenvolvidos, contém um plot twist de tirar o fôlego e o melhor de tudo: é uma obra brasileira! o fato de ser de uma autora brasileira só me deixa mais feliz, temos tantos autores bons no nosso país, DEEM VALOR AS OBRAS BRASILEIRAS!!!!
esse livro lindo está favoritado com 5 estrelas e definitivamente irei levá-lo para vida. foi uma aventura linda, uma montanha russa de emoções do ao fim, terminei o livro chorando mas feliz demais pela experiência linda que tive lendo.
Bia 01/05/2022minha estante
Concordo plenamente! É um dos meus livros favoritos há anos! Já o li várias vezes.

Alice 11/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito e muito surpreendente. É meu livro preferido faz muito tempo, acho a história muito interessante. Acho que aborda muitos assuntos importantes, e que fazem a gente pensar na vida e em como ela é curta para perder tempo por medo. Mostra como o amor é a coisa mais forte que alguém pode sentir. Simplesmente perfeito

colosssal 28/04/2023minha estante
por acaso, tem uma pegada tipo biblioteca da meia noite? por que se tiver, preciso ler urgentemente

Oliver70 24/07/2022

Perfeito, apenas
" Acima de tudo, saiba apenas que amor nenhum precisa de permissão. E não ignore O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram. ". Damon Knight

Livro bom, com um ótimo plot Twist apesar de eu já desconfiar, eu queria muito comprar ele físico mas tá muito caro. Se você procura romance + viagem no tempo + um personagem que faria tudo pelo seu amor, eu recomendo esse livro ?

8/10

Vanessa602 05/06/2021

Uma boa história não salva personagens ruins.
Eu queria ter gostado desse livro, queria ter amado e favoritado. Eu tava namorando ele por anos e não hesitei em comprar assim que pude, apesar de ter custado caro em relação ao que eu geralmente me permito gastar. Mas ele acabou sendo o perfeito exemplo do que acontece quando todos os elementos de uma narrativa estão presentes e são relativamente bem feitos, porém o mais importante deles é deixado de lado...

1) Personagens.
Meu problema inicial foi a dificuldade de diferenciá-los fisicamente. Por algum motivo, minha mente misturava todos aqueles nomes e rostos parecidos (aliás, naquele contexto, não fica claro o motivo da falta de diversidade étnica do ambiente). Mas quanto mais eu avançava na história, mais percebia que não era só a aparência deles que me confundia, era sua caracterização como um todo.

Veja bem, apesar do cast principal até ter um pequeno rastro de personalidade (menos o protagonista, mas vamos chegar lá), todos esses sintomas superficiais de personalidade acabam nunca evoluindo para, de fato, conhecermos aquelas pessoas. A autora pode até dar a eles cores de cabelo diferentes, manias (algumas irritantes… estou olhando para você, Matt), classe social, histórico familiar, estilo e hobbies, mas se isso é tudo que sabemos sobre os personagens, ainda não sabemos nada sobre eles.

O protagonista, Harry, é o melhor exemplo desse fenômeno. O garoto não existe, ele não foi terminado, parece até que não foi começado; é uma página em branco protagonizando 400 páginas de história. Ele não apresenta qualquer motivação - o que faz com que o enredo e os outros personagens secundários o arrastem para todos os cantos -; não tem traços de personalidade bem definidos; cai no estereótipo datado do Escolhido (o protagonista sem sal que por algum motivo é o motivo de todo mundo) e, pior de tudo, não tem conflito interno, portanto também não tem um arco e não sofre alterações de crença interna. Eu esperei e esperei e esperei para ver se em algum momento eu iria finalmente compreender os desejos e os medos de Harry, mas, mesmo quando somos apresentados a um fato importante relacionado a sua família, em momento algum fica claro como esse fato está atrelado a construção de sua psique e como afeta sua tomada de decisões atuais. Harry Darwin podia ser qualquer pessoa e nada na história mudaria. Na verdade, quanto mais tempo de cena era dado a certo personagem, menos esse personagem tinha a oferecer. Talvez seja por isso que, de modo semelhante, os personagens mais interessantes da história eram aqueles que menos apareciam. Sério, os protagonistas aqui deveriam ser o Dalton e o David, porque o Harry e o Matt não servem nem pra pano de fundo de cena de multidão.

2) Relacionamentos e intimidade.
Não surpreende ninguém que personagens medíocres raramente formam relacionamentos interessantes. E aqui não é diferente. O casal principal é mais do que apenas um produto do resultado de personagens superficiais, é o produto da incapacidade de escrever uma evolução de intimidade.
Quando comecei a ler o livro (e até chegar a uns 85%) eu podia jurar que essa história era uma aventura fantástica com enredo principal nos acontecimentos da trama, e, por esse motivo, a falta de desenvolvimento do casal principal não podia ser julgado em comparação a um romance romântico, onde o casal é, por natureza, a trama em si. Porém, quando a história descarrilou para um romance total, dramático e épico… simplesmente não havia base para o relacionamento deles, já que tudo que os pombinhos fizeram o livro todo foi atender aos pedidos da tal trama fantástica.

Escrever a evolução de um relacionamento é escrever a evolução da intimidade das pessoas dentro dele. E essa se dá em passos lentos, é uma subida de degraus irregulares. Aqui o casal principal foi de desconhecidos para “eu morreria por você” de uma maneira extremamente artificial, superficial e apressada, apesar da história ter tido muito tempo e oportunidade para fazer isso (várias vezes eles se veem sozinhos um com o outro e tem chance de se conhecer melhor).

Em parte, culpo a prosa, que nunca se aprofunda nos detalhes, nos olhares, nos sentimentos de nenhum deles conforme o tempo passa. Ou seja, apesar de eles terem tido seus momentos, esses momentos, que deveriam elevar sua aproximação, são descritos com a mesma quantidade de especificidade que qualquer outro evento na história. Descobrimos que os pombinhos se amam apenas porque eles dizem isso um para o outro, mas o amor acaba aí. Esse tal amor nunca se traduz no cuidado, no toque, na progressão das descrições que eles usam na hora de pensar um no outro, nas palavras que escolhem dizer, no ritmo de suas conversas, que nunca se torna romântico ou doce ou brincalhão. Não há atração, não há química, eles não flertam, não se notam, não demonstram interesse e curiosidade na vida e complexidade emocional um do outro, mas, de alguma forma, se amam perdidamente?? Além de que, sério, eu adoro ler um romance jovem sobre primeira paixão e os sentimentos relacionados a ela, mas uma “História de Amor Verdadeira e Eterno”, com declarações e sacrifícios entre duas crianças de 15 anos? Autores modernos… menos, beeem menos.

Mas é uma pena, de verdade, porque se ao menos essas crianças fossem bem construídas, com anseios, medos e conflitos internos, isso tudo poderia ser relevado, até porque, como eu disse, a premissa da história é muito tocante e emocionante. Ou melhor... seria, se uma premissa criativa, execução boa e trama fechada salvasse uma história com personagens medíocres. Na minha opinião, não salva. Eu troco toda construção de mundo por personagens memoráveis e relacionamentos coerentes.

3) Outros detalhes que me incomodaram:
* No final do livro, a história abandona o uso de cenas como ferramenta narrativa e vira um relato descarado. Já estava difícil me conectar com as ações dos personagens, mas quando a narração desiste de vez de “mostrar”, o negócio vira um show de horrores de “contar”. (“Harry era um bom filho”, “A amizade dos dois se desenvolveu naturalmente, rápida, simples e harmoniosa. Era fácil serem amigos”, “Damon parecia uma boa pessoa”). Admiro os leitores que conseguem imaginar uma boa pessoa concreta sem saber as coisas boas concretas que ela fez, que consegue criar uma amizade natural do zero em sua cabeça sem ver uma amizade natural acontecendo na página. Eu posso até aceitar que essas coisas aconteceram, mas não consigo acreditar na honestidade das palavras se elas existem no vácuo, sem uma cena as ancorando a realidade.

* As personagens femininas só existem para servir ao enredo e são tão vazias quanto o resto do cast masculino, então nem sei se posso julgar esse padrão, que aparentemente se aplica tanto a homens quanto a mulheres. Porém não gostei de ver que elas só servem para possível interesse romântico, e assim que essa utilidade é descartada, elas são também.

* Achei a violência e o tom dos conteúdos sérios abordados no livro bastante superficial. Há varias menções e descrições de agressão, tortura, abuso e fiquei sentindo que elas só apareciam para temperar o conflito principal quando este estava meio parado e morno.

Enfim, o livro não funcionou comigo, mas se você gosta de ler sobre adolescentes dramáticos e sem personalidade com seus relacionamentos instantâneos chatos e amores eternos infantis sendo forçadamente colocados no centro do universo, esse livro pode agradar.

thalita batista 08/06/2023

"vocês se conhecem e se amam, em qualquer versão do tempo."
Eu não estou exagerando quando falo que esse foi o melhor livro da minha vida.

Damon Knight amou tanto Harry Darwin que foi capaz de alterar o tempo e linhas temporais por seu amado. "o livro das coisas que nunca aconteceram" é a história de amor mais linda, delicada e profunda que você vai ter o prazer de ler.

a história começa com Harry se afogando no lago da escola onde estuda no dia em que deveria morrer, mas nesta realidade ele é salvo por Damon, que logo em seguida comete suicídio. esse começo já me chamou muita a atenção o que só melhora, depois que Harry conhece Matthew, irmão mais novo de Damon - o qual o culpa pela morte de seu irmão, e que tem o poder de viajar no tempo, entre as dimensões.
no decorrer do livro os dois acabam se aproximando e se tornando melhores amigos enquanto Harry procura entender o mistério do dia de sua não-morte e do porquê um completo desconhecido como Damon deu sua vida para salva-lo.

o livro é brilhante. repleto de teorias que nos faz pensar e nos mostra como somos pequenos e insignificantes em relação ao tempo e as grandezas do universo. a escrita da autora é linda e muita fácil de entender, ela consegue trazer harmonia e coesão em todas as frases. a contrução e o desenvolvimento dos personagens e do universo são perfeitas e me deixou presa nesse livro ao ponto de me fazer ler mais de 50% dele de uma vez só, eu não conseguia largar o livro.

o plot twist final é de surpreender! eu tinha deduzido uma parte dele fazendo a teoria mais maluca que meu cérebro já pensou, eu não achei que poderia ser realmente isso, mas como diziam "eliminando todas as possibilidades, a que sobra, por mais improvável que seja, é a correta" e foi muito surpreendente a verdade por trás de tudo.

terminei de ler literalmente chorando aos prantos e com a certeza de que esse livro vai ser sempre um dos meus favoritos. todos deveriam ler essa obra de arte nacional e conhecer a história de amor mais linda que o tempo já criou.!
kataninha_ 22/06/2023minha estante
Que linda a sua resenha. Esse é o meu livro favorito, e eu fico muito feliz quando vejo pessoas que foram atingidas pela estória da mesma forma que eu.
(Essa menção do Sherlock Holmes, é de Moriarty? Kkk)

Luvale 29/08/2023

Que livro incrível
Eu amo e consumo muitas histórias com viagens no tempo e universos paralelos e mesmo assim essa conseguiu me surpreender e me emocionar do início ao fim.

Acompanhamos Harry Darwin que estava se afogando em um lago e foi salvo por um completo desconhecido e só descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado no dia seguinte. Perguntas então precisam ser respondidas. Por que Damon Knight o salvou, quais mistérios envolvem sua família, quem é o irmão mais novo de Damon que acabou de se mudar para o internato em que estuda e por que ele o odeia. Ao tentar entender o que aconteceu, Harry se vê envolvido em viagens temporais e na missão de salvar sua realidade e impedir o fim do tempo.

O livro tem uma atmosfera melancólica e triste, que já contribui pra imersão na história, que é muito introspectiva. A narrativa é muito bem conduzida, deixando o tempo todo a sensação de que alguma coisa está mal errada e não dá nenhuma resposta até quase o fim.

Eu consegui prever algumas camadas do final e o centro de todo os problemas, o livro deixa bastante pistas quanto a isso, porém nada me preparou para o final e tive que ler algumas vezes para ver se compreendi o loop temporal. Tudo foi muito bem amarrado e a autora criou uma história de amor incrível, cheia de profundidade e que, apesar do plano de fundo fantástico e com viagens no tempo, foi muito real e impactante, abordando questões de sexualidade, aceitação, família, saúde mental e preconceito.

" Acima de tudo, saiba apenas que amor nenhum precisa de permissão."

A escrita é fenomenal, um livro nacional extremamente bem construído, desde a ambientação, personagens tridimensionais e envolvente até a parte ficção científica, onde mesmo sendo um assunto meio difícil de compreender as vezes, fez com que a viagem no tempo e os conceitos ficassem bem fáceis de acompanhar. Uma das histórias de fantasia mais interessantes e envolventes que eu já li, recomendadíssimo.

Cecilia261 08/09/2021

O livro das coisas que nunca aconteceram
Aqui vai minha melhor tentativa de escrever uma resenha à altura do que esse livro me faz sentir. Essa é a quinta vez que eu leio esse livro, mas é só a primeira vez que escrevo uma resenha para ele. Porque sai muitos sentimentos e é extremamente bem escrito.
Toda vez que eu leio esse livro, eu sinto meu coração ser quebrado.
Não existe amor mais puro do que o de Damon, não existe ninguém mais bondoso que o Harry.
Esse, caso não esteja claro, é meu lucro favorito. Viagem foi tempo, aventura, romance, filosofia, vivência LGBT, monstros, lutas, guerra, ensino médio, internato e esportes. Parece coisa demais pra se abordar em um único livro, mas não é. Não, Ana Luiza Savioli conseguiu balancear tudo de uma forma bem natural, divertida, e emocionante.
Eu choro sempre que chego no final, e, sinceramente, ninguém está surpreso com o fato de eu chorar com ele, nesse ponto.
Me entristece que a Hoo e a Companhia das Letras não valorizam e investem mais nesse livro, afinal, ele é um dos que mais me emocionou até hoje. Eu sempre o recomendo, apesar de não ser nem mais possível encontrá-lo na Estante Virtual, de tão poucas cópias encontradas.
De qualquer forma, é uma leitura rápida e surpreendente leve
Eu sempre consigo o terminar em menos de 24 horas, e sempre me deixa pensativa por bastante tempo.
Enfim, chorei igual uma desgraçada.

Mia 14/03/2020

não, não é ficção científica, é amor!
chorei por dez minutos no capítulo 30 e não parei de chorar no restante mesmo toda confusa. e eu não consigo parar de pensar nesse livro. a vontade que eu tive assim que eu terminei ele foi abrir e recomeçar.

é lindo, simplesmente lindo.

eu gosto de viagens no tempo por mais confusa que eu fique com as idas e vindas, e toda a coisa de realidades. é algo que me atraí e ter isso entrelaçado a um romance, foi encantador.
e com esse livro eu não consegui nem pensar nas confusões, só conseguia ficar aflita com tudo o que estava acontecendo e querendo entender a relação do Damon com o Harry. eu tinha entendido uma parte, pelo menos o motivo que levou o Damon a fazer o que fez, acho que não é segredo, a resposta tá bem no começo, mas ainda assim o livro conseguiu me surpreender ao ponto que eu tive que parar pra absorver a informação. e eu não sei se me sinto triste por ter sido enganada em relação ao Matthew.

eu me sentia confusa por gostar e torcer tanto pelo Matthew ao mesmo tempo que me sentia triste ao ponto de fechar o livro e querer chorar por causa do Damon, então a revelação final me deixou confusa emocionalmente, mas fez sentido. e fez sentido todo o resto. Damon amava tanto o Harry que não suportava vê-lo sofrer e bagunçou toda a linha temporal por isso. e isso amigo, é a coisa mais linda que eu já li.
David 17/11/2020minha estante
Também tive vontade de começar de novo assim que fechei o livro, simplesmente incrível. Pena que não é conhecido.

Nayra 11/05/2023

Eu não sei nem definir direito o que foi esse livro.

É uma leitura fluida, bem interessante.
A autora "brinca" com o conceito de tempo, apresentando um mundo bem curioso...

O relacionamento entre Harry e Damon é muito legal de ver.
A história é carregada de emoções diferentes, teorias e mais teorias.

Uma leitura recomendada.

" 'Em segundo lugar, eu sentia sua falta antes de ter te conhecido' disse, se aproximando. Colocou os braços ao redor de Harry, que imediatamente desabou, chorando, em seus braços 'O que eu faria sem você?' "

Day 16/05/2021

Livros que me fazem ser leitora
Li esse livro pela primeira vez em 2016, me apaixonei e devorei a história em poucos dias. Foi um sentimento tão novo pra mim com um livro que li correndo e, após 5 anos, já não me lembrava de quase nada (só do plot final), mas continuava pensando que era um favorito. Então decidi reler.
Todos os sentimentos que tive com 17 anos tive agora, aos 22. Esse é aquele livro que você termina e fica "é por isso que eu amo ler". Uma história que traz emoções, amor, empatia, surpresa e tudo mais.
Gostaria MUITO que alguma editora voltasse a publicá-lo, pra mais pessoas terem contato com a história incrível e muito bem escrita da autora. Caso quem esteja lendo a resenha tenha a oportunidade de conhecer Harry Darwin (e se encantar por ele), saiba que há, sim, vários erros de edição, como palavras faltando letras ou escritas de forma errada. Mas O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram supera todas as reclamações técnicas. Simplesmente leia.

Moonbooks09 23/12/2023

Maravilhoso
Sabe aquele livro que você não dá nada e entrega tudo? Esse livro é exatamente isso. Me surpreendeu muito. Foi uma experiência incrível. Li muito rápido pro meu ritmo de leitura. No começo não dei muito bola mas depois que começou as viagens no tempo me prendeu demais. Torci tanto por eles. Queria muito que tivesse um filme desse livro ia ser incrível.

Francieli 23/04/2023

Esse é provavelmente uns dos melhores livros que já li, os personagens são incríveis, a história é singular e tudo é muito bem feito, amei de mais.

Laaaahhhh 03/01/2023

primeiro livro de 2023 e é um favoritado
precisamos urgentemente falar desse livro aqui. COMO NÃO ESTÃO PANFLETANDO???? o livro tem um desenvolvimento maravilhoso, é lgbt, tem um plot de cair o queixo e além de tudo É NACIONAL!!!!!! maravilhoso!!! 5 estrelas e favoritado! não poderia começar melhor o meu ano!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5