Amor de Cordel

Amor de Cordel Andrea Marques

Resenhas - Amor de Cordel

Nelmaliana 12/06/2016

Carolina é uma mulher moderna e independente. Trabalha como terapeuta ocupacional, e ama o que faz. Ela exerce a função em dois locais: um hospital público e uma clínica particular. Casada há mais de uma década com Miguel, apesar de não terem filhos, considera-se uma mulher feliz e realizada. Até que um dia, seu mundo vem abaixo quando seu marido pede a separação pois está apaixonado por outra mulher.

Depois do baque inicial, Carolina consegue se reerguer e começa uma nova vida. Dentre algumas decisões pra essa nova fase, ela risca da sua lista a de encontrar um novo amor. Então dedica-se de corpo e alma ao seu trabalho, as adaptações ao novo estilo de vida, ao ballet, atividade nova pela qual se apaixona e segue em frente. Até que conhece Alexandre, e tudo muda.

Antes de mais nada, vou contar uma história. Não sou fã de romances. Imagino que agora você se pergunta: "como isso?, "se ela não gosta, como lê?" "e como vai falar de um livro de romance se não gosta de romance"? Pois é. Não sou romântica, nunca fui e isso influencia diretamente no meu gosto literário. Mas acho que por mais que não gostemos de um gênero, o bom leitor deve se aventurar e sair da sua zona de conforto. Com esse propósito na cabeça, nem pensei duas vezes quando meu foi oferecida a leitura desse livro pela Lilian Comunica. Li a sinopse por alto e achei que ia de encontro com o que eu tinha proposto pra mim.

Aí é o momento onde o queixo vai ao chão... EU ADOREI O LIVRO!

Sim senhoras e senhores, a pessoa que vos fala gostou de um romance. Então, vamos aos detalhes.

Me identifiquei muito com a protagonista, e isso foi muito bacana. Diferente de outros livros que havia lido anteriormente, Carolina é uma mulher mais madura, com 38 anos no início da história, idade próxima da minha. Fora isso, ela mora em cidade diferente da família, trabalha na área da saúde, e se apaixona por alguém mais novo que ela. Muita coincidência pra uma história só.

Além desses detalhes, a autora durante a narrativa, toca em vários assuntos delicados. Carolina quando vai morar sozinha, conhece seus vizinhos Lucas e Gustavo, que são um casal de homossexuais. Eles moram juntos há um bom tempo, e a protagonista presencia momentos onde eles sofrem discriminação por parte de vizinhos, chegando até a agressões físicas. Além desse, também são abordados assuntos como saúde pública, agressão a mulher, assédio, entre outros. É claro que todos são abordados de maneira superficial, afinal seria quase impossível se aprofundar em cada um deles durante essa obra. Porém, gostei demais dessa abordagem, isso traz a personagem pra mais perto do leitor, a torna mais verossímel.

O livro é narrado em 1ª pessoa, o que normalmente não me agrada muito. Não gosto de ver a história através de um único ponto de vista, mas a autora soube caminhar tão bem com a narrativa, que eu amei ver o mundo através dos olhos da Carol. Outro fato, o livro é extremamente detalhado, mas a leitura nao se torna cansativa por isso, muito pelo contrário, é muito fluida e agradável.

A autora, é terapeuta ocupacional, o que torna todos os detalhes que a Carol nos conta mais interessantes ainda. Confesso que, apesar de ser formada na área da saúde, não tinha muito conhecimento sobre essa profissão. Mas fiquei encantada com cada detalhe.

Mas como nem tudo são flores na vida, existiram alguns pontos que não me agradaram por completo. O clichê, ah, o clichê. Sim, aqui existe e não, definitivamente não gosto dessa ideia. Alexandre é o típico príncipe encantado: bonito, forte e rico, e Carolina uma moça delicada e frágil, apesar de experiente. Outra coisa, o mocinho me passou a imagem de extremamente possessivo. Pra quem nunca passou por um relacionamento assim, pode até achar bacana, mas eu detestei ele. Vivi algo assim, e me sentia oprimida, e não feliz e amada. E Carolina, apesar de madura, demonstra muita insegurança. No decorrer da narrativa isso não me incomodou no geral, mas próximo ao fim do livro acontece um fato onde a insegurança dela alcança um nível estratosférico, e nesse momento fiquei um pouco cansada. Outro ponto, as personagens não mudam em nada esses traços no decorrer da trama toda. Gostaria que, mesmo que fosse bem sutil, tivesse existido uma evolução.

Quanto a parte gráfica, o livro é impecável. A capa é belíssima, a diagramação também é muito boa, só um pequeno adendo quanto a revisão, pois existem alguns poucos erros na obra, mas existem.

Tirando esses pequenos detalhes, eu fiquei completamente apaixonada pela história, pelas personagens, pela ambientação. Confesso, que quando chegou no final, eu fiquei com um gostinho de quero mais.

E enfim, posso dizer com segurança, que eu gosto de romances também.

Post original do blog Profissão: Leitora em

site: http://profissaoleitora.blogspot.com/2016/06/amor-de-cordel-por-andrea-marques.html

Apaixonadas por 19/06/2016

Amor de Cordel - Apaixonadas por Livros
Um romance contemporâneo com uma mulher independente e forte, esses dois elementos me conquistaram no início da narrativa e o resto do livro foi uma viajem ao lado de uma mulher que definitivamente eu queria como amiga.

Carolina Borges tem uma vida estável e serena, aos 28 anos é casada há 14 anos com Miguel, ama sua profissão e acha que está vivendo sua melhor fase, mesmo que seu marido esteja meio distante por causa de uma promoção no emprego, ela está feliz com sua existência, mas um belo dia seu marido chega com uma notícia bombástica em casa, quer se separar dela, pois se apaixonou por outra mulher. Carol sofre, muito, claro são 14 anos de relacionamento, mas ela não se deixa dominar por esse sentimento e segue em frente, para reaprender a viver sozinha.

Ao decidir seguir em frente, Carol faz uma lista do que precisa e, muita prática, coloca coisas sobre a casa nessa lista, mas no final, um item sobre um amor acaba figurando, mas é riscado imediatamente. Uma mulher forte, mas tímida, independente, mas um pouco insegura, incoerente como a maioria de nós, a autora criou uma personagem em cada uma de nós se identifica quase que instantaneamente. Terapeuta Ocupacional, ela continua com seu trabalho, fazendo contato com sua família, fazendo amigos no prédio em que mora, começa aulas de balé para adultos, segue vivendo até que começa atender Alexandre.

Alexandre Bastos um lindo arquiteto de 27 anos, com olhos cor de jade, físico de um deus grego,amigo do chefe de Carolina na Clínica particular onde ela trabalha,acaba sendo designado para ser atendido por ela após uma fratura no punho. Alexandre é educado, cavalheiro e flerta com ela desde o primeiro contato, mas o código de ética impede Carolina de ir adiante mesmo com toda insistência de seu paciente. Mas os dois acabam se esbarrando pela cidade e o destino realmente parece querer os dois juntos e Carol cede. Sua profissão e seu coração são postos em risco, mas será que valerá a pena?

A narrativa de Amor de Cordel é muito gostosa de acompanhar, mas alguns fatos me incomodaram um pouco, como o livro é narrado em primeira pessoa por Carolina e ela tende a divagar bastante, algumas partes eram descritivas demais e ficaram cansativas de ler, e a insegurança da protagonista, uma mulher tão decidida em algumas situações, que encarou uma separação de forma tão madura não deveria ser tão insegurança, mas essas duas ressalvas não estragam o livro, que conquista pela beleza e por mostrar uma mulher se reconstruindo e se redescobrindo após anos de casamento e como um novo relacionamento afeta essa mulher madura.

Alguns leitores podem implicar com os clichês inseridos no livro, mas não eu, eu amo quando eles são bem escritos e bem inseridos na história, como foi o caso aqui, mas o Alexandre poderia ser um pouquinho menos autoritário e possessivo, mas a gente acaba perdoando. Outro fato positivo do livro foi à inserção do tema discriminação de forma sutil, mas que funciona muito bem.

Enfim, um ótimo livro para mulheres se reconhecerem e lembrarem-se da força e valor que elas têm, e para todos que gostem de um romance gostoso e bem desenvolvido.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-amor-de-cordel-de-andrea-marques/

Dani | @aliteratar 11/05/2017

Muito bom!
A leitura é bem gostosa e simples. Achei interessante abordar sobre a profissão de TO (terapeuta ocupacional) e quais são suas funções. O livro mostra a personagem forte, determinada e inteligente, que ao mesmo tempo, é ingênua, sensível e insegura. Uma característica marcante em Carol, são seus "pensamentos" pré-formados: culpava-se por coisas simples, sempre dizia a si mesma que "não poderia" certa coisa, por ser mais velha ou porque aquilo era de um mundo diferente ao dela. Eu sou bem direta e acredito fielmente que podemos SER e TER o que quisermos! Mas mesmo ela possuindo esse defeito, não a deixa de ser interessante e intrigante. Alexandre aparece em sua vida, na hora mais sombria. Um jovem rapaz, bonito e rico transmite um interesse em Carol, que a faz pensar que aquele relacionamento é inapropriado. A história nos mostra como viver um dia de cada vez e que podemos sim, ultrapassar os problemas que nos aparece na vida. É uma história de amor e aprendizado deliciosa. Nossa parceira @escritora_andreamarques está de parabéns pela obra! Indico a leitura a todos que gostam de um romance com intrigas e traições.

site: https://www.instagram.com/leituraazul/

Suka - Pensamentos & Opiniões 12/02/2017

Nesse livro iremos conhecer a Carolina, ela é terapeuta ocupacional, tem dois empregos, casada há 14 anos, se sentia uma mulher realizada apesar de não ter filhos, até que um dia seu marido Miguel se apaixona por outra e pede o divórcio, e a partir daí Carol terá sua vida modificada.
Iremos viver e conhecer os dilemas da Carol, toda a dor da separação e as formas que ela buscava para superar.
A autora é excelente na narrativa e nos detalhes, as explicações sobre o trabalho de uma T.O. e o carinho da Carol pelo seu trabalho me deixaram fascinadas.
Um dia a Carol conhece um rapaz que irá mexer com seus sentimentos e desestabilizá-la, entre a razão e a emoção, mais uma vez com a vida modificada ela terá receios e medos de se envolver com o Alexandre que é completamente diferente dela, tanto na classe social como na idade, só que ele é apaixonado loucamente por ela e em alguns momentos chegamos a achar que ela a ama mais do que ela o ama.
O livro trará questões como preconceito, homossexualismo, o trabalho de uma T.O. e outros pontos importantes que só fazem acrescentar essa bela história de amor.
Um amor capaz de quebrar barreiras e paradigmas.

site: www.suka-p.blogspot.com

Carolina DC 26/05/2016

A trama é narrada em primeira pessoa pela protagonista Carolina. Carolina é uma mulher de 38 anos de idade, terapeuta ocupacional e que logo no primeiro capítulo, relembra os acontecimentos de outubro de 2009. Ela e seu marido Miguel moravam na zona leste de São Paulo, quando em uma sexta-feira, Miguel chega em casa e termina com o seu mundo.

"- Eu nunca me senti atraído por nenhuma outra mulher desde que nos casamos, mas eu conheci essa garota que mexeu comigo. Achei que fosse apenas atração física, que se eu me esforçasse conseguiria resistir, mas foi inútil. Eu... eu estou apaixonado e quero me separar de você." (p. 09)

Carolina, em primeiro momento, sente-se perdida, mas logo entende que ficar deprimida não irá adiantar nada. Ela mergulha em seu trabalho como terapeuta ocupacional e ao mesmo tempo, dedica-se em melhorar sua auto-estima, procurando aulas de balé e preocupando-se com seu bem-estar.
A autora discute muito bem a profissão de terapeuta ocupacional. Talvez por ter formação na área, seu conhecimento fica claro e o texto fica fluido. Andrea Marques aproveita sua obra para realizar uma reflexão crítica sobre o atendimento oferecido no sistema público quando comparado com as clínicas particulares e a importância do profissional na recuperação dos pacientes.
A protagonista é tímida, bonita e introspectiva. Não tem amigos íntimos, tem dificuldades para socializar e é tranquila. Sua vida gira em torno do trabalho e de suas aulas na academia, onde ela externaliza um pouco de sua personalidade e sonhos.
Carolina trabalha em uma clínica particular e um amigo do dono precisa de atendimento. Alexandre Bastos é um homem de 27 anos, rico, bem-sucedido e que vive a vida no limite, praticando esportes de risco e se aventurando sempre que possível. Ao conhecer Carolina, sente-se extremamente atraído por ela e tenta chamar sua atenção. A protagonista, por sua vez, mantêm-se quieta, apesar de ter discussões consigo mesma sobre as sensações que tem na presença de Alexandre.
Alexandre é paciente e utilizará suas sessões para ganhar espaço na vida de Carolina, mas nem tudo são flores. Quando os dois começam a ter algo, tornam-se alvo de intrigas e armações para separar os dois.
"Amor de Cordel" é um romance contemporâneo, repleto de sentimentalismo e cheio de altos e baixos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi feito um bom trabalho. Existem erros de digitação e grafia, mas nada que interfira na compreensão do texto. No início dos capítulos, existem detalhes, assim como nos rodapés.

Leitora Apaixonada 18/08/2017

Apaixonante
Este livro traz a historia apaixonante e envolvente de Carol e Alexandre, que conta do ponto de vista de Carol. Carolina tem 38 anos, é terapeuta ocupacional totalmente profissional, divorciada de um casamento de 14 anos e totalmente focada em sua nova etapa de vida... Até que então apareceu um jovem arquiteto em seu consultório para fazer terapia pois tinha fraturado o punho, o Alexandre Bastos! Carol se viu encantada por seu paciente, mas queria ser a profissional e o tratar como todos.. mas era impossível não se encantar por aquele jovem educado com olhos de jade. O que Carol não esperava era que com o decorrer do tempo, via um sentimento por Alexandre crescer, e isso a deixa totalmente confusa, já que não era a favor de relacionamento entre pacientes, e para ela a idade e a classe social era um problema.
Alexandre também se sentia assim em relação a Carol, totalmente apaixonado. Após muitas consultas ela tentava ser profissional e não mostrar que estava encantada por ele.. Já que era perceptível que ele se sentia assim também.
Será que Carol irá se entregar nessa nova paixão ?! .
Gente, não sei o que falar, por mim fazia três post falando deste livro! Já tinha lido “Olhos de Jade” contada pelo Ale, tem resenha aqui no ig, e já tinha me apaixonado por esse casal, mas ver pelo lado de Carol mexeu comigo! Ela é uma mulher forte e incrível !
Só digo uma coisa: Vocês necessitam ler! É um livro maduro que trata de assuntos como traição, mas também uma paixão que nos deixa de coração mole! Este livro mostra que nós, mulheres, temos nossos ponto fracos, mas não nos impede de sermos fortes!
Andrea, mais uma vez, obrigada por essa parceria incrível! Eu amei conhecer esse casal. Te desejo muito sucesso, nesse livro e no novo que está por vir, pode contar com a minha ajuda ❤ .

site: https://www.instagram.com/p/BXk8Pc-ncHD/?taken-by=leitorapaixonada

Fer Kaczynski 24/06/2016

Muito amor pela capa s2
Com muito prazer recebi este livro através da parceria com a Lilian Comunica, este ótimo lançamento da Editora Pandorga, com uma capa belíssima que logo me conquistou.
Achei a diagramação super bem feita, é um livro de 400 páginas com a fonte pequena, e isso sim, me incomoda, acho meio cansativo, porém se a história flui, eu consigo terminar a leitura em uma semana.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

Laila @entrelivros 31/03/2017

Amor de cordel
Carol acabou de se divorciar. Depois de tantos anos casada e longe da família, ela se vê numa nova fase da sua vida sozinha, morando num novo apartamento e sem saber como será daqui para frente. Miguel, ex de Carol, a troca pela assistente anos mais nova que ela, pondo fim no relacionamento de quatorze anos. A partir daí, Carol decide fechar o coração para novos amores e fica curtindo uma bad pós casamento, o que é super normal quando ainda há sentimentos da parte de um dos envolvidos.

O que Carolina não sabe é que essa solidão que ela passa a sentir será abafada por um novo sentimento. O amor. Em meio ao caos do trabalho e da rotina da nova vida, ela conhece Alexandre, seu novo paciente. Um rapaz de vinte e sete anos, rico, lindo e que se apaixona por ela quase que imediatamente. Mesmo lutando contra seus sentimentos, Carolina se apaixona por ele e fica dividida entre o romance e a ética no trabalho, afinal ele ainda é paciente dela quando assume que está apaixonado.

Antes de fazer parceria com a Andréa, eu já tinha lido algumas resenhas a respeito desse livro e confesso que fiquei mega curiosa para lê-lo por se tratar de fatos baseados nas experiencias da própria autora e de pacientes que ela atendeu como Terapeuta Ocupacional. Munida dessa informação eu li o livro fazendo uma segunda história na minha cabeça. Imaginava quais das historia que compunham o livro eram reais e quais eram imaginárias. Ainda não consegui fazer essa distinção, talvez Andréa me conte, talvez não, mas isso colaborou muito para eu ler a historia de coração aberto. O que foi ótimo, já que eu me emocionei em muitos momentos.

Muito mais do que um romance, Amor de cordel fala de superação de preconceitos, de dor, amor, tristezas e alegrias. Além de ter uma pitada de drama e um suspense que vai te deixar de boca a berta e se perguntar: "como isso aconteceu?"

“É POSSÍVEL SORRIR E ESQUECER UM POUCO DAS PRÓPRIAS DORES QUANDO SE OLHA PARA A FELICIDADE DE QUEM AMAMOS"

Eu me emocionei demais no capitulo "Perda". Ele mexeu comigo de uma forma muito pessoal, já que eu também sofri a mesma perda que Carolina, de uma forma muito parecida. De um jeito rápido e inesperado. Nossa, chorei litros.
A história é muito boa. Apesar do ciume quase doentio que Alexandre e seu cuidado excessivo, eu esperava um pouco mais. Em alguns momentos ele é puro amor e te faz acreditar que príncipes encantados existem, porém, em outros, cheguei a sentir raiva da imaturidade que ele demostrava.

O capitulo "Pesadelo" não foi dos melhores para mim. Apesar de todo o suspense envolvido, achei que faltou algo. Poderia ter sido mais desenvolvido, com um propósito real. Porque, até agora eu não entendi o motivo dele. Não quero dar spoiler, mas quem leu sabe do que eu estou falando. Depois que acabei de ler, soube que o livro é uma trilogia, então talvez aconteçam o que eu esperava para o final desse livro nos próximos. E, Andréa, por favor, faça acontecer. Porque eu tenho muitos questionamentos.

Em suma, a leitura é agradável, a escrita é muito boa, a separação dos capítulos é muito bem feita, o que colabora para aguçar nossa curiosidade. A história é rica em detalhes, frases motivacionais e informações sobre TO, além de abordar sobre temas como homofobia e abandono familiar.
Há um cuidado visível no visual dele. Desde os pequenos detalhes no rodapé com nome da autora e do livro, até os desenho que divide os capítulos. Foi tudo muito bem feito. Já estou ansiosa pelo próximo volume!

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br/2017/03/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

Fernanda 18/07/2016

Amor de Cordel
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

Carol - @ressacaliteraria_ 10/08/2017

Resenha: Amor de Cordel - Andrea Marques
Carolina Borges é uma mulher decidida, tem uma vida estável e 38 anos. Casada há 14 anos com Miguel. Terapeuta Ocupacional (TO), ama sua profissão. Tudo está no seu devido lugar e para Carol nada deve mudar, mas a vida não tem um ritmo concreto e a qualquer momento as coisas podem ser alteradas, positivamente ou não. E são quando seu marido chega com um pedido de divórcio.

Sendo uma mulher forte e independente, apesar de muito triste por um casamento de tantos anos ter acabado, não se deixa abalar e resolve seguir em frente para reaprender a viver só. Faz uma lista prática com tudo o que vai precisar para a casa nova e acrescenta ao final um novo amor, mas acaba riscando na mesma hora.

"Era um apartamento pequeno comparado ao que eu morava anteriormente, mas eu sentia um afeto especial por ele. Talvez porque eu tenha decidido tudo sozinha, diferentemente de quando casei, pois Miguel me ajudou com a escolha da decoração e com a arrumação da casa."

Ao mesmo tempo em que parece que a vida tira, ela pode dar algo melhor. Continua com seu trabalho, visitando sua família normalmente, fazendo amizades no novo prédio em que mora, e começa aulas de balé para adultos. Segue vivendo até que começa a atender Alexandre, um rapaz de olhos cor de jade e sorriso fácil que vai revirar a vida de Carol.

"-Meu Deus, se esse bofe for tão bonito quanto é a voz dele, vou querer ficar na sua sala durante o seu atendimento!"

"...Mesmo assim, não me sentia intimidada, e desfrutava da dança como se aquele momento fosse terapêutico; não apenas pelas sensações físicas agradáveis, mas principalmente pela paz de espírito que sentia quando estava em movimento. Às vezes até me esquecia que tinha outras alunas ali e me entregava ao balé como se nele eu pudesse me revelar e, ao mesmo tempo, encontrar um lado meu que nunca soubera existir."

Alexandre é um arquiteto bem sucedido e tem 27 anos. Mesmo tendo muito dinheiro, é educado, cavalheiro e não se desfaz de ninguém. Nunca se apaixonou, e flerta com Carolina desde o primeiro contato, mas sendo ótima profissional, o código de ética a impede de ir adiante mesmo com toda insistência de seu paciente. Porém, isso não a impede de se apaixonar, e sim, os pré conceitos que ela mesma impôs para si. Entretanto, quando se apaixona, Alexandre está disposto a fazer de tudo por essa paixão e não coloca obstáculos em seu caminho. E o paciente afinal acaba sendo mais do que apenas isso.

"Suspirei e percebi que todo meu esforço para me convencer de que não estava apaixonada tinha sido inútil, pois a cada encontro meu desejo só aumentava."

Um romance contemporâneo, cheio de dramas e até ação. Com uma protagonista forte, mas tímida. Independente, mas um pouco insegura, e que pensa sempre em ajudar o próximo. A autora criou uma personagem capaz de nos fazer se identificar quase que instantaneamente. E por mostrar uma mulher se reerguendo e reconstruindo sua vida após anos de casamento, é um ótimo livro para mulheres lembrarem da força e valor que têm.

"Fui para casa pensando em como as pessoas podem ser tão interesseiras em alguns momentos e se deixar levar pelo próprio egoísmo e não pensar nos sentimentos dos outros."

"Não conseguia parar de gritar, e só depois que Alexandre acionou o paraquedas e nós assumimos uma nova velocidade, mais suave, é que fui tomada por uma sensação de liberdade plena e entendi por que os pássaros cantam."

Temas bem complicados foram abordados de forma sutil e bem interessante no livro. Desproporções entre o sistema público e privado de saúde, discriminação de idade, cor e classe social, falta de atenção especial com deficientes e idosos, homofobia, intolerância e preconceito. Apresenta principalmente pessoas que se privam da própria felicidade por medo de regras impostas pela sociedade, e como somos escravos de uma.

"-Eu sei que muitas coisas já mudaram para melhor, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Até hoje, eu e Gustavo não nos casamos e o nosso desejo não é apenas por ideais românticos, mas porque sem sermos casados perante a lei, não temos os mesmo direitos que um casal heterossexuais. Você sabia que se eu ou ele precisarmos fazer uma cirurgia de risco, por exemplo, nenhum dos dois tem o direito de autorizar o procedimento?"
(A história do livro se passa em 2010, e o casamento homossexual ainda não tinha sido aprovado.)

"Mais uma vez me questionei como as pessoas são capazes de julgar alguém por motivos tolos como a opção sexual, a cor da pele ou as crenças religiosas, e lamentei o fato de o ser humano se apegar a aspectos tão banais, quando existem coisas muito mais importantes com que se preocupar."

"...as pessoas não se incomodam em ver guerra e violência na tevê, mas ficam ofendidas ao verem dois homossexuais juntos. Isso é realmente um absurdo!"

Outro ponto bem interessante foi conhecer a profissão de Terapia Ocupacional (TO) (que eu particularmente nunca tinha ouvido falar). Conhecemos as diferenças entre a Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e em que a TO pode ajudar o paciente. Andrea sutilmente conseguiu dar destaque a profissão sem deixar aleatório ou fora de contexto, e foi de extrema importância.

"...a terapia ocupacional pode ensinar a se reconstruir mesmo quando seus pedaços parecem soltos e sem sentido. Cabe a terapeuta ocupacional saber ouvir seu paciente, pensar junto com ele formas novas de viver o cotidiano, de juntar os cacos que surgem quando uma doença ou deficiência se instala, de buscar alternativas para continuar a sonhar, ainda que a dor física ou emocional seja tão intensa que pareça não haver mais saída. Cabe a TO ensinar o encantamento pela vida, mesmo que a morte seja efetivamente a única coisa certa para todo ser."

A autora ainda conseguiu desenvolver muito bem os personagens secundários. É quase que impossível não querer tê-los como amigos ou família também. São todos bem construídos e mesmo aparecendo em poucas cenas, não deixaram a desejar.

"...a saudade é a memória do coração."

A capa é muito bem trabalhada, colorida e chama a atenção de longe. A diagramação também está muito boa, tirando alguns errinhos bobos de português, e faz com que a leitura flua ainda mais rápido (li em apenas 2 dias). A leitura vai obter opniões diferentes pois vai depender de como as pessoas percebem consequências, sentimentos, diálogos, e relacionamentos, mas que está mais do que recomendada!

"- Às noites maldormidas!
- Mas muito bem vividas!"

"Amor de Cordel" vem para fortalecer que o amor não tem barreiras e que as vezes temos que arriscar e estar preparados para todas as consequências. Uma história reflexiva, emocionante e realista. A sinopse não nos prepara para tudo o que esta por vir, e se eu já esperava que fosse boa, não estava preparada para esse livro incrível!

"...o fato é que as mulheres ainda precisam superar as próprias inseguranças para conseguir assumir o fim de um relacionamento doentio que não traz nada de bom, ao contrário, só tira de cada uma o que há de melhor: a idade, a beleza ou às vezes, os próprios sonhos."

Esse livro pode ser tudo, menos uma história boba. Aprovadíssimo e novo integrante da lista de favoritos!

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/08/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

19/07/2016

Resenha Luciana de Queiróz
Quando recebi o convite da assessoria da editora para resenhar esse livro, prontamente aceitei, porem pelo título achei que seria uma leitura meio complicada, com muitas rimas, trovoadas etc... e pensei:- 400 páginas assim será massante! Comecei a ler e pasmem, me apaixonei! Não tem nada a ver com o que esperava e fiquei ainda mais feliz! Daí em diante fui tomada pela história, pela personagem e não conseguia parar!!! É uma história linda, cheia de fases repletas de amor, ódio, determinação,preconceito, agressão e até mesmo realidade já que a autora Andrea Marques coloca a sua experiência profissional na personagem Carol de uma forma bem informativa, mas sem sair do contexto.
A narrativa é de uma mulher chamada Carolina de 39 anos, terapeuta ocupacional (TO), casada e super feliz. Logo no primeiro capítulo é traída por seu marido com quem é casada por 14 anos e abruptamente pede a separação para ficar com sua amante. Longe da família que mora no interior de São Paulo, teve que recomeçar sozinha e mesmo abalada foi à luta.
Claro, não pensava tão cedo arrumar um novo amor, queria trabalhar e conquistar seus sonhos, até que um lindo homem com olhos cor de jade foi seu paciente e já na primeira vez que o viu adentrar sua sala, apaixonou-se e foi recíproco. Mesmo sem conseguir tirá-lo da mente pensou na ética profissional e mais, pensou que era absurdo se apaixonar por um homem de 27 anos e rico. Preconceito? Carol com o tempo abriu-se ao amor de Alexandre e rendeu-se de corpo e alma a esse amor mesmo que muitos os vissem com aquele olhar torto por vários motivos. Mas Alexandre não se importava pois daria sua vida se preciso pela amada e a tratava como uma princesa, pasmem, nunca tinha se apaixonado antes... sim, Carol era seu primeiro amor!
Quando morava em seu novo apartamento conheceu um casal gay e fizeram uma amizade linda, mas viu o preconceito e até mesmo a agressão sobre eles e ficou chocada por isso acontecer nos tempos de hoje. Mas e o seu próprio preconceito em relação a idade e classe econômica? Conheceu também o pai e irmão de seu namorado que não simpatizaram com ela, fato que a deixava muito mal, mas como era muito educada e paciente, relevava.
Muito aconteceu nas páginas seguintes (mas deixarei vocês curiosos...rsss), num certo dia Carol fora sequestrada ao sair da sua aula de ballet (sim, ela estava realizando seu sonho de infância). Ao acordar estava num lugar escuro, fétido e com um homem e um garoto que se revezavam para "cuidar" dela. Até que descobrira e surpreendeu-se quando se defrontou com seu sequestrador e quase foi estuprada por ele. Não entendia o motivo dessa pessoa querer tanto seu mal e acabou fazendo amizade como menor que a olhava no cativeiro. Até que conseguiu fugir, mas foi perseguida por seu sequestrador e quando achava que o pior aconteceria, seu namorado aparece e de repente, um tiro... Carol fora baleada.
O que será que aconteceu daí em diante? Serei maldosa e deixarei você ler porque a "saga" continuará nessa trilogia.
MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO:
Pontos positivos:
Apaixonei-me totalmente pela Carol que tem muito a ver comigo, na sua forma de agir, pensar... tenho certeza que ela é virginiana.... rssss... (meu signo). Sempre disposta a ajudar e crescer profissionalmente. Extremamente dedicada ao seu trabalho, não se importa com o dinheiro, mas com a ajuda ao próximo. A história foi muito bem elaborada, com muitos pontos para refletirmos, fatos que acontecem rotineiramente na vida real e as 400 páginas acabou sendo poucas... ainda bem que é uma trilogia. Já estou ansiosa para a continuação. O fato da autora usar seu trabalho pessoal inserido no livro de forma informativa sem ser invasiva, foi incrível. Parabéns!!!
Pontos negativos:
Achei o título nada a ver com a história abordada e a capa poderia ser diferente também, mais elaborada, pois a história dá essa liberdade. Encontrei erros de português, um em especial foi grotesco que deve ser revisado melhor pela editora.
Agradeço à assessoria e à Editora Pandorga pela oportunidade. Sou uma apaixonada por leitura e amo acrescer meus conhecimentos.

site: http://www.lucianadequeiroz.com/2016/07/resenha-amor-de-cordel.html

Vanessa Meiser 14/10/2016

Quanto mais via este livro pela blogosfera, mais aumentava minha curiosidade com relação a ele, acredito que os principais fatores foram a capa caprichada, a sinopse que remete à um romance adulto mesclado com drama familiar e claro, as diversas opiniões favoráveis. Fiquei muito feliz com a possibilidade de leitura ofertada pela Lilian Comunica e, admito que iniciei a leitura com a certeza de que iria adorar a obra.

Nossa protagonista é Carol, uma bonita mulher de 38 anos, casada há mais de uma década com Miguel. Seu casamento seguia uma rotina tranquila e acomodada e não havia indícios de que Miguel pudesse ter outra mulher e desejasse a separação, mas seu castelo de areia desaba no dia em que ele chega em casa após o trabalho e solta a bomba para Carol que, fica desolada com a notícia.

Carol precisa lidar com o fato de que foi trocada e que seu marido não a ama mais, este processo leva um tempo e envolve crítica da família, principalmente da mãe que acha um absurdo a filha não lutar pelo marido, troca de apartamento, retorno à vida social, solidão... Mas, aos poucos a nova rotina de Carol vai se assentando e ela começa a perceber que seu casamento já havia enfraquecido há um tempo e que o amor que ela sentia pelo marido havia se transformado em amizade, perdendo o brilho da paixão dos primeiros anos juntos. A mágoa começou a desaparecer depois desta constatação.

Ao mesmo tempo em que a vida volta aos eixos, seu coração começa a bater mais forte por um novo paciente, este é Alexandre, um jovem executivo de 27 anos que começa a fazer terapia com Carol e também se mostra interessado nela, na verdade, Alexandre é bem direto nas abordagens e não disfarça o interesse, Carol é que fica na defensiva pois, além dele ser muitos anos mais novo, é seu paciente e integrante da alta sociedade, motivos suficientes para que ela evite a aproximação do rapaz.

Mas será que Carol conseguirá se manter imparcial e negar para si mesma o sentimento que cresce dentro dela? Afinal, Alexandre está determinado a conquistar a sua terapeuta e não vais desistir tão facilmente.
A trama foi muito bem elaborada e repleta de acontecimentos marcantes. Se durante o casamento, sua vida com Miguel era baseada na rotina, o mesmo não se pode dizer da fase pós separação, rotina passa longe de seu dia-a-dia.

Enfim, eu sou apaixonada por livros de romance e não resisto mesmo quando um livro do gênero cai nas minhas mãos. Estava muito ansiosa pela leitura e desde as primeiras páginas foi possível perceber que o livro seria exatamente o que eu estava esperando. Carol é uma grande personagem e como ela, existem muitas mulheres por aí, este foi um dos principais pontos que me fez adorar o livro. Amo livros cujas tramas aproximam-se muito das histórias da vida real.

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Rule 06/04/2020

Chato
Personagens que do começo ao fim são consistentes. Nenhuma surpresa e nenhum evento que tire os diálogos do tédio que a leitura provoca.