Esse cabelo

Esse cabelo Djaimilia Pereira de Almeida

Resenhas - Esse Cabelo

Alice555 02/10/2023

O português de Portugal é horroroso
Confuso... acho que essa palavra resume bem o livro. Acredito que o idioma seja o principal responsável por isso, o português de Portugal é muito diferente do brasileiro. A narrativa da historia me lembrou de mim mesma quando estou ansiosa e falo sem parar emendando um assunto no outro sem finalizar o anterior. Eu me perdi em quem era avós paternos e em quem eram os maternos, fui me situar de novo só no final do livro. Tentei absorver somente o que considerei essencial para historia, pq me perdi muitas vezes no contexto.
Me parece que os pais eram separados, mas nem disso tenho certeza. A unica coisa totalmente clara no livro é a dificuldade em se adaptar quando se vem de uma família multicultural e multiracial. Ela deixa bem evidente a dificuldade de se sentir pertencente a um do grupos quando se tem características dos dois. E pelo menos pra mim acredito que no final ela concluiu, que ela é simplesmente o que é, e isso basta.

Wyndissa 28/02/2021

Esse cabelo
É um livro que te faz pensar sobre a realidade individual de cada pessoa, no entanto, esperava algo diferente, acho que podia ter sido abordado mais vezes o sentimento da personagem, com relação à postura das pessoas perante seu estilo, nesse caso, sobre o seu cabelo! É uma leitura difícil porque o português é de Portugal, não senti tanta dificuldade quando li Valter Hugo Mãe! Mas eu indico essa leitura!

Adriano.Santos 27/09/2020

Cabelo e escrita
O cabelo foi de onde partiu Djaimilia, ser uma estranha em outro país e continente, possuir características geradores de conflito. Gostei da escrita e da edição ter evitado adaptações seguindo o exemplo das edições de Saramago no Brasil. Acho que foi a expressão mais próxima que já vi com a minha.

Cláudia 24/07/2020

Vish!
Quando estava no final pensei que ainda era o começo. Confuso.

Ri :) 20/07/2020

A tragicomédia sem comédia que é ler um texto onde o idioma não colabora...
@estantedatah 22/07/2020minha estante
Vish, pq?

Cláudia 23/07/2020minha estante
Pensei que o riso fosse garantido, mas só tive ódio kkkkk

Ri :) 23/07/2020minha estante
Tatá, português de Portugal somado a um monte de coisa que entendi foi nada.

Ri :) 23/07/2020minha estante
Cláudia, está pra sair o volume 2. Vamos dar outra chance!

@estantedatah 23/07/2020minha estante
Kkkkk

Cláudia 24/07/2020minha estante
Deusa me free!

DebyCCruz 28/04/2020

Esperava mais, me perdi um pouco ao longo do livro que traz recortes e diálogos e importantes, porém possui uma escrita meio cansativa.

Dani 05/04/2020

Resenha "Esse cabelo"
Nesse livro a autora buscar contar episódios da sua história, buscando nos mostrar alguns dos sentimentos intrínsecos a ela desde a sua infância. Ela faz isso através da história do seu cabelo, do que seu cabelo já passou. Dos alisamentos, dos comentários, dos cabelos de outras mulheres da família. Eu achei um livro com uma leitura um tanto difícil, tanto que me perdi e tive que começar de novo porque essa edição está em escrita em português de Portugal (e acho que não tem nenhuma tradução pro Brasil). Acredito que por isso e por serem muitos episódios que se misturam, pode ser que mais pessoas assim como eu tenham essa dificuldade e percam o fio da meada durante a leitura. Mas eu queria dizer que esse livro apesar disso, vale muito a pena a leitura. Eu como mulher branca durante a leitura fiz um exercício de colocar a mão na consciência e refletir criticamente em meio as histórias sobre como o cabelo, algo tão banal as vezes, algo tão simples, diz muito sobre racismo, estereótipo, e sobre autoestima. Acho legal ao lermos esse livro percebermos que esse cabelo tem cor, tem forma e principalmente tem um sujeito que é a mulher negra. "Esse cabelo" é um livro sobre cabelo mas está longe de ser um livro simplesmente sobre "cabelo", entendem?

day 26/04/2019

maravilhoso!!
Amei esse livro!! Totalmente diferente da maioria que já li.

A história de um cabelo!!

Me peguei pensando quando li o livro ,como a ditadura do cabelo liso e embranquecimento da cultura é nocivo.

Assim ,nossa personagem conta sua vida com a saga do seu cabelo ,que por anos a fio,passou por tantos tratamentos,alisamentos e tantas agressões para se tornar liso .

O livro,aponta para o empoderamento da mulher negra em um mundo onde o preconceito racial é tão grande.

Achei o livro muito importante e muito adequado para nossa época.

É uma leitura maravilhosa.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

Eduarda Graciano do Nascimento 21/11/2018

Um cabelo como protagonista
Saída de Luanda, Djaimilia narra sua chegada à Lisboa e toda sua infância através de sua relação e da relação dos outros com seu cabelo crespo.

Acredito que seja óbvia a real intenção desse livro: enxergar nas entrelinhas uma história sobre racismo, padrões de beleza e aceitação. O cabelo da autora é o protagonista dessa aventura, pois dele parte essa narrativa que, apesar do assunto sério que aborda, transmite um frescor típico da infância.
O padrão de beleza escraviza o ser humano, principalmente mulheres, e quando você, em essência, não atende esse padrão, sofre uma pressão gigantesca para se encaixar. Desde crianças nós somos ensinadas que sofrer para ficar bonita é algo normal. Esse livro, de forma quase pueril, explora as situações constrangedoras pelas quais uma jovem garota passa apenas por ser quem é.

O dia de hoje está longe de deixar de ser necessário. Muito pelo contrário... ultimamente vimos que falta muito do que ele visa: conscientização!
Ainda hoje homens e (majoritariamente) mulheres negros investem tempo, muito dinheiro e até mesmo saúde em troca da aprovação da sociedade. É disso que se trata esse livro: um relato de racismo, um sutil “rebele-se” e um atestado de paz de uma garota consigo mesma.

site: https://cafeidilico.com/blog/2018/11/semana-da-consciencia-negra-esse-cabelo-djaimilia-pereira-de-almeida.html

Pri Cabral 20/09/2018

Poderia ser mais objetivo
O título do livro nos leva a crer que trata-se de uma narrativa construída em cima da relação da autora com o seu cabelo. No entanto, houve um desvio do que seria o foco narrativo e o livro acaba sendo mais uma autobiografia extensa do que o fragmento dela. Talvez isso tenha ocorrido porque a autora não conseguiu dissociar a história do cabelo dela da sua própria de vida. Isso pode ser um impacto negativo para o leitor que cria uma expectativa baseada no título do livro. Há também muitos rodeios para chegar aonde se quer. Ela poderia ter sido mais objetiva.

Tonyfreitas 26/06/2017

Viagem literária: Luanda!
Em tese, é um livro autobiográfico, mas no fundo, achei que muitas memórias não pareciam lá muito verdades. Talvez porque a gente mesma mude algumas coisas na cabeça de acordo com o que as pessoas nos contam e por isso, acreditamos piamente que são lembranças existentes (e são na verdade, imaginação e ficção pessoal) Mesmo assim, alguns episódios foram engraçados e rápidos, quase como várias crônicas unidas numa história maior. Algumas histórias contadas, me deixaram mais agoniada. Mas fiquei perdida em muitos momentos sobre onde exatamente ela estava ou como ela era fisicamente e às pessoas à volta porque não há muitas descrições. E aí fica difícil imaginar e entender certas coisas. Ainda assim, posso considerar uma leitura boa (não excelente) e que provavelmente eu teria abandonado ou nunca lido se não fosse a viagem literária.