Os Guardiões

Os Guardiões Gabriel Mariano

Resenhas - Os Guardiões

Ana Letícia 01/06/2023

Meia boca
Leitura rápida por ser um livro curto e com capítulos mais curtos ainda. Entretanto, os erros gramaticais deixam bastante a desejar. Aparentemente na nova remessa esse problema foi resolvido, conforme eu li aqui por outro leitor que fez a resenha desse livro. Eu acabei pegando esse livro por e decidi dar uma chance. Não pretendo ler a sequência desse livro porque não foi algo que me cativou.

Prihð½ 30/06/2018

Gostei muito
Irmãos por consideração, amigos inseparáveis, pelo menos era assim que Daniel e Miguel eram antes de descobrir que possuíam um dom especial, ambos podiam ler a mente um do outro, podiam sentir o que o outro sentia e levitar objetos,o problema foi este dom causou muitas intrigas entre os dois, fazendo com que os eles se separacem e não conversasem mais, como se fossem dois desconhecidos.

Só que o destino decidiu uni-los novamente, desta vez com um propósito maior, enviando um homem de capa preta que os conduziria ao um mundo desconheido, onde eles deveriam se tornar guardiões dos povos mágicos, que estavam sendo ameaçados de extermínio por um Rei humano que enviará seu próprio filho a guerra, para fazer o seu trabalho sujo.

Daniel e Miguel deverão deixar suas diferenças de lado para enfrentar aquele tirano e proteger os povos da ameaça do inimigo que quer destri-los a todo custo, mas para isso eles não poderão se dar a luxo de brigarem entre si, será que eles ficarão unidos mais uma vez para cumprir os deveres e as responsabilidades de ser um guardião?Ou será que ambos irão continuar com suas intrigas por causa de coisas vãs?

Descubram lendo o livro hehe.

Minha opinião sobre o livro:
A história foi bem desenvolvida pelo autor e separada harmoniosamente dividindo uma narrativa da outra, a escrita é simples mas envolvente, os personagem narram suas histórias no tempo certo de cada acontecimento, simplesmente eu gostei do livro e indico para quem é apaixonado por fantasia.
OBS:No final do livro diz que terá uma continuação então aguardemos o segundo livro hehe.

Maravilhosas Descobertas 09/11/2016

RESENHANDO UM NACIONAL: Os Guardiões, de Gabriel Mariano
O que sobrará nas cinzas depois que algo sombrio ergue-se nas chamas?
Daniel e Miguel são amigos, ou pelo menos eram até a chegada do verão, quando misteriosamente descobrem que podem ler a mente um do outro, ver lembranças antigas e sentir seus sentimentos no momento que eles aparecem. Ao contrário de Daniel, parece que Miguel vê isso como um grande problema, estando a amizade dos dois prestes a acabar.
Porém, o que mais Intriga Daniel, é o motivo para Miguel não ter dado notícias durante todo o verão, e de repente fugir de casa.
Achando que é sua obrigação, vai atras de seu melhor amigo, até que um homem estranho que veste preto faz ambos caírem em um mundo mágico totalmente diferente. Lá são obrigados a deixarem suas vidas de humanos comuns para trás e viverem como poderosos Guardiões, esperados como uma promessa de salvação para um povo oprimido ou para uma verdadeira guerra generalizada e declarada.

Os Guardiões, de Gabriel Mariano, tem como ponto de partida a amizade de dois garotos: Daniel e Miguel. No entanto, esses garotos tem algumas habilidades que normalmente, seres humanos não tem, e o que eles não esperam, é que justamente essas habilidades farão com que eles sejam transportados para um outro mundo onde tudo e todos dependem deles.

Nesse novo mundo, entre Daniel e Miguel a amizade já não é a mesma. Eles vivem em uma guerra entre si, enquanto há uma guerra ao redor que depende somente deles para cessar e trazer a paz que todos ali tanto esperam.

Acontecimentos vão e vem, e com eles vem as mortes eminentes proclamadas por Príncipe Paulo que não está nada contente pela situação, só está ali por ser filho de um Rei Imperador nada correto que não quer perder o trono. E é aí que as coisas começam a pegar fogo, literalmente.

Gabriel iniciou As Crônicas dos Leais com um livro bem curto e bem detalhado, é como se fosse uma porta que dará acesso ao restante da saga. Com uma escrita leve, ele explora cada personagem delicadamente, sempre deixando bem claro quem é quem. E a parte interessante disso, é que se uma criança lê, entende mais rápido o enredo.

Em Os Guardiões, a mensagem que ali é passada, é sobre a lealdade e sobre a amizade, a importância de ambos, e como esses fatores podem arruinar tudo que está em volta. Além de deixar claro que as vezes sacrifícios são necessários.

Enfim, se não leu esse livro ainda, leia, se já leu, compartilhe conosco o que achou e não se esqueça de compartilhar com os amiguinhos. Então um beijo, e até a próxima postagem!

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/11/resenhando-um-nacional-os-guardioes-de.html

Clube do Livro 25/10/2016

Resenha do blog clube do livro e amigos por Giuliana Sperandio (Completa)
O livro (Os Guardiões), conta a história de dois jovens: Daniel e Miguel. Eles são amigos e possuem algo em comum: um segredo. Eles podem ler os pensamento um do outro.

"O que mais nos intriga é que ambos possuímos esses dons e partilhamos praticamente a mesma mente nesse verão."

A princípio os dois ficam assustados com essa habilidade peculiar e outros poderes que surgem ao longo do tempo e Miguel é quem fica mais incomodado com essa invasão de privacidade, então ele se afasta de Daniel.
Um dia, Daniel está em casa quando recebe uma mensagem da mãe de Miguel, desesperada dizendo que o filho tinha fugido. Então ele resolve ir na casa do amigo para averiguar a situação e também porque ficou preocupado.

Quando chega no local, a mãe de Miguel conta que o filho sumiu e pede desesperadamente para que Daniel vá atrás dele, e é o que Daniel faz, vai atrás do amigo para descobrir o que o fez fugir e porquê do estranho comportamento repentino de Miguel.

Ao encontrar Miguel, descobre que um estranho está perseguindo ambos. Então, depois de um acidente, eles acabam em um Novo Mundo. O acidente deixa Miguel gravemente ferido e Daniel tem que fazer uma difícil escolha para salvá-lo. Com isso, ele descobre toda verdade por trás das peculiares habilidades que ambos possuem, mas o que ele não esperava era que essa busca iria fazer com que ele obtivesse todas as respostas para as perguntas que talvez ele não estivesse pronto para conhecer.

O destino de ambos estava fadado à promessa que Daniel teve que fazer ao misterioso homem que salvou a vida de Miguel. A eles é dado uma missão sem volta: proteger o mundo em que será sua nova moradia, livrando-o da ganância humana e lutando em uma guerra. Eles seriam os guardiões. Os amigos precisam ficar unidos para que o mundo mágico de Terra Longa não seja destruído. Será que a amizade e a lealdade irão conseguir sobrepujar aos desejos individuais?

“Vocês têm habilidades formidáveis que se encaixam perfeitamente em nosso mundo, são mais poderosos unidos, quando separados são vulneráveis. Esse é o principal motivo de vocês lerem a mente um do outro.”

Quando nos foi enviado o livro Os Guardiões, como cortesia da editora parceira Coerência, fiquei muito animada com a sinopse, mas, infelizmente não tive uma boa conexão com a história. Esse é o primeiro livro do que será uma série ou trilogia, e é também o livro de estreia do autor. O livro começa já pelo final (meio) onde os amigos já estão na terra média brigando pelos seus interesses. A meu ver, o mocinho (que seria o Daniel), é muito apegado ao amigo, a ponto de ser um pouco irritante como a demasiada preocupação. Ele tenta, de certa forma, impor a sua amizade e é um pouco egoísta, tomando uma decisão que na verdade caberia aos dois. Então, me simpatizei pelo mais rebelde deles: o Miguel.

O livro é um pouco confuso, pois em suas poucas páginas é narrado em primeira pessoa por mais personagens do que fui capaz de lembrar, entre eles os dois protagonistas, além de seres Mágicos da história e os humanos. Porém, os capítulos são muito pequenos para que você consiga se conectar com os personagens, inclusive em alguns trechos o autor escreveu como se o personagem estivesse conversando diretamente com leitor o que me causou um certo desconforto.

Talvez essa opinião seja por ser apenas o primeiro livro da série, então eu teria que ler a continuação para dizer se realmente o livro é bom. Hoje, ao meu ver, o livro precisaria ser um pouco mais trabalhado, para dar uma solidez à história e uma personalidade com mais empatia aos personagens.
Parte técnica do livro: a capa é sombria e condizente com a trama. As folhas são de papel pólen com uma boa fonte e tamanhos confortáveis para leitura. Encontrei alguns erros de revisão, mas não que atrapalhasse o andamento da leitura. A diagramação do livro está bastante caprichada e condizente com a história.

Minha opinião final sobre o livro é que é uma boa ideia e que precisava ser um pouco mais trabalhada pelo autor. Como disse anteriormente talvez os próximos venham com mais maturidade e consiga preender um pouco mais a minha atenção. No entanto, recomendo esse livro para que leiam e tirem suas próprias conclusões, afinal cada leitor tem suas preferências e com certeza, pontos de vistas diferentes.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/10/resenha-nacional-os-guardioes-as.html#more

Clauclau/Eu leio sim e daí 09/07/2016

A Luta pela Amizade
Resenha
As Crônicas dos Leais – Os Guardiões – Livro I
03/07/2016

Você provavelmente já ouviu aquela máxima que entre o amor e o ódio persiste um elo, eles andam juntos e que os opostos se atraem. Essas são frases que sempre ouvimos e nessa estória esses sentimentos caminham juntos e através dele uma amizade pode continuar ou dizimar até não sobrar nada a sua volta!

Ficou curioso?
Então, me segue!

Terra Longa é um mundo mágico que abrigava vários raças mágicas e que viviam em harmonia até certos seres humanos começaram a habita-lo e transformarem aquele lugar em um mundo de disputas por poder. Para manter a ordem no local, os espíritos criadores escolheram dois irmãos que foram retirados do nosso mundo para serem os Guardiões para estabelecer a ordem e proteger os seres mágicos das investidas dos seres humanos, então a cada 50 anos outros dois jovens irmãos eram escolhidos e tomavam o lugar dos anteriores para evitar com que eles se contaminassem com o que acontecia em Terra Longa.
Durante muito tempo a paz foi estabelecida em Terra Longa, mas onde os seres humanos estão a desordem e a ganância toma conta e foi exatamente isso que acometeu os Guardiões ao invés de cumprirem seu papel de zeladores uma disputa de poder começou a consumir os irmãos e um rastro de destruição se estabeleceu naquele lugar e foi nesse momento que um rei cruel e ambicioso tomou Terra Longa e espalhou medo e tirania por todo o lugar e as raças mágicas tornaram-se presas fáceis sendo assim lançados a própria sorte e a magia abandonou aquele local.
Durante muito tempo o caos dominou Terra Longa, até que um dia os espíritos criadores resolveram dar uma segunda chance para o lugar e decidiram que aquela seria a hora de convocar novos guardiões para resgatar a ordem e a harmonia. Só que agora os eleitos seriam diferentes!

Daniel e Miguel moram em Itanhaém, litoral de São Paulo, dois jovens de 17 anos que firmaram amizade quando cursavam o ensino médio e desde então eram inseparáveis mesmo tendo características e personalidades semelhantes, eles não eram iguais e estavam sempre juntos, um completava o outro, eram praticamente irmãos. Tudo corria tranquilamente e normal quando inexplicavelmente eles começaram a ler a mente, um do outro. No início tudo era levado na brincadeira e descontração, mas no decorrer do tempo aquilo começou a intriga-los, pois um entrava na mente do outro sem pedir licença, segredos nem pensar, o outro sabia tudo e até palpite em decisões eram sugeridas, até as emoções eram sentidas e compartilhadas e já não bastava a telepatia eles começaram a movimentar objetos. Aquilo tudo incomodava demais Daniel que era inteligente, certinho, metódico e muito dramático. Então ele propôs certos limites para que pudessem ter um pouco de privacidade, mas Miguel era sarcástico, rebelde, inconsequente, corajoso e dono de uma personalidade forte não queria nenhuma regra. A partir deste momento começaram a se distanciar e abalar a amizade que até aquele momento parecia insolúvel. Miguel afastou-se para poder colocar a cabeça no lugar e tentar absorver melhor o que estava acontecendo com eles.

Aquela noite seria diferente, pois Miguel já havia percebido que alguém o observava há muito tempo e ele estava ali do outro lado da janela!
Agora ele iria atrás para saber o que ele queria, pois ele tinha certeza que aquele homem encapuzado tinha certa relação com o que estava acontecendo com ele e com o amigo.

Assim que Daniel soube do desaparecimento do amigo, tomou coragem e foi a procura dele sem imaginar onde o ato dos dois os levariam e esse seria um lugar diferente e mágico que trará a tona e mostrará que a ligação entre eles é mais fortes do que imaginam; um elo já estabelecido a muito tempo e que colocará a prova toda a amizade e a lealdade vivida até aquele momento.

Essa é uma daquelas estórias que falam do poder da amizade, pois quando se tem um irmão necessita-se de união e disciplina e não pensar em si apenas, mas unicamente no bem do outro, pois a paz e a harmonia são reflexos dos atos praticados.
Os amigos não são apenas escolhidos, são sentidos e atraídos por uma força magnética, então somos escolhidos pelo universo e não apenas por nós mesmos. A amizade é inexplicável e por muitas vezes tem que se lutar, pois um dos lados pode estar mais fragilizado que a outra e essa é a hora de pegar na mão e conduzir mesmo que o outro esteja irredutível e não te reconheça.
E saiba, tem que se manter firme e atento para que o inimigo não entre e com ele venha o rastro de guerra e morte!

Essa estória é contada por várias vozes, cada um com sua visão dos fatos e isso me agrada bastante, pois assim conseguimos entender todos os lados. Uma diagramação simples e bonita. Um cenário escuro e sufocante. Amei!
Adorei as lutas travadas da estória e também gosto de criar muitas cenas no decorrer da leitura e eu consegui, pois o autor nos dá essa liberdade sem detalhar muitos os fatos, pois quando lemos apreciamos ser dono um pouco das interações dos fatos.
Parabéns Gabriel Mariano, pela condução da aventura que você ofereceu. Entendi o recado da amizade que é latente o tempo todo. E agora me resta aguardar os outros para poder continuar andando em Terra Longa.

Recomendadíssimo.

É isso, beijos e tchau!

Vamos apoiar os autores nacionais!

site: Fanpage Eu Leio Sim, e Daí?

Marcelo.Morales 06/07/2016

Fui levado à um mundo de muita fantasia e aventuras
Logo no início da história já fiquei aflito, pois começa durante uma batalha, que só retorna no final. O livro tem como foco a história de Daniel e Miguel, dois amigos e adolescentes que vivem uma vida aparentemente normal, em Itanhaém. Digo “aparentemente normal” pelo fato dos dois terem descobrido – a pouco tempo – o poder de ler a mente um do outro e, inclusive, se conversam através do mesmo “poder” e esse é principal motivo dos dois estarem afastados no início da história, mais por vontade de Miguel do que de Daniel. Aliás, a personalidade dos dois é totalmente oposta, o que me fez amar e odiar os dois ao mesmo tempo.

Com Giovane entrando na história, as coisas começam a fazer mais sentido para os meninos, onde eles descobrem o porque desse “poder” e, ainda, que têm outros poderes além da leitura de mentes um do outro. Tudo isso acontece quando eles são levados por Giovane para Terra Longa, um mundo paralelo onde seres humanos e mágicos habitam o mesmo ambiente, porém, não convivem em harmonia e nem juntos, sendo o reino humano separado do reino mágico.

Quem pode unir, trazer paz ou até mesmo destruir Terra Longa, são Os Guardiões, que são Miguel e Daniel, mas as personalidades opostas acabam atrapalhando um pouco as coisas, acordando uma nova ameaça, a mais temida por todos os seres. Que não vou contar aqui para não estragar a surpresa!

A leitura do livro flui super bem e uma coisa que me chamou atenção, é a história ser contada pelos personagens (Daniel, Miguel, Giovane, Katarina, Alicy, Lucas, Paulo, Nicolas e Inimigo), sendo cada capítulo com um deles narrando os acontecimentos de acordo com o seu ponto de vista sobre a guerra eminente, os Guardiões ou mesmo sobre como cada um se sente em relação ao conflito humanos x seres mágicos.

Outra coisa interessante é que os personagens conversam com você durante a leitura. Ou seja, eles tentam te convencer que estão certou ou ainda te dão a opção de julgá-los como errados e não se importam com isso. Porém, são essas conversas que me fizeram pensar: “será que alguém está sendo realmente leal com alguém nessa história? Ou cada um está interessado somente em se salvar? Serão todos egoístas no fim das contas?”.

Acredito que essas perguntas e outras sejam respondidas na sequência do livro, que ainda bem vai ter continuação!

site: http://www.gaycasado.com.br/as-cronicas-dos-leais-os-guardioes-gabriel-mariano/

Nathalia 02/06/2016

Os Guardiões - Gabriel Mariano
Mais uma vez fui atraída pela capa e contra capa. Definitivamente ambas tornam o livro muito atrativo para quem gosta do gênero da fantasia. Apesar disso, sabemos que isto não basta para que o leitor adquira seu exemplar. O conteúdo deve ser bom e esse parecia ser o caso.

Em síntese, a história gira torno de dois amigos (Daniel e Miguel). Ambos vivem na cidade de Itanhaém e possuem dons (ler a mente um do outro, dominar elementos naturais e etc.) que surgem sem explicações e causam o desentendimento e afastamento desses garotos. A aparição de um homem misterioso (Giovane) em determinado momento muda os rumos da trama, pois os dois novamente juntos se veem obrigados a abdicar de suas antigas vidas em prol do povo e seres místicos de outro mundo chamado de Terra Longa, local onde são aguardados há muitos anos com o intuito de promover a paz como Guardiões.

Acredito que com a introdução do enredo de “mundo mágico criado por grandes e poderosos espíritos”, “conflito entre raças mágicas”, “magia”, e etc., Mariano tenha como uma de suas inspirações as obras de Raphael Draccon.

A conclusão que cheguei ao termina-lo foi de que eu esperava mais. A proposta é muito interessante, mas me pareceu que o autor não soube desenvolver muito bem a história. Infelizmente também encontrei erros de edição e a fonte em determinados capítulos parece alternar ficando maior. Mas ambas não prejudicaram o texto, tornando-se apenas detalhes.

As informações dadas ao longo da obra pareciam fragmentadas. Gabriel poderia ter explorado muito mais o tema. Aprofundado mais os diálogos e exposto melhor suas ideias nas narrações dos personagens para não deixar a sensação de que sempre falta algum detalhe e você por não compreender o contexto em geral do texto não consiga identificar exatamente o que é.

Sempre disse que gostava muito quando ocorre um revezamento na narração e que ele permitia ter visões diferentes sobre um mesmo assunto além de deixar tudo mais fluido. No caso dessa trama, ela é dividida entre nove personagens diferentes (Daniel, Katarina, Miguel, Lucas, Paulo, Giovane, Alicy, Nicolas e Inimigo), o que talvez tenha transformado essa tentativa de expor diversos pontos de vista em algo fragmentado ao invés de abrangente, já que não temos algo conciso sobre nenhum deles e sobre o enredo.

Toda saga costuma deixar situações em aberto, mas nesse caso foram deixadas muitas “pendências” para o segundo volume da série. Espero que na próxima obra, Gabriel Mariano consiga explorar melhor a história, pois ele criou algo muito interessante. Comparo sua obra com um diamante. Para que se tenha um precioso e brilhante diamante, ele antes deve passar por diversos processos até chegar à forma na qual se costuma vê-los. É preciso lapidá-lo para que adquira o brilho intenso característico. Para mim é isso que falta para que o escritor coloque em nossas mãos uma joia rara.

Por conta disso, parabenizo editora e autor pela obra e recomendo a leitura para os amantes da fantasia e aventura! Certamente a sequência virá com esta lapidação!

site: http://www.escrevarte.com.br/2016/06/os-guardioes-as-cronicas-dos-leais-i-de-gabriel-mariano-editora-coerencia.html

Isabela.Luccas 02/06/2016

Os Guardiões
Esse é o primeiro livro, conta sobre o Ato 1. Conhecemos vários personagens que dão um "corpo" para tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer. Daniel e Miguel são melhores amigos e também são os escolhidos. Miguel não aceita muito bem, pois Daniel impõe algumas regras para o uso dos poderes que estão aparecendo.

O livro se passa em território nacional e é bem interessante visitar os locais para quem mora perto. Mas a ação acontece toda em Terra Longa, um local mágico governado por um rei impiedoso. Os Guardiões são os únicos que podem salvar todos dessa maldade, porem, os antigos só brigavam entre si e as coisas só pioraram.
Daniel e Miguel também não estão a mil maravilhas, e tudo piora muito quando aparece Giovane aparece para levar os meninos para Terra Longa.

Lá as coisas mudam muito, Miguel não aceita que ele deve ficar. Eles se unem as ninfas e aprendem a lutar e a usar seus poderes, a guerra está bem próxima.

O livro é curtinho, li rápido... Porem, os erros de revisão dessa 1ª edição são desanimadores. Já foi informado a editora e eles corrigirão. É um estilo de fantasia que eu não curto muito, mas deixa o leitor bem curioso com o final. Acredito que tudo poderia ter sido detalhado de forma melhor, as lutas poderiam ter sido melhor detalhadas e tals também. Os capítulos são gostosos de ler, variam os pontos de vista, são bem separados e programados para que você se situe no que está acontecendo, assim, conheci todos os personagens e seus ideais. O livro em si é bom, melhor ainda ser nacional.

site: http://nuvemdenovembro.blogspot.com.br/2016/06/resenha-11-as-cronicas-dos-leais-os.html

Gabriel Alves 23/05/2016

Viajando por uma terra fantástica
Quem é que nunca quis se afastar do nosso mundo para conhecer outro totalmente diferente? Onde se tem magia, fantasia e seres de outras mitologias? Essa é a proposta que Gabriel Mariano no livro da sua nova saga nos mostra: Terra Longa está em perigo e somente duas pessoas podem restaurá-la ou destruí-la.

O livro já começa com muita ação em um momento crucial da história. Mas pera lá, como é que tudo isso aconteceu? Calma que vamos contar sobre isso aos poucos... Daniel e Miguel são amigos de longa data que se conheceram na escola e por isso já tem uma boa amizade um com o outro. Porém um poder que antes estava adormecido acaba despertando e acaba trazendo curiosidade entre eles. Como o poder de ler a mente um do outro. O que antes poderia ser algo que deveria uni-los, acaba tornando um grande perigo.

O livro é narrado por vários personagens. O que acaba fazendo com que a leitura não se torne cansativa. Por serem intercaladas, acabamos conhecendo o ponto de vista e os objetivos de cada um deles. E são nessas visões que acabamos descobrindo mais sobre a personalidade deles. Temas sobre o valor da amizade, disputa de poder e opressão acabam se tornando frequentes na trama. Até que ponto devo ser leal com alguém? Será que é justo fazer tudo por aquilo que quero conquistar? E os meios, justificam os fins?

Por se tratar de fantasia conhecemos seres de várias culturas. Como ninfas, espíritos, valquírias, etc. Além também de termos acesso a algumas localizações brasileiras, por conta do livro se passar no Brasil (fiquem de olho nos detalhes). A sinopse me chamou a atenção pelo fato dos dois protagonistas partilharem dos mesmos poderes. O que acabam tendo que haver uma cooperação com isso. Já que poder ser uma faca de dois gumes. Também tendo um sentido de auto-descobrimento. Quem leu os livros “A história sem fim” e “Nárnia” pode gostar bastante pela história ser ambientada nesse universo fantástico.

Mesmo com tudo isso, tiveram alguns errinhos que encontrei entre as páginas. O que me deixou um pouco incomodado no decorrer da leitura. Porém eles já foram repassados e não todos os livros que estão com eles. Dessa forma eles não irão surgir novamente (ufa). E por se tratar de um livro que tenha batalhas, senti que elas poderiam ser mais estendidas. No sentido na hora das lutas. Como nós vimos na maioria dos livros de aventura. Já que achei algumas delas bem curtas.

Se você não se preocupa com esse último parágrafo, Os Guardiões pode ser o livro que vai fazer você querer conhecer uma nova jornada por terras encantadas e descobrir mais sobre seres mágicos e o passado de Terra Longa.

Prepare sua melhor espada e escolha o seu lado que quer defender. Afinal, uma história não tem só uma versão. E por isso só você pode escolher aquela que parece ser a mais favorável.
Marcão 18/10/2016minha estante
Gabriel, posso não ter lido ainda, mas o seu livro me fez lembrar da saga Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare.