O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Gabe_Yoda 13/01/2021

Nascido no inverno
O rei do inverno foi um livro que superou as minhas expectativas, as quais já eram altas devido as diversas recomendações de amigos. Ademais, as páginas voavam e quando eu precisava parar ... lia mais um pouco. Resultado, acabei rápido demais e agora estou sedendo de vontade para continuar a trilogia.
Em suma, é um história que se aproxima da realidade, deixando de lado as criaturas fantásticas e personagens idealizados. Sendo assim, há inúmeras decisões difíceis, batalhas sangrentas, egoísmo, traições e cenas fortes. É, sem dúvida, uma interpretação singular do que estavamos acostumados da famosa história de Artur.
Além disso, esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Bernard Cornwell e não exagero ao dizer que é uma das melhores que já vi. Seu domínio da narrativa é excepcional, manipulando nossas emoções de maneira primorosa, com uma história cheia de momentos impactantes e quebras adequadas. Ao longo da trama, senti raiva, tristeza, alegria, alívio e compreendi a motivação dos personagens. Um livro fácil de recomendar e favoritar.
Por fim, deixo a pergunta, você morreria por Artur?
Dayvisson 13/01/2021minha estante
Espera pelo fechamento da série então.. Excalibur tem cenas de batalha como nunca li em outra obra. É perfeito.

Gabe_Yoda 13/01/2021minha estante
Ah estou muito ansioso!!!

Hellen 27/05/2023

Uma nova versão da história sobre Arthur, sem purpurina, mas com muitas lutas descritas detalhadamente, política e estratégias para chegar ao poder.

Concha Literária 18/06/2021

Pra quem ama histórias arturianas
Que livro! Cornwell escreve maravilhosamente, a descrição de locais e batalhas é impecável!

Aqui conhecemos a ascenção de Artur, com um contexto impecável do que seria a época.

Também temos os personagens mais famosos das lendas desse período, como Merlin, Morgana e Lancelot.

Fabi 05/06/2021

Desde pequena, a história de Artur e a távola redonda sempre me cativou, mas eu tinha uma visão romanceada. Quão bom foi ler uma versão diferente e mais real, digamos assim. Artur sempre foi maravilhoso para mim. Ponderado, inteligente, sensível. Mas preciso destacar dois personagens que roubaram a cena. Um deles é a sacerdotisa Nimue. Uma guerreira, sábia, amiga. Tão bom qdo as mulheres nesse tipo de história se destacam, principalmente em uma época em q eram vistas como nada. O outro personagem surpreendente é Merlin. Ele apareceu pouco, mas nas poucas vezes ele ARRASOU! Adorei! Terminei e já estou sentindo falta dessa leitura. Gostei muito da escrita do autor e com certeza continuarei a saga.
Cleber 06/06/2021minha estante
Adoro a escrita do Cornwell, li a trilogia do arqueiro e gostei muito, estou louco para ler sobre o Artur também.

Fabi 06/06/2021minha estante
Eu fiquei encantada, Cleber! Pretendo ler tudo dele.

Priscilla 10/09/2020

O livro é muito bom! A história do grande Artur, pelo ponto de vista de um homem que o conheceu em vida e não está simplesmente cantando e exaltando a lenda!
Demorei um pouco para conseguir me engajar, mas Cornwell faz um ótimo trabalho escrevendo sobre esse universo fantástico, no qual quase acreditamos que a ficção é realidade.
Estou empolgada para ler o resto da trilogia!

Vi Penna 28/01/2021

ESTOU ENCANTADA POR ESSE LIVRO
No início não esperava que iria gostar tanto, pois sou muito fã de senhor dos anéis e nunca nenhum livro tinha me conquistado dessa forma até agora. A leitura é empolgante e nada tediosa, a trama é cheia de reviravoltas e não tem como não se envolver com os personagens. Aliás adorei a personalidade de Nimue e detestei Lancelot e não tenho palavras para Merlin, você simplesmente fica ansioso para saber cada detalhe e fica fascinado com suas atitudes. Eu fiquei arrepiada com as descrições das batalhas, principalmente os últimos parágrafos da 1° parte!! Por fim, esse é um livro que vendo pela primeira vez você vai achar que será um desafio, pois se trata de um livro meio grande e medieval. Mas ele não tem linguagem rebuscada e descreve o essencial, muitas vezes enquanto lia parecia que estava assistindo um filme!!
Simplesmente incrível!
Partiu volume 2!!

Lucas.Rocha 23/05/2022

Dux Bellorum
Confesso que comprei o livro pela capa, nunca tinha ouvido falar ou sabia pouquíssima coisa sobre as obras do autor. Mas como sempre fui um admirador da figura de Artur (só na minha família tem 4), resolvi ler está obra. Pensei que seria uma leitura arrastada e que o autor inventaria muito, mas foi uma leitura leve e divertida. Isso porque, é cativante a narrativa, não cansa o leitor e você se apega aos personagens.

Sobre a figura de, Artur, o autor foi muito feliz na descrição e nas características, físicas e de personalidade do herói bretão. Não o tornou um deus intocável, mas o descreveu moderadamente e deu ao herói falhas compreensíveis. Já com Lancelot, o escritor não teve pena, ridicularizou o herói, que também é um dos meus personagens preferidos, nas lendas asturianas. Porém, da para relevar, porque é incerta a existência de Lancelot.

Esperava mais batalhas e guerras nesse primeiro volume, porem às poucas narrativas de batalhas valem a leitura, e também há mais dois volumes restantes. A religião está muito presente na narrativa e o autor não escolhe um lado, tanto o cristianismo, quanto o tempo paganismo/druidismo são exaltados e ridicularizados no livro. Personagens caricatos como os bispos salafrários e os druidas malucos, equilibram o contexto religioso

Em várias passagens do livro, me senti na antiga Grã-Bretanha, lamacenta e fria. Bernard Cornwell, com sua escrita, consegue transportar o leitor. É um bom livro de ficção histórica, espero agora terminar a trilogia e me aventurar em mais livros do autor.

CPF1964 21/08/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Fiquei impressionado de forma positiva com a escrita do mesmo.

Não costumo ler este tipo de livro.

Primeiro de uma trilogia.

Recomendo fortemente a leitura.
CPF1964 21/08/2021minha estante
Gostaria de agradecer imensamente Paloma e Mayara pela indicação deste livro. Uma experiência maravilhosa. Pretendo ler os demais livros da trilogia. A leitura valeu cada segundo. O autor é sensacional. Com certeza lerei outros livros dele.

Paloma 22/08/2021minha estante
Que coisa boa! Feliz que gostou! Bora combinar de os outros da trilogia juntos ?

Mayara Beatriz 22/08/2021minha estante
Que felicidade! E quem diria que eu seria a ultima a terminar kkkkkkkkkkkk

Carolina.Gomes 27/08/2021minha estante
Comecei mas abandonei. Não era o meu momento. Depois retomarei.

CPF1964 27/08/2021minha estante
A leitura não é fluída em boa parte do livro. Requer paciência.

Nazli.Dias 13/03/2023

O Rei que Nunca Foi
É a primeira vez que vejo uma adaptação da lenda do rei Artur tão real. Magia e crenças plausíveis, guerreiros e druidas realistas. Também nunca vi nenhum autor descrever tão bem as batalhas! Senti falta de um pouco de aprofundamento em alguns personagens, mas a leitura de fato me instigou a buscar outros livros do autor.
Gabriel1994 15/03/2023minha estante
Uma parada que lembro desse livro quando li é quão imersivas são as descrições de batalhas e conflitos que o Bernard Cornwell escreve.

Parabéns pela leitura ????

Gabriel.Chiquito 13/10/2023

Gostei bastante, tem uma pegada bem ao estilo As Crônicas de Gelo e Fogo, mas no mundo real, ao invés de em um mundo de fantasia. A história não é acurada (o próprio posfácio adiciona essa informação), mas a política e a religião são muito bem encaixadas e usadas pra fazer o meio de campo e deixar a narrativa rica e interessante. Sem elementos fantásticos em si, mas a atmosfera fantástica está muito presente, principalmente nas parte ligadas ao druidismo, o que eu achei muito bom também. Vou ler os próximos com certeza.
Diego Ramos 13/10/2023minha estante
Ótima resenha! Acredito que irá gostar dos próximos livros também.

Carolina.Pereira 16/10/2023minha estante
Espero que goste dos demais! ?

Gabriel.Chiquito 16/10/2023minha estante
Eu já tô doido pra começar o segundo, mas preciso adiantar umas leituras atrasada ainda ?

Qnat 08/11/2021

Já li outros livros do Cornwell e creio que esse foi o melhor de todos.
Mas, aparentemente, até o próprio autor diz isso.

Envolvi-me totalmente com os personagens, amando-os e odiando-os como se fossem realmente existentes eu estivesse lá, lutando contra os Saxões, contra os Católicos.
E fiquei muito triste, pois já sabia que os Saxões e Católicos dominaram a Britânia, e a cultura céltica foi suprimida.

Um bom entretenimento!
Richard dos Anjos 08/11/2021minha estante
Essa certamente é a melhor história sobre o Rei Artur, tanto na questão histórica quanto na questão religiosa, eu amo as alfinetadas que o Cornwell dá no cristianismo e amo ainda mais o conhecimento que ele tem sobre a antiga religião celta. Além disso, o Merlin escrito por ele é fantástico.

Jessica1248 08/11/2021minha estante
Como o colega disse acima, tbm considero essa trilogia a melhor sobre as Crônicas Arturianas. Bernard sabe escrever com maestria. E essa continua sendo minha predileta dente os livros dele

Caio 15/06/2022

É perfeito!
Como dizer que esse livro é perfeito?
Tem batalhas incríveis. Tem reis, tem magos, tem religião, tem política, tem amor, tem personagens marcantes. Tem uma escrita fantástica. Tudo que você pode pedir para uma história ele tem. O livro é maravilhoso. Se você busca por uma aventura com guerras, espadas, escudos... esse é o livro!
Michelle.Gandolfi 15/06/2022minha estante
Esse livro está na estante me tentando há um bom tempo!! Hahhah
Com essa resenha minha empolgação aumentou. ?

Caio 16/06/2022minha estante
Eu escolhi ler ele pela capa. Rs
E não me arrependi, pelo contrário, me surpreendi.

Somente Leituras 18/06/2022minha estante
Já foi pra lista.

Karina599 21/07/2020

Uma aventura digna de reis e rainhas
Logo de início é importante dizer que a história é contada por Derfel já velho, relembrando suas histórias e escrevendo. Nessa epoca, ele se encontra em um mosteiro junto ao bispo Samsum, a quem ele se refere em suas "memórias".

Assim, a história cruza dois momentos da vida de Derfel: o tempo presente em que ele está no mosteiro e o tempo passado que ele vai relembrando enquanto escreve.

A história é escrita em primeira pessoa e tudo que vemos e presenciamos são as experiências deste locutor e sua trajetória mesmo antes de conhecei Artur, o quase rei.

Toda a narrativa é uma construção muito verossímil, tanto em suas caracterizações histórias, quanto na contrução de personagens complexos (talvez mais complexos que os que hoje vemos na vida real). Os personagens apresentam profundidade psicológica, como no caso de Derfel, o qual estamos sempre por dentro de suas impressões e pensamentos. Há também profundidade de caráter em vários personagens ao longo da história.

As descrições dos hábitos de vida daquele contexto histórico são tão vividos que nos colocamos na história, mesmo nas cenas desagradáveis (que apesar de desagradáveis são extremamente fiéis a realidade). As informações sobre as invasões saxônicas e sua relevância nesse período de construção da Grã-Bretanha são impressionantes.

Nimue e Guinevere destacam-se como representantes da figura feminina na história e despertam empatia durante a narrativa.

A obra é excelente para quem já é fã das histórias arturianas. Recomendo vivamente a todos, mesmo para aqueles que não gostam, é uma ótima oportunidade para começar a ler uma obra de ficção com tanta qualidade como essa.
Leoterário 21/07/2020minha estante
Parabéns pela resenha.

Karina599 21/07/2020minha estante
Obrigada.

LetAcia1104 22/07/2020minha estante
Excelente resenha! O livro apresenta muitas cenas de violência?

Karina599 22/07/2020minha estante
Bastante. Pra quem é sensível com esses detalhes é bom tomar cuidado. Mas eu diria que é bem fiel a realidade de como foi esse estilo de vida. Muitos rituais com sacrifícios animais, e as batalhas bem violentas.

LetAcia1104 26/07/2020minha estante
Nossa não aguento ler coisas desse tipo, ainda bem que me avisou!! Vou pensar muito ainda antes de pegar o livro para ler... obrigada Karina!

Jon 27/01/2021

Uma obra prima
Este livro é sensacional. A história é muito boa, contém ótimos personagens, além de ação (combates), drama, traições, religião, política. Acertei em cheio ao escolher esta leitura, foi uma excelente experiência. O primeiro terço do livro não é simples, requer um pouco de paciência, o autor é muito detalhista, existem muitos personagens e lugares, e a ambientação pode ser um pouco arrastada para alguns. Há um mapa muito legal que é bem útil para a leitura, além de listas com os personagens e lugares antes do texto, que facilita um pouco. Após a ambientação, a leitura é arrebatadora. Derfel é o máximo, Nimue emociona, Guinevere e Artur são ótimos também, além de Merlin.. Valeu cada minuto, foi uma delícia, curti demais. Dizem que o próximo livro da trilogia é o melhor, e estou muito ansioso para encarar esta aventura. Bernard Cornwell é sinônimo de ótimo entretenimento e história bem contada. Se ainda não leu obras do autor, a minha dica é: não pensem duas vezes, leiam!