Amor de Cordel Andrea Marques

Resenhas - Amor de Cordel

Nádia 25/04/2017

#resenhapomarliterario Amor de Cordel
"Mas o q de fato eu queria dizer era: "O q vc está fazendo aqui, perturbando minha paz? Já não basta eu ter sonhado e pensado em vc nos últimos dias? Vc precisava se materializar aqui na minha frente num parque imenso como esse?"
Amor de Cordel,398 páginas, autora Andrea Marques, é um romance brasileiro repleto de ação e intriga, com personagens que irão despertar seu maior amor e seu pior ódio.
5/5 🌟🌟🌟🌟🌟
Carol, a terapeuta ocupacional bem sucedida, casada e feliz com a vida q levava, vê seu mundo ruir qdo o marido pede a separação para viver com outra pessoa. Msmo sofrendo Carol não faz show e aceita a decisão. Ela reconstroi sua rotina em meio a sua dor e vai seguindo em frente.(A caratecterística mais marcante da Carol pra mim é essa, sua resiliência.)
Até q um paciente lindo, Alexandre, entra porta adentro do seu consultório (e do seu coração), causando um rebuliço em sua vida. Será q Carol consegue manter o profissionalismo com um ser humano incrivelmente perfeito como esse? .
Passei um tempinho achando q o livro seria previsível e q o enredo seria o de um romance bem água com açúcar. Mas apesar de ter conseguido presumir alguns eventos, a história me surpreendeu com suas tramas e reviravoltas.
Alexandre é um sonho materializado em homem. Suas atitudes somadas ao seu caráter e ao físico de deus grego o fazem ser o crush perfeito. E a Carol, mais velha q ele 12 anos, de uma classe social diferente vai enfrentar muitos conflitos internos e externos se decidir levar esse romance adiante.
O q será q aguarda Carol nessa jornada? Será q ela cede aos encantos de Alexandre? Será q ela vai ter coragem de amar de novo?
Pontos fracos:tentei achar furos na história e sinceramente não consegui. O ponto q me martirizou foi uma carta recebida pela Carol e q não foi aberta. Mas após a autora dizer q está no próximo livro estou com coração mais tranquilo. Pontos fortes:o livro sai do comum e esperado e trás situações surpreendentes no decorrer da história. Os personagens são altamente provocativos. Vc ama ou vc odeia. O dia a dia da Carol em sua profissão, os desafios e conquistas, pra quem está na área da saúde é mto engrandecedor (e assustador rs). Além de o livro ter capítulos curtos (pra mim isso é um ponto MTO forte). Cada capítulo tem desenho e título. A diagramação do livro é mto boa e a capa é maravilhosa. Apesar de ser um livro relativamende grande a leitura flui mto gostosa por ser altamente envolvente. Uma observação: apesar de as vivências da Carol e da história estar mais próxima de uma realidade adulta, acredito que o livro pode e deve ser lido por todos aqueles que amam um bom romance. Com direito não apenas a viver uma história de amor inesquecível, mas tbm a se surpreender com a literatura brasileira!

site: https://www.instagram.com/p/BTSpUmGDxpl/?taken-by=pomarliterario

Papeando Livros 22/04/2017

Amor de Cordel.
Como a sinopse cita, Carolina Borges é uma terapeuta ocupacional que tem toda estabilidade em sua vida, ela é casada com Miguel e apesar de ainda não ter provado a maternidade, ela se sente realizada, até sua vida ter uma reviravolta e mudar completamente com o divorcio, onde Carolina ver que a vida perfeita não era tão perfeita assim.

A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Carolina e guarda muita beleza em suas páginas. A vida de Carolina e seus pontos de vista são bem expostos, claros e detalhados, fazendo o leitor entender bem as mudanças que a personagem está passando e a diferença conforme a história vai se desenvolvendo após o impacto da separação. A autora escreve bem e nos mostra uma história que se torna cada vez mais envolvente a cada capítulo, nos entregando ao fim o que o livro propõe.

Achei o impacto da separação na vida da personagem, um fator com muita ênfase na atualidade, por ser algo que vivenciamos indireta ou diretamente, propondo ao leitor ficar de frente com o tema. A autora envolve bem o leitor na discussão de temas como: depressão, traição e força para reconstituir uma vida.
A capa está linda, a paleta de cores reflete vida, alegria e está bem equilibrada nos mostrando uma beleza simples,delicada,feminina e única.

site: http://papeandolivros.blogspot.com.br/

borgeslivia 15/04/2017

#resenhaentreler
O livro retrata a vida de Carolina Borges e é narrado em primeira. Dessa maneira, cada detalhes é descrito perfeitamente, o que nos faz vivenciar cada momento do livro.
? "De qualquer maneira, eu estava aos poucos mudando esse aspecto, e me sentia bem com isso." (pág 49)
Carol é uma terapeuta ocupacional que trabalha em dois lugares diferentes. Um dia, seu marido chega querendo se separar e ela vê seu mundo no chão. Mas depois, consegue retomar sua vida e quer seguir tudo sendo independente e realmente se sente assim... Muda de casa, conhece seu novo bairro, faz até algumas amizades com novos vizinhos que antes não possuía, procura novas distrações, trabalha atendendo seus pacientes e tudo vai se encaminhando novamente.
Até que um dia, ela conhece Alexandre e se apaixona, porém julga ser um amor proibido. Com isso, muitas recusas, intrigas, traições e discórdias acabam acontecendo. Será que Carol conseguirá ficar com seu grande amor?
No decorrer de sua nova vida, mesmo mais independente, Carol ainda se sente bastante insegura em relação a varias coisas, porém é bem corajosa para outras. Ademais, irá viver momentos jamais vividos antes!!
? "Eu nunca tinha feito nada parecido na minha vida toda e não podia abrir mão de viver aquela experiência por medo" (pág 158)
O livro quebra padrões e esboça muitos princípios bons. Além do mais, o leitor pode saber um pouco mais sobre a profissão de terapeuta ocupacional de uma maneira muito mais cativante, o que achei importante e destaquei como mais um ponto positivo no livro.
A leitura flui bem, porém possui capítulos muito grandes.
? "Eu tinha, naquele instante, a chance de mostrar que poderia ser mais do que aquilo que eu permitia as pessoas perceberem" (pág 49)
No mais, quero recomendar esse livro a todos!
Final surpreendente e que dá um UP na leitura.

Laila @entrelivros 31/03/2017

Amor de cordel
Carol acabou de se divorciar. Depois de tantos anos casada e longe da família, ela se vê numa nova fase da sua vida sozinha, morando num novo apartamento e sem saber como será daqui para frente. Miguel, ex de Carol, a troca pela assistente anos mais nova que ela, pondo fim no relacionamento de quatorze anos. A partir daí, Carol decide fechar o coração para novos amores e fica curtindo uma bad pós casamento, o que é super normal quando ainda há sentimentos da parte de um dos envolvidos.

O que Carolina não sabe é que essa solidão que ela passa a sentir será abafada por um novo sentimento. O amor. Em meio ao caos do trabalho e da rotina da nova vida, ela conhece Alexandre, seu novo paciente. Um rapaz de vinte e sete anos, rico, lindo e que se apaixona por ela quase que imediatamente. Mesmo lutando contra seus sentimentos, Carolina se apaixona por ele e fica dividida entre o romance e a ética no trabalho, afinal ele ainda é paciente dela quando assume que está apaixonado.

Antes de fazer parceria com a Andréa, eu já tinha lido algumas resenhas a respeito desse livro e confesso que fiquei mega curiosa para lê-lo por se tratar de fatos baseados nas experiencias da própria autora e de pacientes que ela atendeu como Terapeuta Ocupacional. Munida dessa informação eu li o livro fazendo uma segunda história na minha cabeça. Imaginava quais das historia que compunham o livro eram reais e quais eram imaginárias. Ainda não consegui fazer essa distinção, talvez Andréa me conte, talvez não, mas isso colaborou muito para eu ler a historia de coração aberto. O que foi ótimo, já que eu me emocionei em muitos momentos.

Muito mais do que um romance, Amor de cordel fala de superação de preconceitos, de dor, amor, tristezas e alegrias. Além de ter uma pitada de drama e um suspense que vai te deixar de boca a berta e se perguntar: "como isso aconteceu?"

“É POSSÍVEL SORRIR E ESQUECER UM POUCO DAS PRÓPRIAS DORES QUANDO SE OLHA PARA A FELICIDADE DE QUEM AMAMOS"

Eu me emocionei demais no capitulo "Perda". Ele mexeu comigo de uma forma muito pessoal, já que eu também sofri a mesma perda que Carolina, de uma forma muito parecida. De um jeito rápido e inesperado. Nossa, chorei litros.
A história é muito boa. Apesar do ciume quase doentio que Alexandre e seu cuidado excessivo, eu esperava um pouco mais. Em alguns momentos ele é puro amor e te faz acreditar que príncipes encantados existem, porém, em outros, cheguei a sentir raiva da imaturidade que ele demostrava.

O capitulo "Pesadelo" não foi dos melhores para mim. Apesar de todo o suspense envolvido, achei que faltou algo. Poderia ter sido mais desenvolvido, com um propósito real. Porque, até agora eu não entendi o motivo dele. Não quero dar spoiler, mas quem leu sabe do que eu estou falando. Depois que acabei de ler, soube que o livro é uma trilogia, então talvez aconteçam o que eu esperava para o final desse livro nos próximos. E, Andréa, por favor, faça acontecer. Porque eu tenho muitos questionamentos.

Em suma, a leitura é agradável, a escrita é muito boa, a separação dos capítulos é muito bem feita, o que colabora para aguçar nossa curiosidade. A história é rica em detalhes, frases motivacionais e informações sobre TO, além de abordar sobre temas como homofobia e abandono familiar.
Há um cuidado visível no visual dele. Desde os pequenos detalhes no rodapé com nome da autora e do livro, até os desenho que divide os capítulos. Foi tudo muito bem feito. Já estou ansiosa pelo próximo volume!

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br/2017/03/resenha-amor-de-cordel-andrea-marques.html

@donzelaobscura 25/03/2017

[ Resenha ]
O livro conta a história de Carolina, ou simplesmente Carol.Uma mulher independente, 38 anos de idade, Terapeuta Ocupacional (TO) e que após 14 anos de casamento com Miguel, o seu casamento acabou e ai recomeça tudo do zero, da mudança para um novo lar á acostumar-se a ser só e conviver com seus conflitos pessoais.Mas isso contribuiu para que começasse a fazer coisas das quais tinha vontade, mas por vários motivos não as fazia.
Carol também conhece Gustavo e Lucas, seus vizinhos que são um casal homoafetivo e que desde que se mudou para seu novo apartamento se tornaram grandes amigos.
Conheceu Alexandre através da clínica em que trabalha, um dos empregos que possui como TO, e desde o primeiro momento, aquele homem de olhos verdes cor de jade, balançou as suas estruturas, como nenhum outro jamais o fez, mas o preconceito que possuía consigo mesma em relação a diferença de idade a assombrava, pois Alexandre gozava ainda dos seus 27 anos, enquanto ela estava quase na casa dos 40.Não só isso, mas a diferença de classe social.
Alexandre é arquiteto, dono de seu próprio negócio e rico, o que para Carol já era motivo suficiente para não se envolver, mas não conseguia esquecer a forte atração que sentia, na qual a torturava e a ética
profissional ao qual a impedia mais ainda de sequer pensar em uma simples aventura com seu paciente, quanto mais um romance.
A trama se dá no momento em que se conhecem, a maneira de ser de Alexandre, sempre muito espontâneo, aventureiro, gentil e Carol sempre muito recatada e tímida, mas que mesmo assim deixava transparecer o quanto a presença de Alexandre lhe perturbava, por mais que tentasse ser profissional e interpessoal.
Fiquei a todo momento repreendendo Carol como qualquer outra amiga faria, assim como Gustavo e Lucas o fizeram quando ela os confidenciou que estava ocorrendo em relação aos seus sentimentos e neuras,desnecessárias ao meu ver.Por várias vezes fiquei a desistir da personagem, pois ela perdia-se demais em pensamentos ao invés de agir, esquecia-se de viver, arriscar e pagar para ver o que aconteceria, porque só sabemos de fato se dará certo se tentarmos e algo que aprendi na vida é que a gente não erra por entregar-se, erra quem não sabe receber esse sentimento e cultivá-lo.Compreendo que foram vários anos de casamento que acabou do nada, mas não se deve levar para outro relacionamento essa frustração, porque cada pessoa é um mundo diferente.Eu, particularmente ficava falando sozinha " Se joga, mulher!Vá viver! ".
Percebe-se o quanto ela é insegura em relação a diferença de idade entre ela e Alexandre e isso é transpassado pela mesma na maior parte do tempo, pois ela não acredita que possa durar, pois ele deveria envolver-se com pessoas da mesma idade; não acredita que aquele Príncipe lindo apaixonou-se por ela, o que a leva á divagar por vários momentos se ele não estava apenas atrás de aventura.Confesso que em dado momento também cheguei a pensar de que ele estivesse apenas atrás de aventura.
Alexandre, apesar de vir de classe alta, é de uma humildade imensa e de bom coração.Possui amizades pelo o que são e não pelo que têm e destaca-se por isso, embora, apesar de tudo o que o irmão já aprontou com ele, é meio inocente.É um personagem que admite que passou por várias aventuras casuais, porém nunca apaixonou-se de verdade e eis que surge Carol na sua vida, mas por ser um sentimento novo, é ciumento e possessivo, embora não ao extremo, mas é engraçado vê-lo emburrado e á discutir com Carol esse seu temperamento e insistir no relacionamento.
Não esquecendo de relatar que o livro também fala de família, amizade, preconceito, homofobia, traição, inveja, falsidade e principalmente o amor em sua várias nuances.Também adorei conhecer a profissão de Carol, o que me deixou super admirada, pois não sabia da existência e adorei os relatos sobre a profissão e detalhes riquíssimos sobre a mesma.
Me fez refletir sobre vários pontos em relação á família, amigos e o quanto as aparências e situações podem nos enganar.
Ah! Fique sabendo que trata-se de uma trilogia e estou já ansiosa pelos próximos.
Se gostei do livro? Muito!!!
E vai lá se emocionar, rir, refletir e também tirar várias lições lindas dele.

site: http://apenassentidos.blogspot.com.br/2017/03/resenha-cuidadopode-conter-spoiler.html

Cami @leiturizar 06/03/2017

Lindo!
O livro conta a história de Carol, uma mulher de 38 anos que trabalha em dois empregos como terapeuta ocupacional e apesar de não conseguir ter filhos, tem um casamento dos sonhos. Porém tudo muda quando Miguel, seu marido, avisa que conheceu outra mulher e pede o divórcio pra viver com a amante.

A partir daí Carol passa a ver a vida de outra forma e começa levar seus trabalhos mais a sério e então, o seu chefe do segundo emprego, da clínica , avisa que ela vai cuidar de um amigo dele que sofreu um acidente de trabalho e quando ela conhece o amigo, Alexandre, passam a ter uma conexão muito forte e a paixão entre ambos é praticamente palpável.

Mas Carol, mesmo se sentindo atraída pelo belo rapaz de olhos cor de jade, tenta resistir a todo custo pois além de Alexandre ser seu paciente, é doze anos mais novo do que ela e ainda por cima, de família muito rica. Mas quem disse que as cortadas de Carol iriam frear Alexandre? O rapaz tem uma força de vontade, uma persistência de impressionar e só se dá por satisfeito quando consegue o que quer, mas o que eles não esperavam é que esse relacionamento fosse despertar sentimentos obscuros em pessoas próximas a eles e o que viria a seguir seria o fim de ambos. Ou seria o começo?

Carol é uma mulher madura, que mesmo após a dor da separação continua seguindo sua vida e até se matricula para fazer aulas de ballet em uma academia próxima ao seu novo apartamento. Além da maturidade, é uma pessoa passível da vida, que aceita tudo de bom grado, até mesmo as coisas ruins. É pacata, contida e sempre teve dificuldade em demonstrar seus sentimentos. Ela não reclama do que acontece e eu arrisco dizer que é a personagem mais empática e altruísta que já conheci na minha vida. Ela sempre coloca as necessidades dos outros na frente das suas e em alguns momentos me irritei com essa sua característica.

Acredito que ela seja assim, em partes, pela profissão que exerce. É terapeuta ocupacional e está acostumada a ver o pior da vida, tenta plantar esperanças onde não há mais e também sempre procura meios de adaptação para que seus pacientes consigam viver com algum tipo de "independência".

É lindo ver como ela se dedica a eles de coração aberto, sem querer receber nada em troca e foi assim que ela conheceu Alexandre.

Alexandre é um belo rapaz com lindos olhos cor de jade. É romântico, fofo, lindo, cavalheiro, se liga em datas, enfim, é o tipo de namorado que toda mulher sonha. Até eu mesma quis cuidar de Alexandre quando Carol resolveu dar razão a sua consciência ao invés do coração. Ela é muito racional, sempre mede os prós e os contras e com esse relacionamento não poderia ser diferente. Posso dizer que Alexandre suou um bocado pra conquistar a moça e mesmo depois de conquistada, ela não dá o braço a torcer.

O romance entre os dois é lindo de acompanhar, de maneira que nesses momentos devorei sem perceber as páginas passando. Eles não brigam por nada e Alexandre sempre se mostra disponível pra tudo o que Carol quer.

Mas o livro não relata somente a melhora de Carol após o divórcio e o relacionamento com Alexandre. Não, não, nada disso! O livro aborda temas importantes como o preconceito e a família. Ambos possuem um peso na história.

Carol antes da separação, era uma pessoa difícil, não tinha amigas e vivia em função do marido e foi bem interessante ver o desenvolvimento da personagem.

Além do casal mais lindo do mundo, temos outros personagens como Gustavo e Lucas, um casal homossexual que é vizinho de Carol, quando ela se muda para o novo apartamento. Ambos são felizes e dão muitos conselhos para Carol em relação as investidas de Alexandre. Como eu disse, há a presença constante do preconceito, não só Lucas é Gustavo sofrem por homofobia praticada por outras pessoas como a própria Carol é preconceituosa na questão da diferença de idade e classe social entre ela e Alexandre.

Além deles, há também os pais e a irmã de Carol, o pai e irmão de Alexandre, entre outros personagens, todos, embora alguns sejam secundários, são muito bem desenvolvidos e os cenários são tão reais que teve momentos que me visualizei perfeitamente nos locais.

Andréa conduziu toda história com maestria, com uma riqueza de detalhes e ainda conseguiu prender a atenção do leitor do início ao fim. Outro ponto que me chamou muita atenção foi a reviravolta que ela construiu com os personagens e todo o desfecho dessa aventura.

Sei que já falei de Alexandre antes, mas preciso frisar que ele é um cara totalmente apaixonante! Toda vez que ele entrava em cena ou falava algo romântico para Carol eu suspirava e tinha vontade de apertá-lo! Alexandre é um cara de 27 anos mas que não aparenta ter a idade que tem, pois em alguns momentos é dotado de uma maturidade de impactar quem lê a obra. Ele é cheio de carisma e como eu disse antes é impossível não se apaixonar e querer levá-lo pra casa.

Houve momentos que fiquei indignada com as atitudes altruístas de Carol e como desejei dar uns tapas nela pra ela parar de ser passiva e boba e acordar pra vida, mas acho que o destino cuidou perfeitamente pra ela se policiar nesse caso.

E ainda tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor a profissão terapeuta ocupacional e saber o que faz e em que momento atua em conjunto com a fisioterapia e a fonoaudiologia. É incrível como uma profissão tão importante é tão pouco valorizada no Brasil. Eu mesma não conhecia a profissão, ou melhor, até já tinha ouvido falar algo a respeito, mas achei que fosse relacionando ao trabalho, tipo médico do trabalho sabe? E ainda pensava que não tinha um profissional desse porte no país.

Para finalizar, recomendo a obra para todos os amantes de romances contemporâneos e que gostam de momentos de ação. Onde as leis do amor falam mais alto do que qualquer preconceito, crença ou classe social. E ainda aprendemos que o amor é capaz de curar o incurável, perdoar o imperdoável e ainda assim possibilita o crescimento e amadurecimento do ser humano e mesmo com tantas coisas ruins acontecendo ao redor do mundo, ele nos mostra que se quisermos, somos capazes de mudar e viver na mais perfeita harmonia.

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Blog com V 28/02/2017

Resenha – Amor de Cordel
Amor de cordel é um livro de romance e principalmente de superação, escrito pela talentosa autora Andrea Marques.

Carolina é a personagem principal da história, uma mulher que um pouco insegura, tímida e também, ao meu ver, corajosa. É casada com Miguel há um bom tempo acredita que está tendo a vida perfeita mesmo que ainda não seja mãe, porém, ela tem uma surpresa quando seu marido pede o divórcio. É agora que para mim ela demonstrou ter a qualidade dita acima, Carol enfrenta o divórcio de maneira civilizada e cabeça erguida, ela chorou como qualquer outra mulher choraria, mas se ergueu e não baixou a cabeça. Não se humilhou, nem implorou para não acontecer aquilo – apesar de ter sentido vontade -, e para mim foi o ponto que mais me agradou em toda a história.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/02/28/amor-de-cordel/

Nilton Alves 28/02/2017

Simplesmente magnífico
Resenha do Livro "Amor de Cordel" da autora Andrea Marques Publicado pela editora Pandorga.
_Nele conhecemos Carolina Borges uma terapeuta ocupacional. Ela tem 38 anos e depois de 12 anos casada, seu marido se envolve com uma colega de trabalho e se separa dela Para ficar com seu novo amor. Com isso Carolina ou melhor Carol como ela gosta de ser chamada vai morar em um novo apartamento sozinha e tentar seguir em frente nessa nova etapa de sua vida.
_No seu trabalho ela conhece um jovem chamado Alexandre Bastos e acaba se relacionando com ele. O legal desse livro é que ele não vai falar só do romance entre Carol e Alexandre.
_O livro fala de varias questões como diferença sociais, diferença de faixas etárias e também fala de algumas doenças. Também fala sobre o preconceito homofobico sofrido pelo seu vizinho e seu namorado que são maltratados por seus vizinhos. Amor de Cordel é um daqueles livros que você começa a ler e não quer para até chegar ao final devido sua narrativa gostosa e envolvente.
_o livro em si é muito lindo tendo essa capa em aquarela. O livro possui orelhas e tem as páginas amarelas, 398 páginas, uma diagramação muito Boa. No começo de cada capítulo tem uma ilustração muito bonita. Super recomendo. Dou ?????
Conheça mais em:
Site: www.escritorandreamarques.com.BR
Fan page: https://www.facebook.com/Andrea-Marques-188455781514017/
Instragam: @escritora_andreamarques

Luma.Lage 23/02/2017

Amor de cordel
Carolina tem uma vida bem tranquila, aos 38 tem estabilidade financeira, sua carreira profissional está boa e seu casamento de 12 anos está a mil maravilhas, começando inclusive a programar uma viagem a Europa. Ao menos era isso que ela achava, já que em uma bela tarde é surpreendia pelo marido que pede o divorcio, com a justificativa de estar apaixonado por outra mulher. Uma mulher mais nova e com quem ele vinha tendo um caso.

Tendo que recomeçar a vida a aprender a lidar com toda a situação, Carolina compra e decora seu novo apartamento, muda o visual, se aproxima ainda mais da família e foca em sua vida profissional. Tentando ao máximo se acostumar com seu novo cotidiano, até que seu chefe lhe pede um grande favor, para que ela cuide do tratamento de um velho amigo de infância. E quando seu novo paciente entra em sua sala, sua vida muda completamente.

"Quando a porta se abriu, um rosto desconhecido apareceu. Era um jovem de, no máximo 30 anos, tinha um cabelo loiro escuro meio desalinhado, olhos verdes, nariz longo, mais em harmonia com o seu rosto, e lábios bem definidos. Confesso que fiquei alguns segundos sem saber o que falar, pois o rapaz na minha frente era lindo". (pag 43)

Alexandre é um jovem arquiteto de 27 anos que fraturou o pulso e precisa freqüenta a Terapia Ocupacional duas vezes por semana durante cinco semanas e nesse meio tentam, Carol começa a se desesperar por sentir uma atração enorme pelo paciente.

Achando um verdadeiro absurdo se sentir desse jeito, Carol acha uma revista que contem uma matéria com Alexandre e sua família, ela descobre que o mesmo é filho de um grande empresário brasileiro, um homem muito rico e influente, e leva aquilo como se o destino estivesse lhe dizendo que mesmo que não fosse pela idade, a diferença de classe social ainda era real e que por serem de mundos diferentes não poderiam ficar juntos.

"É possível sorrir e esquecer um pouco das própria dores quando se olha para a felicidade de quem amamos."

Mas as coisas mudam de figura quando Alexandre também se mostra interessado e aos poucos ela cede a paixão que está sentindo e se vê disposta a enfrentar os estereótipos impostos pela sociedade e aos próprios preconceitos. Querendo apenas ser feliz ao lado do homem que ama.

Em paralelo a essa historia, temos os vizinhos de Carol, Lucas e Gustavo, um casal homossexual que enfrenta diariamente o preconceito por sua opção sexual. Amor de cordel é livro para você desconstruir seus preconceitos e aprender a aceitar as pessoas e suas escolhas independentes de quais sejam.
"Mais uma vez me questionei como as pessoas são capazes de julgar alguém por motivos tolos, como a opção sexual, a cor da pele ou as crenças religiosas, e lamentei o fato de o ser humano se apegar a aspectos tão banais, quando existem coisas muito mais importantes com que se preocupar". (pag 63)

site: http://www.sobminhaperspectiva.com.br/

Gabi 20/02/2017

Resenha | Amor de Cordel – Andrea Marques
Carolina é uma terapeuta ocupacional de 40 anos, que certo dia vê seu marido pedir o divórcio porque se apaixonou por outra mulher, mais jovem e mais bonita. Tendo que viver sozinha, Carol compra um apartamento, começa a fazer aulas de balé, faz amigos novos. Ela começa a colocar sua vida de volta aos trilhos e quando tudo parece estar realmente bem, entra em seu consultório um homem jovem de olhos verdes. O homem que se chama Alexandre desperta sentimentos conflituosos e uma atração irresistível em Carol.
Percebendo que a cada sessão de terapia com o rapaz, ela fica mais encantada... mais apaixonada, Carol se desespera, afinal, ele era seu paciente e isso era falta de ética, sem contar que ela poderia perder o emprego. Mas não só isso, Alexandre tem vinte sete anos, ele era muito nova e mesmo que se interessasse por ela, não passaria de um passa tempo para ele. A classe social deles era completamente diferente, mesmo que não fosse pobre, Carol não tinha um terço do dinheiro que Alexandre e a família dele tinha. Nunca daria certo. Tudo estava contra um possível envolvimento entre eles e ela precisava resistir... Porém, resistir aos lindos olhos verdes e sorriso encantador, estava cada vez mais difícil, principalmente quando ele deixa claro que é apaixonado pela sua terapeuta ocupacional.

Amor de Cordel é um livro nacional da escritora Andrea Marques e sinceramente, não sei como começar esta resenha. Já tive um certo preconceito com a literatura brasileira, mas me surpreendi tanto com livros nacionais e com Amor de Cordel foi surreal. Eu esperava que o livro fosse bom, mas não esperava que fosse tanto!
A sinopse do Amor de Cordel não faz jus ao quão magnífico à história que contém em suas em páginas é. É muito difícil fazer uma crítica negativa, mas elogiar e fazer críticas positivas é muito mais difícil e estou descobrindo isso porque não consigo encontrar palavras boas o suficiente para falar de Amor de Cordel.

Já começando muito bem, me apaixonei pela protagonista desde o primeiro momento. Carol é uma personagem tão bem desenvolvida. Por ser uma protagonista mais velha já que ela tem 40 anos, eu tinha medo de que a autora a descrevesse como uma adolescente e esquecesse que ela é uma mulher madura. Falo que gosto dela desde o primeiro momento só pela forma como ela age quando o marido pede a separação por estar envolvido e apaixonado por outra mulher mais nova. Ela chora, ela está sofrendo, mas mesmo assim, consegue agir com superioridade e não vai ficar se rastejando por alguém que não a quer, não a ama mais. Ela segue em frente, refaz a sua vida e mesmo que possa estar sofrendo, ainda tem uma vida pela frente, mesmo que não seja mais uma adolescente. Ela precisa continuar e é isso que ela faz.
"Naquele momento, comecei a notar que eu poderia seguir em frente sem tê-lo ao meu lado. Talvez ainda sofresse um pouco, mas com certeza a ferida já não doía como antes."
Alexandre, no primeiro momento, acreditei que não fosse gostar dele. Quando Carol o vê pela primeira vez, descrevendo toda aquela perfeição, tive o receio de que fosse aqueles mocinhos sem graça que acho insuportável. Porém, ao contrário do que imaginei, me apaixonei por ele no primeiro diálogo dele. Alexandre, luta pelo que quer e mesmo que tenha muito dinheiro, não desfaz de ninguém. Com toda a sua beleza, teve várias mulheres na cama, mas nunca se apaixonou, entretanto, quando se apaixona, está disposto a fazer de tudo por essa paixão e não coloca obstáculos em seu caminho.
A escritora conseguiu desenvolver tão bem os personagens secundários que é impossível não amá-los ou talvez odiá-los com poucas cenas. Lucas e Gustavo são apaixonantes e divertidos desde o primeiro momento. Eu sinceramente, amo o Pedro com toda a sua alegria. A família da Carol, a família de Alexandre... todos os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos e como disse, mesmo com poucas cenas, ela conseguiu desenvolver o papel de cada um muito bem sem deixar a desejar.
"Pedi a Deus que concedesse àquelas pessoas e todas as que se encontravam numa situação semelhante um pouco de amor e dignidade em um momento tão delicado das suas vidas, quando a morte parece ser a única amiga à espera de fazer uma visita."
A história é muito bem desenvolvida. Começando a falar pelo tema principal que é o romance, Amor de Cordel traz aquele romance gostoso que faz você sentir um friozinho na barriga pelas cenas do casal, sabem como é?, o melhor é que a autora não faz as coisas acontecerem de uma vez entre o casal, mas também não enrola, ela consegue chegar a um meio termo que deixa você com expectativa, mas não com tédio. Carol e Alexandre é aquele casal que tem química desde o primeiro momento e que juntos conseguem ficar melhor ainda. A paixão deles, mesmo contida, principalmente no início é tão instigante que é impossível parar de ler.
O que amei nesta história é que a escritora não precisou fazer algo drástico ou muito dramático para fazer uma forte crítica social a saúde pública do Brasil. Carol, sendo uma terapeuta ocupacional – eu realmente não tinha conhecimento sobre esta profissão e isso também é uma crítica ao nosso país que não divulga e não torna mais acessível um tratamento que pode ajudar e tornar a vida de muitas pessoas melhores –, ela trabalha em uma clínica particular e em um hospital público e quando compara os recursos de um e do outro, é impossível não ver a crítica à saúde precária do país. Pessoas que poderiam viver de forma bem mais digna e não podem porque não tem tratamento adequado, afinal, quando vão melhorar e investir mais na saúde pública do Brasil?
"Cabe à TO ensinar o encantamento pela vida, mesmo que a morte seja efetivamente a única coisa certa para todo ser.
O tema principal da história é o romance, eu sei disso, mas acredito que a história quis trazer o preconceito de diversas formas como um dos temas principais, se não o principal. A homofobia, já que a história se passa em 2010 e não era legalizado o casamento homossexual. Uma pessoa agredida verbal e fisicamente por sua orientação sexual, uma pessoa não aceita pela família pelo mesmo motivo. Isso foi mais uma crítica a nossa sociedade. Achei maravilhoso ela trazer um negro para a história e brevemente contar o quão difícil pode ter sido para ele chegar aonde chegou. Nas entrelinhas, mais uma crítica à tudo. E o mais importante, que é uma forma de preconceito nem tanto discutida: a idade. A protagonista tinha preconceito consigo mesma por ser mais velha e de uma classe social inferior à pessoa por quem estava apaixonada. As pessoas tinham esse preconceito. E mais uma atitude de preconceito era as pessoas acharem normal um homem se envolver com uma mulher mais jovem, mas errado uma mulher ter um relacionamento com um homem mais jovem... cadê a igualdade? Cadê os direitos iguais para ambos os gêneros? E as diferenças de classes sociais, a diferença da realidade de muito? O livro todo tem uma crítica social muito grande que nos faz pensar e refletir. No primeiro momento, parece que vamos ler um romance bobo, mas Amor de Cordel pode ser tudo, menos uma história boba.

Essa história também tem algo importante que é detalhe. Algo bem simples, como um simples aperto de mão no início da narrativa pode muito bem explicar atitudes que acontecem no fim. É aquela coisa, sempre esteve na cara, mas só temos a real certeza quando tudo acontece.
O melhor de tudo é que tenho duas opiniões para o fim do livro e as duas são boas. Primeiramente, é bem óbvio que o livro tem muita coisa para contar que pode sim dar mais um ótimo livro, talvez até dois. Porém, se a escritora decidir realmente terminar esta história em apenas um livro, também será perfeito, afinal, com uma crítica social tão realista ao mundo, é importante que no final ela seja realista, não sabemos o que vai acontecer em um futuro e não existe um para sempre que realmente seja verdadeiro. Podemos imaginar como tudo acabou, mas sempre haverá outro dia, outras coisas.
Não preciso nem dizer que recomendo lerem este livro, porque acredito que todos devem lê-lo. Com uma história de romance que é instigante e apaixonante, com personagens tão bem desenvolvidos, com temas tão fortes sem serem impostos durante a história e sim tratados como algo normal, que com simplicidade vai te fazendo refletir, Amor de Cordel é aquele livro que você vai reler e reler, várias e várias vezes sem nunca se cansar. É aquele livro que não precisa dramatizar ou causar impacto para ter um significado importante. É aquele livro que vamos sempre olhar na estante com carinho e querer ler tudo novamente.
"Apesar de fazer parte desse mundo contemporâneo, ainda sonho com o amor perfeito e com o príncipe encantado. Talvez esse seja meu maior defeito, ou pelo menos o que me causa mais dor: atribuir ao outro a responsabilidade pela minha felicidade."

site: http://www.magiaesonhar.com.br/

Suka - Pensamentos & Opiniões 12/02/2017

Nesse livro iremos conhecer a Carolina, ela é terapeuta ocupacional, tem dois empregos, casada há 14 anos, se sentia uma mulher realizada apesar de não ter filhos, até que um dia seu marido Miguel se apaixona por outra e pede o divórcio, e a partir daí Carol terá sua vida modificada.
Iremos viver e conhecer os dilemas da Carol, toda a dor da separação e as formas que ela buscava para superar.
A autora é excelente na narrativa e nos detalhes, as explicações sobre o trabalho de uma T.O. e o carinho da Carol pelo seu trabalho me deixaram fascinadas.
Um dia a Carol conhece um rapaz que irá mexer com seus sentimentos e desestabilizá-la, entre a razão e a emoção, mais uma vez com a vida modificada ela terá receios e medos de se envolver com o Alexandre que é completamente diferente dela, tanto na classe social como na idade, só que ele é apaixonado loucamente por ela e em alguns momentos chegamos a achar que ela a ama mais do que ela o ama.
O livro trará questões como preconceito, homossexualismo, o trabalho de uma T.O. e outros pontos importantes que só fazem acrescentar essa bela história de amor.
Um amor capaz de quebrar barreiras e paradigmas.

site: www.suka-p.blogspot.com

Quennick 10/02/2017

As palavras-chave desse livro é Fantástico, surpreendente e realista!! Vejam a resenha no blog (https://eurekamundobook.blogspot.com.br/2017/02/amor-de-cordel-andrea-marques.html?m=1).
O que dizer desse livro? Excelente! Muito bom, a narrativa é boa porém alguns capítulos são bem mais extensos que os outros mas por um bom motivo, são recheados de detalhes o que enriqueceu ainda mais a história. O fato de sempre está expondo como Carolina se sentia com seus "preconceitos" e inseguranças trouxe para o universo do livro as pintinhas de solução que não vi em muitos livros, explorar a cabeça e os sentimentos de uma mulher não é nada facil.

A história é um amor, pois contém tudo na medida certa, um romance contemporâneo, temas polêmicos e uma boa dose de realismo! O que deixa, com certeza, o livro ser tão atraente.

As inseguranças de Carolina são as mesmas inseguranças que nós mulheres temos. Já parou para pensar como seria sua vida depois de uma separação de um casamentos com mais de uma década? Tudo bem que ela acreditou na belíssima ilusão. Porém, e os seus tabus? Preconceito? Não. São os sentimentos de uma mulher que sofreu com a separação e com todos os seus anseios.

Não vou vim aqui dá spoilers, por isso recomendo que leiam o livro. Esse livro é de um teor sensacional com relação a história e digo mais é um título nacional!!

Maníaca Literária 08/02/2017

"É preciso ter fé e acreditar que tudo tem um propósito,mesmo que nem sempre seja possível compreendê-lo"

Amor de cordel conta a estória de Carolina Borges 38 anos mais não aparenta ter essa idade por sempre se cuidar . Divorciada de Miguel que foram casados a 14 anos .
Miguel foi promovido e dês de então só chegava em casa tarde por causa de reuniões "EXTRAS" ela percebeu ele estranho mais ela imaginou que fosse o trabalho , até que um dia Miguel chega e conta a Carol que tinha se apaixonado por outra mulher , diante dá revelação Carol se manteve forte mesmo com o coração partido por saber que nesses 14 anos nunca fez Miguel voltar atrás nas suas opiniões não ia ser agora que ele dizia estar apaixonado por outra que iria mudar e acaba se culpando também por não realizar o sonho dá maternidade .
Os dois conversaram e resolveram vende a casa , com o dinheiro Carol comprou um apartamento no Brooklin. Ela não tinha amigos em quem confiar tinha só Miguel mais agora estava sozinha e com um buraco enorme no seu peito que só fazia crescer .
Diante dá situação ela se manteu forte, sabia que iria doer mais que a ferida ia cicatrizar ou com o tempo não doeria tanto se mantendo ocupada com o trabalho e as aulas de balé que tinha começado a fazer .
Carol tem dois empregos, pela manhã trabalha num hospital e pela tarde numa clínica particular como Terapeuta ocupacional, onde ela esqueci dos problemas .
Um dia seu chefe Vagner pede para Carol atender seu amigo Alexandre que fraturou o punho, sem nenhum problema ela marca as seções é quando tudo acontece quando um homem que aparenta ter 30 anos lindo de olhos verdes entra na sala de Carol e muda tudo, na primeira consulta já surge algo muito forte que emana dos dois lados mais logo quando Carol descobre a idade de Alexandre um arquiteto de 27 anos seu lado racional descarta esse envolvimento mais alguma coisa dês do início tenta unir os dois surgindo esse amor tão forte que acaba mudando tudo e Carol arisca e desse amor tão grande começa a acontecer várias coisas que abalam os dois completamente surgindo um sentimento que Carol tem medo onde ela não quer se machucar de novo .

A autora encaixa várias pautas no decorrer dá estória uma delas são as dificuldades nós hospitais o descaso com a população carente as realidades que vivemos hoje , as diferença entre as classes sociais que as vezes cria um preconceito por envolvimento entre ambas as partes sempre pensando que a interesse .
O preconceito também de várias formas exemplo a idade dos dois por Carol ser mais velha que Alexandre criando conflitos , caso de homofobia que é relatado através dos vizinhos e novos amigos dá Carolina que são gays o pensar no próximo, erros e muitas outras coisas que a autora deixa muito o que pensar e até melhorar .
Um livro viciante cheio de emoções , reviravoltas ,aventuras , altos e baixos , problemas familiares, perdas, traições, aflições e outras .
Amor de Cordel não é só um livro que conta a estória de amor, conta também sobre a força de uma mulher que sofre dês do íntimo que diante de tantas dificuldades , perdas, sofrimentos ainda se mantém de pé.
A autora é bem detalhista e as vezes cria um mistério fazendo querer saber mais e mais o que vai acontecer com a Carol que passa por muitas coisas para viver esse amor

FanaticaPorLivro 30/01/2017

Amor de Cordel
Carolina aos 38 anos vive uma vida tranquila, com estabilidade financeira e emocional, porém quando ela achava que estava tudo bem é surpreendida pelo pedido de divórcio de seu marido, com quem estava casada há 12 anos.

Com isso ela tem que recomeçar sua vida, aprendendo a lidar com suas emoções, e a enfrentar novos desafios. Entretanto, ela passa a redescobrir novos prazeres e uma nova maneira de enxergar a vida.

Após se acostumar com seu novo cotidiano, a vida lhe prega uma peça, e ela se vê novamente apaixonada, e como se isso não bastasse, seu novo amor é Alexandre, seu paciente de apenas 27 anos e com uma classe superior a sua.

Mas para viver esse amor, ela vai ter que enfrentar esteriótipos impostos pela sociedade, mais além disso vai ter que superar suas próprias ideias preconcebidas. Aprendendo que a felicidade não está sob padrões, pelo contrário, ser feliz é se libertar de todos eles e não se importar com o que os outros pensam.

Amor de Cordel é muito mais do que uma simples história. É um livro que nos faz parar para pensar sobre o quanto o preconceito pode destruir uma vida, e que o amor não se importa com sua opção sexual, nem com a idade e muito menos com o valor de sua conta bancária.

A história é bem construída, com personagens que te envolvem de uma maneira surpreendente. Confesso que muitas vezes me alegrei com Carolina, mais também chorei com suas dores. E mais do que isso, me inspirei numa protagonista que apesar de todas as perdas e feridas não abaixou a cabeça em nenhum momento.

(5/5)