Histórias de robôs

Histórias de robôs Isaac Asimov...

Resenhas - Histórias de Robôs - Volume 1

Henggo 17/10/2023

Apaixonante
Como não se apaixonar pelas possibilidades futuras? Uau! Que viagem incrível foi este livro. Aqui é ficção científica raiz, profunda, dos primórdios. O mais bonito é como a ficção científica nada mais é do que um olhar adiante, mas voltado para os problemas atuais, presentes. Sem contar que conheci autores-mestres do gênero. Não vejo a hora de ler os outros dois volumes!!

Gabriel APN 23/08/2023

Interessante?
Esse é um livro interessante para se ler, principalmente se gosta de ficção científica, mas não seria um livro que eu leria por conta própria, pois meus gostos não são deste tipo de livro. Um livro legal que fala sobre a influência da tecnologia, de robôs em diversas situações. Tem histórias muito legais como: Mesmo que os sonhadores moram; A volta do robô. Mas este livro tem uma linguagem mais antiga, o que pode dificultar a compreensão por parte de algumas pessoas. Por isso 4 estrelas. ????????

Diego Miúdo 25/04/2023

"Explorando a complexa relação entre robôs e seres humanos em 'Histórias de Robôs - Volume 1' de Isaac Asimov".
"Histórias de Robôs - Volume 1" é uma coletânea de contos de ficção científica escritos pelo famoso autor Isaac Asimov. Cada história apresenta um aspecto diferente da relação entre robôs e seres humanos, explorando temas como inteligência artificial, ética e moralidade.

Os contos são apresentados em ordem cronológica, começando com "Robbie", que narra a história de um robô de estimação que se torna amigo de uma criança, até "Mentiroso!", que apresenta uma inteligência artificial que se recusa a obedecer às ordens de seu criador.

Asimov criou um universo rico e complexo em torno da robótica, apresentando as três leis da robótica que se tornaram uma referência em ficção científica. Essas leis estabelecem as diretrizes que um robô deve seguir para garantir a segurança e o bem-estar dos seres humanos.

A escrita de Asimov é clara e envolvente, apresentando histórias cativantes e personagens bem desenvolvidos. A coletânea é uma excelente introdução à obra do autor, e também uma leitura obrigatória para todos os fãs de ficção científica.

Em resumo, "Histórias de Robôs - Volume 1" é uma coletânea fascinante que apresenta uma visão profunda e original sobre a relação entre robôs e seres humanos. A obra de Asimov é uma referência em ficção científica, e essa coletânea é uma excelente introdução ao seu universo literário.

Andurin, o calvo 14/02/2023

Muito além de máquinas
Histórias de robôs fazem uma cronologia da percepção humana em relação à tecnologia e o impacto do avanço intelectual no seu coletivo. Começando a cogitar seres mecânicos desde antes da eletricidade, indo até os primeiros computadores extrapolados em inteligências supremas mas que, como tudo criado pelo homem, acaba assumindo o seu significado como uma ferramenta de auxilio ao seu mestre. Curadoria de Asimov e organização de feras da ficção científica, Histórias de robôs traz os contos que marcaram época, sendo leituras perfeitas para fãs de sci-fi que terão ainda o prazer de experimentar uma contextualização de cada obra, elaborada pelos organizadores do livro.

Ana Claudia 27/10/2021

Achava que seria muito mais interessante. A maioria trata os robôs como inimigos, muito diferente da visão do Asimov.

lau 10/08/2021

Adorável. Sou muito fã desses tipos de 'compilados', o que acaba sendo uma leitura tão fácil. Além disso, ficção científica é um dos meus gêneros preferidos, e na minha opinião, todas as histórias aqui representam muito bem.

Michele Duchamp 27/05/2021

Bom como curiosidade histórica
Essa é uma antologia com histórias de ficção científica robóticas dos primórdios, reunindo vários autores clássicos famosos. Vou colocar um pequeno resumo dos contos:

1ª história: “O FEITIÇO E O FEITICEIRO”, por Ambrose Bierce, ano 1894 : Se é possível uma máquina raciocinar é o ponto central de discussão do conto. Reflete a mentalidade típica da época em que foi escrito, à maneira de Edgar Allan Poe e similares.

2ª história:“A MÁQUINA PERDIDA”, por John Wyndham, ano 1932 : O robô como protagonista da história, cuja narrativa é da perspectiva dele, ao chegar em nosso planeta e traçar suas impressões - hostis - sobre a humanidade. Bastante ousado moralmente para época.

3ª história: “REX”, por Harl Vincent, ano 1934: No futuro, a humanidade tem robôs avançados como seus auxiliares, sendo Rex o mais desenvolvido deles. Um dia, acontece algo dentro de Rex que o faz “raciocinar” independentemente. O robô então começa a “perceber” que os humanos têm muitas falhas, pois não conseguem controlar as próprias emoções, resolvendo então corrigir esse “defeito”. A preocupação totalitária é algo muito presente na literatura da primeira metade do século XX.

4ª história: “ROBBIE”, por Isaac Asimov, ano 1940: minha favorita. Li na época certa, com oito anos, na coletânea “Eu, Robô”. Robbie é o robô-babá de Gloria, até que sua mãe resolve se livrar dele para forçar a menina a se relacionar com os amiguinhos da sua idade (todo introspectivo sabe exatamente como é isso, rsrsrs). Tocante e charmosa.

5ª história: “ADEUS AO MESTRE”, por Harry Bates, ano 1940: Cliff Sutherland, um fotógrafo, investiga a verdade sobre a chegada de um robô alienígena à Terra, que ficou paralisado após o ataque de um humano.

6ª história: “A VOLTA DO ROBÔ”, por Robert Moore Williams, ano 1938: Passados 8 mil anos do nosso tempo atual, andróides, procurando saber sobre sua origem, chegam à Terra, com a humanidade já extinta.

7ª história: “MESMO QUE OS SONHADORES MORRAM”, por Lester Del Rey, ano 1944: É uma prequel do conto anterior, mostrando como a espécie humana foi extinta. Os autores são distintos, mas Del Rey foi autorizado por Williams.
“Se o mundo do futuro não tivesse lugar para risos, também não teria para as lágrimas, pobreza e miséria, que durante tanto tempo tiranizaram uma parcela tão grande de sua raça.”"

8ª história: “SATISFAÇÃO”, por A.E. Van Vogt, ano 1951: Conta a história de um supercomputador, com habilidades de ler mentes e viajar no tempo. Ele vive em um futuro onde a raça humana havia sido dizimada, mas volta ao século XX.

Boa coletânea, porém mais por interesse histórico. Vou ler os próximos volumes.

Bia 12/08/2020

Os robôs na ficção através do tempo.
Como todos os livros de contos alguns são bons outros nem tanto, gostei muito de: Adeus ao mestre, Robbie e Mesmo que os sonhadores morram. Mas o que eu mais adorei no livro foi ele ofecerer uma linha do tempo das historias de robôs, é interessante ver as perspectivas de vários autores e em diferentes épocas, também nos apresenta alguns autores novos dos quais alguns fiquei curiosa e com vontade de ler algo mais. As introduções pré-conto são muito bem explicatovas e situa o leitor sem cansa-lo embora acabe por dar spoilers do co to que irá vir. Todo fã de ficção cientifica deveria ler.

Thaliame 16/06/2020

Achei o livro muito bom, alguns dos contos me prenderam mais do que outros, não costuma ser uma temática que chama muito a minha atenção mas vale a leitura. Talvez não lendo tudo de uma vez mas lendo um dos contos sempre que der vontade.

Elaine Messias 07/04/2020

Histórias de robôs
Nomes ilustres da ficção científica moderna, como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Lester Del Rey e o próprio Isaac Asimov, levantam aqui questões polêmicas e dilemas morais que se impõem toda vez que se pretende usurpar o caráter divino da criação. Será possível para uma forma de inteligência desenvolvida artificialmente sobrepujar e até mesmo destruir o seu criador? E essa nova forma seria, na essência, boa ou má? Utilizar os recursos da nossa inteligência para obter uma vida mecânica equivale a profanar alguma lei profunda e intocável? Histórias de robôs mostra como o futuro de ontem ? o nosso presente ? foi previsto pelos escritores de ficção científica, um dos sub-gêneros mais emblemático do século XX.

etsilvio 20/05/2019

Excelentes contos
Devidamente relido! Contos muito bons, bem escolhidos e com introduções que ajudam a contextualizar a época e o estilo dos autores. Destaque para a dupla de contos "A Volta do Robô" e "Mesmo que os sonhadores morram", escritos por autores diferentes onde ambas as histórias se completam. Incrível!

Biahhy 27/05/2018

Grandes historias de robos
Uma coletânea com contos de robôs organizada e editada principalmente por Isaac Asimov um dos grandes nomes da literatura de ficção cientifica e um dos autores que tem seu conto presente nesse livro.

Grandes autores de ficção cientifica de anos atras e principalmente no inicio do surgimento da ficção cientifica na literatura, e apesar disso autores muito desconhecidos para muitas pessoas como foi para mim. Com uma organização incrível trazem contos de robôs que vivem tanto em sociedade com os humanos, dentro de laboratórios, em naves, em marte, robôs inteligentes ate mais que os humanos e robôs tentando se encontrar no mundo que vivem.

Cada autor com seu toque especial nas historias, mas que juntas as historias se completam e ate ouso dizer que se complementam uma a outra montando e criando essas historias de robôs incríveis nesse primeiro volume publicado pela L&PM Pocket.

Estou a ler mais contos nesses últimos meses algo que tenho adorado fazer, e essa coletânea foi bem especial e me tirou por completo da zona de conforto. Como toda coletânea não foi todos os contos que gostei, mas tenho a dizer que de todos os contos de todos esses escritores tiveram dois no máximo que não achei tao interessante.O meu favorito foi o próprio conto do Asimov chamado Robbie.

Que traz uma historia linda do convívio de uma menina com um robô domestico.

Rosas 12/12/2012

Uma boa introdução ao mundos dos robôs
Como obra acabada, pronta, sem continuidade, ela não tem nada de especial. Traz vários contos legais, outros bem sem graça, e ponto, nada mais. Verdade mesmo é que ele é, no geral, um pouco bobo. Entretanto, é incontestável que todos tem um valor histórico (dentro do contexto da produção de obras sobre robores) muito alto e isso é legal pra caramba pra quem está se familiarizando com o tema. É bom lembrar que todos os contos foram escritos entre os anos 30 e 40, logo, são, mtas vezes, um pouco sem noção. Enfim, nota 2,5 de 5

TODAVIA, se analisarmos ela como uma obra derivada de um volume único, publicado em 1985 com o nome "Maquinas que pensam", dividido em três volumes (historias de robôs 1, 2 e 3); e se pensarmos que o volume 1 representa a introdução do volume único e que, na maioria das vezes, a introdução de um livro é um saco. Então, não podemos ser tão cruéis nessa analise, pois nos cria uma expectativa muito alta quanto aos próximos volumes. Por isto, nota 3,5 de 5

No fim, somando 2,5 + 3,5 e dividindo por 2, a nota 3 faz justiça ao livro, pelo menos para um ignorante como eu =D

Luís 29/10/2012

Antologia de Asimov e Cia.
Uma antologia de contos editada por Isaac Asimov, sobre o que será?

Publicado originalmente em um volume único como "Machines that Think: The best Science Fiction Stories About Robots and Computers", o nome diz

tudo: nosso querido Asimov e Cia. faz uma coletânea de contos que falam de robôs e computadores, desde contos de 1894 onde conceito de robô nem

existia, até contos de sua autoria, pois como ele mesmo diz "(...)pois reconheço minha autoridade no assunto(e depois, nunca ninguém me acusou

de modéstia)."

O prefácio escrito por Asimov já dá o tom da coletânea, fazendo reflexões sobre o impacto dos robôs na ficção e o porquê de muitas vezes o robô

ser tratado como vilão ou algo a ser temido, que ele chama de tecnofobia. Antes de cada conto, é falado um pouco sobre o autor e a época em que

o conto foi publicado, o que enriquece a leitura.

A P&PM já havia lançado em 1985 esse livro em um volume único chamado "Máquinas que Pensam" e em 2010 lançou-o em sua coleção Pocket em três

volumes.

Particularmente essa edição pocket me agrada muito, pois temos acesso a grandes obras(e outras nem tão grandes), por um custo acessivel para a

maioria, além de ser ótimo para carregar. :)

Mas voltando ao livro, segue abaixo a lista dos contos e uma pequena informação sobre cada um:

O feitiço e o feiticeiro - Ambrose Bierce: Esse é o mais fraco de todos. Os pontos fortes deste conto são o diálogo relativo ao conceito do que

é um ser vivo e o fato de ser um dos primeiros a falar de autômatos, mas o enredo em si é fraco. Quando pensa que vai se desenvolver, acabou.

A máquina perdida - John Wyndham: A história do robô marciano. Bem desenvolvida, narrada em parte pelo ponto de vista do robô. A história é

interessante mostrando a dificuldade de se adaptar e se comunicar com uma cultura diferente(e, no seu conceito, atrasada) e que não consegue

entendê-lo, mesmo ele os entendendo. Este conto foi escrito em 1932, época que era moda especular na literatura e no cinema sobre a vida em

marte, não tornando assim absurdo o conceito.

Rex - Harl Vincent: Era uma vez um robô-cirurgião que deu defeito e começou a raciocicar por conta própria. Conhecendo nosso mundo viu que

estava tudo errado e que o homem era muito fraco e incapaz de tomar conta dessa esfera azul de forma eficiente. Então decidiu que iria corrigir

esse erro. É um bom conto, apesar de ser um pouco previsível.

Robbie - Isaac Asimov: Esse já havia lido, se não me engano em "Eu, Robô". Quem conhece um pouco de Asimov não se surpreende muito com esse

conto, que é o clássico robô humanizado, comum em suas narrativas. É bom, mas nenhuma obra prima.

Adeus ao mestre - Harry Bates: Uma nave chega a terra com um ser vivo e um robô. O povo está reunido em polvorosa junto com os líderes locais

(exército, governo e o escambal) e eles demonstram terem vindo em paz, mas antes que eles possam se comunicar, um babaca ataca o alienígena. E

agora o que vai acontecer? Será que seremos atacados como retaliação ou entenderão que foi um ato isolado? Porque eles vieram à terra? É isso

que Cliff Sutherland, um repórter freelancer quer descobrir. Na minha opinião um dos melhores contos do livro.

A volta do robô - Robert Moore Willians: Em uma sociedade em que robôs são a única forma de vida, um grupo de pesquisadores viajam pelo espaço

procurando sua origem. Fazem 8.000 anos que existe essa sociedade mas inexplicavelmente não se sabe como ela surgiu. Não é difícil imaginar

onde eles vão parar. Apesar de previsível é uma boa história, pois é sempre interessante especular(de forma coerente) até onde vai parar o

avanço tecnológico.

Mesmo que os sonhadores morram - Lester del Rey: Uma continuação do conto anterior, porém escrita por outro autor, devidamente autorizado. Esse

é um das raras ocasiões de a continuação(nesse caso uma prequencia) é melhor que o original. Nesse conto narra-se a história anterior da origem

da civilização robótica. Apesar do conto anterior deixar óbvio como esse acaba esse, a forma com que foi contada e a emoção que transmite no

final é de tirar o chapéu.

Satisfação - A. E. Van Vogt: Há um computador muito a frente da extinção da raça humana que possui toda a capacidade computacional, porém não

há nada a ser computado. O tédio a domina até surgir uma nova inteligência que possui a capacidade de viajar no tempo e assim este computador

"pega uma carona" com ela para o tempo em que os humanos ainda existem. Então começa o duelo de inteligências artificiais, uma tentando

sobrepujar a outra. Por vezes o autor utiliza de termos técnicos para explicar o funcionamento do computador, o que acaba tirando um pouco o

ritmo da narrativa, porém o enredo consegue te prender até o final que, para os estusiastas de tecnologia, é um sonho de consumo.

Sinceramente com exceção de Asimov, não conhecia os outros autores. Acredito que a antologia cumpriu seu papel, pois fiquei interessado em

conhecer mais contos destes autores.

E rumo aos próximos volumes!