Amor à Moda Antiga

Resenhas - Amor À Moda Antiga

1 | 2 | 3 | 4

Helena639 24/07/2016

só amor...
Este foi o primeiro contato que tive com obras do Carpinejar, mas saí totalmente fã. O autor trata do amor de forma tão sincera e sem firulas que nos faz devorar o livro em pouco tempo (muito embora, eu tenha sentido a necessidade de passar a cada virada de página, refletindo sobre a poesia do momento).

Pra quem acha que poesias são essencialmente rebuscada e confusas, esse livro vem pra mudar totalmente essa ideia.

Elidiane 30/07/2016

Carpinejar...
Não é de hoje que aprecio os textos do Carpinejar, sou daquelas que segue o autor nas redes sociais, se identifica com as palavras escritas por ele, e ainda curte e posta várias frases dele no Facebook e Twitter. Por isso fiquei muito feliz em ler o seu novo livro Amor à moda antiga, que contém poemas repletos de amor, e profundidade de sentimentos que me deixou encantada e apaixonada como sempre.

O livro possui poucas páginas (tanto que a minha irmã assim que o viu o devorou em poucos minutos) e a cada página somos apresentados a poemas que foram escritos em uma velha máquina de escrever que o autor ganhou de presente. É impossível não se identificar em algum momento com os poemas do Carpinejar, ele fala do amor de uma forma bem humorada e verdadeira, e isso deixa a leitura prazerosa.

Os poemas são pequenos mas repletos de significados, e palpável a admiração, diria até um encantamento profundo com que o autor descreve e declara o amor em sua escrita. Carpinejar também fala de solidão e da saudade em relacionamentos, e sobre o que é está apaixonado. Confesso que me vi em vários dos seus poemas, assim acabamos relembrando aqueles paixões antigas e amores de agora.

''Não invejarei a sua felicidade com outro, o sexo com outro, a casa e os planos de casamento para o resto da vida com outro, os dentes alinhados com outro, após três anos de aparelho comigo. Morrerei de ciúmes se por acaso sofrer pelo outro o que só sofreu por mim'' (Pág. 67)

Apaixonante e singelo, assim é o livro Amor à moda antiga, nele nos sentimos conectados ao Carpinejar pois até os erros gramáticas e palavras que o autor quis acrescentar o livro contém, pois o texto foi publicado exatamente como escritos em sua máquina de escrever, tão simples e ao mesmo tempo de uma riqueza incomparável. E a capa do livro está magnifica, detalhe para a cor do livro que é a mesma cor da máquina de escrever do autor, a Bela-Letras está totalmente de parabéns pelo lindo trabalho!

site: + Resenhas: http://www.leituraentreamigas.com.br/

L Soares 17/08/2016

Da capa ao conteúdo arte. O livro é todo branco com o nome do autor e da oba impressos na frente sinopse atrás. O verde com as flores é uma sobrecapa com recortes para o texto de baixo aparecer. O livro, como a sinopse promete, são poemas em sua forma original, e isso torna esta obra linda. Ele é bem curto, mesmo lendo devagar, relendo cada poema não levei mais de uma hora para terminar. Os poemas são tudo que se espera quando se trata do Carpinejar, tudo com muito sentimento e significado. Mas o melhor é a edição. Tudo muito cru e bruto, com páginas grossas como dos livros antigos, a impressão da máquina de escrever e rasuras de caneta, e ao mesmo tempo tudo tão leve e delicado.

Lorena 19/08/2016

Tudo lindo.
O livro é muito bem feito. Acabamento, capa, folhas, tudo especial. Amei.
As poesias são lindas. Tocam na alma, aquelas feridas que a dor do amor sempre deixa são por vezes cutucadas durante a leitura deste livro.
Amor à moda antiga. Vamos amar, passar momentos especiais e sentir intensamente. Do que adianta não se permitir sofrer por amor, se desta forma não podemos nem mesmo sentir a alegria de amar?

site: https://dalorena.wordpress.com/

Juliana 15/06/2016

Amor e livro à moda antiga
O que diferencia Amor À Moda Antiga (AMA) de todos os outros livros de poemas? São tantas coisas! Mas, pra mim, a mais relevante foi a forma como o amor foi tratado: nu e cru.

Além disso, os poemas do livro foram publicados exatamente como foram entregues à editora. Com erros, correções e rabiscos do próprio autor. Entendem agora como o "nu e cru" do amor também se mostra na própria criação do livro?

Poemas são obras que realmente mexem com o leitor, mas Carpinejar consegue ver sempre um pouco além, é o que me parece. É o primeiro livro que leio do autor e já fiquei encantada com a forma simples, direta e humana que ele usa para falar desse sentimento tão especial.

A diagramação está incrível! Tratando-se de livros da Editora Belas-Letras isso já não é novidade, haha. Mas vocês não têm noção de como AMA ficou inovador e autêntico. A capa é "removível" (os livros dos gringos sempre têm isso) e tem uma textura tããão viciante! ♥ Fiz um pequeno vídeo mostrando esses detalhes lindos, publico assim que possível!

"Fiéis a uma única marca de cigarro
a uma única morte"

Enfim, Amor À Moda Antiga é um livro que dá orgulho de ter na prateleira. Com conteúdo leve, a obra é indispensável para você, gostando ou não de poemas. #ficadica

site: http://www.blogentretanto.com/2016/06/resenha-amor-moda-antiga.html

Linda 24/10/2016

Simples
È uma coletânea muito linda, pura ingenua, simples e até mesmo imperfeita como deve ser o amor.
Confesso que me fez fazer uma viagem ao meu passado, presente, futuro sem sair do lugar.

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/

Mih 09/12/2016

Amor nu
“Amor à moda antiga” é um livro curtinho, mas intenso e original. Seu título se refere à forma de amar, esse amor que se mostra e que se quer sentido. Cada poema está cheio de profundidade, seja ele pequeno ou grande. Há sentimento em todos eles, que falam do nó que é o amor, dos desamarros e amarros da vida, da saudade do ser amado, da importância de dizer o que sente e não somente o que pensa, da efemeridade que é viver, da fragilidade que é estar respirando. Eles passam do amor ao sofrimento, e vice e versa, num virar de páginas. Há um toque de sensualidade em alguns, em outros é mais escancarado, mas nada perto do vulgar. Ás vezes o amor aparece da forma mais simples, às vezes, personificado, vestido de um objeto, de uma sensação. Os poemas são escritos em versos e rimas livres e estão todos em letras minúsculas.

Achei muito interessante isso de os textos não ter sido revisados, é como se pudéssemos ver Fabrício em pleno ato de composição. Aqui e acolá há palavras riscadas, outras substituídas. E os rabiscos que pra muitos podem parecer feios, pra mim se parecem como uma parte dos poemas, não como algo exterior, mas algo que está imbrincado no significado deles. Não são somente poemas jogados em uma folha e entregues ao leitor; pode-se perceber, através do que se parece descuido, o ato mesmo de escrever. A escrita fala de tudo isso que destaquei no primeiro parágrafo, mas, sobretudo, ela fala de si. Esse amor, que é o centro dos poemas e que se mostra pela escrita, é também o ato de compor. Ele se desnuda e mostra sua essência. Se pinta na poesia de Carpinejar não somente uma imagem do pessoal, biográfica, senão uma imagem poética. Vejo em Fabrício uma poesia que chama a atenção para si mesma e, à medida que se constrói formalmente, se despe e mostra seu interior. É por isso que além de ler sentimos cada palavra, como tinta que colore nossa alma dos mais diversos tons.

Catharina.Mattavel 09/02/2017

Resenha: Amor à Moda Antiga - Fabrício Capinejar
Sempre ouvi falar muito do Capinejar, inclusive tenho alguns livros dele aqui que estou louca para ter um tempinho a mais para finalmente ler. Cheguei a ler alguns textos na internet e milhares de resenhas elogiando sua escrita e simplicidade. Quando em deparei com esse livro, fiquei mega curiosa, tanto por essa edição tão caprichada e linda e pelo título.

A editora me enviou e assim que chegou em casa, resolvi dar uma chance para a leitura, não foi com tantas expectativas por poema/poesia não é algo que costumo ler, então quase sempre é algo que me deixa um pouco atordoada e sem entender. Adivinhem minha surpresa quando devorei o livro em questão de minutos. Eu havia planejado deixar o livro de cabeceira para ler alguns poemas antes de dormir ao longo de uma semana ou mais, porém, comecei e fechei e resolvi ler mais um pouco, quando dei por mim, já estava nas últimas páginas.

A maioria dos poemas são compostos de quatro linhas bem rápidas, ou seja, é algo extremamente rápida mas claro que poesia/poema no geral é algo que exige atenção e reflexão, e claro que refleti muito, principalmente alguns em especifico que em identifiquei muito e mesmo assim foi algo super rápido e tranquilo para ler, então para quem é inciante nesse gênero, fica ai a dica.

Amor à Moda Antiga é um livro extremamente rápido como disse acima, pois contém pouco mais de 100 página sendo que o verso das folhas não são usados, servem apenas para decoração e cada poema ocupa um terço da página, o que diga-se de passagem, me incomodou bastante pois não sou muito a favor de deixar uma edição impecável e ela gastar tanta folha sem utilidade, penso muito no meio ambiente considerando essa questão, então apesar de estar linda, não é uma edição que apoio.

São poemas/poesias que muita gente irá se identificar, eu mesma quase acabei com um bloquinho de post-it de tanto marcar páginas nesse livro e essa identificação é o que nos faz querer ler mais e mais do que o autor nos apresenta nessa obra tão linda e bem feita.

Como já ressaltei acima, a edição está linda e impecável fora as ressalvas de desperdício de folha que não poderia deixar passar, mas de resto está nota dez. Para iniciantes como eu e que não são acostumados com pormas e poesias, essa é uma dica de mão cheia, vão na fé que tenho certeza que vão gostar tanto quanto eu dessa obra que nos faz sentir só amor.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2017/01/resenha-amor-moda-antiga-fabricio.html

Fernanda 23/05/2017

Amor à moda antiga
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/05/resenha-amor-moda-antiga-fabricio.html

Lê Golz 10/07/2017

Simples e belo
Gosto muito dos livros do Carpinejar, mas até então só havia lido suas crônicas. Amor à moda antiga, da Editora Belas-Letras traz inúmeros poemas escritos pelo autor em uma velha máquina de escrever que ganhou de aniversário.

O interessante do livro é que intencionalmente os textos estão exatamente como Carpinejar entregou para a Editora, sem revisão ou qualquer outro tratamento. Até mesmo as correções feitas à mão por Carpinejar estão presentes nessas páginas. Eu adoro isso! Ainda mais se tratando de poemas, de palavras sobre o amor. Isso torna tudo mais verdadeiro e belo.

Nesse livro seus poemas falam de amor e emoções. São bem poucos, mas gostosos de ler. A maioria possui apenas algumas linhas, portanto, a leitura é bem rápida. Apesar de terminarmos o livro em menos de uma hora, é possível você desejar relê-lo quando quiser. Adoro ter esse tipo de livro na estante!

O que torna a leitura ainda mais comoda é o trabalho gráfico da Editora. Gente, estamos falando da Belas-Letras, né? Como você acha que esse livro é? Lindo! A começar pela capa dupla, que na verdade é totalmente branca, mas tem esse acabamento por cima. Todas as páginas que não estão escritas são de um tom de verde claro. Morrendo de amores por essa diagramação!

Não há muito o que descrever do livro, pois será necessário que você desfrute das emoções de Carpinejar em forma de poemas. Alguns você pode até se identificar, outros não compreender. Faz parte da natureza dos poemas. Mas uma coisa é certa: se você já aprecia os livros do autor, precisa ter esse na estante.

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/06/resenha-amor-moda-antiga.html

Samira Oliveira 19/09/2017

"nunca estarei nu em seu corpo"
Amor à Moda Antiga é editado pela Belas Letras e reúne poemas amorosos do escritor Fabrício Carpinejar. Todos escritos em uma máquina de escrever verde esmeralda (minha cor favorita, também quero uma!) Olivetti Lettera 82. Seus escritos foram publicados sem nenhuma alteração, mantendo até mesmo as anotações do autor – sem retoques ou correções. Carpinejar escreveu esta coletânea em seu apartamento no bairro Petrópolis – Porto Alegre, entre a primavera de 2015 e o verão de 2016.

Se o poeta se aliou ao homem de carne e osso, então essa obra é pós relacionamento. Nem para tanto, se a realidade não for essa na vida do homem, pode o ser na vida do poeta – certo? A maioria dos poemas carregam um sentimentalismo de quem se esforça para esquecer um amor. Como se pegasse do fundo do peito o sentimento, somasse a um pouco de lágrimas e produzisse esses poemas. Mas também senti um tom de saudade e de paixão; ao ler alguns poemas mais cinematográficos, imaginei casinhas de madeira no campo, arvores floridas e café quente. Este é um dos meus preferidos:

com assoalho

para ouvir passos.

com porão

para guardar o passado.

com cachorro

para acordar relógios parados.

com crianças

e objetos quebrados

casa com duas pessoas,

não importa o tamanho,

será apenas quarto.

Para ler a resenha completa acesse dezoitoemponto.com
Resenha por Samira Oliveira, autora de "Sociedade das Sereias" e crítica literária

site: http://dezoitoemponto.com/2017/09/11/amor-a-moda-antiga-fabricio-carpinejar-livro-de-poemas/

Fabi | @ps.leitura 28/09/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Amor à moda antiga" é um livro que estou completamente desabituada a ler, mas da mesma forma solicitei para a editora para me "aventurar" em diferentes gêneros.

Nesse livro nós vamos conhecer poemas do autor sobre o amor: sobre como ele não é perfeito, sobre os problemas enfrentados, saudade, emoções... Ele mostra um lado no qual estamos habituados no dia-a-dia de um casal antes e depois de um casamento.

Não há muito o que dizer desse livro repletos de poemas, mas tem como eu apresentar aqui quais foram os que mais gostei e claro, dizer que essa edição da Belas Letras está magnífica!

Os poemas são pequenos, mas repleto de sentimentos e significados. É algo romântico e singelo. Simples, porém recheado de riqueza, entende? O que vale relatar que esses poemas foram escritos em sua máquina de escrever e após a impressão, o autor faz o próprio rabisco em seus poemas os tornando melhores. Incrível, não?

Para os apaixonados e fãs de poemas, com certeza vão amar esse livro. Não foram todos os poemas que me agradaram, porém esses citados são os que mais me conquistou e me mostrou muitas verdades por trás de um relacionamento.

{para ler os poemas que eu mais gostei, acesse o blog: http://psamoleitura.blogspot.com.br}

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/09/resenha-amor-moda-antiga.html

Kelly 05/01/2018

Amor à Moda Antiga
O livro, apesar de ser curtinho, foi muito bem feito e muito bem escrito. O Carpinejar dessa obra não faz rodeios quando o assunto é o amor. Ele vai direito ao ponto e toca fundo na ferida. Faz sangrar. Mas essa é exatamente a intenção. De acordo com a editora, a ideia do livro é transparecer os sentimentos contidos nas entrelinhas rabiscadas pelo próprio autor. É uma obra orgânica e imperfeita, porém apaixonante, exatamente como o amor deve ser.

Os poemas foram escritos literalmente em uma máquina de escrever do Fabrício, a qual ganhou em seu aniversário de 43 anos. De lá para cá, o escritor pegou o hábito de construir poemas e guardá-los como se fossem um diário de seus sentimentos mais íntimos. A editora, com todo seu feeling, resolveu publicá-los da mesma forma como os recebeu, sem revisão ortográfica e com todas as anotações. A meu ver, esse toque foi essencial para que o leitor pudesse sentir cada emoção. Aliás, acho que isso é uma das coisas mais apaixonantes na escrita: se o escritor coloca no papel seu eu mais intenso, o leitor, seja ele quem for, vai conseguir enxergar além daquilo que lhe foi exposto.

site: http://www.caligrafando-te.com

Portal JuLund 09/01/2018

Amor à Moda Antiga, editora Belas Letras
Uma das leituras mais prazerosas desse ano com certeza foi ler Amor à Moda Antiga de Carpinejar, ler poesia é sempre uma terapia para alma e poder constatar que as poesias atuais continuam tão apaixonantes e tocantes quanto as de outrora.

Esse é o primeiro livro do autor que tenho o prazer de ler e estou encantada com cada um dos sentimentos que estão imprimidos em cada uma das poesias, o livro é belíssimo, a organização está um charme e a jacket deixa ainda mais perfeita essa edição.

“Quem me ensinou a amar
Não gostaria que eu usasse
O que aprendi com outras.
Amar é desamar” – Pág.07

Ler, falar, pensar e escrever sobre amor essa é a essência da vida humana, uns apreciam mais, outros menos e ainda tem aqueles que buscam viver sem, mas acabam descobrindo que não existe uma forma de escapar desse sentimento, seja ele materno, fraterno ou carnal.

Resenha completa

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/amor-moda-antiga-editora-belas-letras

1 | 2 | 3 | 4