Amor de Cordel

Amor de Cordel Andrea Marques

Resenhas - Amor de Cordel

Nelmaliana 12/06/2016

Carolina é uma mulher moderna e independente. Trabalha como terapeuta ocupacional, e ama o que faz. Ela exerce a função em dois locais: um hospital público e uma clínica particular. Casada há mais de uma década com Miguel, apesar de não terem filhos, considera-se uma mulher feliz e realizada. Até que um dia, seu mundo vem abaixo quando seu marido pede a separação pois está apaixonado por outra mulher.

Depois do baque inicial, Carolina consegue se reerguer e começa uma nova vida. Dentre algumas decisões pra essa nova fase, ela risca da sua lista a de encontrar um novo amor. Então dedica-se de corpo e alma ao seu trabalho, as adaptações ao novo estilo de vida, ao ballet, atividade nova pela qual se apaixona e segue em frente. Até que conhece Alexandre, e tudo muda.

Antes de mais nada, vou contar uma história. Não sou fã de romances. Imagino que agora você se pergunta: "como isso?, "se ela não gosta, como lê?" "e como vai falar de um livro de romance se não gosta de romance"? Pois é. Não sou romântica, nunca fui e isso influencia diretamente no meu gosto literário. Mas acho que por mais que não gostemos de um gênero, o bom leitor deve se aventurar e sair da sua zona de conforto. Com esse propósito na cabeça, nem pensei duas vezes quando meu foi oferecida a leitura desse livro pela Lilian Comunica. Li a sinopse por alto e achei que ia de encontro com o que eu tinha proposto pra mim.

Aí é o momento onde o queixo vai ao chão... EU ADOREI O LIVRO!

Sim senhoras e senhores, a pessoa que vos fala gostou de um romance. Então, vamos aos detalhes.

Me identifiquei muito com a protagonista, e isso foi muito bacana. Diferente de outros livros que havia lido anteriormente, Carolina é uma mulher mais madura, com 38 anos no início da história, idade próxima da minha. Fora isso, ela mora em cidade diferente da família, trabalha na área da saúde, e se apaixona por alguém mais novo que ela. Muita coincidência pra uma história só.

Além desses detalhes, a autora durante a narrativa, toca em vários assuntos delicados. Carolina quando vai morar sozinha, conhece seus vizinhos Lucas e Gustavo, que são um casal de homossexuais. Eles moram juntos há um bom tempo, e a protagonista presencia momentos onde eles sofrem discriminação por parte de vizinhos, chegando até a agressões físicas. Além desse, também são abordados assuntos como saúde pública, agressão a mulher, assédio, entre outros. É claro que todos são abordados de maneira superficial, afinal seria quase impossível se aprofundar em cada um deles durante essa obra. Porém, gostei demais dessa abordagem, isso traz a personagem pra mais perto do leitor, a torna mais verossímel.

O livro é narrado em 1ª pessoa, o que normalmente não me agrada muito. Não gosto de ver a história através de um único ponto de vista, mas a autora soube caminhar tão bem com a narrativa, que eu amei ver o mundo através dos olhos da Carol. Outro fato, o livro é extremamente detalhado, mas a leitura nao se torna cansativa por isso, muito pelo contrário, é muito fluida e agradável.

A autora, é terapeuta ocupacional, o que torna todos os detalhes que a Carol nos conta mais interessantes ainda. Confesso que, apesar de ser formada na área da saúde, não tinha muito conhecimento sobre essa profissão. Mas fiquei encantada com cada detalhe.

Mas como nem tudo são flores na vida, existiram alguns pontos que não me agradaram por completo. O clichê, ah, o clichê. Sim, aqui existe e não, definitivamente não gosto dessa ideia. Alexandre é o típico príncipe encantado: bonito, forte e rico, e Carolina uma moça delicada e frágil, apesar de experiente. Outra coisa, o mocinho me passou a imagem de extremamente possessivo. Pra quem nunca passou por um relacionamento assim, pode até achar bacana, mas eu detestei ele. Vivi algo assim, e me sentia oprimida, e não feliz e amada. E Carolina, apesar de madura, demonstra muita insegurança. No decorrer da narrativa isso não me incomodou no geral, mas próximo ao fim do livro acontece um fato onde a insegurança dela alcança um nível estratosférico, e nesse momento fiquei um pouco cansada. Outro ponto, as personagens não mudam em nada esses traços no decorrer da trama toda. Gostaria que, mesmo que fosse bem sutil, tivesse existido uma evolução.

Quanto a parte gráfica, o livro é impecável. A capa é belíssima, a diagramação também é muito boa, só um pequeno adendo quanto a revisão, pois existem alguns poucos erros na obra, mas existem.

Tirando esses pequenos detalhes, eu fiquei completamente apaixonada pela história, pelas personagens, pela ambientação. Confesso, que quando chegou no final, eu fiquei com um gostinho de quero mais.

E enfim, posso dizer com segurança, que eu gosto de romances também.

Post original do blog Profissão: Leitora em

site: http://profissaoleitora.blogspot.com/2016/06/amor-de-cordel-por-andrea-marques.html
Stffany 21/11/2023minha estante
Amei ??

Apaixonadas por 19/06/2016

Amor de Cordel - Apaixonadas por Livros
Um romance contemporâneo com uma mulher independente e forte, esses dois elementos me conquistaram no início da narrativa e o resto do livro foi uma viajem ao lado de uma mulher que definitivamente eu queria como amiga.

Carolina Borges tem uma vida estável e serena, aos 28 anos é casada há 14 anos com Miguel, ama sua profissão e acha que está vivendo sua melhor fase, mesmo que seu marido esteja meio distante por causa de uma promoção no emprego, ela está feliz com sua existência, mas um belo dia seu marido chega com uma notícia bombástica em casa, quer se separar dela, pois se apaixonou por outra mulher. Carol sofre, muito, claro são 14 anos de relacionamento, mas ela não se deixa dominar por esse sentimento e segue em frente, para reaprender a viver sozinha.

Ao decidir seguir em frente, Carol faz uma lista do que precisa e, muita prática, coloca coisas sobre a casa nessa lista, mas no final, um item sobre um amor acaba figurando, mas é riscado imediatamente. Uma mulher forte, mas tímida, independente, mas um pouco insegura, incoerente como a maioria de nós, a autora criou uma personagem em cada uma de nós se identifica quase que instantaneamente. Terapeuta Ocupacional, ela continua com seu trabalho, fazendo contato com sua família, fazendo amigos no prédio em que mora, começa aulas de balé para adultos, segue vivendo até que começa atender Alexandre.

Alexandre Bastos um lindo arquiteto de 27 anos, com olhos cor de jade, físico de um deus grego,amigo do chefe de Carolina na Clínica particular onde ela trabalha,acaba sendo designado para ser atendido por ela após uma fratura no punho. Alexandre é educado, cavalheiro e flerta com ela desde o primeiro contato, mas o código de ética impede Carolina de ir adiante mesmo com toda insistência de seu paciente. Mas os dois acabam se esbarrando pela cidade e o destino realmente parece querer os dois juntos e Carol cede. Sua profissão e seu coração são postos em risco, mas será que valerá a pena?

A narrativa de Amor de Cordel é muito gostosa de acompanhar, mas alguns fatos me incomodaram um pouco, como o livro é narrado em primeira pessoa por Carolina e ela tende a divagar bastante, algumas partes eram descritivas demais e ficaram cansativas de ler, e a insegurança da protagonista, uma mulher tão decidida em algumas situações, que encarou uma separação de forma tão madura não deveria ser tão insegurança, mas essas duas ressalvas não estragam o livro, que conquista pela beleza e por mostrar uma mulher se reconstruindo e se redescobrindo após anos de casamento e como um novo relacionamento afeta essa mulher madura.

Alguns leitores podem implicar com os clichês inseridos no livro, mas não eu, eu amo quando eles são bem escritos e bem inseridos na história, como foi o caso aqui, mas o Alexandre poderia ser um pouquinho menos autoritário e possessivo, mas a gente acaba perdoando. Outro fato positivo do livro foi à inserção do tema discriminação de forma sutil, mas que funciona muito bem.

Enfim, um ótimo livro para mulheres se reconhecerem e lembrarem-se da força e valor que elas têm, e para todos que gostem de um romance gostoso e bem desenvolvido.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-amor-de-cordel-de-andrea-marques/

Dani Ramos 11/05/2017

Muito bom!
A leitura é bem gostosa e simples. Achei interessante abordar sobre a profissão de TO (terapeuta ocupacional) e quais são suas funções. O livro mostra a personagem forte, determinada e inteligente, que ao mesmo tempo, é ingênua, sensível e insegura. Uma característica marcante em Carol, são seus "pensamentos" pré-formados: culpava-se por coisas simples, sempre dizia a si mesma que "não poderia" certa coisa, por ser mais velha ou porque aquilo era de um mundo diferente ao dela. Eu sou bem direta e acredito fielmente que podemos SER e TER o que quisermos! Mas mesmo ela possuindo esse defeito, não a deixa de ser interessante e intrigante. Alexandre aparece em sua vida, na hora mais sombria. Um jovem rapaz, bonito e rico transmite um interesse em Carol, que a faz pensar que aquele relacionamento é inapropriado. A história nos mostra como viver um dia de cada vez e que podemos sim, ultrapassar os problemas que nos aparece na vida. É uma história de amor e aprendizado deliciosa. Nossa parceira @escritora_andreamarques está de parabéns pela obra! Indico a leitura a todos que gostam de um romance com intrigas e traições.

site: https://www.instagram.com/leituraazul/

Simeia Silva 20/05/2016

Apaixonante
Sou uma leitora composta por fases, em cada época estou com uma vibe diferente. Tem fase que quero ler somente romances, em outra somente Chick-lits, depois clássicos, policiais e por aí vai. Por agora, estou naquela fase em que a mesclagem está funcionando melhor comigo e as leituras estão rendendo mais. Com isso resolvi ler todos os livros New Adults que tenho na estante e esse primeiro vídeo é a TBR dos primeiros escolhidos para leituras e resenhas. Bora ver?

site: www.sentaaileitor.com.br

Lina DC 26/05/2016

A trama é narrada em primeira pessoa pela protagonista Carolina. Carolina é uma mulher de 38 anos de idade, terapeuta ocupacional e que logo no primeiro capítulo, relembra os acontecimentos de outubro de 2009. Ela e seu marido Miguel moravam na zona leste de São Paulo, quando em uma sexta-feira, Miguel chega em casa e termina com o seu mundo.

"- Eu nunca me senti atraído por nenhuma outra mulher desde que nos casamos, mas eu conheci essa garota que mexeu comigo. Achei que fosse apenas atração física, que se eu me esforçasse conseguiria resistir, mas foi inútil. Eu... eu estou apaixonado e quero me separar de você." (p. 09)

Carolina, em primeiro momento, sente-se perdida, mas logo entende que ficar deprimida não irá adiantar nada. Ela mergulha em seu trabalho como terapeuta ocupacional e ao mesmo tempo, dedica-se em melhorar sua auto-estima, procurando aulas de balé e preocupando-se com seu bem-estar.
A autora discute muito bem a profissão de terapeuta ocupacional. Talvez por ter formação na área, seu conhecimento fica claro e o texto fica fluido. Andrea Marques aproveita sua obra para realizar uma reflexão crítica sobre o atendimento oferecido no sistema público quando comparado com as clínicas particulares e a importância do profissional na recuperação dos pacientes.
A protagonista é tímida, bonita e introspectiva. Não tem amigos íntimos, tem dificuldades para socializar e é tranquila. Sua vida gira em torno do trabalho e de suas aulas na academia, onde ela externaliza um pouco de sua personalidade e sonhos.
Carolina trabalha em uma clínica particular e um amigo do dono precisa de atendimento. Alexandre Bastos é um homem de 27 anos, rico, bem-sucedido e que vive a vida no limite, praticando esportes de risco e se aventurando sempre que possível. Ao conhecer Carolina, sente-se extremamente atraído por ela e tenta chamar sua atenção. A protagonista, por sua vez, mantêm-se quieta, apesar de ter discussões consigo mesma sobre as sensações que tem na presença de Alexandre.
Alexandre é paciente e utilizará suas sessões para ganhar espaço na vida de Carolina, mas nem tudo são flores. Quando os dois começam a ter algo, tornam-se alvo de intrigas e armações para separar os dois.
"Amor de Cordel" é um romance contemporâneo, repleto de sentimentalismo e cheio de altos e baixos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi feito um bom trabalho. Existem erros de digitação e grafia, mas nada que interfira na compreensão do texto. No início dos capítulos, existem detalhes, assim como nos rodapés.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 22/06/2016

Carol e sua nova vida
O livro é narrado por Carolina Borges. Aos 38 anos ela viu sua vida mudar completamente quando o marido (com quem ela tinha um relacionamento de catorze anos) disse que tinha se apaixonado por outra mulher e queria se separar. Como o conhecia o suficiente para saber que sua decisão não tinha volta, Carolina aceitou a separação e decidiu recomeçar sua vida no apartamento novo que comprou com o dinheiro da venda do apartamento onde antes ela morava com Miguel (nome do seu ex-marido).

O que não mudou na vida de Carol foi o seu amor pela profissão, ela era terapeuta ocupacional e trabalhava em um hospital público e numa clínica na cidade de São Paulo. Seu amor pela família (pai, mãe, irmã mais nova e sobrinho) que morava em Ribeirão Preto também continuava igual, apesar de sua mãe não aceitar a decisão da filha de se separar sem antes tentar salvar o casamento.

Carol montou o apartamento novo, com móveis feitos sob medida (cuja entrega atrasou, quem escapa de alguns contratempos em mudanças, né?!), se tornou amiga de seus novos vizinhos (o casal Lucas e Gustavo) e tentou preencher sua vida com outras atividades, entre elas, aulas de balé para adultos. Se o livro parasse nesse ponto, já valeria a pena tê-lo lido para conhecer uma mulher que precisa aprender a viver sozinha depois que sua vida perfeita se mostra não tão perfeita assim. Gostei de ver a Carol se arriscando a recomeçar a viver ao invés de ficar se humilhando e tentando reconstruir uma relação que já havia terminado; ela sofre sim com a separação, muito, mas entende que seguir em frente é a melhor alternativa.

"Enquanto ela falava, tudo parecia ser fácil e fui me animando com a ideia. Cheguei até a esquecer a minha idade e, no fim, estava decidida que iria tentar, afinal, o que eu poderia perder com isso, além do meu tempo e do dinheiro? Não teria que contar a ninguém o que estava fazendo - e essa era a grande vantagem de morar sozinha: eu não precisava me preocupar em dar satisfações nem correr o risco de ouvir que era uma bobagem e que deveria investir meu tempo e dinheiro em algo compatível com os meus quase quarenta anos. Me senti com liberdade suficiente para arriscar em situações que, enquanto estava casada, com certeza não teria feito." (página 31)

Mas esses são só os primeiros capítulos de "Amor de cordel", que continua quando Carol conhece o seu novo paciente: o arquiteto Alexandre Bastos, amigo do dono da clínica onde ela trabalha. Desde o primeiro olhar, Carol sente alguma coisa diferente por Alexandre, e com o tempo ele também começa a demonstrar interesse por ela. Mas para Carol, se relacionar com ele parece não ser uma boa ideia por diversos motivos. Primeiro: ele é filho de um empresário riquíssimo e ela não tem tanta grana assim. Segundo: ele é mais de dez anos mais novo do que ela, o que leva ao terceiro item: Carol tem medo de sofrer novamente com uma separação, e não acredita que um relacionamento com um cara tão mais novo, lindo e rico possa dar certo.

Acontece que Alexandre é insistente, e a Carol acaba decidindo se permitir estar ao lado dele, embora acredite que essa relação não durará muito tempo. O fato é que Carolina e Alexandre terão muitos desafios para enfrentar, chegando até a colocar suas vidas em risco por causa desse relacionamento. Quais desafios são esses? Quais as reais intenções de Alexandre? O que mais a vida trará para Carol? Só lendo para saber!

"Amor de cordel" foi um livro que eu gostei mais do que esperava. A escrita da autora é muito boa para uma estreante, creio que ela encontrou o tom certo para contar o dilema da terapeuta ocupacional de quase quarenta anos que se apaixona por um arquiteto mais novo. A autora comenta que se baseou nas histórias que viveu e observou para poder construir "Amor de cordel", e foi um grande acerto dela, possibilitando uma trama bem construída e crível.

Gostei da ambientação no estado de São Paulo. Gostei da forma como a terapia ocupacional foi colocada na história (por exemplo, eu não sabia quais as diferenças entre ela e a fisioterapia, que eu poderia resumir basicamente no caráter mais prático e de reabilitação para o dia-a-dia da primeira), foram bem colocados os dados sobre o surgimento da profissão e as diferenças de atuar nela num hospital público atendendo as camadas menos favorecidas da população em comparação com a atuação numa clínica particular; depois de finalizar a leitura eu compreendo melhor a terapia ocupacional e admiro muito os profissionais dessa área. E gostei também da forma como a escritora trouxe representatividade para seu livro: o sócio do Alexandre é negro, os vizinhos da Carol são gays, e foi tudo colocado de uma forma muito natural e respeitosa; leio tantos livros onde não há representatividade alguma, como se na vida real fôssemos todos tão padronizados, que a Andrea Marques merece ser parabenizada pelo que fez!

Foi uma leitura que me cativou: se eu fechava o livro um pouco, continuava pensando nos personagens e no que aconteceria com eles. Todos os personagens são interessantes, o Alexandre é intenso e é possível perceber que ele não é tão maduro quando a Carol, algum defeito ele tinha que ter para não ser perfeito a ponto de parecer irreal. Eu gostei muito da Carol, embora tenha ficado um pouco chateada com ela no final (depois de tudo o que ela e o Alexandre passaram foi como se ela retrocedesse ao continuar acreditando em coisas que se já se mostraram sem fundamento), ainda assim a sua bondade é admirável, sua luta para se livrar dos preconceitos da sociedade e viver tudo o que ela tem vontade não chegou ao fim, a Carol ainda tem desafios a vencer para poder ser totalmente feliz, mas quem não tem? Ninguém é perfeito!

"- Lembre-se que depois da tempestade vem a bonança, mas isso não quer dizer que as águas vão permanecer sempre tranquilas e você terá que escolher entre a sua vida e a de outros, mas isso pode significar a sua salvação." (página 98)

O final foi aceitável, mas me deixou com uma sensação de que faltava alguma coisa, pelo menos mais um capítulo ou um epílogo, tanto que fui conversar com a autora e descobri que haverá uma continuação. Gostei de saber que poderei saber mais sobre a Carol e o Alexandre, só acho que isso deveria ser avisado em algum lugar, talvez na orelha do livro ou nos agradecimentos, para que o leitor soubesse que a história vai continuar.

Assim que tive o livro em mãos, fiquei encantada com a edição que a Pandorga fez. Achei a capa bem bonita, com essa imagem aquarelada. Há uma ilustração no início de cada capítulo, além de eles serem intitulados e com a primeira linha com uma fonte diferente, e próximo ao número da página há o nome da autora e do livro entre corações, detalhes que deixam a edição mais bonita. Há poucos erros de revisão, as páginas são amareladas, as margens são grandes, o espaçamento entre as linhas é bom e as letras, apesar de um pouco menores do que as dos livros que tenho lido ultimamente, ainda tem um tamanho bom para a leitura.

"Ri sozinha das lembranças das minhas aulas de fisiologia sobre o funcionamento do corpo humano, e imaginei se algum cientista apaixonado seria capaz de descrever de forma poética as conexões usadas pela natureza para propiciar a perpetuação da espécie. Afinal, em dado momento, o amor poderia ser visto apenas como um recurso natural para os seres humanos continuarem a povoar e dominar a Terra, e não como o sentimento nobre descrito pelos poetas. Mesmo sendo uma profissional da saúde, sempre apreciei mais o ponto de vista romântico, afinal, se tudo se resumisse à lógica, o mundo seria menos interessante, provavelmente menos complicado também, mas, com toda certeza, mas sem graça e, quem sabe, até amargurado". (página 374)

Enfim, "Amor de Cordel" é um livro que recomendo, principalmente para quem procura um bom livro nacional ou gosta de romances.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-amor-de-cordel-andrea.html

Fer Kaczynski 24/06/2016

Muito amor pela capa s2
Com muito prazer recebi este livro através da parceria com a Lilian Comunica, este ótimo lançamento da Editora Pandorga, com uma capa belíssima que logo me conquistou.
Achei a diagramação super bem feita, é um livro de 400 páginas com a fonte pequena, e isso sim, me incomoda, acho meio cansativo, porém se a história flui, eu consigo terminar a leitura em uma semana.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

sentilivros 04/07/2016

resenha de Amor de Cordel
"Afinal, em dado momento, o amor poderia ser visto apenas como um recurso natural para os seres humanos continuarem a povoar e dominar a Terra, e não como o sentimento nobre descrito pelos poetas."
O livro amor de Cordel é um romance "moderno" protagonizado por uma mulher "madura" que acaba de sair de um relacionamento de 14 anos.
Como vou falar sobre o livro para vocês eu ainda não o digeri todo. Tem mais ou menos um mês que terminei a leitura e ainda não consegui amar ou odiar o livro. Eu tenho a idade da protagonista. Tenho um casamento de 20 anos. E, diferente dela tenho filhos e não tenho uma carreira sólida. Dispus de algumas coisas pela família (não me arrependo) e tudo isso eu digo para falar que tenho empatia total pela personagem. mas, a falta de segurança, de autonomia, de consciência da mulher que ela é, me irritou um pouco.
Mas vamos ao enredo...
A idade é apenas um número, o que vale é o seu estado de espírito, e o meu é de um jovem de vinte anos"
Carolina é uma mulher recém divorciada que está redescobrindo a vida "sozinha". Ao achar um lugar para morar, pois o apartamento antigo que era dela e de Miguel (seu ex-marido) foi vendido e cada um ficou com sua parte, ela resolve procurar um escritório de arquitetura. entretanto, isso acaba por não dar certo.
Assim, ela mesma decora sua casa e vai vivendo sua vida como Terapeuta Ocupacional vai se desdobrando entre o Hospital em que trabalha pela manhã e a Clínica em que trabalha à tarde.
Carolina não tem muitos amigos e sua família mora um pouco distante dela. Contudo, conhece Lucas, um de seus vizinhos e que conforme a história se desenrola vai tornando seu amigo.
Acontece que em um atendimento na clínica ela conhece o Arquiteto Alexandre Bastos e nesse homem mora o perigo. Lindo de viver e bem mais novo que ela, além de ser seu paciente, a intensa atração que sentem começa a florescer.
"... as pessoas não se apaixonam pelo outro e sim pela ideia do amor.Ela diz que o sofrimento acontece porque idealizamos o 'ser amado'; criamos expectativas que na realidade não existem, e assim não conseguimos conviver com outra pessoa quando passamos a conhecê-la mais a fundo."
O livro trabalha muitas questões sociais e culturais. Ela vê a diferença entre o hospital público que não tem tantos recursos e a clínica particular onde trabalha. trabalha a diferença de idade dos personagens, a questão da Homofobia, da velhice (que ao chegar nesse estágio, muitas vezes você é cuidado exatamente por aquele que você humilhou antes), dos asilos, da solidão, da "autodescoberta" mesmo a partir de certa idade (afinal nunca é tarde para nos descobrirmos), de adoção, de valores morais e princípios éticos, além da morte.
"Por um momento pensei que meu coração era repleto de momentos e, mesmo com toda a dor da perda, agradeci aos céus pela vida que tinha."
Ufa! Tudo isso é trabalhado às vezes superficialmente e ás vezes mais reflexivos. É um livro que faz você pensar. Apesar da leitura nos divertir em alguns momentos. Há inúmeros clichês sim, mas onde não há.

Mas, então Andreia, por que você ainda está indecisa e mesmo assim deu 4 estrelas ao livro do skoob?
Acredito que seja pelo fato da Carolina, apesar de seus 38 anos, como pessoa ser muito imatura e como profissional ser brilhante. Não consigo "comprar" a ideia de que uma pessoa tão "perfeita" socialmente é tão mal resolvida. Fica com medo de amar, de se entregar. Eu não sou assim, e talvez por isso, por mais que eu saiba que sim tem pessoas assim, eu não consiga ter me decidido. Além disso o livro deixa o fina, digamos que, em aberto. Para a história toda, é um final perfeito. Condizente com a história , para mim é que pegou.
Viram, aqui a questão não é o livro. A leitura é fácil e rápida. A escrita da autora é cativante. O problema aqui são as minhas vivências que não me levaram a amar os personagens como geralmente ocorre.
"O fato é que a vida está aí para ser vivida intensamente, e mesmo que a gente reclame ela não dá garantia de nada." é isso que penso...
É por isso, que sempre digo que cada um lemos um mesmo livro de formas diferentes, pois temos vivências diferentes e são elas que nos fazem enxergar determinado valor nisso ou naquilo. Assim, eu recomendo o livro sempre.

Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2016/06/amor-de-cordel-andrea-marques.html

Fernanda 18/07/2016

Amor de Cordel
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

Gabriele Sachinski 18/07/2016

Resenha do Blog Entre páginas e Sonhos
Genteeee, quase achei que meu pâncreas não aguentaria produzir insulina pra combater tanto melodrama assim hahahaha. A história em si até que não é ruim, mas era muito mimimi para o meu gosto.
Carol acreditava ter a vida perfeita, pois tinha um marido bonito e sucesso profissional em sua carreira de terapeuta ocupacional. Até que sua vida vira de cabeça para baixo e seu marido pede o divórcio, pois tinha se apaixonado por outra.
Agora, quase aos 40 anos, Carol se via perdida. Aos poucos, ela vai reconstruindo sua vida e se acostumando com a ideia de ser sozinha. Isso até o destino resolver pregar outra peça e colocar na vida de Carol o charmoso arquiteto Alexandre Bastos. Desde o início os dois se sentem atraídos, mas há várias questões que os impedem de ficarem juntos. A maior delas, para Carol, é a diferença de idade entre eles, já que Alexandre tem apenas 27 anos.
Carol tem muito medo de se envolver nesse relacionamento, pois ela acredita que só irá se machucar ainda mais quando ele resolver ir embora - o que ela acha inevitável. Mas parece ser impossível resistir ao charme do belo arquiteto de olhos cor de jade.

“O fato é que a vida está para ser vivida intensamente, e mesmo que a gente reclame, ela não dá garantia de nada.” (pág.95)

Não sei o que Carol fez para o destino, mas parece que ele não está muito a favor dela. Para viverem realmente esse amor os dois terão que enfrentar muitos desafios, bem maiores que apenas a diferença de idade entre eles. Será que eles terão a coragem para isso? E será que apenas a coragem é suficiente? O amor é capaz de resistir a tantas provações?
A capa do livro está bem colorida e chamativa. As folhas são amareladas e cada capítulo tem um cordão de corações enfeitando a página. A revisão que deixou um pouco a desejar, pois há erros de pontuação e até mesmo de ortografia (o uso de mal quando o correto seria mau).
A autora passou grande parte do livro falando sobre a terapia ocupacional, talvez por ser essa a sua área de formação, e, na minha opinião, isso era desnecessário. Além disso, como eu já disse, as personagens são bem melosas (com cenas do tipo “se você morrer, eu me mato”). Pra quem gosta de melodramas, o livro é um prato cheio, mas para quem é meio descrente no amor (como eu) a leitura fica cansativa.
Agora vocês decidem se irão aventurar-se nessa história ou não.

site: http://www.entrepaginasesonhos.com.br/2016/07/resenha-do-livro-amor-de-cordel-de.html

19/07/2016

Resenha Luciana de Queiróz
Quando recebi o convite da assessoria da editora para resenhar esse livro, prontamente aceitei, porem pelo título achei que seria uma leitura meio complicada, com muitas rimas, trovoadas etc... e pensei:- 400 páginas assim será massante! Comecei a ler e pasmem, me apaixonei! Não tem nada a ver com o que esperava e fiquei ainda mais feliz! Daí em diante fui tomada pela história, pela personagem e não conseguia parar!!! É uma história linda, cheia de fases repletas de amor, ódio, determinação,preconceito, agressão e até mesmo realidade já que a autora Andrea Marques coloca a sua experiência profissional na personagem Carol de uma forma bem informativa, mas sem sair do contexto.
A narrativa é de uma mulher chamada Carolina de 39 anos, terapeuta ocupacional (TO), casada e super feliz. Logo no primeiro capítulo é traída por seu marido com quem é casada por 14 anos e abruptamente pede a separação para ficar com sua amante. Longe da família que mora no interior de São Paulo, teve que recomeçar sozinha e mesmo abalada foi à luta.
Claro, não pensava tão cedo arrumar um novo amor, queria trabalhar e conquistar seus sonhos, até que um lindo homem com olhos cor de jade foi seu paciente e já na primeira vez que o viu adentrar sua sala, apaixonou-se e foi recíproco. Mesmo sem conseguir tirá-lo da mente pensou na ética profissional e mais, pensou que era absurdo se apaixonar por um homem de 27 anos e rico. Preconceito? Carol com o tempo abriu-se ao amor de Alexandre e rendeu-se de corpo e alma a esse amor mesmo que muitos os vissem com aquele olhar torto por vários motivos. Mas Alexandre não se importava pois daria sua vida se preciso pela amada e a tratava como uma princesa, pasmem, nunca tinha se apaixonado antes... sim, Carol era seu primeiro amor!
Quando morava em seu novo apartamento conheceu um casal gay e fizeram uma amizade linda, mas viu o preconceito e até mesmo a agressão sobre eles e ficou chocada por isso acontecer nos tempos de hoje. Mas e o seu próprio preconceito em relação a idade e classe econômica? Conheceu também o pai e irmão de seu namorado que não simpatizaram com ela, fato que a deixava muito mal, mas como era muito educada e paciente, relevava.
Muito aconteceu nas páginas seguintes (mas deixarei vocês curiosos...rsss), num certo dia Carol fora sequestrada ao sair da sua aula de ballet (sim, ela estava realizando seu sonho de infância). Ao acordar estava num lugar escuro, fétido e com um homem e um garoto que se revezavam para "cuidar" dela. Até que descobrira e surpreendeu-se quando se defrontou com seu sequestrador e quase foi estuprada por ele. Não entendia o motivo dessa pessoa querer tanto seu mal e acabou fazendo amizade como menor que a olhava no cativeiro. Até que conseguiu fugir, mas foi perseguida por seu sequestrador e quando achava que o pior aconteceria, seu namorado aparece e de repente, um tiro... Carol fora baleada.
O que será que aconteceu daí em diante? Serei maldosa e deixarei você ler porque a "saga" continuará nessa trilogia.
MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO:
Pontos positivos:
Apaixonei-me totalmente pela Carol que tem muito a ver comigo, na sua forma de agir, pensar... tenho certeza que ela é virginiana.... rssss... (meu signo). Sempre disposta a ajudar e crescer profissionalmente. Extremamente dedicada ao seu trabalho, não se importa com o dinheiro, mas com a ajuda ao próximo. A história foi muito bem elaborada, com muitos pontos para refletirmos, fatos que acontecem rotineiramente na vida real e as 400 páginas acabou sendo poucas... ainda bem que é uma trilogia. Já estou ansiosa para a continuação. O fato da autora usar seu trabalho pessoal inserido no livro de forma informativa sem ser invasiva, foi incrível. Parabéns!!!
Pontos negativos:
Achei o título nada a ver com a história abordada e a capa poderia ser diferente também, mais elaborada, pois a história dá essa liberdade. Encontrei erros de português, um em especial foi grotesco que deve ser revisado melhor pela editora.
Agradeço à assessoria e à Editora Pandorga pela oportunidade. Sou uma apaixonada por leitura e amo acrescer meus conhecimentos.

site: http://www.lucianadequeiroz.com/2016/07/resenha-amor-de-cordel.html

Emilia.Trajano 10/10/2016

Melodramático!
O livro trata de uma história que mais parece aquelas que começam com era uma vez! apresentada por uma jovem mulher de 38 anos (Carol) dentro dos padrões sociais com todas as ‘necessidades’ atendidas, até ai tudo bem! , casamento feliz (pelo menos para ela) e é onde começa o que mais me afastou do livro, a história é única e exclusivamente sobre o ponto de vista da protagonista que é extremamente melodramática e minuciosa, parece mais um livro para neoleitores; com uma personalidade submissa, apesar de ser independente tinha no casamento com Miguel o seu ponto de equilíbrio, o que lhe faz desmoronar quando é surpreendida com o pedido de divórcio, fato que pelo descrito na história nem é tão surpresa assim.
Apesar de sua resignação e passividade ela tem o perfil perfeito para sua profissão, mas ao conhecer outros pontos de vista e horizontes ao ser arrancada da sua zona de conforto, começa a se sentir desconfortável quando o jovem arquiteto Alexandre desperta nela sentimentos que a farão repensar seus pré conceitos.
Por ser escrito em tempos de luta pelos direitos e liberdades sociais, a intenção da autora de demonstra-los foi satisfatória, pois além de levantar as desproporções entre os sistema público e privado de saúde, trouxe também as dificuldades em relação à homofobia, mas na minha opinião de maneira extremamente mascarada e sutil, além é claro do ponto principal que é a sua vivencia e de certa forma até seu preconceito em se envolver com um homem mais novo, pauta alias bem clichê.
Fiquei pensando apesar de todos os pontos levantados, que menos melodrama e mais força ou pelo menos uma postura menos conformada da protagonista poderia fazer toda a diferença no livro, MAS indico sim aos leitores romancistas de primeira viajem, como falei no início, o livro tem um perfil indicado para neoleitores; a fluência do texto é boa, apesar de alguns erros de português, os acontecimentos são coerentes e dinâmicos.
Ah! E eu ainda tô tentando entender qual a ligação do nome ‘Amor de Cordel’ com a história!!!

Vanessa Meiser 14/10/2016

Quanto mais via este livro pela blogosfera, mais aumentava minha curiosidade com relação a ele, acredito que os principais fatores foram a capa caprichada, a sinopse que remete à um romance adulto mesclado com drama familiar e claro, as diversas opiniões favoráveis. Fiquei muito feliz com a possibilidade de leitura ofertada pela Lilian Comunica e, admito que iniciei a leitura com a certeza de que iria adorar a obra.

Nossa protagonista é Carol, uma bonita mulher de 38 anos, casada há mais de uma década com Miguel. Seu casamento seguia uma rotina tranquila e acomodada e não havia indícios de que Miguel pudesse ter outra mulher e desejasse a separação, mas seu castelo de areia desaba no dia em que ele chega em casa após o trabalho e solta a bomba para Carol que, fica desolada com a notícia.

Carol precisa lidar com o fato de que foi trocada e que seu marido não a ama mais, este processo leva um tempo e envolve crítica da família, principalmente da mãe que acha um absurdo a filha não lutar pelo marido, troca de apartamento, retorno à vida social, solidão... Mas, aos poucos a nova rotina de Carol vai se assentando e ela começa a perceber que seu casamento já havia enfraquecido há um tempo e que o amor que ela sentia pelo marido havia se transformado em amizade, perdendo o brilho da paixão dos primeiros anos juntos. A mágoa começou a desaparecer depois desta constatação.

Ao mesmo tempo em que a vida volta aos eixos, seu coração começa a bater mais forte por um novo paciente, este é Alexandre, um jovem executivo de 27 anos que começa a fazer terapia com Carol e também se mostra interessado nela, na verdade, Alexandre é bem direto nas abordagens e não disfarça o interesse, Carol é que fica na defensiva pois, além dele ser muitos anos mais novo, é seu paciente e integrante da alta sociedade, motivos suficientes para que ela evite a aproximação do rapaz.

Mas será que Carol conseguirá se manter imparcial e negar para si mesma o sentimento que cresce dentro dela? Afinal, Alexandre está determinado a conquistar a sua terapeuta e não vais desistir tão facilmente.
A trama foi muito bem elaborada e repleta de acontecimentos marcantes. Se durante o casamento, sua vida com Miguel era baseada na rotina, o mesmo não se pode dizer da fase pós separação, rotina passa longe de seu dia-a-dia.

Enfim, eu sou apaixonada por livros de romance e não resisto mesmo quando um livro do gênero cai nas minhas mãos. Estava muito ansiosa pela leitura e desde as primeiras páginas foi possível perceber que o livro seria exatamente o que eu estava esperando. Carol é uma grande personagem e como ela, existem muitas mulheres por aí, este foi um dos principais pontos que me fez adorar o livro. Amo livros cujas tramas aproximam-se muito das histórias da vida real.

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Gil 28/12/2016

Amor de Cordel é um livro nacional e conta a história de Carolina e Alexandre. Após a separação dolorosa, Carol ficou bem desconfiada para os homens, desacreditada no amor, ela é terapeuta ocupacional com 39 anos, morando só e não quer saber de outro relacionamento. Mas tudo muda quando conhece Alexandre, um rapaz bem mais novo que ela e apesar dele demonstrar interesse, insistência, ela não acredita em suas intenções, afinal ele é bem mais novo e muito bonito. Já Alexandre é um rapaz vivo, sempre querendo o máximo de tudo. A autora trabalhou muito bem na construção deste personagem, pois ele é muito carismático, atencioso, gentil, resumindo, apaixonante, impossível não gostar dele, o jeito como ele trata a Carol... não sério, muito amorzinho!

Só não gostei muito da capa e não entendi do porquê desse título, mas isso não implica em nadada história. Eu estava meio devagar com as leituras, o enredo mais história me capturou desde a segunda página, a leitura fluiu muito bem pra mim, ansiava pelas cenas de Carol e Alexandre, principalmente durante a conquista. A leitura foi bem rápida, leve, cativante e confesso que foi uma surpresa, pois não achei que iria gostar tanto quanto gostei e quando acabou fiquei com gosto de quero mais.