Amor à Moda Antiga

Resenhas - Amor À Moda Antiga

1 | 2 | 3 | 4

Pri 24/06/2020

Perfeito!
Sempre quis ter esse livro comigo, quando ganhei até chorei hehe achei todos os poemas lindos, como se pudesse saborear eles além de ler. Inclusive teve um que consegui imaginar o gosto da maçã, amo poemas assim que te mergulham na imaginação.

Ana 23/02/2023

Carpinejar escreveu todos os poemas de Amor à Moda Antiga em uma máquina de escrever verde esmeralda (daí vem a cor-tema do livro) que ganhou de presente em seu aniversário de 43 anos. O mais legal é que o autor entregou pessoalmente os maços e os poemas foram publicados na mesma ordem em que foram entregues.

Os textos não passaram por revisão (tanto que alguns têm correções feitas à mão pelo autor), muito menos tratamento digital e acho que é justamente isso que o faz tão especial. Parece que estamos tão próximos do Carpinejar que a medida que ele ia escrevendo o poema, entregava na mão da gente, sabe? Cada um mais lindo que o outro!

site: https://www.roendolivros.com.br/

dóris 07/01/2023

3,82/5??
assim como todo livro de poesia, tem umas que nos atingem e tem umas que não. o carpinejar em si não me afeta tanto. tenho um apego emocional por ele, e as pétalas do girassol dentro, amor se transforma.

eumoiseslima 24/11/2023

A riqueza de poemas
Carpinejar usou de uma escrita delicada e de proximidade para com o leitor, seja quem for,
nesse pequeno reduto de poemas singelo!

Samira Oliveira 19/09/2017

"nunca estarei nu em seu corpo"
Amor à Moda Antiga é editado pela Belas Letras e reúne poemas amorosos do escritor Fabrício Carpinejar. Todos escritos em uma máquina de escrever verde esmeralda (minha cor favorita, também quero uma!) Olivetti Lettera 82. Seus escritos foram publicados sem nenhuma alteração, mantendo até mesmo as anotações do autor – sem retoques ou correções. Carpinejar escreveu esta coletânea em seu apartamento no bairro Petrópolis – Porto Alegre, entre a primavera de 2015 e o verão de 2016.

Se o poeta se aliou ao homem de carne e osso, então essa obra é pós relacionamento. Nem para tanto, se a realidade não for essa na vida do homem, pode o ser na vida do poeta – certo? A maioria dos poemas carregam um sentimentalismo de quem se esforça para esquecer um amor. Como se pegasse do fundo do peito o sentimento, somasse a um pouco de lágrimas e produzisse esses poemas. Mas também senti um tom de saudade e de paixão; ao ler alguns poemas mais cinematográficos, imaginei casinhas de madeira no campo, arvores floridas e café quente. Este é um dos meus preferidos:

com assoalho

para ouvir passos.

com porão

para guardar o passado.

com cachorro

para acordar relógios parados.

com crianças

e objetos quebrados

casa com duas pessoas,

não importa o tamanho,

será apenas quarto.

Para ler a resenha completa acesse dezoitoemponto.com
Resenha por Samira Oliveira, autora de "Sociedade das Sereias" e crítica literária

site: http://dezoitoemponto.com/2017/09/11/amor-a-moda-antiga-fabricio-carpinejar-livro-de-poemas/

Linda 24/10/2016

Simples
È uma coletânea muito linda, pura ingenua, simples e até mesmo imperfeita como deve ser o amor.
Confesso que me fez fazer uma viagem ao meu passado, presente, futuro sem sair do lugar.

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/

Taíla 28/09/2016

Para se apaixonar
Se você não conhece o autor Fabrício Carpinejar, precisa conhecer já. O cara escreve textos lindos sobre o amor que deixa todo mundo apaixonado. Corre no Google agora e vai ler tudo de lindo que o autor já escreveu por aí.

A sinopse desse presentão da editora Belas Letras já diz tudo sobre a obra.

O livro traz uma poesia por página, todas escritas à máquina de escrever e com o toques e ajustes do próprio autor. Parece que a gente está lendo cartas e em um nível de intimidade do autor bem maior por estar em contato com algo como se fosse inacabado, com se a gente tivesse acesso aos rascunhos recém nascidos do autor e isso é tão mágico. Quem ama a leitura sabe o quanto é bom ter esse tipo de diferencial que nos aproxima dos nossos ídolos.

O textos em si são lindos e me deixaram toda boba. Tirei fotos de quase todos (a loca) para mostrar para vocês, mas né, vou deixar só o gostinho e a dica para se jogar na leitura.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/amor-a-moda-antiga-resenha

Lorena 19/08/2016

Tudo lindo.
O livro é muito bem feito. Acabamento, capa, folhas, tudo especial. Amei.
As poesias são lindas. Tocam na alma, aquelas feridas que a dor do amor sempre deixa são por vezes cutucadas durante a leitura deste livro.
Amor à moda antiga. Vamos amar, passar momentos especiais e sentir intensamente. Do que adianta não se permitir sofrer por amor, se desta forma não podemos nem mesmo sentir a alegria de amar?

site: https://dalorena.wordpress.com/

SahRosa 18/04/2018

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Mesmo gostando muito de poesia dificilmente trago resenhas de livros deste gênero pois é difícil expressar com exatidão tudo que uma leitura deste tipo nos traz, é algo tão pessoal e intenso que a impressão que me dá é que não consegui dizer tudo que eu queria. No entanto quando a oportunidade de ler Amor à Moda antiga surgiu não pensei duas vezes e espero poder conseguir transmitir nem que seja um pouco tudo que este livro me proporcionou.

Escrito por Fabrício Carpinejar, Amor à Moda apresenta vários poemas dedicados ao amor e vale mencionar que foram publicados exatamente como a Editora Belas Letras recebeu, sem retoques e ainda com as anotações do autor, estes detalhes sem dúvidas passam uma aura ainda mais mágica à obra. E o que dizer dos poema? Todos são extremamente lindos e não há palavra que melhor descreve, são singelos, tocantes e muito emocionantes.

Uma leitura incrível e surpreendente, ideal para quem quer algo tranquilo e extremamente bonito. Li em pouco mais de uma hora mas nem por isso deixou de ter uma profundidade sem igual, adorei cada um sem exceção e por isso fica difícil colocar em uma resenha todo o sentimento que livros deste gênero proporciona pois somente você lendo para sentir a magnitude e sensibilidade de Amor a Moda antiga. A respeito da edição, temos um exemplar delicado, a capa contém um jacket com textura e recorte, incrível essa singularidade na edição. A diagramação interna também nos enche os olhos de tão caprichada.

Se você é amante de poesia, Amor à Moda Antiga te deixará apaixonado, é tão gosto de ler que recomendo muito, uma leitura cheia de amor, linda e cheia de significado. E que tal ter um exemplar de Amor à Moda Antiga e se emocionar com os belos poemas Fabrício Carpinejar? Então aproveite o cupom de desconto da Saraiva e garanta o seu exemplar!

"até a dor é enamorada no casal.
há uma comunicação secreta
no sofrimento.

o que você sente
eu pressinto.

o doerá em você
dói em mim primeiro.

mesmo distantes.
mesmo separados. "
Amor à Moda Antiga - Página 49.

site: https://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/10/resenha-amor-moda-antiga-fabricio.html

Myu 04/07/2018

Eu simplesmente amei!
Minha única dica é: leiam!

Mandie 08/01/2019

Data de leitura:
2018

L Soares 17/08/2016

Da capa ao conteúdo arte. O livro é todo branco com o nome do autor e da oba impressos na frente sinopse atrás. O verde com as flores é uma sobrecapa com recortes para o texto de baixo aparecer. O livro, como a sinopse promete, são poemas em sua forma original, e isso torna esta obra linda. Ele é bem curto, mesmo lendo devagar, relendo cada poema não levei mais de uma hora para terminar. Os poemas são tudo que se espera quando se trata do Carpinejar, tudo com muito sentimento e significado. Mas o melhor é a edição. Tudo muito cru e bruto, com páginas grossas como dos livros antigos, a impressão da máquina de escrever e rasuras de caneta, e ao mesmo tempo tudo tão leve e delicado.

Pipo 08/01/2024

Não gostei
Não foi uma leitura fácil, li no Kindle o que acredito que tenha piorado a minha experiência. Coloquei expectativa demais pelo título que me chamou atenção, esperava poemas de amor, mais recebi frases em sua maioria sem nexo, sem pé nem cabeça. Muito mal construído, ou seja, não indico.

Marcos Pinto 12/07/2016

Amor à moda antiga é um livro poético de grande beleza. Contudo, apesar do termo “moda antiga” no título do trabalho, o que encontramos aqui uma poesia contemporânea que não se prende aos padrões estéticos “antigos” ou clássicos. O que importa na escrita de Carpinejar é o sentimento retratado e esse sim é “antigo”, por ser belo sem vergonha de se expor.

Como dá para se imaginar pelo título, o livro é uma obra que foca no lado sentimental, principalmente amoroso, abordando as diversas nuances dos sentimentos. Do ciúme ao amor; da ternura à volúpia. Isso dá à obra uma qualidade interessante: a de poder acompanhar o leitor nas mais diversas fases do seu relacionamento.

Como já dito, a obra possui uma abordagem bem contemporânea na construção do texto, constituindo-se a partir da ausência de elementos fixos de métrica e rima. Outro elemento característico dos textos é o tamanho diminuto. Em alguns momentos, alguns textos também lembram versos que são facilmente encontrados em redes sociais, o que ajuda com que leitores menos experientes se interessem pela poesia.

Quanto à parte física, a obra continua tão bela quanto no seu conteúdo. A capa possui uma jacket em alto-relevo belíssima. A diagramação interna também é muito bonita, com diversas páginas em verde, da mesma cor da capa. Outro detalhe chamativo é que a obra foi toda elaborada em uma máquina de escrever antiga, não tendo nada sido modificado posteriormente. O livro foi publicado ainda com as correções do autor, o que dá um ar todo especial ao trabalho.

De uma maneira geral, Amor à moda antiga é um livro ótimo, que convence e que transmite belíssimos sentimentos. Apesar de não ser a melhor obra do gênero, merece destaque por se valer de elementos simples para construir textos ricos. Sem dúvidas, uma leitura recomendada.

Alguns trechos:

“Tiro a minha roupa
enquanto a sua mão
vai me vestindo.
nunca estarei nu
em seu corpo.”

“só é livre quem não ama.
amar é nascer de novo
com o mesmo desamparo,
sem direito a escolher o nome
os pais, a casa.
é assumir as consequências
de um destino emprestado”.

“ainda ama,
de que está traindo.”

“quando o ódio
casa com o amor,
nasce a vingança.”

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/07/resenha-amor-moda-antiga.html

Mari Siqueira 11/07/2016

Por ser admiradora do trabalho de Fabrício Carpinejar há muito tempo, amar Amor À Moda Antiga não foi nenhuma surpresa. O que me surpreendeu foi a linda diagramação - ou falta dela - permitindo que o livro fosse publicado a partir dos escritos crus de Carpinejar. Não há revisão, não há métrica, não há padrão. O autor escreve com liberdade e traz uma poesia moderna que não se submete à nenhum obstáculo ou técnica, bem como o amor.

Desde pequena valorizava a poesia romântica que não seguia os padrões clássicos. Antes eu não entendia o motivo, mas quando percebi a magia da imagem que o próprio texto transmite, tudo fez sentido. É como se a própria estrutura da poesia fosse livre e isso é ainda mais lindo quando se fala de amor.

Fabrício Carpinejar, com seus textos que mais parecem fragmentos de pensamentos, nos convida a sentir. Sem medo de errar, cada um dos seus versos foi digitado à máquina, literalmente à moda antiga, e publicado deste mesmo jeito. O diferencial da escrita do autor é justamente a simplicidade e o intimismo de suas poesias, como se fossem trechos de um diário.

Um livro encantador, Amor À Moda Antiga mistura o moderno e o tradicional de uma maneira sutil. É como contar uma mesma história de uma nova maneira e é exatamente isso o que Carpinejar faz. Livre para transformar cada linha em algo novo, o autor dá asas às borboletas que antes ficavam no estômago e faz com que elas voem alto. Tão alto que ultrapassam os limites da nossa visão, os limites da poesia.

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4