A Historia Do Espiritualismo. De Swedenborg Ao Inicio Do Seculo XX

A Historia Do Espiritualismo. De Swedenborg Ao Inicio Do Seculo XX Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Maria Clara 20/01/2022

Vale a leitura
Um apanhado muito interessante da história do espiritualismo. Traz relatos e fotos interessantíssimas.

Volnei 10/10/2016

Historia Do Espiritualismo. De Swedenborg Ao Inicio Do Seculo XX
Este primeiro capitulo da obra conta a história do engenheiro de minas e autoridade em metalurgia Emanuel Swedenborg. Um homem que segundo Doyle possuía uma mediunidade extraordinária, a ponto de descrever detalhes da espiritualidade antes mesmo do advento do espiritismo. Swedenborg em sua explanações explica que o mundo para onde vamos possui diferentes estados , variando conforme as vibrações de cada individuo e nada em nós se altera com a morte e não existe a punição eterna. A morte separa temporariamente os espíritos a fins No segundo capitulo desta obra é apresentado o caso de Edward Irving nascido em 1792 . Este século foi repleto de manifestações mediúnicas por todo planeta. Tanto que muitos acreditavam estar vivenciando os últimos dias da humanidade. Neste mesmo tempo outros indivíduos buscaram de alguma forma ganhar fama e dinheiro com os casos de mediunidade. Talvez por esse mesmo motivo e no mesmo século Allan Kardec nos alerta para a pratica do charlatanismo, muito praticado no século XIX.Neste mesmo raciocínio nos vem o alerta de que nem toda entidade ao se manifestar demonstram sabedoria pois se o individuo é o mesmo ao desencarnar, podemos concluir que se há encarnados mal intencionados, o mesmo se dá com os desencarnados. No terceiro capitulo Doyle nos traz o caso de Andrew Jackson Davis que possuía um incrível dom mediúnico e que orientado por alguns espíritos conseguiu escrever um livro mesmo tendo tido pouca instrução. A principio ele tinha ajuda de outras pessoas para entrar em transe mas aos 21 anos essa ajuda já na era mais necessária, tamanho era seu desenvolvimento. Ele chegou até mesmo a fazer algumas previsões que acabaram se concretizando como a invenção do carro, da maquina de escrever, do avião e até mesmo o surgimento do Espiritismo.
Dentro do movimento espiritualista o fenômeno mais famoso é o de Hydesville, um vilarejo típico do Estado de Nova York. Depois que a família ocupou a casa,começaram a ouvir batidas que se iniciaram a partir de 11 de dezembro de 1847. A principio as batidas assustaram as meninas que tinham na época 11 e 14 anos de idade. O senhor Fox buscou todos os meios para saber o que estava acontecendo e quem estaria fazendo barulho. Não obtendo resultado positivos até que Kate, a mais nova das filhas desafiou a entidade a repetir os estalos de seus dedos, o que foi prontamente atendida. Foi daí que se estabeleceu uma comunicação entre a família e a entidade que se identificou como sendo o espírito de um caixeiro viajante que ao passar por ali foi hospedado pela família e a noite foi assassinado e enterrado no porão. Ao investigarem o porão foram encontrados apenas alguns fios de cabelo e alguns pertences. Passados por volta de 56 anos em uma reforma na mesma casa foram enfim encontrados atrás de uma parede do porão os restos mortais do caixeiro. O caso teve uma grande repercussão na época. O caso foi registrado pelo Boston Jornal de 23 de novembro de 1904.
Os fenômenos denominados espiritualistas não estiveram restrito ao território Frances, espalhando-se por toda Europa e América, sem contar os que aconteceram em outras partes do globo, mas que não foram devidamente registrados.
O que o autor chama a atenção no capitulo oito é o fato da maior parte das pessoas envolvidas em tais fenômenos serem pessoas mais humildes , salvo alguma exceção. Como diz Doyle “Sentimentos e intuições transformam onde o cérebro fracassa”.
O que nos chama a atenção é que nesta mesma época em que surgiram bons médiuns, surgiram também pessoas com intenções indignas de confiança e capazes de explorar o mundo mediúnico de forma ilícita, enganando o próximo. Uma das características que os diferencia é a cobrança pelas demonstrações de tais dons.
O capitulo 9 traz a biografia de Daniel Dunglas Home que foi um dos maiores médiuns de efeitos físicos do século XIX. Sua faculdade mediúnica deu seus primeiros sinais quando ele ainda contava com apenas 13 anos de idade, trazendo-lhe muitos problemas mesmo dentro de casa pois sua mãe o maltratava fisicamente por conta disso, chegando a expulsa – lo de casa. Home teve contudo sempre quem socorresse . Quando o Clube União de Paris, no ano de 1857, ofereceu a ele a quantia de 2 mil libras por uma seção , Home se recusou a aceitar alegando que sua missão era apenas demonstrar a imortalidade da alma e que não receberia nenhum dinheiro por isso. Alguns presente que lhe foram oferecido ele não teve como recusar a receber tais como anéis, gravata entre outros presentes.Ele mesmo afirmava “não passo de um instrumento passivo”
Este capitulo nos traz a advertência de que devemos sempre buscar equilíbrio entre a crença e a descrença total. Aqui segue se a máxima de Kardec que diz que a fé deve estar pautada na razão.
Outro caso de uso da mediunidade na mesma época que Home é dos irmãos Davenport que também se exibiam em seções de materialização. O caso dos irmãos tem muita similaridade com o caso das irmãs Fox pois também foram expostos aos mais variados testes
O capitulo 11 traz uma pesquisa realizada por Sir. Willian Cooks no mundo da mediunidade . Seu trabalho de pesquisa durou de 1870 a 1874. O peso de seu trabalho é de grande valia por estar ligado ao meio acadêmico . Iniciou a pesquisa com a intenção de desmascarar os médiuns mas acabou se convencendo de que havia nestes algo muito mais profundo do que simples charlatanismo. 217

No capitulo que se segue é apresentado mais um caso de mediunidade. O autor lembra também caso de pessoas condenadas a morte em épocas mais antigas quando a igreja costumava queimar pessoas inocentes por meras suspeitas. São mencionados casos do uso da musica para equilibrar o ambiente . Nos capítulos seguintes são mostrados os mais variados casos de médiuns que se tornaram famosos também no continente Europeu, como foi o caso da médium Eusapia Paladino (1854 a 1918 ). São citados também casos de materializações de membros como mãos e pés em molde de cera quente com perfeição de detalhes. Há casos de voz direta e a obtenção de imagens de espíritos com o uso da fotografia
Somente no capitulo 21 o autor vai citar de forma muito superficial o espiritismo de Kardec e seus estudos com relação aos fenômenos apresentados. Pelo que podemos observar a partir de nossa leitura, o autor estudou o espiritismos de forma muito superficial pois alem de dedicar apenas um capitulo a este estudo, o mesmo é bastante superficial , principalmente no que diz respeito ao estudo das obras de Allan Kardec.
Os capítulos que se seguem abordam temas como a religião e o mundo espiritual e a guerra . Lembramos que a guerra a que o autor se refere é a primeira grande guerra de 1914.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/