Amor à Moda Antiga

Amor à Moda Antiga Fabrício Carpinejar

Resenhas - Amor À Moda Antiga

Cathi 09/02/2017

Resenha: Amor à Moda Antiga - Fabrício Capinejar
Sempre ouvi falar muito do Capinejar, inclusive tenho alguns livros dele aqui que estou louca para ter um tempinho a mais para finalmente ler. Cheguei a ler alguns textos na internet e milhares de resenhas elogiando sua escrita e simplicidade. Quando em deparei com esse livro, fiquei mega curiosa, tanto por essa edição tão caprichada e linda e pelo título.

A editora me enviou e assim que chegou em casa, resolvi dar uma chance para a leitura, não foi com tantas expectativas por poema/poesia não é algo que costumo ler, então quase sempre é algo que me deixa um pouco atordoada e sem entender. Adivinhem minha surpresa quando devorei o livro em questão de minutos. Eu havia planejado deixar o livro de cabeceira para ler alguns poemas antes de dormir ao longo de uma semana ou mais, porém, comecei e fechei e resolvi ler mais um pouco, quando dei por mim, já estava nas últimas páginas.

A maioria dos poemas são compostos de quatro linhas bem rápidas, ou seja, é algo extremamente rápida mas claro que poesia/poema no geral é algo que exige atenção e reflexão, e claro que refleti muito, principalmente alguns em especifico que em identifiquei muito e mesmo assim foi algo super rápido e tranquilo para ler, então para quem é inciante nesse gênero, fica ai a dica.

Amor à Moda Antiga é um livro extremamente rápido como disse acima, pois contém pouco mais de 100 página sendo que o verso das folhas não são usados, servem apenas para decoração e cada poema ocupa um terço da página, o que diga-se de passagem, me incomodou bastante pois não sou muito a favor de deixar uma edição impecável e ela gastar tanta folha sem utilidade, penso muito no meio ambiente considerando essa questão, então apesar de estar linda, não é uma edição que apoio.

São poemas/poesias que muita gente irá se identificar, eu mesma quase acabei com um bloquinho de post-it de tanto marcar páginas nesse livro e essa identificação é o que nos faz querer ler mais e mais do que o autor nos apresenta nessa obra tão linda e bem feita.

Como já ressaltei acima, a edição está linda e impecável fora as ressalvas de desperdício de folha que não poderia deixar passar, mas de resto está nota dez. Para iniciantes como eu e que não são acostumados com pormas e poesias, essa é uma dica de mão cheia, vão na fé que tenho certeza que vão gostar tanto quanto eu dessa obra que nos faz sentir só amor.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2017/01/resenha-amor-moda-antiga-fabricio.html

Mih 09/12/2016

Amor nu
“Amor à moda antiga” é um livro curtinho, mas intenso e original. Seu título se refere à forma de amar, esse amor que se mostra e que se quer sentido. Cada poema está cheio de profundidade, seja ele pequeno ou grande. Há sentimento em todos eles, que falam do nó que é o amor, dos desamarros e amarros da vida, da saudade do ser amado, da importância de dizer o que sente e não somente o que pensa, da efemeridade que é viver, da fragilidade que é estar respirando. Eles passam do amor ao sofrimento, e vice e versa, num virar de páginas. Há um toque de sensualidade em alguns, em outros é mais escancarado, mas nada perto do vulgar. Ás vezes o amor aparece da forma mais simples, às vezes, personificado, vestido de um objeto, de uma sensação. Os poemas são escritos em versos e rimas livres e estão todos em letras minúsculas.

Achei muito interessante isso de os textos não ter sido revisados, é como se pudéssemos ver Fabrício em pleno ato de composição. Aqui e acolá há palavras riscadas, outras substituídas. E os rabiscos que pra muitos podem parecer feios, pra mim se parecem como uma parte dos poemas, não como algo exterior, mas algo que está imbrincado no significado deles. Não são somente poemas jogados em uma folha e entregues ao leitor; pode-se perceber, através do que se parece descuido, o ato mesmo de escrever. A escrita fala de tudo isso que destaquei no primeiro parágrafo, mas, sobretudo, ela fala de si. Esse amor, que é o centro dos poemas e que se mostra pela escrita, é também o ato de compor. Ele se desnuda e mostra sua essência. Se pinta na poesia de Carpinejar não somente uma imagem do pessoal, biográfica, senão uma imagem poética. Vejo em Fabrício uma poesia que chama a atenção para si mesma e, à medida que se constrói formalmente, se despe e mostra seu interior. É por isso que além de ler sentimos cada palavra, como tinta que colore nossa alma dos mais diversos tons.

Linda 24/10/2016

Simples
È uma coletânea muito linda, pura ingenua, simples e até mesmo imperfeita como deve ser o amor.
Confesso que me fez fazer uma viagem ao meu passado, presente, futuro sem sair do lugar.

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/

Taíla 28/09/2016

Para se apaixonar
Se você não conhece o autor Fabrício Carpinejar, precisa conhecer já. O cara escreve textos lindos sobre o amor que deixa todo mundo apaixonado. Corre no Google agora e vai ler tudo de lindo que o autor já escreveu por aí.

A sinopse desse presentão da editora Belas Letras já diz tudo sobre a obra.

O livro traz uma poesia por página, todas escritas à máquina de escrever e com o toques e ajustes do próprio autor. Parece que a gente está lendo cartas e em um nível de intimidade do autor bem maior por estar em contato com algo como se fosse inacabado, com se a gente tivesse acesso aos rascunhos recém nascidos do autor e isso é tão mágico. Quem ama a leitura sabe o quanto é bom ter esse tipo de diferencial que nos aproxima dos nossos ídolos.

O textos em si são lindos e me deixaram toda boba. Tirei fotos de quase todos (a loca) para mostrar para vocês, mas né, vou deixar só o gostinho e a dica para se jogar na leitura.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/amor-a-moda-antiga-resenha

Lorena 19/08/2016

Tudo lindo.
O livro é muito bem feito. Acabamento, capa, folhas, tudo especial. Amei.
As poesias são lindas. Tocam na alma, aquelas feridas que a dor do amor sempre deixa são por vezes cutucadas durante a leitura deste livro.
Amor à moda antiga. Vamos amar, passar momentos especiais e sentir intensamente. Do que adianta não se permitir sofrer por amor, se desta forma não podemos nem mesmo sentir a alegria de amar?

site: https://dalorena.wordpress.com/

L Soares 17/08/2016

Da capa ao conteúdo arte. O livro é todo branco com o nome do autor e da oba impressos na frente sinopse atrás. O verde com as flores é uma sobrecapa com recortes para o texto de baixo aparecer. O livro, como a sinopse promete, são poemas em sua forma original, e isso torna esta obra linda. Ele é bem curto, mesmo lendo devagar, relendo cada poema não levei mais de uma hora para terminar. Os poemas são tudo que se espera quando se trata do Carpinejar, tudo com muito sentimento e significado. Mas o melhor é a edição. Tudo muito cru e bruto, com páginas grossas como dos livros antigos, a impressão da máquina de escrever e rasuras de caneta, e ao mesmo tempo tudo tão leve e delicado.

Eli @leituraentreamigas 30/07/2016

Carpinejar...
Não é de hoje que aprecio os textos do Carpinejar, sou daquelas que segue o autor nas redes sociais, se identifica com as palavras escritas por ele, e ainda curte e posta várias frases dele no Facebook e Twitter. Por isso fiquei muito feliz em ler o seu novo livro Amor à moda antiga, que contém poemas repletos de amor, e profundidade de sentimentos que me deixou encantada e apaixonada como sempre.

O livro possui poucas páginas (tanto que a minha irmã assim que o viu o devorou em poucos minutos) e a cada página somos apresentados a poemas que foram escritos em uma velha máquina de escrever que o autor ganhou de presente. É impossível não se identificar em algum momento com os poemas do Carpinejar, ele fala do amor de uma forma bem humorada e verdadeira, e isso deixa a leitura prazerosa.

Os poemas são pequenos mas repletos de significados, e palpável a admiração, diria até um encantamento profundo com que o autor descreve e declara o amor em sua escrita. Carpinejar também fala de solidão e da saudade em relacionamentos, e sobre o que é está apaixonado. Confesso que me vi em vários dos seus poemas, assim acabamos relembrando aqueles paixões antigas e amores de agora.

''Não invejarei a sua felicidade com outro, o sexo com outro, a casa e os planos de casamento para o resto da vida com outro, os dentes alinhados com outro, após três anos de aparelho comigo. Morrerei de ciúmes se por acaso sofrer pelo outro o que só sofreu por mim'' (Pág. 67)

Apaixonante e singelo, assim é o livro Amor à moda antiga, nele nos sentimos conectados ao Carpinejar pois até os erros gramáticas e palavras que o autor quis acrescentar o livro contém, pois o texto foi publicado exatamente como escritos em sua máquina de escrever, tão simples e ao mesmo tempo de uma riqueza incomparável. E a capa do livro está magnifica, detalhe para a cor do livro que é a mesma cor da máquina de escrever do autor, a Bela-Letras está totalmente de parabéns pelo lindo trabalho!

site: + Resenhas: http://www.leituraentreamigas.com.br/

Lenah 24/07/2016

só amor...
Este foi o primeiro contato que tive com obras do Carpinejar, mas saí totalmente fã. O autor trata do amor de forma tão sincera e sem firulas que nos faz devorar o livro em pouco tempo (muito embora, eu tenha sentido a necessidade de passar a cada virada de página, refletindo sobre a poesia do momento).

Pra quem acha que poesias são essencialmente rebuscada e confusas, esse livro vem pra mudar totalmente essa ideia.

Blog Stalker Literária 12/07/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Amor à moda antiga foi mais um lançamento da Belas letras de maio. O livro é lindo do começo ao fim, e possui poemas lindos, que vai conquistar até mesmo os leitores que não leem tanto o gênero.

Estes poemas foram escritos em uma máquina de escrever, que o autor ganhou em seu aniversário, e foram publicados da maneira que foram entregues, com as correções a mão do autor, e na ordem que estavam organizados pelo mesmo.

Aqui todas as fases de um relacionamento são retratadas: quando se conhecem, a saudade por ficarem longe, o amor se fortalescendo, as diferenças e separações. São idas e vindas que descrevem toda a forma de amor.

A diagramação do livro é outra coisa linda. O livro é branco e possui uma case com um material texturizado, cheio de flores brancas. E o verso de cada poema possui o mesmo tom de verde do resto do livro. As folhas são amarelas e bem grossas, o que trás um luxo maior ainda a obra.

Por fim, devo dizer que amor à moda antiga é um livro apaixonante. Se você gosta de poemas, se você gosta de falar e ler sobre o amor esse é um livro mais que recomendado, tenho certeza que você se encontrará em diversos poemas do autor, e vai querer enquadrar vários para por na sua parede.

No blog você pode conferir alguns poemas do livro ;)

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/06/amor-moda-antiga-fabricio-carpinejar.html

Marcos Pinto 12/07/2016

Amor à moda antiga é um livro poético de grande beleza. Contudo, apesar do termo “moda antiga” no título do trabalho, o que encontramos aqui uma poesia contemporânea que não se prende aos padrões estéticos “antigos” ou clássicos. O que importa na escrita de Carpinejar é o sentimento retratado e esse sim é “antigo”, por ser belo sem vergonha de se expor.

Como dá para se imaginar pelo título, o livro é uma obra que foca no lado sentimental, principalmente amoroso, abordando as diversas nuances dos sentimentos. Do ciúme ao amor; da ternura à volúpia. Isso dá à obra uma qualidade interessante: a de poder acompanhar o leitor nas mais diversas fases do seu relacionamento.

Como já dito, a obra possui uma abordagem bem contemporânea na construção do texto, constituindo-se a partir da ausência de elementos fixos de métrica e rima. Outro elemento característico dos textos é o tamanho diminuto. Em alguns momentos, alguns textos também lembram versos que são facilmente encontrados em redes sociais, o que ajuda com que leitores menos experientes se interessem pela poesia.

Quanto à parte física, a obra continua tão bela quanto no seu conteúdo. A capa possui uma jacket em alto-relevo belíssima. A diagramação interna também é muito bonita, com diversas páginas em verde, da mesma cor da capa. Outro detalhe chamativo é que a obra foi toda elaborada em uma máquina de escrever antiga, não tendo nada sido modificado posteriormente. O livro foi publicado ainda com as correções do autor, o que dá um ar todo especial ao trabalho.

De uma maneira geral, Amor à moda antiga é um livro ótimo, que convence e que transmite belíssimos sentimentos. Apesar de não ser a melhor obra do gênero, merece destaque por se valer de elementos simples para construir textos ricos. Sem dúvidas, uma leitura recomendada.

Alguns trechos:

“Tiro a minha roupa
enquanto a sua mão
vai me vestindo.
nunca estarei nu
em seu corpo.”

“só é livre quem não ama.
amar é nascer de novo
com o mesmo desamparo,
sem direito a escolher o nome
os pais, a casa.
é assumir as consequências
de um destino emprestado”.

“ainda ama,
de que está traindo.”

“quando o ódio
casa com o amor,
nasce a vingança.”

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/07/resenha-amor-moda-antiga.html

Mari Siqueira 11/07/2016

Por ser admiradora do trabalho de Fabrício Carpinejar há muito tempo, amar Amor À Moda Antiga não foi nenhuma surpresa. O que me surpreendeu foi a linda diagramação - ou falta dela - permitindo que o livro fosse publicado a partir dos escritos crus de Carpinejar. Não há revisão, não há métrica, não há padrão. O autor escreve com liberdade e traz uma poesia moderna que não se submete à nenhum obstáculo ou técnica, bem como o amor.

Desde pequena valorizava a poesia romântica que não seguia os padrões clássicos. Antes eu não entendia o motivo, mas quando percebi a magia da imagem que o próprio texto transmite, tudo fez sentido. É como se a própria estrutura da poesia fosse livre e isso é ainda mais lindo quando se fala de amor.

Fabrício Carpinejar, com seus textos que mais parecem fragmentos de pensamentos, nos convida a sentir. Sem medo de errar, cada um dos seus versos foi digitado à máquina, literalmente à moda antiga, e publicado deste mesmo jeito. O diferencial da escrita do autor é justamente a simplicidade e o intimismo de suas poesias, como se fossem trechos de um diário.

Um livro encantador, Amor À Moda Antiga mistura o moderno e o tradicional de uma maneira sutil. É como contar uma mesma história de uma nova maneira e é exatamente isso o que Carpinejar faz. Livre para transformar cada linha em algo novo, o autor dá asas às borboletas que antes ficavam no estômago e faz com que elas voem alto. Tão alto que ultrapassam os limites da nossa visão, os limites da poesia.

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Milena @albumdeleitura 10/07/2016

Amor à moda antiga
"Amor à moda antiga" é um livro de poemas escrito por Carpinejar e sua inseparável e mais nova amiga: uma máquia de escrever verde esmeralda que ganhou de presente no seu aniversário de 43 anos. A partir de então, ele colocou sua poesia nos mais diversos e conflitantes sentimentos que apoderam a mente humana, que sentimos, mas não conseguimos explicar, entre eles o mais inexplicável, incomparável, indescritível e irracional: o amor.

O mais interessante, é que o livro não passou por correções, tanto é que, algumas foram feitas à mão pelo próprio autor, que entregou sua obra pessoalmente à editora, cujos poemas foram publicados na mesma ordem em que foram entregues.

"Você não mudou a minha vida, deu todos os motivos para provar que ela não estava errada".

Munido de sensibilidade, Carpinejar encanta o leitor com suas histórias contadas em poucas linhas. O livro é simplesmente apaixonante e a diagramação é perfeita, como sempre. Essa foi a primeira obra do autor com a qual tive contato e devo dizer que fiquei admirada pela fluidez da sua escrita. Já entrou para a lista dos meus favoritos! Recomendadíssimo!

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2016/06/eu-li-e-voce-50_19.html

Sofia Trindade - Fórmula do Amor 04/07/2016

Eu sempre costumava rejeitar livros com poemas, mesmo que tenha sido por eles que comecei a escrever. O medo de que seja um livro chato com coisas complicadas de entender me dominava e por isso nunca corri atrás de conhecer melhor as obras de escritores famosos, ou não, que continham poemas. Essa visão mudou muito quando solicitei o livro Amor à Moda Antiga de Carpinejar.

A primeira coisa que pensei ao pegar no livro foi na dificuldade que teria para lê-lo e principalmente entender o que o autor queria dizer com seus poemas, mas fiquei extremamente surpresa ao constar que não era nada daquilo que eu havia pensado.

Carpinejar tem uma escrita jovem, de fácil entendimento e poemas super divertidos que animaram minha noite. O bicho de sete cabeças que imaginei logo no começo sumiu na primeira página de leitura e fez com que eu me lembrasse dos primeiros poemas que escrevi na adolescência.

A edição feita pela editora foi toda planejada para passar a sensação de realidade ao leitor. Com poemas únicos em cada página e sem a revisão de cada um deles chega a ser fácil de imaginar o próprio autor digitando em sua máquina de escrever em um dia calmo.

O livro foi feito para mostrar e sentir o amor através das palavras. Carpinejar me conquistou, tirou meu medo e fez com que a curiosidade despertasse em mim para ler outros de seus livros.

Alguns poemas que favoritei:

Preste atenção nos fumantes,
são monogâmicos.
Fiéis a uma única marca de cigarro.
A uma única morte.

Não culpo Deus
pela caligrafia do meu rosto.
Não se pode escrever bem
e ainda ter letra bonita.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/06/resenha-amor-moda-antiga.html

ricardo_22 16/06/2016

Resenha para o blog Over Shock
Amor à moda antiga, Fabrício Carpinejar, 1ª edição, Caxias do Sul-RS: Belas-Letras, 2016, 112 páginas.

A primeira vez que tive contato com o escritor Fabrício Carpinejar foi assistindo uma de suas entrevistas ao Programa do Jô. Na ocasião não cheguei a correr atrás de nenhum de seus livros, porém pensei: Caramba, esse cara é bom!. E após muito tempo, quando finalmente conheci a sua escrita e passei a acompanhá-lo nas redes sociais, ele não parou mais de comprovar que fiz a escolha certa ao decidir ouvi-lo. Também por isso fiquei ansioso pelo lançamento de seu novo livro.

Amor à moda antiga é a maior prova de como o escritor sempre tem algo bom para dizer. No caso, por ser uma antologia de poemas sobre o amor, suas palavras carregam muitos sentimentos e, mais do que isso, o prazer de lê-los é semelhante ao prazer de ouvi-los sendo declamados. E o mais interessante nessa experiência com o novo livro de Carpinejar é perceber como ele tratou o amor de forma tão pura e verdadeira, retratando o ciúme, as loucuras, os desejos e tantos outros detalhes como de fato o são.

E por não ser um leitor de poemas, pelo menos não no sentido de entrar em uma livraria com o intuito de procurar uma obra do gênero, não posso falar com propriedade sobre eles. Apesar disso, sempre que um poema cai em minhas mãos acabo sendo fisgado para o seu interior, embora nunca tenha acontecido como dessa vez. No fim, encontrei nas palavras de Carpinejar os sentimentos que muitas vezes não soube como expressar e sensações que estou acostumado a carregar em mim, mas que se mantinham até então guardadas à sete chaves.

Não bastasse o fato de as palavras estreitarem o laço entre autor-leitor, existe algo que torna tudo mais característico: os poemas foram publicados exatamente como entregues à editora, sem passar por qualquer correção ortográfica ou edição, tanto que existem inclusive anotações feitas à mão pelo próprio escritor. A sensação é a de estar invadindo o espaço solitário em que ele se dedicou às belas letras (sem qualquer trocadilho com o nome da editora) e não há nada mais especial.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/06/resenha-390-amor-moda-antiga.html