O Menino que Desenhava Monstros

Resenhas - O Menino que Desenhava Monstros

Vinicius 24/03/2020

Interessante! Gostei!
Primeira experiência.

Não é terror como eu tinha pensado e não tive medo lendo ele, na verdade, teve um tema bem familiar com personagens complexos e reais. Claro que alguns momentos foram bem estranhos e angustiantes até, porém, bem menos 'terror' do que o imaginado, o que no caso acabou sendo bom tendo em vista que não gosto muito do gênero e esse foi meu primeiro livro deste tipo.

Os personagens são bem construídos e cheios de defeitos, mostra bastante da vida cotidiana deles, dúvidas, acontecimentos do passado, etc. Não posso dizer que gostei de algum personagem, mas mesmo assim a leitura foi boa só demorei um pouco no começo, mas depois fluiu. A escrita teve alguns excessos de descrições e várias partes pouco importantes que o deixaram mais lento, mas não chegou a atrapalhar muito no contexto geral.

Os tais monstros que ele desenhava eu não gostei muito, achei pouco memoráveis e fiquei esperando bastante o tal climax, porém, foi bem menos do que eu tinha imaginado, sinto que não valeu tanto a espera e se o livro fosse mais curto ou tivesse mais acontecimentos ficaria melhor. Teve uma revelação surpreendente no final que eu realmente não cheguei nem a imaginar antes de ser dito.

Eu indicaria para quem não é fã de terror e está iniciando ou é fã mas quer algo mais light.
swx_darcknessâ ï¸â¤ 09/02/2021minha estante
tem q compra pra lê?

Vinicius 10/02/2021minha estante
Aí depende rs

AmyLivros 11/06/2023

Achei a leitura bem arrastada, muitas páginas descritivas sem necessidade. Os diálogos com aspas ao invés de travessão me incomodam um pouco, mas sei que é questão de gosto mesmo.
Durante diversas partes da leitura, me irritou um pouco aquele passo de filme de terror onde os personagens parecem que são cegos e se recusam a ver o que tá acontecendo na cara deles, sabe? Mas a história em si é legal até, mesmo que não exista uma explicação pro porquê do Jack ser capaz de dar vida aos monstros. Seria um livro 3 estrelas, mas tive que aumentar pra 4 por conta da última página, realmente um plot que eu não estava esperando e me fez gostar muito mais do livro.

Bruno 22/07/2016

Muita expectativa, pouca realidade...
Sinopse:

Asperger é uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

O livro acompanha a vida de Jack Peter de 10 anos e sua família em uma cidade costeira no Maine. Jack sofre de uma condição rara, conhecida como mal de asperger e desenvolve agorafobia (medo de lugares abertos) após sobreviver a um afogamento ocorrido 3 anos antes. A história se desenrola com o menino presenciando monstros e eventos estranhos ao redor de sua casa, e não demora para que todos de sua família e seus amigos comecem a presenciar os mesmos problemas, ouvindo sons que não existem, espreitando rostos monstruosos e objetos inexplicáveis. O menino que desenhava monstros é um livro envolto em uma atmosfera de horror psicológico e uma leitura indicada para as noites frias e silenciosas.

Resenha:

"Amigos imaginários geralmente se vão sem aviso."

Nesse livro, acompanhamos o menino Jack Peter Keenan, um menino de 10 anos, que é vítima de uma rara doença conhecida como Mal de Asperger. Essa doença, do espectro autista, afeta a pessoa tornando-a introspectiva e difícil de socializar. J.P., ou Jip, como é mais comumente chamado, também foi vítima de um afogamento acompanhado de seu melhor amigo quando tinha 7 anos de idade. Como sequela desse trauma, o garoto desenvolve uma fobia de lugares abertos (conhecida de agorafobia), um trauma tão forte que faz com que o menino fique recluso em sua casa por quase 3 anos, saindo com muito esforço apenas para visitas ao médico.
J.P, pela condição do mal que sofre, geralmente desenvolve novas obsessões com regularidade, alternando entre tipos de brincadeiras, leitura de quadrinhos, guerras com soldadinhos de plástico e finalmente a sua última obsessão, que é a arte de desenhar monstros.

Durante esse período, conhecemos também o seu único e melhor amigo, Nick Weller, um garoto comum da idade de J.P que devido a grande amizade entre suas famílias, se torna a única pessoa que mantém contato com o protagonista da nossa história. Nick mantém esse laço a contragosto na maioria das vezes, por também achar J.P um garoto estranho e cheio de manias estranhas.

A história começa com um bom clima de suspense psicológico, bem parecido com um bom filme do gênero, criando boas expectativas do que pode ser encontrado. Os problemas da família Keenan se desenrolam quando Jack começa a mencionar pesadelos e monstros rondando sua casa e seu quarto. Essa rotina e também o fato de seus pais não acreditarem em suas visões, começam a tornar o garoto cada vez mais agressivo e introspectivo. Não demora até que os seus pais também comecem a perceber alguns fenômenos inexplicáveis: visões de criaturas estranhas, barulhos constantes ao redor da casa, choros de crianças e até agressões de seres não pertencentes ao nosso mundo.

A história tinha tudo para se desenrolar bem, pois o plot é muito bem pensado, mas o autor falha com descrições carregadas, descrevendo o cenário com uma riqueza totalmente desnecessária de detalhes. A lentidão de cada capítulo e o fato de cada um acabar sem clímax, faz com que o livro demore muito a ser lido pela falta de interesse no que está por vir. Comentando mais sobre clímax, o autor demora muito para criar esses pontos de tensão e é muito rápido em acabar com esses momentos, fazendo com que muita coisa colocada lá não tenha sentido e não seja amarrada. O plot muitas vezes tenta te conduzir e abre muitas frentes que oscilam entre sub-utilizadas e não-utilizadas, incluindo personagens secundários que não possuem algum tipo de carisma e desenvoltura.

Esse sentimento, de falta de carisma, pode ser atribuído a todos os personagens. O livro não conseguiu me cativar a me importar com a família Keenan, pois a abordagem com relação aos sentimentos e aos personagens são rasos, o autor se dedica muito ao cenário e esquece um pouco de fazer com que gostemos daquele núcleo e de suas crias.

“Na casa dos sonhos, o garoto ouvia o som do monstro debaixo de sua cama”

Muitas pontas e possibilidades são criadas e quanto mais próximo ao final, mais crescente é o sentimento de desesperança sobre o que pode ser desenrolado e amarrado. Um livro com um enorme potencial, mas de desenvolvimento arrastado, lento e penoso. Muitas resenhas e muitas análises recompensam o livro pelo seu final, que embora muito original e realmente bom, não consegue costurar tudo o que foi criado. Fica a pergunta que sempre me faço:
- Um livro bom com final ruim é melhor que um livro ruim com final bom?
Claro que todos gostariam de um livro bom com final bom e embora muitos achem que esse livro entrega isso, eu discordo.

E vocês, o que acharam? Compartilham da mesma sensação que tive? Se não, vamos conversar um pouco nos comentários.

Quero dar uma salva de palmas para a Darkside Books por uma das melhores capas que já vi. Os detalhes e a sinopse marcada com giz de cera foram sublimes. O marca página e os itens puxados para a cor roxa foram a cereja do bolo. Parabéns por mais uma edição épica.

"O Menino que Desenhava Monstros" ganhará uma adaptação para os cinemas, dirigida por ninguém menos que James Wan, o diretor de Jogos Mortais e Invocação do Mal.
Fernando Lafaiete 13/08/2016minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha. Este livro não é tudo o que dizem e para um livro do gênero terror, ele deixa muito a desejar! Também o achei bem lento e muitas vezes cansativo. Gostei de algumas coisas, mas de uma maneira geral, não acho que a leitura valha tanto a pena assim!

Nina 18/08/2018minha estante
Não gostei cansativo demaiss não recomendo a ninguém.

Luana 06/10/2020minha estante
acabei de ver seu video de livros q explodem a mente e vim adicionar esse e vi sua resenha e a nota kkkkkkkkkkk socorro navegando

Jully @juliannevituri 11/07/2016

Decepcionante
Dei 3 estrelas apenas porque o final foi bom, e por causa do capricho da DarkSide e da ideia de colocar páginas para desenharmos, porque senão seria zero, sério.
Esse livro foi bem difícil pra mim e eu tentei ler o mais rápido possível pra ir logo pra um livro melhor.
História tremendamente arrastada, lenta, repetitiva e completa de detalhes que ao meu ver foram bem desnecessários. Eu li esse livro esperando uma história assustadora, no mínimo misteriosa, mas foi bem decepcionante.
Que vocês me desculpem, mas não é porque eu amo a DarkSide que eu vou falar bem de um livro que eu não gostei.
Quer terror/mistério? Não perde seu tempo com esse livro, vai ler Stephen King, Edgar Allan Poe ou Clive Barker.
Nem vou contar um pouco da história, porque se vocês quiserem ler mesmo assim, eu acho bom começarem sem saber absolutamente nada, como eu comecei.

site: https://www.instagram.com/p/BHqcrVTAOVx/?taken-by=juliannevituri
Yasmim 18/11/2016minha estante
Bom, se você leu o livro vai reparar que ele não se encaixa no quesito terror. Ele está mais para uma fantasia . Ele me lembrou aquele '' o menino que via demonios'' que é um dos meus livros favoritos. :)

Ana Vaz 04/12/2016minha estante
SUPEEER CONCORDO! Achei que só eu havia me frustrado com o livro. O capricho da edição é realmente encantador, mas achei a história fraca e nenhum pouco aterrorizante. Foi uma leitura arrastada e só terminei pois fico curiosa com finais, mas foi bastante difícil.

Alice 29/12/2016minha estante
Isso já aconteceu várias vezes comigo com os livros da darkside. Compro as lindas edições mas me decepciono com o conteúdo. Achei o livro bem repetitivo e cansativo de ler, e realmente só adorei o final.

Jossi 02/02/2017minha estante
Parece que o autor plagiou Stephen King, em "Duma Key" - sem, é claro, a genialidade do mestre. Não gostei desse livro, não. Além disso o final deixa uma ENORME ponta solta, é um final que não explica certas coisas e não se encaixa com os acontecimentos.

Alan 18/03/2017minha estante
Um dos piores livros que já li. Promete na capa, mas deixa muito a desejar no conteúdo. Arrastado demais. Li na tentativa de encontrar o desenrolar da história, o que não aconteceu. Os personagens, de maneira alguma cativaram e me prenderam. Os nomes sempre se repetindo várias vezes. Nem os monstros que apareciam assustavam. O jeito é voltar a ler Stephen King.

Bruno / @Pory_gon 22/12/2017minha estante
Concordo plenamente. Livro muito arrastado, pensei em abandonar o livro pra ler em uma outra oportunidade, o livro não me cativou nada.

George Luiz 05/08/2020

Jack, uma criança com uma doença psíquica, não consegue sair de casa. Ele tem medo dos monstros que ficam debaixo da cama. Sua família faz de tudo para ajudá-lo, e, em um determinado momento, os pais também começam a ver monstros ao redor da casa.
Gostei muito, e o final é arrebatador!

Ecocrente 21/07/2022

Leitura cansativa
A história do livro em si até é boa, mas a leitura é demasiadamente lenta, entediante e exaustiva.

Você corre o risco até de não compreender a história por estar se esforçando demais para lê-la.

(lidos só 2021 em diante) 25/11/2022

Eita soninho totoso
Em mais de um dia esse livro me ajudou com insônia e me prejudicou com cochilos à tarde.

No fim a impressão que deu foi a de que o autor fez o livro todo só para chegar ao final e achar que tinha elaborado o maior plot twist da década. Só que tal pretensão passou longe de ser bem sucedida em decorrência ao furão fé tatu que essa reviravolta traz consigo. Óbvio, se a gente suspender a nossa crença e aceitar qualquer barra forçada, dá para interpretar de um jeito metafórico e falar "uia". Mas para isso teria que suspender-se além dos limites do bom senso.

Spoilers abaixo.

O moleque doidão desenha monstros desde um dia em que se afogou com um amiguinho (e ambos sobreviveram). Passam-se 3 anos. Aí começa a aparecer monstros na vida da família. E acontece um monte de lambança. Tudo que o moleque doidão desenha, aparece para assustar ele, seus pais e seu amiguinho.

Aí, no final, os personagens começam a ter diálogos bostas para deixar claro ao leitor o que está rolando: o responsável pelos monstros é o moleque doidão, ele desenha e os monstros aparecem. Real, oficial, o autor colocou uns detalhes para explicar isso.

Daí o que era para surpreender alguém: tal amiguinho morreu no afogamento e também é um desenho do moleque doidão. O moleque doidão desenha o amiguinho todo dia. Os monstros só fazem praticamente o exato que ele desenhou. Daí tá. Como o amiguinho viveu durante 3 anos? Ele teria que desenhar o moleque praticamente fazendo tudo, de imediato, e não ao longo dos anos, pois o amiguinho não teria UMA única ação por dia. Logo no dia em que "ressuscitou" do afogamento, o moleque doidão já teria que ter feito mil desenhos para o amiguinho conseguir viver UM dia. Mais forçado que fezes saindo do orifício anal de quem tem prisão de ventre.

Para mais raiva e sarcasmo leia "Sociedade Apocalíptica, crônicas, humor e tragédia", tem na Amazon e aqui no Skoob, e já curou ressacas literárias. Tem hipocrisias e humanos vivendo situações forçadas igual o plot desse livro.
Ellen628 26/11/2022minha estante
Que livro cabuloso

Max 26/11/2022minha estante
Ótima, resenha!

(lidos só 2021 em diante) 26/11/2022minha estante
Ótima o bastante pra tu ler Sociedade Apocalíptica? ?

Max 26/11/2022minha estante
Victor, o apocalipse virá: pelo domínio da IA, por uma "pedrinha" do cinturão de asteroides ou finalmente pela gigante vermelha de nosso Sol! ?

(lidos só 2021 em diante) 03/12/2022minha estante
Fugiu ligeiro da indagação. Discordo. O apocalipse já tá sendo feito por nós há tempos. ?

Max 03/12/2022minha estante
Rsrs...
Discordo! Estou lendo sim, "Sociedade Apocalíptica"!?

(lidos só 2021 em diante) 03/12/2022minha estante
Olha, olha ?

Sabrina 14/02/2024

Leve, muito leve
Esse é um livro que n combina com a capa. Pela capa parece algo q dá medo. N é nada pesado.

O menino realmente desenhava Monstros kkkkk de um modo bem ilusório sem sentido.

A parte mais interessante desse livro foi a traição, o pai safado. Quase q me excitou essas cenas. Mas nem isso. N senti absolutamente nada lendo. Achei mediano mesmo. N é ridículo, mas n causou sensações .

Livro p ser bom tem q me fazer sentir algo.

Polly 08/07/2016

Extremamente clichê e cansativo.
"Um livro pra fazer você fechar as cortinas e conferir se não há nada embaixo da cama antes de dormir" --> ISTO É A MAIS PURA ILUSÃO.

O livro não dá medo nenhum, e é extremamente clichê. Se você espera um livro de terror, fuja deste!

O ruim desse livro é que ele é LENTO, CANSATIVO, REPETITIVO e DETALHADO DEMAIS.
Eu realmente me decepcionei com o livro, eu esperava algo mais original e interessante. Um ponto que eu acho que deveria existir no livro é a utilização de imagens (mesmo que poucas), que ajudariam MUITO no entendimento e andamento do livro, já que são muitos desenhos retratados.
Somente algumas coisinhas aqui e ali são originais; com ênfase ao final, que eu realmente não tinha visto nada parecido.
Não abandonei o livro, pois estava com muitas expectativas quando o comprei, e soube, quando já estava aborrecida, que o final era interessante. Devido à essas poucas ressalvas, digo que não vale a pena apenas para aproveitar cerca de 30% do livro.

Infelizmente não gostei do livro, dou meus parabéns a quem gostou.
Alan 18/03/2017minha estante
Realmente muito detalhado, também não gostei deste ponto. É um livro que, particularmente não recomendo.

IIIERS 20/08/2023

O Plot Twist até que tentou?
Lendo pela segunda vez, até me esqueci de como era arrastado a história e todas as visões que temos muitas vezes do mesmo caso. Apenas mudando a perspectiva do personagem.
Não espere se assustar, não acontece isso, ficamos mais no campo do delírio da imaginação que um susto real.

O plot tenta virar o jogo é dar uma esperança ao fim (confesso que demorou pra chegar), mas soa mais como uma fuga amena, pra um conteúdo que promete muito, e fica na promessa?

Elyff 27/09/2020

Um pouco chocada
Tem quem ache o livro maçante, mas eu juro que depois, vale a pena. É o tipo de livro que na última página tem a revelação que todos esperavam e tu fecha o livro e fica uma meia hora pensando no livro. Achei sensacional!

johnnys 16/03/2021

gostei bastante da leitura, me prendeu bastante mas o final acabou me decepcionando pois o plot twist foi um pouco fudido, esperava mais mas não é um dos piores livros q eu já li

anicca 27/11/2020

Decepção é eufemismo, isso foi pior que cair de um barranco
O livro falha em construir e entregar a tensão que se espera do gênero (independente se o medo vier da escuridão, do intragável ou do desconhecido). Para o clima funcionar, é preciso que algumas sementinhas sejam plantadas durante a história, de modo que nos envolvamos e nos preocupemos com o rumo dos personagens, mas não é o que se tem aqui. Ele também se alonga em passagens desinteressantes e apenas pincela sobre o que poderia atiçar o medo de fato. Não funcionou para mim, e lê-lo foi um martírio.

Carlos478 29/01/2023

O livro é extremamente bom. Ao começar a ler achei que ele seria apenas um livro de terror, mas não é bem assim, diversos temas são retratados. Com certeza um dos melhores livros que já li.
As personagens são bem desenvolvidas, sendo seus defeitos e pensamentos colocados a mostra durante todo o livro.
O final com certeza é surpreendente, vale a pena ler.