A Fortaleza

Resenhas - A Fortaleza

1 | 2 | 3 | 4

Mari Pingituro 04/04/2018

Perfeito e instigante!
Precisamos falar sobre a escrita da Day Fernandes. Se você já leu alguma obra dela, vai entender do que estou falando. Se não leu, está esperando o quê, criatura?

O livro traz uma história pós apocalíptica diferente de tudo o que já li/conheci.
Após uma guerra nuclear, a Terra está totalmente contaminada pela radiação e os sobreviventes são encaminhados para construções subterrâneas sombrias denominadas "Fortalezas".

Camille é a lider dos Fantasmas das Sombras, rebeldes que lutam contra a forma de governo estabelecida na Fortaleza 7.
Durante uma missão, Camille e seu grupo resgatam Adam, um completo desconhecido que estava aprisionado, muito machucado e, devido à perda de memória, não consegue dar muitas respostas aos Fantasmas. Só se sabe que ele foi torturado e que estava envolvido em algum projeto do governo.

Assim, muitos segredos começam a vir à tona, e Camille precisa buscar respostas. Para isso, organiza uma missão até a Cidade dos Escolhidos, um local onde o governador/ditador Turtzi faz o que bem entende com a população.

Será que existe uma solução?
Por que o governo está atrás de Adam?
Até onde o ser humano vai pelo poder? E por vingança?

Estou encantada com a escrita da autora. A leitura flui muito bem, e é impossível ler só mais um capítulo.

Tudo é narrado de forma muito clara e tem boas doses de suspense, tensão e intrigas.
Uma obra totalmente original, criativa e com um final surpreendente.

Sem contar que a edição está lindíssima, com mapa, ilustrações e a diagramação excelente!

Amei e recomendo a todos os leitores que gostam de histórias originais!

Ps: estou ansiosa pela continuação.

Carol 30/03/2021

#resenhapdue A Fortaleza: MMundo Sombrio
Autora: Day Fernandes
Ano: 2019
Páginas: 312

?A maior ameaça aos seres humanos são eles próprios. E sabe como se controla essa ameaça? [...] Ideologia! A arma mais poderosa do que qualquer outra já inventada.?

Após uma Guerra Nuclear, os seres humanos são confinados nas chamadas Fortalezas, abrigos subterrâneos capazes de conter a radiação presente na superfície do planeta. As pessoas vivem como podem, tendo que muitas vezes lutar para sobreviver e até mesmo arranjar comida. As classes sociais ainda existem e há uma grande diferença entre os chamados escolhidos e o restante da população. Camille não é uma escolhida, mas ela é a capitã de um grupo que busca acima de tudo sobreviver. Durante uma missão, acaba conhecendo Adam e nesse momento sua vida muda.

Opinião:

Que livro minha gente, que livro. É impossível não se conectar com os personagens e as suas histórias. Adorei cada um dos personagens que a autora criou. Amo o jeito forte da Camille, a agilidade e habilidade da Sarah, o Will e seu cuidado com os mapas e os planos e até mesmo o Adam, com seu jeito e sua inteligência.

A autora consegue ambientar tudo muito bem, consegui imaginar todas as cenas, os ambientes e locais que ela descreveu e confesso que fiquei muito curiosa pra ver isso tudo, quem sabe nas telas do cinema. Essa história super daria um roteiro de filme, do jeito que eu gosto: muita ação e emoção.

Estamos lendo os dois volumes em uma leitura coletiva e confesso que foi difícil parar sempre na meta da semana, porque houveram alguns momentos em que a meta acabava em um momento emocionante e eu só queria saber o que aconteceria a seguir.

Ter o contato com a autora no grupo está sendo uma experiência muito legal e segundo ela mesmo relatou, os primeiros leitores de Fortaleza: Mundo Sombrio tiveram que esperar algum tempo antes de poder ler o segundo volume e eu só posso dizer que acho que não aguentaria tanto assim.

Para finalizar, a autora conseguiu criar uma distopia de tirar o fôlego, daquelas que você quer ler tudo de uma vez. Uma distopia em que você se conecta muito com os personagens e que você consegue imaginar muito bem o que eles estão passando.

Convido você a ler e se apaixonar por essa história e esse universo também. Mas me conta, você já leu esse livro? Gosta de distopias?

Bruna.Caroline 29/09/2021

Eu gostei muito dessa história, está bem trabalhada, personagens bem construídos, diálogos bem real.
Nada é forçado. Está muito natural, algumas vezes achei que estava assistindo.
Gosteii!!!!

Gabi1568 04/03/2022

Meio sem graça
É muito bem escrito.
Porém, eu fiquei com a sensação de que já havia lido aquilo tudo antes, sabe? Nada novo, nada diferente, nada marcante.
Gostei muito da protagonista, contudo.

Leitora Geek 07/08/2018

Uma distopia daquelas!
“Eu os vi cruzando o céu. Um estrondo ensurdecedor pareceu ecoar por todos os lados do planeta. Eu só tinha visto aquilo acontecer nos filmes de ficção cientifica, mas desta vez era real. Todos os vizinhos, assim como eu, sairam de suas casas para observar aquela imensa arma revestida de metal rasgar a atmosfera, deixando um rastro de fogo por onde passava. Três mísseis nucleares disparados, passando por cima de nossas cabeças. Não precisava ser nenhum gênio para contatar que aquilo era o começo do fim.”

Enquanto lia não pude deixar de lembrar de outras distopias muito conhecidas como: Jogos Vorazes, Divergente e Maze Runner.
Mas a obra da linda e super fofa Day é super diferente e cativa de uma maneira especial, a autora criou um cenário incríveeelll, a história te prende e deixa vc sem fôlego por diversos momentos.
Me peguei por diversos momentos pensando na crueldade do ser humano e o que podem fazer pelo poder, bateu aquele medo do nosso futuro, sabe?! A Camille é super Girl Power, adorei o modo dela agir, mesmo deixando de lado o sentimento em prol da sua comunidade/família. Os personagens são incríveis demais. Cada um foi construído com uma personalidade própria e forte, sendo importantíssimos para o enredo. Fiquei todo momento torcendo pela Sarah/Will que eles parassem de brigar e ficassem juntos de uma vez hahaha. Apesar da autora focar mais na missão, onde o romance fica em segundo plano. Adorei isso, me surpreendeu bastante.
E o Adam... Aaah meu povo! Durante a leitura tive um Crush fortíssimo por ele!
A leitura é leve e simples. Com muita ação e suspense. Percebe-se que a autora pesquisou e muito sobre os assuntos explorados.
Estou louca pela continuação. Pois o ápice final do livro me deixou sem fôlego, necessitando saber o que acontece a seguir. Há extras que completam mais ainda a leitura. É uma cronologia de eventos, mostrando ano a ano o que aconteceu, abriu minha mente haha A Day pensa em tantos detalhes. Obrigada! 😘
Uma das melhores leituras que tive nos últimos tempos.
Amei conhecer o trabalho da escritora. E com toda certeza irei acompanhar pra vidaa o trabalho dela.
Parabéns pelo incríveeelll trabalho. Espero que tenha muito sucesso e que venha muitos e muitos outros livros.

“A escuridão do Universo não é nada comparada as trevas no interior do homem.”

RESENHA POR LEITORA GEEK

site: @leitora.geek

Vanessa Boedermann 28/04/2018

A Fortaleza | Blog Corredora Literária
A narrativa em terceira pessoa inicia-se no ano de 2047, após uma guerra nuclear o mundo como conhecemos hoje ficou inabitável, os sobreviventes são obrigados a viver em complexos subterrâneos. e os personagens vão passando por diversas situações até o ano de 2070.

Adorei a construção  e envolvimentos dos personagens, eles são cativantes, cada um tem sua história pessoal e isso me aproximou ainda mais deles.

Camille nossa personagem principal tem personalidade forte, dona de suas próprias escolhas e não muda de opinião facilmente, tornou-se líder devido seu senso de justiça, ela faz parte da equipe chamada Fantasmas da Sombra, uma equipe de rebeldes que não aguentam mais a forte opressão de seu líder o governador Turtzi.

Mas além de ter de enfrentar o governador e seus sentinelas, eles descobrem que não estão sozinhos nestes esconderijos da Fortaleza...

Os sobreviventes dessa pós guerra foram divididos conforme podiam contribuir intelectualmente com a Fortaleza, tendo assim certos benefícios, quem não se encontra nesse grupo você já pode imaginar um pouco do que acontece com os eles...

A Fortaleza é protegida pelos sentinelas, todo o alimento, medicamentos e água são protegidos e racionados, quem possui um baixo intelecto se torna escravo.

A equipe Fantasmas da Sombra sempre sai em missões buscando mantimentos e medicamentos para os refugiados.

Em busca de vingar a morte do irmão Camille encontra um prisioneiro e passa por poucas e boas, há um grande mistério cercando este prisioneiro que se chama Adam, pois o mesmo se encontra sem memória de fatos acontecidos recentemente e Camille e sua turma de "refugiados" passam por ainda mais problemas.

O livro físico conta também com uma planta baixa a qual ajuda ainda mais na imersão nesta Fortaleza.

Uma leitura que me prendeu desde o início, me diverti e também passei apertos, há vários elementos surpresa que me fizeram suar.

Será que todos os sobreviventes continuarão na Fortaleza? Será que há habitantes em outros planetas? Haverá um meio de recuperar o Planeta Terra? Somente lendo a obra para descobrir.

É um livro curto e para todos os tipos e idades de leitores, você irá se apaixonar pela escrita da autora! Vai se tornar fã também! Há  cenas com muita ação e suspense. É uma grande crítica social sem dúvida alguma e me fez pensar até mesmo nas guerras que se arrastam há anos em nosso momento atual...

E que desfecho triunfal! A autora me deixou com aquela adrenalina correndo solta nas veias e acabou o livro um! Como assim?! Preciso de respostas! Não pude mais dormir!

Não há uma dúvida se quer de que tenho que ler o tomo dois! Aguardo ansiosamente para que chegue logo o final do segundo semestre de 2018.

Espero que tenha gostado, vejo você em breve!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/

Marcelo Segala 22/08/2018

Aventura e Drama na medida certa
Essa obra retrata um cenário futurista e pós-apocalíptico, onde a Terra passou por um ataque nuclear e as pessoas restantes passaram a ter um único local para sobreviver: o subterrâneo. Nesse mundo, intitulado como A Fortaleza, passamos a acompanhar a história de Camille, uma jovem guerreira idealista que, acompanhada de outros como ela, busca uma forma de transformar a realidade existente ali.
É uma história densa, porém com ótima fluidez. A Day não incorre num erro de muitos autores de fantasia, até mesmo famosos, em ficar páginas e mais páginas descrevendo detalhes mínimos de cenários fazendo com a história fique arrastada. Ela faz as descrições sutis e agregadas à ação. Nitidamente, percebe-se o imenso trabalho de pesquisa que ela realizou.
Os personagens, com seus dramas pessoais, também cativam o leitor. Especificamente com relação a protagonista, Day conseguiu amarrar bem sua história. Apesar da moça liderar um grupo de soldados e ter uma personalidade extremamente forte, ela mantém sua feminilidade.
O livro também conta com um mapa, algumas ilustrações e até uma cronologia de eventos ao seu final. Isso tudo contribuindo para mostrar o imenso lado criativo da autora. Para os fãs desse tipo de literatura, eu recomendo completamente, principalmente por valorizar a literatura nacional desse gênero, no qual autores e histórias internacionais são cultuados.

site: https://aestantedomarcelo.blogspot.com/2018/08/resenha-fortaleza-mundo-sombrio.html
Falcão 22/09/2018minha estante
Esta resenha será postada no canal resenhas literárias no youtube. Acessem o canal para ver as resenhas que já foram publicadas lá.

Ana Mc Bairros 25/02/2019

Eu li - A Fortaleza: Mundo Sombrio
Em um futuro não muito distante, houve uma grande guerra nuclear. O mundo foi tomado completamente pela radiação e a vida na superfície terrestre se tornou praticamente impossível. Assim foram criadas as "Fortalezas", enormes galerias subterrâneas, que tentavam suprir os recursos necessários para que o restante das pessoas que habitavam a Terra conseguissem sobreviver.

Porém, havia um governo ditador na Fortaleza nº7 e população foi dividida: enquanto alguns tinham uma vida tranquila e farta, outros viviam à margem da sociedade.

Por esta razão, um grupo rebelde intitulado “Os Fantasmas das Sombras” decidiu lutar, não apenas pela sua sobrevivência, mas também para buscar informações sobre as pesquisas secretas que os cientistas, os chamados “escolhidos”, e o governador Turtzi, escondiam do restante das pessoas.

Após o falecimento de seu pai, Camille se viu então obrigada a assumir a liderança do grupo. Forte e destemida, a capitã liderava os outros rebeldes para arriscadas missões, muitas vezes para arrumar comida ou, como desta vez, para resgatar alguns membros que foram presos pela guarda.

Ao adentrar no cativeiro, Camille e seus amigos conseguem encontrar mais suprimentos e os seus colegas “fantasmas” de volta, mas também encontram um homem desconhecido e muito machucado, que mal lembra do seu nome e das outras informações a seu respeito.

Aos poucos Adam vai recuperando a memória e descobre que era um “escolhido” que estava trabalhando em um projeto do governo chamado Gênesis.

Um nova missão à procura de respostas a respeito do Gênesis parece agora decisiva, pois aparentemente se trata de algo grandioso e importante demais e, por alguma razão, capaz de decidir o futuro do planeta.

“O erro persiste, não importa quanto tempo passe.”

Em meio a tantos tributos, divergentes e selecionados, mais uma vez adentramos em um universo distópico eletrizante, nos transformando em “fantasmas das sombras” em busca de igualdade.

Diferente da maioria das história do gênero, A Fortaleza segue uma ideia mais direta e repleta de ação. Por outro lado, há muitas questões e mistérios a serem resolvidos e que vão sendo distribuídos aos poucos, na medida certa, encaminhando o enredo a um final que eu, particularmente, nunca imaginava que poderia acontecer.

Assim como os outros livros da autora, tive uma excelente experiência durante a leitura. Novamente a Day Fernandes mostrou que realmente leva o jeito pra coisa, e se você ainda não conhece o trabalho dela não sabe o que está perdendo rsrs.

Segredos, revelações, ação, aventura, romance... Tudo isso e muito mais você encontrará em A Fortaleza. A história é marcante e surpreendente. Mal posso esperar pela continuação!

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2019/01/eu-li-fortaleza-mundo-sombrio.html

Papeando Livros 13/02/2019

A Fortaleza: Mundo Sombrio.
Neste livro seguimos Camille uma capitã justa e que sabe bem protagonizar sua história, assim como seus amigos e fies companheiros. Eles irão nos mostrar como é a vida dos rebeldes no mundo subterrâneo de uma fortaleza , tudo isso devido a guerras nucleares, radiação e por fim a separação por classe dos sobreviventes. O enredo estará regado de acontecimentos e revelações importantes, ligações na história dos personagens que iremos conhecer de acordo com seu desenvolvimento.

O livro possui uma forte critica social relacionada ao poder e nos faz refletir sobre até quando o ser humano vai continuar errando. No livro eles tem que aprender da forma mais difícil, afinal a sede pelo poder, guerras e radiação deixaram os seres humanos em fortalezas a baixo da superfície terrestre, não permitindo mais nenhum contato com o mundo fora dos portões e consequentemente fazendo os humanos se dividirem, regredirem e serem até mesmo usados como moeda de troca. Os personagens são cativantes, você consegue torcer sem dúvidas até pelos secundários que sempre trazem boas saídas a trama.

O livro me deixou satisfeita com o final, o qual achei para ninguém colocar defeitos e já fico na torcida por uma sequência logo. Gostei de detalhes e referencias encontradas durante a leitura, os detalhes deram uma atenção especial a obra (exemplo: A citação de Portinari , valoriza os toques nacionais que o livro deve ter), assim como as ilustrações nos mostrando como é a visão dos personagens naquela escuridão. A narrativa em terceira pessoa está sempre clara, fluida e nos colocando cada vez mais cativados a trama. A diagramação está bem trabalhada e os toques extras no final da obra nos deixam um gostinho de quero mais ou de até mesmo um spin-off (sabe aquela sensação de uma leitura bacana? a gente vai lendo epilogo e pensa: quanto mais melhor? foi assim que me senti) .
Day Fernandes é uma escritora nacional muito talentosa, venho conhecendo suas obras e nenhuma é igual a outra...a autora definitivamente consegue se reinventar e nos deixar presos em cada história. Já li romances da autora, assim como suspense e agora essa distopia que disparou para a lista de livros favoritos, assim como os outros são igualmente recomendados. Vale a pena conferir essa obra e conhecer o trabalho da autora que não se prende a somente um gênero.

site: https://papeandolivros.blogspot.com.br/

@mundodos_sonhos10 04/02/2019

Resenha @mundodos_sonhos
Mais um livro que tirou minha paz! A @day.escritora caprichou na história e vai deixar vocês querendo bis no final.
As nações viviam em constantes disputas e, certo dia, teve início uma guerra nuclear que obrigou todos a abandonar a superfície e mudar para o subsolo. O novo lar dos sobreviventes foi chamado de A Fortaleza e lá todos deviam obediência ao governador Turtzi. A cada ano que se passava sem ver a luz do sol, a desigualdade crescia e mais gente morria de fome. A sociedade subterrânea foi dividida entre os escolhidos e civis. Os escolhidos tinham tudo que precisavam, pois eles que iram reconstruir a humanidade e os civis ficavam com restos e largados a mercê, para que a escuridão os consumissem. Foi assim que surgiram os fantasmas, sobreviventes que iam contra a forma de governo de Turtzi. Essa aliança de rebeldes é comandada pela capitã Camille, ela liderava todos os ataques aos soldados, fossem eles para conseguir alimento ou resgatar seus iguais capturados. Certa missão de resgate, a capitã encontrou um prisioneiro a mais e, sendo incapaz de deixar qualquer homem para trás, levou-o junto a ela, arriscando a vida de todos. Já na segurança do esconderijo descobriram que o prisioneiro chamado Adam eram um dos escolhidos, porém, por ter perdido a memória, não se lembrava qual o motivo de estar sendo torturado nas celas da Fortaleza. Depois desse momento, foram várias as descobertas que abalaram a vida dos habitantes da Fortaleza. Você não pode ficar de fora dessa aventura fascinante, cheia de descobertas, segredos, combates e, não poderia faltar, um romance que vai mexer com seu interior. Junta-se a nós nos corredores escuros e gélidos da Fortaleza.

?Um sorriso amargo preencheu seu rosto com aquele pensamento. O peso da realidade esmagava suas esperanças. Não havia mais nada. Nenhum futuro, nenhum depois. Estavam sentenciados a viver e morrer na escuridão.?

Acad. Literária 26/01/2019

#ResenhaAcademia
Quem acompanha minhas resenhas sabe que tenho uma quedinha por mundos apocalípticos (os livros do Rodrigo de Oliveira que o digam) e foi com muito entusiasmo que comecei a ler o livro da Day. Embora tenha aquela mesma premissa que estamos acostumados a ver por aí (humanos ferrando com tudo), ela imprimiu certas peculiaridades em sua obra. Por exemplo, na maioria das histórias que li a respeito, as pessoas comuns não estavam cientes de que o mundo acabaria. Aqui sabiam e vivam com medo que uma guerra eclodisse. E como consequência desse temor, países fizeram um esforço em conjunto gigantesco para construir as Fortalezas. E minha nossa, que lugarzinho grande. As Fortalezas medievais, aquelas que vemos em filmes e livros de história são casas se comparadas a estrutura gigantesca criada pela autora.. Ir de um ponto a outro pelo subterrâneo eram jornadas que poderiam levar dias devido a distância. Imagina o tamanho desse lugar.

Falando da história: apesar do tom de urgência com que a obra começa, já com uma missão de resgate, pra mim a narrativa se desenvolveu de forma meio morna. Sei que aquele era o momento de apresentação dos personagens, mas a leitura para mim não fluiu direito. Ao menos até a saída do grupo da capitã (como Camille era chamada por alguns) para o centro nervoso da Fortaleza a fim de ajudar o homem misterioso a recuperar suas lembranças, perdidas por algum motivo. Aí sim as coisas começam a ficar interessantes, com Camille descobrindo que a Fortaleza esconde mais segredos do que ela supunha, instigando o leitor a seguir em frente na leitura e descobrir junto aos personagens o que estava escondido atrás das cortinas.

É interessante notar o quão fortes e destemidas são as mulheres da obra. Não só na liderança de Camille, mas também na habilidade de Sarah e a pontaria certeira de Eleonor. Em um texto no qual a autora fala sobre a representação feminina na ficção científica (recomendo demais a leitura neste link), podemos ver o quão grande é o abismo que separa as referências do gênero em ambos os sexos. Não só autoras (conte aí nos dedos quantas você conhece), mas também quanto às personagens.

Resenha completa no blog!

site: http://www.academialiterariadf.com.br/2018/04/resenha-fortaleza-mundo-sombrio-day.html

Evany Campos 20/01/2019

A Fortaleza/ Mundo Sombrio
#ResenhaÉvany A Fortaleza - Day Fernandes - 4,8 estrelitas

Resumo:

A destemida capitã Camille é uma jovem que teve de se refugiar dentro dos labirintos sombrios da Fortaleza nº 7 ainda criança acompanhada de seu pai e irmão. Tudo por causa da Guerra das Nações que acabou destruindo as condições para se viver sobre o planeta Terra.
Porém nada está realmente bem, apesar de sobreviverem à destruição da Terra, os refugiados da Fortaleza nº 7 vivem em um regime ditatorial que discrimina e comete atrocidades em nome da sobrevivência.
Quando o pai de Camille nota o sistema corrupto que se instalou na Fortaleza se rebela junto a outros refugiados e esses formam um grupo chamado Fantasmas das Sombras.
Camille é quem lidera os Fantasmas após a morte do pai e em uma missão para resgatar alguns amigos ela conhece Adam, um jovem misterioso e que pode ser a chave para tudo o que está acontecendo.
Considerações:
Para muito mais de uma ficção científica eu consegui ver o livro como uma reflexão sobre o caráter do ser humano. Muitas foram às vezes em que a Day se preocupou em mostrar como as pessoas podem se perder nessa escuridão e por vezes comecei a pensar na Fortaleza como uma metáfora sobre a nossa própria busca pela luz.
Também me diverti muito com as cenas de ação, lutas bem descritas e diálogos que mostram bem a angustia e sofrimento dos personagens. E como amante de sci-fi que sou fiquei empolgada com todo o enredo de laboratórios e experimentos.
Outro ponto positivo para mim foi a ausência de um triangulo amoroso, mas foi bom curtir um romance leve no meio de um livro que apresenta tantas cenas de tensão. Super shippei um casalzinho lindo que vive brigando, mas se ama!
A única coisa que me deixou um pouco perdida mais para os acontecimentos finais foi a cronologia. Uma coisa ou outra me fugiu, mas eu passei por ela sem transtornos então foi realmente mínima.
Também fiquei muito curiosa acerca das reais intenções do vilão. No fim dá a entender que era somente o poder, mas eu achei que poderia ter um pouco mais profundidade na apresentação dele. Mas isso é curiosidade de leitor afoito mesmo. E porque eu achei o nome Turtzi legal.
Enfim, o livro da Day é muito cativante. Tem personagens muito bons e momentos realmente gostosos de ler.
Recomendadíssimo!

Beijosss

Jéssica 18/01/2019

"A escuridão do universo não é nada comparada as trevas no interior do homem."
Por causa da radiação causada por uma guerra nuclear, as pessoas foram obrigadas a viverem no subterrâneo em uma fortaleza (mais especificamente na fortaleza número 7 onde um império de medo e banhado por sangue foi erguido) onde as pessoas eram divididos, entre: os escolhidos, os civis e os não identificados, Camille faz parte de um grupo de renegados que eram denominados "Fantasmas". Em uma missão para resgatar seus amigos, Camille acaba salvando um desconhecido e o levando para seu esconderijo, mas descobre que ele perdeu parte de sua memória e em suas vagas lembranças haviam segredos que podiam salva-los se fossem espertos.

Essa distopia é maravilhosa, possui 25 capítulos divididos em 3 partes, uma diagramação impecável e a escrita da Day prende o leitor de uma forma inexplicável. As cenas foram muito bem descritas sem deixar a história ficar chata e os personagens são encantadores. Camile, personagem principal, tem uma personalidade forte e soube lidar com a morte de seu pai e irmão e agora é a líder dos rebeldes, adorei ela. Outro personagem que gostei muito foi o Adam e quando Camille o encontra e o leva para o esconderijo deles eu já quis que eles ficassem juntos, me impressionei com eles de uma forma tão grande❤ .

Eu quase fiquei louca com o final li várias vezes para ver se estava lendo certo. Autora que final foi esse?
Eu amei o mundo que a Day criou, um mundo pós apocalíptico e sombrio em que as pessoas lutam para sobreviver.

Mônica B. Lopes 09/01/2019

Gostei muito.
Fiquei tensa do começo ao fim. Que história envolvente e a escrita da autora é ótima.
Gostei mais pelo fato de que o romance não tirou o foco da história principal, foi sútil.
A incerteza do que virá me deixou bem curiosa.

1 | 2 | 3 | 4