O Último Adeus

O Último Adeus Cynthia Hand

Resenhas - O Último Adeus

nathaliavirginia.meirelles 21/04/2024

Sem palavras
Tô tentando pensar em uma maneira de transformar em palavras tudo que senti ao longo da leitura desse livro. É uma história forte, dolorida, crua, que fala sobre o luto e ainda por cima um luto por causa de um suicídio e, pior ainda, cometido por um adolescente.

É doloroso demais acompanhar essa história, contada pela irmã de Ty, o rapaz que se suicidou. Acompanhamos Lexie, seu processo de luto, de superação e do perdão de si mesma, podemos ver o quanto a dor do luto dói de verdade e que não tem nada nesse mundo que possa tirar isso dela. É uma dor permanente, que as vezes pode até suavizar, mas que na maior parte do tempo, machuca.

Ty era um rapaz ainda, tinha apenas 16 anos então é muito difícil entender as motivações. Me vi questionando ele, tentando compreender, mas não tive muito sucesso. Quanto mais a história avançava, mais eu me chocava.

Mas de tudo que aconteceu nessa história, o que mais me doeu DE VERDADE, foi acompanhar a dor da mãe de Ty e Lexie. Uma mãe perder um filho não é natural. É a coisa mais antinatural do mundo, me arrisco em dizer. Sou mãe. E cada cena focada nela me tocava de um jeito, que no fim das contas eu já tava trazendo isso pra minha vida. Temi por minha filha. Sei que é só ficção, mas percebi nessa história que há detalhes que passam despercebidos, e que são pedidos de socorro de uma certa forma. E que é necessário estar atento.

É uma narrativa tão crua, que apesar de muito triste, eu só fui chorar mesmo nos últimos momentos. Antes disso tive outras emoções, até raiva da protagonista tive, do pai dela também e até mesmo raiva do próprio Tay eu senti!!! Enfim, recomendo a leitura, mas saibam que é CHEIA de gatilhos, então estejam bem quando forem ler!

Grazielly73 08/04/2024

é um livro muito envolvente na minha humilde opinião,eu gostei bastante e os personagens do livro realmente mexeram bastante comigo e eu me envolvi na história,eu ri e também chorei com a personagem principal em diversos momentos,acho que qualquer pessoa que passou pelo luto entenderia perfeitamente e se identificaria com esse livro,eu achei ele perfeito e não senti tédio ou vontade de parar de ler ele em nenhum momento,eu amei de verdade,foi muito gostoso o desenrolar dessa história e o desenvolvimento dos personagens que são apaixonantes e muito humanos.

camsszy 05/04/2024

cada um de nós é parte do universo.
comecei a ler esse livro no início do ano e só terminei agora, porque estava de ressaca. então não tenho muitas lembranças nítidas sobre o que eu estava achando do início e meio dele, mas me recordo que eu não estava conseguindo me conectar muito com os personagens e me importar com as dores deles, principalmente da protagonista.

mas essa parte do final me conquistou mais, até chorei em alguns momentos. no geral, um bom livro. e trata de assuntos importantes!

? "o tempo passa. é a regra. independentemente do que aconteça, por mais que pareça que tudo em sua vida está congelado em um determinado momento, o tempo segue em frente."

Nicolas 29/03/2024

Último adeus. ?
Incrível, apenas.

Não sou uma pessoa que sabe lidar exatamente com o luto e ler esse livro me fez ver de diversas perspectivas com a morte, sobre como nem todo mundo passa pelo processo da mesma forma, sobre o tempo que devemos ter pra sentir o luto e evitar negligênciar esse processo.
Trás também o assunto suicídio, a visão de uma pessoa que perdeu alguém pelo suicídio, sobre os medos que você cria após isso, como você fica fragilizado com o acontecimento.
Enfim, gostei bastante do livro, se poderem leiam, mas se atentem aos gatilhos que tem no livro.

JoAo1256 24/03/2024

"O último adeus" - Cynthia Hand
"Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio", este foi o ultimo recado que Ty deixou para sua família antes de partir, antes de deixar tudo que tinha para traz. O que restou foi uma familia, que já estava separada, sem saber o que fazer para seguir em frente e principalmente o que poderiam ter feito, para ter evitado essa perda, qual foi o dialogo que faltou, ou uma mensagem respondida poderia ter evitado o acontecimento. Todos esses sentimentos e duvidas são narrados por Lex, uma adolecente inteligente, prestes a entrar para a faculdade dos sonhos, e que acabou de perder o irmão... mas o que ela poderia ter feito? O que todos poderiam ter feito? O que todos não viram, mas Ty sentiu? E agora o que todos podem fazer? O que teria evitado que...
"às 19:49, ele foi para garagem.
Carregou a arma.
Tirou a trava de segurança.
Ligou para o 911.
Puxou o gatilho.
A bala acertou seu peito, atingindo a artéria subclávia.
Sangrou por 30-60 segundos.
E então, morreu."
É triste pensar como tudo pode mudar em questão de segundos, uma pessoa que conhecemos e que vivemos diariamente, pode não estar mais lá amanhã, ou talvez já não estivesse a muito tempo e não percebemos sua falta até q seja tarde...
"Cada dia de vida é uma página nova no livro do tempo."

Lili 24/03/2024

Simplesmente o livro mais pesado que eu já li, a escrita da autora é tão boa que faz vc sentir oq a personagem está narrando. A relação de irmãos entre a Lexie e o Ty tão igual com a que eu tenho com meu irmão deixa tudo mais real e doloroso. Tô meio baqueada

Biru e Tano 23/03/2024

Se me deixa em prantos, não há como não favoritar
Faz alguns minutos que acabei, até cogitei deixar para fazer depois, mas se faço isso acabo deixando pra frente e pra frente e não sabendo depois bem o que dizer.
Demorei bastante pra começar o livro, o tenho há algum tempo, mas tinha relutância em começar por não me sentir bem o suficiente para ler... Acredito eu que estava esperando algo diferente, tava esperando a narração do próprio, não de sua irmã, talvez se tivesse me atentado a isso, teria iniciado antes. Não comprei com as melhores pretensões, nem com as maiores expectativas, mas foi uma boa leitura... Chegou um momento onde eu achava que não pararia mais de chorar. Foi bom acompanhar a evolução da protagonista, seu entendimento até entender que o "e se" não há como, de fato, saber.

BArbara 22/03/2024

Doloroso.
é sempre doído lidar com o luto e a dor de não ter mais uma pessoa ali, especialmente quando envolve suicídio. a autora soube retratar essa história com muita sensibilidade e cuidado.

fico feliz pela Lexie ter encontrado paz após tudo.

Mayara.Bernardino 11/03/2024

Lágrimas
Deixo aqui registrado que estou sofrendo.
Que li este livro em um momento difícil da minha vida, onde desistir dela anda se passando pela minha mente.
Cada página que ia lendo, eu ia sentindo os sentimentos de Lex em mim. Ia me identificando com cada crise e ataque de pânico.
Que livro pesado e sensível ao mesmo tempo.
Eu queria que minha mente mudasse e eu tivesse a mudança de pensamento que a personagem teve, mas aí eu lembro que é uma obra de ficção.
Eu caí em prantos com a mensagem do Ty para Lex sobre estar disponível para conversar.
Me deu um medo profundo de meus sentimentos. Quantas vezes já mandei essa mensagem para pessoas? e não tive uma resposta também.
Enfim, esse livro mexeu com o meu espírito, não sei se foi bom ou ruim isso.

Meu conselho final: esteja saudável quando ler este livro, ele pode derrubar ou não.
nathaliavirginia.meirelles 21/04/2024minha estante
Espero que você esteja bem agora.

mille 09/03/2024

Nem sei como vou viver a minha vida normalmente depois desse livro, acho q perdi um pedacinho meu q nunca vou recuperar, é muito doido como os livros tem o poder de fazer a gente sentir a história como se fosse nossa, como se fosse "real". Acho q nunca vou conseguir reler esse livro, mas ele sempre vai ficar marcado na minha memória.

Caroline.Bazoli 06/03/2024

Bom, essa foi uma leitura extremamente difícil e pesada para mim, eu já imaginava por se tratar de um suicídio, mas foi mais difícil do que pensei, os gatilhos são enormes.
Demorei bastante para terminar o livro e esperava mais do final.

onmayra 02/03/2024

Razoável
Esse livro trata sobre uma menina que vive o luto do falecimento do seu irmão, ela faz buscas para alcançar a sua paz interna depois de tudo, mostrando o verdadeiro processo e métodos que usou para isso. Ao longo do tempo coisas vão aparecendo e ela vai encaixando todo o quebra cabeça que teve com a morte de seu irmão.
Veja bem qual a sua vibe do momento para lê-lo pois é um livro delicado. Poucas páginas e a escrita é boa também, a pessoa se surpreende com a nota da autora no final.

Mar Henriques 26/02/2024

Este livro encanta com sua narrativa fluida, proporcionando uma leitura envolvente que é, ao mesmo tempo, um refúgio reconfortante. A habilidade da autora em transmitir não apenas conforto na forma que escreveu cada capitulo, mas também sabedoria sobre como enfrentar desafios torna essa obra uma verdadeira fonte de inspiração para lidar com situações difíceis da vida.

Cy 22/02/2024

Surpreendente
Eu não esperava o final.
Mas começando do início, você já sabe do que se trata a história desde o começo, e o desenrolar é um pouco previsível. Mas o modo como a autora conduz é primoroso, de muita sensibilidade, muitos detalhes em relação aos personagens e aos sentimentos da protagonista, e o modo com as pessoas na vida dela reagem a isso.
E o final é muito emocionante. Li esse livro aos poucos, digerindo devagar, mas o final é muito bom, triste pra 🤬 #$%!& , chorei, e devorei querendo saber o que ia acontecer. Esse livro mexe com temas sensíveis e com nossas emoções de uma forma complexa, e amei. É uma leitura que vale a pena demais.