O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Thiago 10/01/2021

- PAREDE DE ESCUDOS, PAREDE DE ESCUDOS.
?Artur, na verdade, nunca foi rei. Era, sim, o filho bastardo do Rei Uther, que se transformou no principal líder militar britânico no século V.?

INCRÍVEL. É difícil falar desse livro pelo simples fato de ser REPLETO de informações, guerras, sangue, suor e aço. E muitas paredes de escudos.

Os cenários que Bernard Cornwell descreve, as táticas de batalha e as invasões saxônicas são incríveis. O crescimento do cristianismo em meio ao paganismo é algo surpreendente, as batalhas de rituais entre Nimue e os outros druidas é algo medonho.

Acompanhamos o crescimento de guerra do Derfel Cadarn, o narrador do livro, desde novinho, quando matou seu primeiro inimigo, até ser um fiel escudeiro de Artur, ser um Lorde. Particularmente eu gostei muito mais de Derfel do que do próprio Artur, que obviamente é um homem bom e forte, mas sempre fazendo promessas sem saber como cumpri-las.

Acompanhamos também a verdade sobre Lancelot, um cara que simplesmente me irritou, além de ser covarde. Diferentemente de seu irmão, Galahad, que se torna amigo de Derfel e um ótimo guerreiro cristão.

As crônicas de Artur, é uma trilogia onde é contada a mais fiel história de Artur narrada até hoje. A partir de novos fatos e descobertas arqueológicas, mostra o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro que luta contra saxões para manter unida a Britânia.

?Numa terra dividida entre diferentes senhores feudais e seus respectivos interesses e ameaçada pela invasão dos bárbaros, Artur emerge como um guerreiro corajoso e poderoso capaz de inspirar lealdade e unir o país.?

Valeu a pena esperar pra ler esse livro. É muito bom quando você morre de vontade de ler um livro e ele simplesmente supera suas expectativas. Assim me senti com meu primeiro contato com Bernard Cornwell. Simplesmente incrível.

pattymulder 07/10/2021

A narrativa e os personagens são apaixonantes. Derfel como o arqueiro da saga do gral nos prendem.
A descrição das cenas de batalha são incríveis.

Rodrigo 12/05/2021

Recomendo, muita ação, guerra, luta, sangue. Não vejo a hora de ler o segundo da trilogia que já está no carrinho para compra rsss.

Sparr 15/01/2021

Um excelente cronista, um excelente jeito de contar.
Demorei a conseguir mensurar a leitura que fiz, com tamanha riqueza de detalhes, que por vezes, me fez esquecer que trata-se de uma ficção.
Defel, personagem muitas vezes esquecido em relatos sobre Arthur, é neste repertório um contista sem igual. Faz um relato preciso daquilo que viu e fez enquanto teve Arthur como seu senhor.
Gosto muito do que encontrei como relato sobre o que possivelmente seria a terra de Avalon, sobre como a fé estava intrínseca nas questões políticas e de divisões territoriais, tanto ou mais do que a expansão e as divergências culturais e sociais.
Meu desgosto por Guinevere e por sua péssima e frívola postura, desgosto que adquiri lendo as As Brumas de Avalon, seguem firmes aqui. Ela muda algumas coisas bem específicas neste livro, mas a essência de alguém péssimo, segue vivo. Lancelot também é uma porcaria, e isso o torna muito mais real a mim do que os relatos de algumas lendas Arturianas que já li a respeito do homem. Sempre enfeitadas demais.
Esse livro torna Arthur mais real, mais vivo, mais honesto e humano, quem sabe talvez, mais próximo de uma realidade?! O misticismo aqui fica por conta do que os homens acreditam, do que eles pensam ter visto, do que preferiam acreditar, da força dos boatos e de suas próprias crenças. Não é tão certo, ou presente como certo o misticismo que vemos em outros relatos. E gosto assim, dessa forma de aparecer a fé como a certeza do coração do homem, não como algo absoluto. Gostei muito do primeiro volume e seguirei na saga. Uma aproximação assim, deixa a lenda muito mais viva e presente a mim.

Gostei demais das pausas para que a rainha Igrane desse suas impressões, é como se ela acompanhasse o relato juntamente conosco.

Edson Camara 05/09/2020

Este é um dos melhores livros que já li. Para quem gosta de aventuras da idade média com cavaleiros e princesas, intrigas, feitiços e muitas batalhas violentas e sangrentas é fantástico. Ler Cornwell é como assistir a um filme, o autor é muito bom em descrever personagens, lugares e eventos. As descrições das batalhas e lutas individuais com uso das armas da época provoca o gosto e o cheiro de suor e sangue, e não são limpinhas como no cinema, quando um homem é aberto da clavícula a bacia por uma espada bretã, não é só o grito e o sangue que jorram, suas entranhas e tudo que tem dentro explodem em textura e odor fétido na cara de quem estiver por perto.
O bullying como conhecemos hoje deve ter iniciado nesta época, o costume era o xingamento e cusparada geral antes de iniciarem as batalhas, o objetivo era arrasar a moral do inimigo antes da luta.
O rei do inverno conta a história de Artur e de todos os personagens históricos que coexistiram com ele. Cornwell acaba com a reputação de muios deles, como o próprio Artur, que nunca foi rei e tinha algumas fraquezas como confiar em excesso nos inimigos.
Você vai encontrar alguns famosos como Merlin, Lancelot, Galahad e lindissima e estrategista Guinevere. O enredo nos é contado em primeira pessoa por um dos cavaleiros de Artur, Derfel, que depois virou monge e nos presenteou com suas memorias.
É um livro fantástico, dinâmico, fácil e rápido de ler. Recomendo muito para quem é fã do gênero e para quem simplesmente gosta de se divertir com uma boa história recheada de batalhas, feitiços, amores, desilusões, intrigas, crueldade e esperança.

Fernanda.Lima 03/11/2020

Meu melhor livro de 2020
Amo histórias arturianas. Minha melhor experiência literária foi com as Brumas de Avalon, que mais se assemelha a uma fantasia.
Mas Cornwell coloca essa história num patamar de realidade que te faz amar e admirar cada personagem.
As cenas, guerras, os sentimentos são descritos com uma maestria que toca leitor.
Ansiosa para continuar a série!

valentina 13/08/2020

fantástico, simplesmente. a narração te prende de uma forma absurda, e, como alguém que sempre teve uma dificuldade particular em entender cenas de ação, devo dizer que Cornwell realmente É tudo isso que falam. não há um momento em que a leitura seja penosa, mesmo com os diversos nomes de lugares e pessoas estranhas. valeu muito a pena

Laura.Novelli 25/02/2021

Primeiro volume da trilogia "As Crônicas de Artur", Bernard Cornwell faz uma belíssima interpretação das lendas arturianas, trazendo Artur não como Rei, mas como um exímio guerreiro.

Todos os famosos personagens como Merlin e Morgana estão presentes aqui, e podemos viajar com eles nesse romance passado na Bretanha, em meio a conflitos políticos e religiosos.

A história é narrada por Derfel Cadarn, um dos antigos guerreiros de Artur, que nos conta essa épica aventura quando já é um monte ancião.

Ansiosa para retornar à este mundo no segundo volume da trilogia, "O inimigo de Deus".

Capives 28/02/2022

Conhecendo a Britânia
Foi uma excelente introdução ao universo, gostei de muitos personagens e me sinto parte das lutas, sofrimento e glórias deles

Isa 07/07/2023

O rei do inverno
Primeiro livro da trilogia As crônicas de Artur. Trilogia essa que diz ser a história mais fiel sobre ele já escrita, apesar dos poucos registros existentes dessa época conhecida na história como Idade das Trevas.
Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar do Arthur e seus cavaleiros alguma vez na vida. Essa história é contada por um dos integrantes do exército de Arthur: Derfel Cardan e, consequentemente, sob o seu ponto vista.
O que observamos nesse livro é que Arthur nunca chegou a ser oficialmente Grande Rei da Bretanha, mas sim, o protetor do rei, pois este, chamado Mordred, ainda é um bebê e aleijado, o que, para a época, era um sinal de mau agouro.
Enquanto os saxões tentam invadir a Bretanha, Arthur também tem que lutar com os próprios governantes do império que estão divididos e querem o poder para si. O fato de Arthur ter rompido com um noivado que iria unir toda Bretanha e casado com a famosa Guinevere causou mais desavenças. Claro, como toda boa história de Arthur, não podíamos ficar sem nosso querido Merlim e também Morgana, apesar dessa última não ter um foco tão importante nesse livro. A sacerdotisa de maior importância ficaria a carga de Nimue, uma das amantes de Merlim. Temos também Lancelot, mas que, do ponto de vista de nosso narrador, não passa de guerreiro de meia tigela. Achei uma história fantástica, primeiro contato que tenho com esse escritor já muito famoso no meio literário e, só posso recomendar esse livro para todos que amam uma bela e boa fantasia histórica.

Ariana 10/07/2020

Resenha: o rei do inverno
O livro conta a história do famoso Rei Arthur, Lancelot e a Excalibur. Porém a narrativa acontece de maneira diferente dos contos de fadas, o período da idade média é descrito com fidelidade e sem embelezamento, como de fato foi. A narrativa é boa e a leitura é interessante. Para quem gosta de livros de guerra é interessante. No último capítulo o autor nós deixa com umas questões em aberto e isso só dá mais vontade de ler os outros dois livros.

Renato 20/01/2022

O Rei do Inverno
O Rei do inverno nos apresenta:

I – Descrição dos lugares, costumes, religião, cultura e personagens muito bem escritas e fácil compreensão.
II – Apesar de bastante nomes de pessoas e lugares o autor de aloca muito bem e por vezes explica e nos lembra quem é quem.
III – Uma estória da lenda Arturiana com bastante sensatez e mais humanizada do que fantasiosa como já vimos em outras edições, talvez esse ponto seja negativo para alguns que gosta mais de magia e algo mais lúdico, mas ambos me agradam.
IV – As batalhas são muito elaboradas e com uma descrição do qual parece que você (leitor) é quem está empunhando uma espada, lança, machado e etc...
V – Tramas envolventes, traições, quebra de confiança, crença, amor, ódio, alianças, paz, descobertas, aparições surpreendentes, diálogos bem construídos e uma narrativa de alto nível são o que encontraremos nessa grande obra.

O que eu disser além disso, corre o risco de estragar sua leitura, por isso mergulhe sem medo e permita – se desfrutar da presença de Derfel e sua bela estória de Artur, ou melhor, da Idade das Trevas.

Tamiris 18/01/2021

O rei sem terra
A história é narrada por Derfel que é grande admirador e foi um dos guerreiros de Artur sobre encomenda para a rainha Igraine. Artur era muito admirado tanto como guerreiro como pelo seu caráter era carregado por sua consciência e glória fazia as pessoas se sentirem únicas ao falar com elas, o que faziam com que muitos o adorassem tanto, também era um grande estrategistas, quando as coisas apertavam e parecia não haver luz ele ressurge com uma ideia. Estava em busca de paz, porém por uma quebra de juramento acaba ocasionando uma guerra entre seu povo.
O ponto auge do livro e o aparecimento do Merlim com o seu jogo de palavras sarcásticas e engraçadas, a ida de Derfel a ilha dos mortos e a última batalha.
O autor passa outras facetas dos personagens. Lancelot é um ?bundão, vaidoso. Merlim, Morgana e Nimue usam alguns subterfúgios para mostrar seu poder e enganar as pessoas.
Não tem muitas ?magias? igual em outras lendas arturianas, mostra um pouco mais próximo da realidade.
Vamos ver o que o próximo traz ?
Pedro 19/02/2021minha estante
Ótima resenha, Tamiris. Ainda estou na metade do livro, mas minhas impressões são bem parecidas com as suas.

Tamiris 19/02/2021minha estante
Obrigada Pedro. Você vai gostar bastante do desenrolar do livro. Até agora o segundo está sendo o meu preferido. Já passou pela ilha dos mortos ?

Pedro 19/02/2021minha estante
Acabei de ler o capítulo em que Derfel resgatou Nimue na ilha dos mortos.
Obrigado pelo incentivo, Tamiris:)

Lhia Payne 03/05/2022

"Ao Senhor das Guerras"
Esse livro me surpreendeu muito, ameiiiii. E não vejo a hora de ler o próximo! "Para Bel!" Chega me arrepieiiiiiii. Morri quando Merlin apareceu no finaaal?
Deixando todo meu amor para Defel e Galahad... e para Artur também (apesar da raiva que sinto por ele ter ficado com a "prostituta").
Livro escrito de forma excecional?

Vinicius39 12/01/2022

O Rei do Inverno
Já conhecia a escrita de Bernard Cornwell que tange a realidade como nenhuma outra. Ele consegue nos guiar por uma história tão rica em detalhes que se torna muito plausível.

Adorei a forma como ele aproveitou as lendas, as poucas "confirmações" históricas e criou este livro maravilhoso.