O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Alex Barbosa 03/07/2023

Um embarque pra aventura
O Rei do Inverno é uma leitura muito boa, que nos faz acompanhar a história de Derfel, um personagem sem destaque nas lendas arturianas, ao menos não conhecido por um leigo como eu, na sua jornada entre as personagens que tanto vemos em filmes e conhecemos, ou imaginamos conhecer. Bernard Cornwell nos faz ter apresso por Derfel, e por vezes nos faz tomar Artur e os outros como coadjuvante. Mas a forma como a história é contada nos faz sentir a crueza da realidade vivida, os desafios dos guerreiros e a maldade do mundo, é uma viagem ao cenário e momento histórico retratados, com empolgação, intrigas e disputas.

Le Lecteur 27/06/2023

Arthur
Apesar de não ter gostado do início da leitura o livro foi melhorando e agora estou apaixonada pelo autor. Ótima leitura.

Nicolas381 22/06/2023

Simplesmente amei a forma como o autor escreveu esse livro, eu gostei da proposta de mostrar um mundo pela visão de um protagonista tão humano e com seus defeitos.

Ari 19/06/2023

Sensacional
No início, eu não dei nenhum valor à essa obra, li vários livros na paralela, demorei para chegar na página, mas depois disso, imergi nessa trama é simplesmente parei de ler todos os outros livros. É o tipo de história que te faz imaginar que está vivendo a guerra de tão rica em detalhe que é. Eu amei e super indico.

Mari 08/06/2023

"Reinos precisam de reis, e sem eles não há nada além de terra vazia convidando as lanças de um conquistador."
Derfel, um padre já idoso e nosso narrador, está escrevendo sobre Artur a pedido da Rainha Igraine, que morre de curiosidades sobre o assunto. Sendo antigo guerreiro e amigo próximo de Artur, Derfel se incube dessa tarefa de retratar para sua rainha a vida e os grandiosos feitos do rei não nomeado, sobre a desculpa esfarrapada de estar transcrevendo o evangelho em saxão.
Derfel está presente nos acontecimentos desde o nascimento de Mordred, herdeiro da Dumnonia. Infelizmente o nascimento do edling é totalmente conturbado, o mesmo nasce com um pé torto, Merlin está ausente a um bom tempo e seu avô o Grande Rei Uther tem complicações de saúde que trazem a certeza de sua morte iminente. A Britânia está permeada por constantes disputas de poder entre os reinos e ameaças de invasão saxã e outros povos.
Quando Uther morre, Artur acaba voltando à Dumnonia e se tornando um dos guardiões de Mordred. Ele promete entregar o reino a ele assim que o bebê atinja a idade de governar por conta própria, mas enquanto isso não acontece, assume a responsabilidade de proteger o trono de Mordred.
Artur vive e luta em prol de uma paz, a qual ele mesmo acaba se desviando quando quebra um juramento. O Artur mostrado vai além de todas as histórias contadas, sem dúvida alguma um homem de grandes feitos dentro e fora de batalha, porém não isento de defeitos, que demonstra uma parte bem humana do personagem histórico. São muitos os personagens e lugares citados, não atoa que Bernard te dá uma prévia de alguns dos mais importantes para ti não se perder.
Em segundo plano temos as disputas religiosas. O cristianismo aos poucos vai tomando conta do mundo e aí vemos o motivo do sumiço de Merlin, ele luta para manter a religião antiga, dos druidas, viva e assim devolver aos deuses o domínio da Britânia.
Foi uma leitura muito, mas muito fácil e rápida. Já até comecei o segundo em sequência. Medo dessa saga me render uma ressaca de tão rápido que estou devorando ela.

Hellen 27/05/2023

Uma nova versão da história sobre Arthur, sem purpurina, mas com muitas lutas descritas detalhadamente, política e estratégias para chegar ao poder.

Rodrigo 26/05/2023

Organizem uma parede de escudos!
Assim, coisa linda esse livro. É cabeça rodando, corpos partidos no meio, tripas sendo arrancadas. A escrita do Conwell é incrível!.
Eu simplesmente devorei esse livro, a leitura fluiu de uma maneira espetacular.
Os personagens aqui escritos você facilmente gosta deles, O Artur e o Derfel nem se falam, que homens meus amigos!
Totalmente posturados contra seus inimigos e totalmente gados das mulheres que amam.
Quem tiver o interesse em ler esse livro, só vai, é uma delicia.

Kind 26/05/2023

Um dos melhores livros que li este ano
Este livro é fantástico!

Confesso que estava arrastando no início da leitura. O começo do livro é muito descritivo e há muitos personagens sendo apresentados. Como eu gosto da mitologia arturiana e já havia lido boas críticas do autor, me forcei a continuar, e ainda bem que continuei.

O livro tem uma virada de chave por volta da centésima página que suga o leitor para o seu mundo. Tudo é palpável e crível. Os personagens são sensacionais e a trama é muito bem encaixada e desenvolvida.

Indico muito essa leitura.

Léia Viana 24/05/2023

#12livrospara2023 - Livro de Abril atrasada 😬).
"Idade das Trevas"

"- Não que importe em que Deus um rei acredite - disse-nos ele antes de marcharmos -, porque um rei deve aprender a lutar, e não a rezar."

Foi a primeira vez que li uma lenda Arturiana e fiquei espantada com a precisão das descrições das batalhas, tudo muito bem descrito a ponto de formar as cenas perfeitas em minha mente e isso é um dos pontos altos da leitura.

O narrador da história é Derfel, criado por Merlin, cresceu junto com Nimue, entrou muito jovem para o exército de Artur, tornando-se seu amigo e confidente.

A pedido da Rainha Igraine, Derfel começa a reescrever suas memórias a respeito da lendária história de Artur. Derfel conta aqui sua versão dos fatos e como era realmente cada um daqueles personagens e seus acontecimentos para que a rainha vá lendo junto com o leitor. Confesso que achei divertidíssima a parte em que Igraine lê a descrição que Derfel faz de Lancelot, como um covarde, aproveitador e vilão. O que deixou Igraine, à medida que lia as memórias escritas por Derfel, indignada.

"Talvez agora mesmo, nesta tarde assombrada pela fumaça, o reino estivesse morrendo. Percebi como eu tinha sido cego para não ver os horrores que a morte de Uther traria. Reinos precisam de reis, e sem eles não há nada além de terra vazia convidando as lanças de um conquistador."

Merlin foi um dos personagens mais aguardados por mim. A cada página lida em que ele era citado, mais aguçada a minha curiosidade ficava para saber mais dele e vê-lo inserido na história. Mas, o que foi esse Merlin nessa história?! Muito diferente do meu imaginário.

Eu gostei muito dessa história e já comecei a ler o segundo livro: "O Inimigo de Deus" e estou adorando, especialmente o que Derfel explica bem no início dele e que eu dei um "spoiler" sem ser spoiler aqui.

Bruno.Henriquee 24/05/2023

Este livro vai fazer você amar Artur
Simplesmente um dos melhores livros que eu já li na minha vida.
Comecei sem expectativa, sem conhecer as lendas de Artur, só ouvira falar obviamente dos seus símbolos mais famosos.
Esse livro é frenético, incrivelmente bem escrito, a cadência dos acontecimentos uma delicia, vai haver momentos que você não vai querer parar até ter terminado.

Lucas Salsicha 24/05/2023

Juramentos e paredes de escudo
Os contos Arturianos são um grande mistério, mas também uma força motriz para a imaginação.
Bernard Cornwell, tendo analisado muito sobre esse herói, escreve uma história muito chamativa e cativante. O narrador, Derfel, um monge idoso e sem a mão esquerda, nos conta suas aventuras de quando era guerreiro, e mostra que Merlin, Arthur e muitos outros personagens desse conjunto possuíam comportamentos e tomadas de decisão muito diferentes do que normalmente associamos a tais heróis. Imagine um Merlin que, perdão pela palavra, está cagando e andando pra todo mundo; Arthur, o guerreiro honrado quebrando um juramento.
Também passamos a ver como a atual Inglaterra era um caos no século VI, compreendendo parte dos vários conflitos que surgiam em seu território.
Super indico esse livro. As batalhas são muito bem elaboradas, e os planos de guerra, suas táticas e estratégias nos fazem visualizar grandes confrontos.

Fernanda.Despirto 19/05/2023

Bom demais.
Amei a história ?real?, sem invenções impossíveis ?
As batalhas são perfeitas e senti adrenalina como se estivesse lá.
Já vou começar o Inimigo de Deus?

Amanda 11/05/2023

Mais um livro que eu enrolei muito pra terminar. E o que tds esses livros tem em comum? A quantidade de descrição à la Tolkien, capítulos enormes e a paragrafação. E isso não quer dizer que não gostei, apenas que a leitura é arrastada e demora a fluir.
Todo mundo já ouviu falar no rei Artur, mas é muito interessante conhecer a história que o Bernard Cornwell conta, uma história que foge um pouco do imaginário popular e tenta preecher lacunas históricas de um modo um pouco mais realista do que apenas com magia.
Eu adorei o personagem do Derfel, pra mim um dos mais complexos do livro e ver o futuro dele entre as descrições da história, desperta e muito a minha curiosidade. Lerei os próximos dois livros e isso da uma boa ideia do que achei desse.

Jojoba 08/05/2023

Início de um universo promissor.
Fiquei muito entretido na história, o autor consegue nos teletransporta e torna tudo palpável. A mentira crítica que ele desenvolve as questões religiosas/mágicas é convincente. Além do fato de o leitor torcer por vários personagens.