Aos Olhos de Zoe

Resenhas - Aos Olhos de Zoe

1 | 2 | 3 | 4

Priscila 06/06/2016

Emocionante
Não vai ser fácil descrever o quão envolvente e emocionante foi a leitura de Aos Olhos de Zoe. A história gira em torno de algo pouco abordado nos romances: como a visão de um animal de estimação; Entretanto, indo muito além da previsibilidade que envolve tal assunto, a autora criou uma história rica em emoção, superação e, principalmente, reflexão.
Ai você se pega sem palavras pra descrever a leitura.... Entrando em ressaca literária.digerindo todas as emoções, só quem ler Aos Olhos de Zoe, e ama animais vai entender o que estou falando, parabéns Camila Pelegrini, tive a honra de conhece-lá pessoalmente em encontros literários, mas esta é a primeira obra sua que leio... E me apaixonei por sua escrita, me apaixonei pelos personagens especialmente Zoe e Alegra, aqui em casa eu e meus filhos costumamos interpretar o nossos cachorros e muitas cenas do livro descrevem nossos pensamentos sobre a visão deles sobre nós.
Não estava preparada para a avalanche de emoções criada pela autora Camila Pelegrini. Nunca tinha lido algo assim: com uma protagonista diferente.
"Você não vai desistir dela vai? - Perguntou, apontando para mim.
- Eu desistiria, mas sabe o que dizem: o que se faz no Ano Novo permanece pelo ano todo - respondeu ela sorrindo. - Bem vinda Zoe."
Zoe uma cadelinha que foi salva do abandono por Melissa, e Zoe narra esta incrível jornada que começa com as festas de final de ano, relatando sua visão sobre sua nova família e tudo que os cerca.
Melissa uma jovem artista com um futuro promissor com suas obras, mas que passa por uma grande decepção com o marido, e tem que aprender a amar e confiar novamente.
Lucca, com escolhas nada bem feitas, tem sua vida virada de ponta cabeça apos iniciar em seu novo emprego e se envolver com uma amiga de trabalho.
"O que é estar apaixonado? - Seus olhos verdes brilhavam de curiosidade, e ela largou o lápis-de-cor sobre o chão.
- Essa é uma pergunta difícil, filha - respondeu rindo - Não tenho certeza se me lembro da definição."
Gabriel, um professor do ensino fundamental, cativante, ficou viúvo recentemente e tem que lidar com as emoções para criar sua pequena filha Alegra de 5 anos.
Alegra, uma garotinha muito esperta e com uma sensibilidade incrível, criança como toda criança deve ser... cheia de vida e energia, que cedo teve que lidar com a perda superando e vivendo um dia apos o outro sem deixar de amar e demostrar isso a todos que a rodeiam.
Nica, cachorrinha de Gabriel e Alegra que faz parte desta estoria narrando acontecimentos da vida de seus donos.
"...Queria pular em seu colo e tirar sua mente daquela cena. Queria sentir a dor em seu lugar. Queria lamber as suas lagrimas e eliminar qualquer resquício de tristeza que estivesse sentindo."

Zoe e Nica são as cachorrinhas mais fofas que se pode conhecer, aqui elas vão nos contar em detalhes ou quase todos que elas puderem a tragediaria de seus donos Melissa e Gabriel, nos mostrando desde o inicio como eles se conheceram e as circunstancias de tal fato, elas nos encantam com o amor doado a seus donos e as emoções que sentem com o dia a dia de Melissa e Gabriel, descrevem também suas próprias peripécias, coisas que quem tem um animalzinho em casa deve fazer ideia do que falo, kkkk nunca fazem nada por querer; sera? e também mostra para nós todo amor e cuidado que dedicam a nós humanos.
Em toda trama veremos outros personagens que completam esta historia, como: Augusto e Silvia pais de Melissa e Felipe um grande amigo e confidente, todos descritos com esmero e carinho deixando a narrativa perfeita em todos os sentidos.
A leitura foi impactante, romântica, emocionante . Eis um livro que deixou meu coração apertado, que me arrancou lágrimas, e que entrou para a minha lista de leituras preferidas.
Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar. Cães dão aos seus companheiros humanos o amor incondicional e estão sempre lá, com um abanar da cauda incentivando quando eles precisam. O cão é realmente um animal muito especial.
E que criança é essa... Camila a Alegra é linda.... Quem te inspirou pra fazer ela.... Pois ela é perfeita nunca vi um livro de personagem infantil que descreve certinho como é uma criança em todos os sentidos
"A razão de eu amar tanto o meu cachorro é por que quando chego em casa ele é o unico no mundo que me trata como se eu fosse Os Beatles'. "
O livro tem um total de 394 páginas, divididas em 60 capítulos mais epílogo. Os capítulos são bem curtinhos o que deixa a leitura muito fluida e rápida
A diagramação desse livro está escandalosamente linda! A capa está maravilhosa e digna de aplausos, e o interior do livro está ainda mais lindo, com esses detalhes fofos em todo início de capítulo. A fonte tem um tamanho agradável para leitura e as margens e espaçamentos também. As páginas são amareladas
Amei o livro do início ao fim. Comovi-me e aprendi muito com essa história. Agora quero ler mais e mais livros escritos pela Camila.
Bom é isso.... Ah não posso deixar de agradecer a Lilian Vaccaro da Editora Coerência pela parceria e pelo lindo trabalho que vem fazendo

site: www.leituraecia.com.br
camila.pelegrin 08/06/2016minha estante
Resenha mais linda!!!!

NanaAntonia 19/02/2024

Me apaixonei nessa história, a forma que ela é contada, pela visão da Zoe, mostra como nossos animais nos enxergam e entendem nossa realidade. E realmente humanos complicam a situação, uma leitura leve e divertida, mas com uma pitada de drama tanto no início quanto no final.

Aline Natália 12/09/2016

Aos Olhos de Zoe - Camila Pelegrini
"Embora eu ame Mel e muitos outros adultos, não consigo evitar ter um carinho especial por crianças. Isso porque é nelas que encontro palavras espontâneas, críticas sem maldade, alegria contagiante e coração puro. Se existisse um fórmula para pessoas perfeitas, esses seriam os ingredientes, e bem… O resultado seriam pessoas sempre crianças. Ou ao menos adultos com sua essência."

Narrado pelo ponto de vista de Zoe, e alguns capítulos pelo olhar de Nica, uma cachorrinha não muito simpática que terá a vida entrelaçada com a da nossa amiga canina, o livro é de uma simplicidade, uma pureza de sentimentos que é impossível não se render logo nas primeiras palavras.

Uma história de amor, contada por um serumaninho que não sabe amar pela metade, Zoe é uma personagem encantadora, a maneira despretensiosa com que sua vida é narrada somado aos profundos momentos reflexivos emociona o leitor.

Os personagens humanos da história também ganharam meu coração, temos a Melissa, Lucca, Gabriel e Alegra (essa menina é doce e faz jus ao seu nome). Toda a trama foi muito bem elaborada, conseguiu mesclar momentos alegres, tensos e por vez alguns tristes.

É o tipo de livro que você termina já pensando em reler, durante a leitura fui marcando meus quotes preferidos e ao termino, para minha surpresa tinha 36 marcações. Gostaria de trazer todas para vocês mas também não quero estragar a experiência de cada um com a história.

Então só posso falar para você ler, corra agora adquirir seu exemplar, não perca nem mais um minuto, se apaixone por Zoe assim como me apaixonei.

"Estranha mania que tem o ser humano. Sei que é uma dádiva o fato de poderem eles comunicar-se assim tão facilmente, mas às vezes sinto que abusam dela. Estão tão acostumados a falar, que se esquecem de que as palavras têm valor. Acho, em minha Humilde opinião canina, que deveriam Escutar mais, falar menos e prometer menos ainda."

💕 Momento Potterhead 💕

"Eu já te disse e repito: não tem nada no mundo que não faria por você. Mas preciso que você acredite em mim, preciso que me deixe te provar o quanto quero cada pedaço seu. Me deixa te ajudar a ver o quanto é incrível o que nós temos. Me deixa ser seu 'Expecto Patronum'."
_____________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2016/09/livro-aos-olhos-de-zoe.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 08/02/2017

Aos Olhos de Zoe Camila Pelegrini
Essa estória foi sendo construído a partir do momento em que a autora Camila Pelegrini sentiu a necessidade de apresentar para o leitor o quanto podemos aprender com os nossos amiguinhos peludos de quatro patas, o quanto eles transpiram amor e doam gratidão e amizade e que a partir daí podemos aprender o mais puro sentimento doado por um ser tão doce e verdadeiro e que só tem um pedido: “Me ame e deixe-se ser amado”.

Então, vamos mergulhar e transbordar no amor e na sabedoria dessa astuta cadelinha. Estejam todos convidados a se curvar diante de tanta leveza e delicadeza.
“Vamos abrir as portas, Zoe”? Venham todos para ouvir e atentar para cada passo dessa linda trajetória de amor!

Era véspera de ano novo quando Melissa viu na escadaria de um supermercado, aquela cadelinha frágil e desamparada. Sozinha. Melissa, ou melhor, Mel preocupou-se, pois os fogos de artificio que logo viriam para todos anunciar o começo de um novo ano iriam assustar e traumatizar aquele pequenino animalzinho, tão frágil e lançado à própria sorte.
Aproximou-se e começou a fazer contato com a cadelinha tentando leva-la para casa, a fim de tira-la daquele lugar.
A cadelinha ficou com medo, mas os encantos de Mel a conquistaram e ela se deixou levar, sem saber ao certo para onde iria.
Fazia menos de 1 ano que Mel estava casada com Lucca e esse seria o primeiro inicio de ano que eles passariam casados. Ao apresentar a cadelinha ao seu marido, informou que eles teriam mais um membro na família e essa seria Zoe!

Venha conhecer a resenha na integra é só visitar o blog.

site: http://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2017/02/08/Aos-Olhos-de-Zoe

Nati 28/01/2017

Você irá transbordar de tanto amor!
Aos olhos de Zoe é uma leitura fluida, dessas que todos que lerem dirão ser uma leitura rápida, mas vou garantir uma coisa: você não vai querer ler rápido. De modo algum! Você, assim como eu, vai querer saborear cada página, curtir cada parte da história.
Foi isso que aconteceu quando estava lendo essa história com uma narradora canina mais que fofa. Dizer que a Camila deu um show é pouco, ela criou uma história bela em essência, que transpira amor, esperança e doçura.
Um livro que nos faz querer ser melhor e nos faz enxergar pelos olhos de um serzinho que só ver o essencial para a felicidade e que não sabe ser egoísta, nem rancorosa, isso faz-nos ver coisas que antes não enxergamos, ou nos recusamos a ver.
Vou guardar Zoe para sempre, bem como Melissa, Gabriel e, claro, Alegra, essa menina encantadora e inteligente, que nos mostra porque nunca devemos perder a pureza e o otimismo das crianças.
Dizer que amo é pouco, é um livro que não cansarei de recomendar, um livro que no primeiro capítulo já tinha me conquistado.
O livro tem duas versões, física e recentemente ganhou a versão digital na amazon, a versão física é de uma diagramação muito linda, divididas em partes e com cada parte da história começando com um citação que nos remete a esse amor aos animais. O livro é narrado em primeira pessoa pela Zoe, que vai contando o que acompanha da vida de sua incrível amiga Melissa e de todos que vai entrando em sua vida. O livro é cheio de quots maravilhosos e meu livro acabou cheio de post-its no final da leitura marcado as minhas citações preferidas.
"Talvez, somente talvez não sejam os atos de inspirar e expirar que nos mantenha em pé, mas sim o que acontece entre eles. Talvez a respiração seja necessária para que não morramos, mas o riso.. O riso talvez seja imprescindível para que, além disso, possa-se viver de fato".

"Se minha vida é a obra de arte que tanto amo e valorizo, são meu amigos os pincéis e a tinta".

E por fim, só quero dizer que esse belo trabalho me fez transbordar de todos os bons sentimentos e espero continuar transbordando todos os dias da minha vida!
Érico 28/01/2017minha estante
Gostei da resenha,deu até vontade de ler também ;)

Nati 30/01/2017minha estante
Se você ler não vai se arrepender Érico. É um livro lindo e delicado, uma leitura deliciosa.

Nanáh Zoti 27/01/2017

SEGURA ESSA DOSE GIGANTESCA DE FOFURA AÍ!
Sinopse-
O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história?
Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente.
Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita.
É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.
Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos olhos de Zoe".

Meu contato com o livro aconteceu depois que li, Sombras do Medo, fui selecionada, junto com outros blogueiros, para resenhar o novo livro dela, que tinha sido lançado pela editora coerência, uma semana antes. Sinceramente, fui surpreendida pela seleção, já que a primeira história que li dela, não tinha me agradado, e coloquei isso na resenha que fiz. Já tinha lido a sinopse, mas por ter me decepcionado com o livro de fantasia de distópica da escritora, meu interesse diminuiu drasticamente.

Depois de ter sido selecionada, paguei o frete, e o livro chegou na minha humilde residência. E Antes de começar..... Que Capa é Essa?! É linda, e não me surpreende o fato dela ter sido feita por nada mais, nada menos que Marina Ávila. Dica para escritores: Invistam em uma capa decente, elas chamam a atenção dos leitores, impulsionam as vendas e embelezam estantes de todo o mundo. A capa é a porta de entrada da sua história, a roupa que uma mãe coloca no seu filho, antes de ir visitar a sogra. Ou seja.... Importante pra Caralho.

A diagramação é fantástica, e mesmo tendo pouquíssimos erros de revisão, o enredo compensa em peso, fazendo até o leitor mais atento, não ligar para os erros mínimos que pode notar pelo caminho.

O enredo começa com o relato da Zoe, em uma noite de ano novo, quando ela é resgatada por Melissa. Sim, meus caros, o livro é narrado por uma cadelo fofa e serelepe. Explosão de originalidade bem aí. Mas já vimos isso, em Sombras do Medo, por isso mesmo assim, estava cética e com um pé atrás em relação a nova história.

Felizmente, a cada página, o receio foi sumindo, dando lugar a empolgação por estar lendo algo tão delicado e reflexivo. Ai Meu Deus, Nanáh! Estamos falando de um livro de auto-ajuda, vestido de ficção?? Não! Estamos falando de uma escritora que colocou questões do nosso dia a dia, de uma forma tão leve e descontraída, dentro de uma ficção.

Mesmo sendo a vida de Melissa narrada no decorrer do livro, nenhum personagem no livro chegou ao ponto de complexidade que a escritora colocou na Zoe, uma simples cachorrinha. O desenrolar da história aconteceu de uma forma tão fluída, que eu fiquei besta de ver como cheguei ao final do livro, em apenas dois dias.

Sobre o final, resguardo-me do direito de comentar. Não chorei, mas seria impossível não ter tido pelo menos um aperto no coração por esse final. Faltou sentimentalismo, Nanáh? Claro que não! Mas estamos falando de alguém completamente vacinada contra finais traumáticos, por ter lido em demasia, Nicholas Sparks.

Porque não saiu resenha antes, então?? Porque eu estou escrevendo dois livros e revisando um! Tenham paciência comigo. 😂😂😂

De qualquer forma, me sinto extremamente feliz por ter tido a oportunidade de ler o segundo livro da escritora, e dou uma dica para quem leu Sombras do Medo, e assim como eu, não gostou.

Deem uma chance para a senhorita Pelegrine, porque Aos Olhos de Zoe é um livro que apresenta uma faceta completamente nova e bem bacana da escritora.

Para aqueles que quiserem uma provinha de como é o livro, o wattpad, está com capítulos de degustação. Wattpad- Degustação
A versão física do livro, está disponível nas maiores livrarias do país.

E para finalizar, eu recomendo Aos Olhos de Zoe.

site: http://nanahzotirecomenda.blogspot.com.br/

Nathália Bastos 15/01/2017

Lindo, reflexivo e surpreendente
Hoje trago a vocês a resenha desse livro da minha parceira Camila Pelegrini, no qual se tornou uma das minhas autoras preferidas. Quero dizer a vocês que faz tempo que um livro me emociona tanto quanto esse me emocionou, me deixando com ressaca, me arrancou lágrimas, mas também me arrancou sorrisos. Esse livro tem uma sensibilidade tão linda, com uma essência única que só Camila poderia trazer. Esse livro não é só para mostrar o romance que todos sonham, é para mostrar que existe amor, mas existe também a maldade, a inocência, a esperança, mas tudo isso é mostrado aos olhos de uma cadelinha que é nada mais do que a mais pura inocência e amor. Quando eu digo que assim que você terminar de ler essa resenha, entenderá o que digo, pois esse é um livro que te fará refletir sobre nossas ações com seres humanos e com os animais.

A história vai além de uma história de amor, é sobre o amor entre animais e o poder que ele exerce em nós humanos, essa é a história da Zoe, uma cadelinha que foi resgatada ainda pequenina na noite ano novo pela Melissa, uma mulher além de ser caridosa é também amante de animais. Relatado pelo ponto de vista da Zoe, onde ela nos conta sobre tudo, sobre como é agora sua vida desde que foi resgatada, relata sobre o relacionamento de Melissa e Lucca. Zoe conta tudo, mas uma maneira doce e sensível.

Melissa é artista plástica, sempre alegre e sorridente, enquanto Lucca, seu marido, é um advogado ambicioso que não se contenta com menos que possui. Zoe relata a relação deles com ela, enquanto Mel a trata com uma filha, Lucca é daqueles cheio de frescuras que impõe limite a tudo, ela ainda conta o sente com cada um deles. Em meio a tudo isso, Zoe presenteia dos melhores aos piores momentos do relacionamento do casal, enquanto Mel se esforça para ser compreensiva e dar o seu melhor para papel de esposa e impressionar Lucca, ele acaba a deixando de lado, sem dar ao menos um pouco de atenção, fazendo com que Mel se sinta decepcionado ou até mesmo mal-humorado e triste.

"Assim, aprendi essa lição cedo e, por isso, todos os meses quando tenho a impressão que uma gêmea especialmente mal-humorada de Melissa ocupa seu lugar nessa casa, limito-me a oferecer o que ela precisa e que esta ao meu alcance: uma companhia compreensiva, embora não compreenda." cap. 17, pag. 112.

Mas nem tudo esta perdido, pois sempre tem a possibilidade de tudo melhorar né. Até que um dia conhecemos Gabriel, um cara simpático, que também é artista plástico, entra de modo inesperado na vida de Melissa. Gabriel, pelos olhos da Zoe, é comparado ao um anjo (e que anjo viu kk), ele possui uma filha, Alegra, no qual a cria sozinha desde o falecimento de sua esposa. Alegra, acho que o nome faz jus a garotinha, pois essa emana uma energia tão linda, alegre e pura.

Esse dois personagens são como uma calmaria depois que se passa uma tempestade, Gabriel se tornou meu personagem favorito, ele tão compreensivo, tão amigo, calmo que chega a nos impressionar, até mesmo com a forma que ele cuida de sua filha Alegra quando essa sente a falta da mãe.

E Zoe, ah, ela é aquela cadelinha que por mais que seja puro amor, ela também apronta e muito, em diversas vezes identifiquei algumas cena no qual Zoe rasga alguma coisa ou até mesmo pega algumas coisas, só quem tem bichinhos em casa vão saber o que estou falando kkk, cachorro é fogo, sei disso porque aqui em casa tem 4 pestinhas kkk

Agora é sério gente, a Zoe tem muito a nos ensinar, Camila realmente me surpreendeu com essa história, e seu final, ah, só posso dizer é um final pra lá de emocionante, o resto você terá que descobri sozinha. Eu amei esse livro, demais mesmo que assim que terminei a leitura já fui indicando ele e fiz amigos comprarem para ler, e é o que vocês mais verão eu fazer, porque quando eu gosto mesmo, eu indico até a pessoa comprar e ler.

Já perceberam como a capa é linda né, a diagramação é mais linda ainda, possui letras maiores, o que mais gostei, pois facilita a leitura e torna ela mais rápida, em alguns capítulos vemos a cadelinha Nica, que pertence a Alegra narrar pelo ponto de vista dela, e algumas páginas vemos algumas ilustrações lindas, e a escrita da Camila é perfeita, ela escreve tão bem, até mesmo poético, colocando vida nos personagem de um jeito único e essencial, tornando a leitura leve e gostosa.

Ah, quero ressaltar um ponto importante, Camila mostra nesse livro a importância da adoção de animais, a luta contra o abandono animal, é essa a intenção dela com esse livro, mostrar os sentimentos caninos para nós e percebermos que eles também merecem um lar.

Espero que tenham gostado da resenha, confesso que foi difícil conseguir palavras para me expressar o quanto esse livro mexeu comigo, me fez refletir demais, e o melhor, nos fez perceber que mudanças é preciso em nossas vidas. E pra terminar, deixei a melhor citação para o final, e digo, terminando essa resenha em lágrimas (sim, esse livro ainda está vívido na minha cabeça e ainda choro quando lembro) que você deve adquirir esse livro.

"A vida é surpreendente. Pura e simplesmente surpreendente,. Não consigo pensar em uma melhor definição do que essa. E se não tivermos preparados para as mudanças que por vezes ela empurra em nossa direção, somos esmagados.
Surpresas são reais. Mudanças são reais, assim como o desejo e a força que carregamos dentro de todos nós para fazermos com que todas elas revelem coisas boas." pag. 367

site: http://bibliotecalecture.blogspot.com.br/2017/01/aos-olhos-de-zoe-camila-pelegrini.html

Blog Duas Mentes Literárias 07/01/2017

Zoe
Um livro sobre amor, o verdadeiro amor. Nunca entendi bem porque alguém abandona seu animalzinho de estimação, e ainda mais quando é um cão, o melhor amigo do homem, cachorros só sabem dar amor.

“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” ― Guimarães Rosa

Aos Olhos de Zoe trata-se sobre a vida de Zoe, uma cadelinha que foi abandonada por seus antigos donos, e mesmo vivendo nas ruas, possui a esperança de eles voltarem para buscá-la. Durante a noite de ano novo, Melissa tira a cadelinha da rua e a leva para sua casa, seu marido, Lucca não consegue dizer não a esposa. E assim Zoe ganha um lar.

Melissa e Lucca se conheceram no curso de Direito, ela desistiu no quarto ano, pois se formaria sem saber o que fazer com o diploma, Lucca se formou na área. Agora Mel é uma artista plástica e pintora talentosa, sonha em expor suas obras em uma galeria e dar aulas. Lucca está passando por uma fase difícil, está desempregado há 5 meses, mas um novo ano se inicia é ele consegue um trabalho em uma grande empresa de advocacia.
O novo emprego de Lucca faz com que ele se afaste da esposa e de sua vida.

Melissa, Zoe e Lucca agora são uma família e vão enfrentar muitas coisas, o casamento de ambos vai passar por problemas.

“Entendi, então, de uma estranha e canina forma, o medo de Melissa. Não era justo privar-me de rolar na terra por receio de um possível banho que poderia nem se realizar. E mesmo que acontecesse, sei que ele não poderia roubar de mim os bons momentos que teriam me levado até ele. Entendi também que a vida é feita de sol e de chuva, e que cada um deles tem sua importância singular. Além disso, somente a presença de ambos poderia resultar em um arco-íris."

Em paralelo com a história de Zoe, conhecemos Gabriel que é apresentado pela Nica, enquanto Zoe é toda amores, Nica já é mais séria, ela mora com Gabriel e a pequena Alegra (puro amor) uma menina de 5 anos, muito carinhosa, Alegra transborda amor, bondade e alegria, mesmo que a vida nem sempre tenha sido boa com ela. A mãe da pequena morreu a algum tempo em um acidente de carro.

O destino vai cruzar os caminhos de Gabriel, Melissa e Lucca e a partir da colisão de seus caminhos, tudo em suas vidas vai mudar para sempre!

Aos olhos de Zoe foi meu primeiro romance narrado por um cachorro ou melhor duas cadelinhas apaixonantes, Zoe e Nica, Zoe é uma narrativa muito sensível e tocante, eu consegui ver a vida dos personagens através da Zoe e de forma muito clara. Amei cada um pelo que são.
Um enredo entrelaçando histórias de amor, amizade, perdas, traição e recomeços. Recomeços são precisos e podem trazer coisas incríveis. E acima de tudo aos olhos de Zoe é sobre o amor verdadeiro, que nenhum ser humano é capaz de entender, o amor por amor, sem grandes exigências ou ganância.

Eu me emocionei ao longo da leitura, em vários momentos lágrimas se formaram em meus olhos, é impossível se manter inabalável. Zoe é emoção, amor e sensibilidade. A narrativa em primeira pessoa pelos olhos da Zoe, propõe uma perspectiva completamente diferente da história, é mais detalhista, mais sensível, somos meros expectadores da vida de Gabriel, Lucca, Alegra, Melissa e outros personagens maravilhosos, a narrativa é sensível, flui muito fácil com o texto leve de Camila Pelegrini.
O crescimento da autora é notável desde sua primeira obra Sombras do Medo (uma distopia pela qual sou apaixonada), a narrativa está fluindo mais fácil, o texto está leve e ainda sim emotivo, Camila conseguiu passar todos os sentimentos através das palavras.

Os personagens criados por Camila são complexos, imperfeitos e encantadores: Melissa é uma mulher doce e ao mesmo tempo forte. Lucca (um idiota-desculpem foi mais forte do que eu-rsrs), Gabriel é um anjo! E Alegra (filha de Gabriel) é a melhor personagem do livro, uma criança pura, bondosa, extremamente inocente, inteligente. Estou encantada com ela.

A diagramação está linda e delicada, conseguiu unir a sensibilidade do enredo a capa e diagramação, eu suspirei pelo conjunto da obra, o livro possui pequenos erros de revisão, mas eu mesmo erro e nada que tenha atrapalhado a leitura a fluir.

Indico Aos Olhos de Zoe para todos, sem distinção, este livro não é igual a nenhum que você lera nesta vida, Zoe é único!

site: http://blogduasmentesliterarias.blogspot.com.br/2016/10/resenha-aos-olhos-de-zoe-camila.html#more

Conchego das Letras 26/12/2016

Resenha Completa
Oi, pessoal!!

Quando li a sinopse deste livro, fiquei muito curiosa para saber como seria uma história sendo narrada por uma cachorrinha, Zoe. Tenho que admitir, fiquei encantada com a narrativa desde o primeiro momento. Zoe tem uma forma muito especial de demonstrar seu sentimento e ainda explicar tudo que está acontecendo ao seu redor, tentando relatar todas as suas dúvidas.

Vamos à resenha...

Zoe foi encontrada por Melissa na rua, véspera da noite do Ano Novo, e não pensou duas vezes em resgatá-la e cuidar dela em sua casa. A partir daí, as duas se tornaram grandes amigas, torcendo fortemente pela felicidade, e era o maior grude.

Melissa é uma mulher muito carinhosa e especial, tem um coração puro, apaixonante e consegue conquistar as pessoas. Ela é casada com Lucca, um homem que pensa em crescer profissionalmente e não mede esforços para isso.

Com o tempo, Mel começa a ficar incomodada com algumas atitudes do marido e algo muito grave acontece, forçando-os a tomarem uma decisão. Todas essas cenas são relatadas por Zoe, mostrando o final de um amor. Não vai ser fácil para Mel, mas ela tem Zoe, sua amiga inseparável. Não pense que eu dei algum spoiler, tudo que mencionei está na sinopse, o fim de um amor e o começo de outro.

Agora vamos conhecer Gabriel, sua filha de 5 anos, Alegra, e a cachorrinha, Nica. Eles formam uma família que, mesmo com as dificuldades da vida e a perda de uma pessoa essencial, procura a felicidade e harmonia.

A leitura da história da família de Gabriel foi bem difícil para mim, mas ao mesmo tempo serviu como um aprendizado. Coloquei em prática vários ensinamentos e pude entender melhor a cabecinha de uma criança de 5 anos, além de ficar encantada com a força e superação de Gabriel. Então você pergunta quem narrou essa parte da história. Foi Nica, a cachorrinha de Alegra.

Não tem como não se apaixonar por esse romance, uma história muito fofa, que mostra de uma maneira bem delicada a importância do amor, da amizade e da fidelidade.

Obrigada, Camila, por escrever essa história delicada, colocando seu coração no papel e transbordando tanto amor para seus leitores.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2016/12/resenha-aos-olhos-de-zoe-camila.html

Carla Brandão 15/12/2016

Era noite de Ano Novo quando Melissa encontrou a cachorrinha sozinha em frente a um supermercado. Logo os fogos começariam e a moça não queria deixá-la a mercê de sons que provavelmente a assustariam. A julgar pela quantidade de coisas que Mel comprou para que ela passasse uma noite em sua casa, seu coração já sabia que dali ela não sairia mais. Abandonada por seus antigos donos durante o que ela achou que seria um passeio, Zoe tem novamente uma casa, uma cama quentinha, ração e uma dona apaixonada por ela.

Com seus olhinhos atentos, ouvidos sempre ligados e faro poderoso, Zoe observa tudo o que acontece ao seu redor. E, então, narra cada detalhe do que viveu ou presenciou ao longo de anos de convivência. Ela conta sobre o casamento de Melissa e Lucca, quando percebeu que algo estava estranho e quando finalmente viu tudo ter um desfecho difícil. Fala também sobre Gabriel e a filha Alegra, pessoas que surgem de repente e que passam a ter uma importância cada vez maior em sua vida e na de sua dona.

Levada e curiosa como só ela, Zoe também dedica muito espaço para contar todas as travessuras que fez e todas as confusões nas quais se meteu. Passeios, viagens e aventuras também estão entre seus assuntos preferidos.

Mas nem a grama mais verdinha ou a comida mais apetitosa despertam em Zoe o que Melissa desperta. Para ela, a dona é seu mundo! Fica triste e entediada quando Mel está longe e dá pulos de alegria quando ela retorna; dormir enquanto recebe dela um cafuné está entre as melhores sensações que existem; se Mel está muito feliz, Zoe fica feliz em triplo; e se ela está triste, tudo o que Zoe quer é tentar fazê-la se sentir melhor. O companheirismo das duas é lindo e comovente.

Com a pureza e a inocência típica dos cachorros, Zoe se questiona muitas vezes sobre certas atitudes humanas. Abandonar quem a gente ama e ferir quem só nos faz bem são coisas que ela não consegue entender. E através de seus muitos questionamentos, faz o leitor pensar em coisas que deveriam ser óbvias para todos nós. "Mas não são pensamentos muito elaborados para um cachorro?", alguém pode estar se perguntando. Talvez sejam, mas isso não me incomodou durante a leitura. Camila Pelegrini apenas emprestou suas palavras para traduzir o que esses anjos de quatro patas mostram através de lambidas e rabinhos abanando para qualquer um que esteja disposto a enxergar.

“Por vezes, não é de palavras que se precisa. Palavras cansam. Às vezes, tudo o que se quer é o sossego do silêncio. Às vezes, basta estar presente, permanecer ao lado, o coração perto. Talvez fosse justamente este o motivo que fizesse com que Mel sempre dissesse ser extremamente difícil manter-se triste perto de mim.”

A escrita é leve, fluida e, graças ao jeitinho de narrar de Zoe, divertida. Apesar da pouca idade, a autora aborda as relações de forma madura. Outra coisa presente do início ao fim na escrita de Camila é a sensibilidade, cada fato é descrito com cuidado e delicadeza.

Não entrei em detalhes sobre o enredo em si porque senti que nesse livro, apesar de ser uma história bem construída e amarradinha, o destino de cada personagem importava menos do que o que estava sendo mostrado nas entrelinhas. Zoe e seu amor que não pedia nada em troca, sua lealdade sem condições e sua felicidade simples foram os pontos centrais para mim.

Ouvimos sempre que o cão é o melhor amigo do homem, e quem tem um (ou vários) em casa não tem a menor dúvida disso. Em Aos olhos de Zoe, aprendemos que eles são também mais espertos do que nós em vários aspectos e que carregam dentro de si o amor em sua forma mais pura. Um livro lindo, encantador e emocionante!

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/12/resenha-aos-olhos-de-zoe-camila.html

Poliana 03/12/2016

Nesse livro vamos conhecer a fofa da Zoe, uma cadelinha que foi abandonada na porta de um supermercado abandonado por seus antigos donos. Ela vai nos contar uma linda história envolvendo Melissa (a jovem mulher que a tirou das ruas e a acolheu pouco antes da virada do ano), seu marido Lucca, Gabriel (um professor de artes viúvo, lindo e cheio de amor pra dar - mais ou menos) e Alegra, filha de Gabriel.

Primeiro, Zoe nos apresentará a Melissa, uma jovem artista que sempre sonhou em ser professora mas que se contenta em ficar em casa pintando a pedido do marido Lucca, que após conseguir o emprego que tanto procurava, começou a passar menos tempo em casa com a esposa e a dar menos atenção para Zoe, que só quer demonstrar o amor que sente pelos seus donos e nada entende dos comportamentos humanos. É claro que a ausência do marido começa a incomodar Melissa, de forma que o assunto vem a se tornar motivo de discussão para o casal.

É entre brigas de casal e pinturas cheias de sentimento que Gabriel entra na vida de Melissa. Não gente. Eles não se apaixonam de cara. Até porque Gabriel acabara de perder a esposa em um acidente caro e precisa cuidar da filha, a pequena Alegra, que com seu jeitinho inocente de criança vai conquistar até aqueles que tem coração de pedra e/ou não gostam de crianças.

Gabriel surge por meio de uma indicação para comprar um quadro de Melissa. Encantado com o trabalho dela, ele conversa com um amigo que é dono de uma galeria e consegue fazer com que os quadros de Melissa sejam expostos. Melissa fica nas nuvens, é claro. Contudo, Lucca não gosta muito e sua crise de ciúmes, somado com sua ausência acaba fazendo com que o casal discuta mais e mais vezes. Até que um jantar, que visa patrocinar um encontro entre os dois, é marcado. E é ai que as coisas começam a ficar intensas.

Melissa e Lucca se separam. Lucca não aceita muito bem a situação. E Gabriel e Alegra começam a fazer parte da vida de Melissa e de Zoe com uma frequência cada vez maior.

Não vou entrar em maiores detalhes para não estragar a surpresa e para que vocês não estejam preparados pelo que não esta escrito nessa resenha. Afinal, para ler esse livro é preciso estar despreparado e vulnerável para que vejamos os absurdos presentes nos costumes humanos. Absurdos esses que só podem ser vistos por meio de olhos inocentes e cheios de amor. Olhos de cães.

Camila Pelegrini foi extraordinária ao mostrar, pelos olhos de Zoe o quão cruel o ser humano é, o quão somos confusos e o quanto precisamos aprender para amar sem julgamentos e sem fronteiras.

site: http://pagsdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2016/12/aos-olhos-de-zoe-resenha.html

Flor do Mandakaru 03/11/2016

Leve e profundo, divertido e reflexivo!
AOS OLHOS DE ZOE (AODZ) é um livo de leitura dinâmica e agradável; um romance intenso de significados. Ao mesmo tempo emque comove, encanta e faz rir, tem a ideia implícita de nos fazer repensar alguns valores e senso crítico de uma forma singela e profunda!patas-cortad-vertical
Pode parecer estranho, para alguns, eu dizer isso sobre um romance narrado por uma cachorrinha e talvez, você tenha a ideia de que será uma leitura bem doce e clichê... Sinto muito! rsrs ! AODZ é um livro para quem tem coragem de se chocar com o contraste da realidade das práticas humanas aquém do ideal humanitário e fraterno!
Ao ler AODZ eu revi todo meu conceito de companheirismo animal, revi minhas próprias relações com os caninos que passaram por minha vida, um dos quais (Zeca) ainda sinto falta , apesar dos mais de dois anos de sua partida! Dois anos não apagam doze assim facilmente...Percebi e me choquei como minha própria falta de... simplicidade canina!! Conforme eu fui compreendendo a Zoe, pude entender o Zeca e meu coração doeu por não ter esse conhecimento antes e ter sido mais compreensiva com ele.

Como disse, esperava um romance clichê, desses bem "cutes" ... Bem, enganei-me! E adoro quando isso acontece e sou surpreendida desta maneira!

Ri muito, emocionei-me outro tanto, não chorei, mas quis chorar !

Camila Pelegrini desenvolveu o enredo com maestria, deixando o tema leve e profundo, divertido e reflexivo!
A forma como apresentou os relacionamentos durante a trama foi majestosa, pode-se perceber como erramos em nossos conceitos e não percebemos . Aprendi muito com a Melissa, a "mãe" da Zoe rsrs.

site: https://cadernodalua.com

Bruna 26/10/2016

Qual seria sua história?
Qual seria a história que seu animal de estimação contaria sobre você se pudesse? Dizem que eles são capazes de amar de uma forma que nenhum ser humano jamais será capaz, mas isso seria verdade? Em Aos Olhos de Zoe nos é dada a oportunidade conhecer uma história de amor incondicional pelos olhos de um dos seres mais puros que lidamos; prepare-se para ter suas emoções reviradas por essa história emocionante e encantadora que te fará ver o mundo de outra forma através das palavras de Zoe, uma cachorrinha apaixonante que vem nos contar sua trajetória através nesse livro da autora Camila Pelegrini.

Zoe tinha tudo para odiar os humanos e não confiar em nenhum deles; abandonada quando ainda era um filhote por seus antigos donos e tendo que se virar para não morrer de fome, de frio e sem carinho era mais do que natural que ela pensasse o pior da nossa espécie... No entanto, ela insiste em acreditar que o ser humano é bom e jamais faria algo tão terrível assim propositalmente, o que infelizmente nós sabemos que não é verdade.

“Aposto que ficaram tão machucados quanto eu. Da mesma forma que eu nunca os abandonaria, tenho certeza de que eles também não. Na verdade, por que qualquer um escolheria fazer algo tão triste e egoísta?”

Ao invés de ficar se lamentando por aquilo que não tem, Zoe, sempre tenta aproveitar o que a vida oferece e agradece todos os dias por ter um espaço nas escadas do mercado que são capazes de protegê-la de levar chuva constante, passar um frio ainda maior e ainda receber uns carinhos às vezes. Mas mesmo acreditando no melhor de todos, ela tem bastante receio de se aproximar de alguém, uma vez que já foi maltratada sem haver feito nada... então quando uma jovem moça aparece no dia de ano-novo oferecendo carinho a ela e a convidando para entrar em seu carro, a reação dela é só uma: desconfiança.

Vencida pela jovem que ela viria a descobrir se chamar Melissa, ela passa a ter uma nova casa, comida e o mais importante: uma família. E é exatamente por amar tanto os seus novos donos - Melissa era casada -, mas principalmente o anjo que a resgatou, Zoe passa a nos contar a história dela de seu jeito, ou seja, a forma como um cachorro vê o que acontece e os interpreta.

“Estão tão acostumados a falar, que se esquecem de que as palavras têm valor. Acho, em minha humilde opinião canina, que deveriam escutar mais, falar menos e prometer menos ainda.”

Não sabemos ao certo para quem ela escreve ou o que a levou a escrever; a única coisa que acompanhamos é a rotina de sua casa, suas demonstrações de afeto de forma canina, suas interpretações e dúvidas sobre atitudes tomadas pelos humanos e o amor incondicional que existe dentro dela (e, acredito eu, de todos os outros animais) por aqueles a quem ela aprendeu a ver como mais do que seus donos, seus companheiros.

“Se um humano escutasse o que estou dizendo a vocês, talvez achasse se tratar de uma comparação estupida, mas tenho certeza de que vocês, queridos, entendem.”

Através de um olhar mais ingênuo que o de uma criança, vamos vendo como é a "nossa" rotina através de outro olhar; vamos aprendendo um pouco sobre as coisas que são realmente importantes e que quando se realmente gosta de algo, não se desiste por nada.

“Senti-me, então, extremamente diferente do ser humano que Lucca era. Quando minha bolinha preferida sumia, eu não desistia de procurá-la enquanto ela não estivesse de volta para mim. Eu não desistia. Não poderia, quando ela era de fundamental importância em minha vida. Todavia, mais do que isso, jamais a perderia de propósito daquela forma.”

Diversos questionamentos são postos para nós sobre atitude que temos e muitas vezes nunca paramos para realmente pensar sobre. Tudo que se achava saber será posto em duvido ao observar o dia a dia aos olhos de Zoe; prepare-se para descobrir o que realmente significa amar, a importância de ter alguém ao seu lado mesmo que não diga nenhuma palavra e que algo ruim não é o fim de tudo, e sim, apenas uma oportunidade para um recomeço.

“Gabriel tinha razão. O sentimento é forte, quente e incontrolável, embora quem o sinta seja o último a notá-lo. Dica estampado em todo o seu rosto, seus olhos, seu cheiro e voz. E é somente depois que todo mundo conhece, que todo mundo já sabe, que o tal do apaixonado entende o que lhe acomete. Mas então é tarde demais.”

Me diverti como nunca havia feito lendo as confusões e o jeito maluco de ser de Zoe, me emocionei como nunca havia feito antes porque jamais tinha tido a oportunidade de conhecer um sentimento tão puro quanto o vindo de um ser de 4 patas, me apaixonei e tive minhas esperanças renovadas que existe sim ainda pessoas de bom coração. Mas o mais importante; aprendi que muitas vezes os anjos aparecem em nossas vidas com pelos nos lugares de asas.
Com uma história simples e encantadora, Camila Pelegrini é capaz de transmitir a pureza que não estamos acostumados a ver, mas que deveríamos. É impossível ler essa obra e não ser modificado por ela de forma profunda e ser tocado de forma intensa; o simples muitas vezes é o mais difícil de enxergar, mas em cada página e palavra de Aos olhos de Zoe ele está presente de forma permanente e impossível de não se enxergar!

Não recomendo a leitura a todos, e sim, somente aqueles que estão preparados para entregar seu coração para sempre a Zoe e a história que ela tem a contar! E podem ter a plena certeza que ela estará para sempre no meu! Mais do que favorito e apaixonante, esse livro é uma lição que todos deveriam tomar em algum momento de sua vida...
E antes de encerrar, fica a pergunta para aqueles que têm bichinhos de estimação: Se eles fossem contar a sua história, como seria? O que será que ele falaria sobre você? Eu sei que o meu me agradeceria por ter o resgatado e o dado um lar, seguido de um me solta estilo Zoe com Alegra (só quem já leu entende o porque) ;)
Um beijo

site: www.brookebells.com

estantedasuh 18/08/2016

Aos Olhos de Zoe - Blog Estante da Suh
Aos olhos de Zoe é um livro contado por uma cachorrinha muito esperta e cheio de amor para dar. Zoe é encontrada por Melissa quando saia do supermercado, foi amor à primeira vista. A cachorrinha tinha sido abandonada pela família anterior. A princípio Zoe achou que Melissa iria lhe fazer mal, mas depois viu que as intenções dela era boa.

Melissa tinha um casamento feliz com Lucca, um advogado que estava no início da carreira. Ele estava à procura de emprego e depois de tentar várias vezes conseguiu uma vaga em um escritório de advocacia. Nos primeiros dias ele chegava tarde em casa e Melissa entendia, pois Lucca precisava mostrar que estava empenhado para continuar na empresa, só que isso começou a virar rotina. Os meses foram passando e Lucca chegava cada vez mais tarde e além disso começava a mudar com Melissa. Não dava mais o mesmo carinho, vivia cansado, não se interessava pelo dia dela, Mel começou a ficar triste e isso estava abalando o casamento.

Mel é um artista de mão cheia, ela pinta quadros e vende as suas obras. Seu sonho é fazer uma exposição das suas pinturas e dar aulas. Só que conforme a vida foi passando o sonho de dar aulas ficou para trás, mas a pintura ela nunca largou. Até que um dia, um dos seus clientes a convidou para expor as suas obras e Mel ficou muito feliz. Lucca não gostou muito, ficou com ciúme de Gabriel e insinuou que ele queria algo com ela, mas no final aceitou que a mulher fizesse a exposição. Foi o dia mais feliz da vida de Mel e o início de uma grande amizade entre ela e Gabriel.

A história é toda contada pelo ponto de vista de Zoe. Como um cachorro ver a vida dos seus donos? Eles sofrem quando a gente sofre, se alegram quando a gente está feliz. Além de Zoe contar tudo que ela viu Mel passar, ela fala o que ela sente. Conta as peripécias que faz, oh cachorrinha arteira essa Zoe, até dinheiro ela comeu.

O que eu achei de interessante nessa história foi ver o amor da Zoe por Mel, ela nunca a abandonou. Muitas coisas mudaram na vida de Mel, mas uma coisa era constante, a sua cachorrinha. Gostei de ver que mesmo nos momentos mais difíceis ela abraçava a Zoe e se sentia confortada pelo amor dela.

Três personagens que me cativaram muito foi Alegra, uma menina de 6 anos muito experta e com sabedoria de sobra. Gabriel um homem forte, que passou por uma perda muito grande e que teve que criar a filha sozinho, mas em nenhum momento se entregou a tristeza e fez o seu melhor para que a filha crescesse com amor e muito educação. Nica é a cachorrinha deles, ela é bem caladona, enquanto Zoe coloca o terror, Nica fica deitada na dela e ama o silêncio. Ela conta também como é a vida dos seus donos e nos mostrar como Gabriel e Alegra vão ser o diferencial na vida de Mel.

Eu me surpreendi com a história. Sempre falava que não gostava de livros onde animais eram os narradores e mais uma vez mordi a minha língua. Zoe é uma excelente narradora, muito detalhista e intuitiva. Ela conta tudo nos mínimos detalhes e ainda fala o que ela sente em tudo que acontece na vida da sua dona. Ainda por cima dá ótimos concelhos para nós humanos.

A leitura é fluída, fui lendo e quando vi já estava no fim da história. A capa do livro é bem elabora e mostra a Mel e a Zoe. As folhas são amareladas, a fonte é do tamanho perfeito para leitura. A revisão está muito boa, a diagramação está linda e podemos ver que foi feita com muito amor. A Editora Coerência está de parabéns pela bela edição.

Recomendo essa história a todos que amam animais, que gostam de ver o amor transbordar pelas páginas, que gostem de uma aventura e de dar boas gargalhadas.

site: http://www.estantedasuh.com.br/2016/08/resenha-aos-olhos-de-zoe-de-camila.html

Fernanda @condutaliteraria 05/09/2016

Amor sem igual!
"Cães têm uma forma de encontrar as pessoas que deles necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem."
(Thom Jones)

De forma um tanto diferente, o livro, de Camila Pelegrini, é narrado por uma cachorrinha - Zoe!

Zoe foi salva do abandono por Melissa, uma jovem artista pintora, casada com Lucca. Apesar de no começo Zoe estar um tanto receosa, Mel logo consegue conquistá-la, o que seria para toda vida!

A partir daí temos a história de sua nova família, retratada de forma simples, porém bastante envolvente e emocionante sob a visão de Zoe.

E eu digo: não tem como não se apaixonar por Zoe!

É bem interessante o livro ser narrado sob o ponto de vista de Zoe, de forma bastante simples mesmo, dentro da compreensão de um animalzinho, percebemos quantas vezes o ser humano pode agir de forma egoísta. Vale questionar e refletir!

"Estão tão acostumados a falar, que se esquecem de que as palavras têm valor. Acho, em minha humilde opinião canina, que deveriam escutar mais, falar menos e prometer menos ainda."

No decorrer da história nos deparamos com outros personagens como Gabriel e sua filha Alegra, uma garotinha muito doce, uma das minhas personagens favoritas. Nesse ponto algumas partes passam a ser narradas por Nica, a cachorrinha de Gabriel e Alegra.

Não vou me estender muito no enredo, para não estragar a surpresa da leitura. Essa parte eu deixo para Zoe!! Com certeza ela vai contar a história melhor que eu!!

Com uma história sobre amor, amizade, decepções, abandono e recomeço somos conquistados a cada página.

"Que caísse toda a água do mundo sobre mim. Enquanto Mel estivesse ao meu lado, eu poderia aprender a dançar sob ela."

Esse é o primeiro livro que leio da autora e achei a escrita leve e fluída, senti como se Camila escrevesse com a alma. É inegável seu amor e respeito aos bichinhos. E eu me identifiquei, pois partilho do mesmo amor.

Gostei muito que a cada novo capítulo a autora traz citações de famosos pensadores e autores sobre os cães.

Achei fantástico o trabalho da editora, desde a capa tão linda e a diagramação perfeita. Outro ponto que me conquistou foram os pequenos detalhes como: ossinhos e patinhas nas páginas.

1 | 2 | 3 | 4