Amor à Moda Antiga

Resenhas - Amor À Moda Antiga

1 | 2 | 3 | 4

Cleber 18/05/2022

Carpinejar em poesia
Carpinejar em várias poesias, à moda antiga, escritas na máquina de escrever. Adoro as crônicas do Carpinejar e suas poesias se parecem muito com micro crônicas ou micro contos. Recomento.
Thais645 18/05/2022minha estante
Eu achava Carpinejar estupendo até ele ficar pop demais. Parece que virou uma paródia de si mesmo. Super star, forçado. Peguei ranço.

Cleber 18/05/2022minha estante
Oi Thais, gosto muito dos livros dele, mas não acompanho as redes. Não sei se é o caso dele, mas é uma pena como as pessoas ficam na moda e acabam exagerando na exposição e ficando chatas.

Fabi 19/05/2022minha estante
Adoro Carpinejar ??

Luå 14/12/2023

Deixou a desejar
Uma amiga me recomendou esse livro e comecei a ler com altas expectativas achando que era muito bom, mas não gostei.

Os poemas não são profundos, são rasos. Faltou emoção, paixão, intensidade. O escritor escreveu vários poemas sobre amor, mas faltou mais amor nas palavras.

Eu amo poemas e poesias, mas gosto quando eles são profundos, daqueles que emocionam e te fazem lembrar alguém, aqueles poemas que você percebe que o escritor(a) escreveu os versos com sangue e lágrimas, expôs todo o seu coração para quem quisesse ler. É desses poemas que eu gosto, não é à toa que Shakespeare é um dos meus poetas favoritos.

Porém, há beleza na simplicidade e teve alguns versos do Carpinejar que gostei. Acredito muito na frase "Gosto é gosto e gosto não se discute" ou, se for para se discutido, que seja sempre respeitando as diferentes opniões. Afinal, toda experiência literária é única. Deste modo, para quem gosta de poemas mais simples e pequenos, talvez possa gostar de Amor à Moda Antiga.

Gostei que o livro não passou por uma edição e permaneceu na sua forma original, escrito em uma máquina de escrever, mas, exatamente por esse motivo, ficou parecendo mais um diário do que um livro de poemas.

"Quando alguém diz que "te adora"
está pedindo para que fique junto
até começar a amar.
Não tenho paciência
com a falta de intensidade."

E, ironicamente, achei que faltou intensidade na escrita.

- editado

May 29/07/2020

Curtinho e lindo!

"Para traí-la,
preciso me trair antes.
Para enganá-la,
preciso me enganar antes.
Não se mente para o outro
sem mentir para você mesmo.

A solidão deve ser honesta para se fazer uma vida a dois."

AdrielleSantos 18/04/2021

Esperava mais
"estou sempre adiantado
quando amo.
eu me declaro rápido,
eu me entrego rápido,
eu caso rápido,
depois perco tudo que andei
e vivo recuando
com a saudade."

Bárbara Krüger Guimarães 08/04/2021

Esperava mais.
Achei uma leitura fácil, poemas bonitos em uma diagramação divertida e bem estruturada, mas as poesias não estão fora da curva, de todas, apenas uma chamou minha atenção e era bem comum.
Para quem não tem muita experiência lendo poesias e quer começar por algo simples, indicaria, mas se busca algo mais profundo e reflexivo, não é o seu tipo de livro.

a n a 18/11/2020

superficial
achei raso e óbvio. não me tocou. não curti.

Sol 13/11/2021

Li em um piscar de olhos, os poemas são muito bons! Brasileiro sabe fazer poema né!? Impressionante. Minha tristeza é porque eu queria mais e o livro é tão pequeno.

Sara277 13/02/2023

Primeira vez que leio algo do autor e gostei bastante, apesar de não ter o hábito de ler poesias; talvez seja algo que tenha que inserir mais em minhas leituras.

Marina 13/11/2022

peguei esse livro para ler mais por uma questão de memória afetiva, já tinha folheado ele quando era adolescente. Algumas poesias eu adorei, me tocaram demais mas a maioria achei bem ok

Alícia 29/04/2022

Gostei?!!
Achei muito curtinho, pra ler tipo em horas, pra quem quer ler coisas curtinhas indico demais, na real a maioria dos livros do carpinejar que já li são pequenos, mas claro admiro muito sua escrita, me conforta algumas, outras não concordo mas acho que é o normal.

Andressa Klemberg 07/06/2020

Amor
Em sua forma mais natural, da maneira como o autor o vivencia, como escreve sobre o que vive e imagina. Amei a maneira como foi mantida a característica original da escrita.

Sergio.Aquino 31/05/2020

Esperava bem mais
Gosto das crônicas sobre amor e relacionamentos de carpinejar. Tem bons poemas também. Nesta obra, o apelo mercantil está gritante. Falta conteúdo. Desapontou. Por conta de uns 4 ou 5 poemas bons avaliei em 3* mas acho que o autor deve se abster dessa prática para não perder credibilidade. Não recomendo a compra deste livro.

Carol 18/02/2022

"Você foi teimosa ao ficar comigo. Você foi teimosa ao decidir não me ver nunca mais.
Teimosia junto, teimosia longe.
Talvez tenhamos vivido somente a prepotência da paixão.
O amor só vem depois do orgulho, bem depois, entre o perdão e a paz."

_Du_ 07/08/2023

Uma coisa nova para mim
Tenho procurado uma coisa nova para mim. E Carpinejar não é completamente desconhecido, porém , não é comum na minha rotina de leitura. Não consigo dizer se gosto ou desgosto. Mas vejo um certo charme nessa poesia curta, composta de pequenos insights. Enquanto não me decidir, irei lendo. Gostei da pegada analógica aqui, bastante nostálgico.

Letícia 07/11/2022

Belíssimo.. as palavras envolvem e demonstram total verdade e afeto. Um acalento para corações apaixonados e amores platônicos.

1 | 2 | 3 | 4