O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Batalha 02/09/2009

Sangue, suor e aço... e muitas PAREDES DE ESCUDOS!
Tenho um carinho especial por este livro, pois este foi aquele que me introduziu no mundo de Bernard Cornwell...
Depois deste virei fã do homem e já tenho em minha coleção praticamente todos os livros lançados no Brasil, mais alguns em "pocket book".

O Rei do Inverno foi um livro que me surpreendeu pelo realismo e pela capacidade de prender minha leitura do início ao fim. BC simplesmente reinventou o mito do Rei Artur.

O realismo das cenas de batalha é tão grande que a gente praticamente pode sentir o cheiro de suor e sangue de uma parede de escudos ao longo das páginas...

Impossível não se revoltar com Lancelot, assim como também é impossível não se divertir com as tiradas de Merlin, com amostras do mais fino humor britânico. Ironico e sarcástico...

As religiões antigas, o crescimento da igreja católica, os antigos rituais, à reconstrução de época simplesmente perfeita, as táticas de guerra, as intrigas, a invasão saxônica...

Com esta obra Bernard Cornwell simplesmente me arrebatou! Sem rodeios, sem finais felizes e sem fantasia...

Até o momento, em conjunto com os demais livros da trilogia (pois considero o conjunto como uma obra única) este foi o melhor romance que já li em minha vida.

Depois deste eu comecei a me interessar por romances históricos e agora não consigo mais parar!

Recomendo a todos!
Vanessa.Pitsch 18/03/2013minha estante
Acabo de ler sua resenha, mas não entrei na sua estante ainda. Estou começando a ler a trilogia, mas como você comentou que está interessado em romances históricos, tomei a liberdade de te indicar dois. O primeiro é "Os pilares da Terra" e sua continuação "O muno sem fim" de Ken Follett; e a segunda é uma "La Catedral del Mar" de Ildefonso Falcones, apesar de ser espanhol, acredito que já haja alguma edição por aqui. ;)

Vanessa.Pitsch 18/03/2013minha estante
Acabo de ver que você já leu os de Ken Follett... Espero que não se importe com minha intromissão...

Marcia.Castro 20/09/2020minha estante
Estou terminando o último, Excalibur, lendo aos poucos pra retardar o máximo possível o final! Não quero q termine! Confesso q gostaria que houvesse um pouco mais de romantismo, principalmente em relação à forma como Artur é retratado. Mesmo assim, é uma obra imperdível!!

Wagner 03/11/2021minha estante
Tb sou fã. As cenas de batalha por ele descritas são imbatíveis. Podemos quase visualizar a ação. Gosto mto da série o arqueiro e Sharpe.

Isabella1638 10/01/2024minha estante
Esse livro é incrível ao ponto de querer um escudo e uma lança pra entrar na parede junto com os personagens ??

Gustavo Rodrigues 08/02/2022

A era arturiana sempre foi, e ainda é, muito explorada em diversos livros e filmes. Cada autor aborda da sua maneira, já que a história de Artur é cheia de mistérios e incertezas, e acho que o Bernard Cornwell fez uma das melhores abordagens, considerando apenas esse primeiro livro. E, segundo muita gente diz, os próximos livros são ainda melhores, então acho que minha opinião quanto a isso não vai mudar.

O Rei do Inverno retrata o começo da história de Artur na Britânia, mostrando como ele começou a se tornar uma lenda como guerreiro, líder e ser humano. Tudo é narrado por Derfel, grande amigo e companheiro de batalha de Artur, e por conta disso o leitor acaba tendo uma visão do Artur embasada no próprio ponto de vista do Derfel, mas isso não é algo prejudicial. Acho que não haveria ninguém melhor para contar a história de um grande guerreiro do que seu fiel companheiro de batalha e de vida.

É impossível ler esse livro e não ficar impressionado com a qualidade que o Bernard consegue retratar as batalhas. Em nenhum momento o leitor se sente perdido ou desnorteado de alguma forma, mesmo a luta contendo centenas e centenas de soldados por todos os lados. A narrativa é cadenciada, mas sem perder o ritmo frenético da guerra, deixando tudo explicado nos mínimos detalhes. De fato, é totalmente possível visualizar tudo que acontece e até se sentir lá.

Outro fator muito bem retratado aqui é a guerra religiosa que, por mais que não tenha sido tão abordada quanto imagino que seja no segundo livro (devido ao título), ainda é aludida e torna muito interessante ver o conflito entre Cristianismo e Druirismo. Mostra que a religião, principalmente num passado distante, sempre esteve interligada com guerras. Nem sempre sendo o motivo principal, mas ora sendo um motivo secundário, ora servindo como ?arma?, principalmente no caso dos Druidas.

Não consigo indicar um ponto negativo sobre O Rei do Inverno, por mais que eu tente. Não achei a leitura lenta, muito menos enfadonha, e só consigo ver que é uma excelente ficção história, cheia de tramas políticas e batalhas emblemáticas. Para quem curte o gênero, não tem erro. Para quem não curte tanto, é uma ótima opção pra começar a gostar.
Aline Michele 09/02/2022minha estante
E a entrada no livro do Artur, nossa que coisa linda! Sou fã do personagem desde que li As Brumas de Avalon e mudou a história e o autor e eu continuo fã

Gustavo Rodrigues 09/02/2022minha estante
Já vou colocar na lista esse livro que tu citou , Ale ?

Aline Michele 09/02/2022minha estante
As brumas é um dos meus livros favoritos da vida! Espero que goste ?

Lhia Payne 09/02/2022minha estante
Podem me dizer qual o final do Lancelot nesse? Quero saber se é o mesmo que em As Brumas de Avalo.?

Aline Michele 10/02/2022minha estante
Eu não li todos ainda, mas achei o Lancelot desse aqui bem diferente do Lancelote das Brumas

Lhia Payne 11/02/2022minha estante
Aaah, obrigada?

Michelle.Gandolfi 21/02/2023

O Rei do Inverno: Paz na Grã-Bretanha?
Que livro maravilhoso!!!
Sem palavras com essa primeira experiência ao ler uma obra de Bernard Cornwell.

As batalhas são tão bem detalhadas, que parecia que eu estava no meio da guerra, em conjunto na linha de escudos, sentindo a ansiedade e excitação de todos que por ali permeavam!

Fui capaz de visualizar 100% o físico dos personagens e lugares apresentados, pois o Sr.Cornwell soube minuciá-los MUITO bem.

Incrível a relação de amor e ódio tão agravantes que sentia com determinados personagens!

Muito interessante que o Cornwell, com toda a certeza, deixou todos os seus leitores ansiosos ao dizer algumas vezes, que determinadas atitudes dos personagens, poderiam gerar um rebuliço enorme para a trama.

Realmente é um autor genial, digno de cada estrela dada por todas as pessoas. Tendo isso em vista, não poderia dar menos que 5 estrelas.

Obrigada, Bernard Cornwell.
Regis 21/02/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Michelle. Esse está na minha lista para esse ano.

Michelle.Gandolfi 21/02/2023minha estante
Obrigada, Régis.
Acredite, você com certeza vai gostar!!

Geovana 22/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado desse livro, Michelle ?
Os outros livros da trilogia também não deixam nada a desejar, são demais.

Michelle.Gandolfi 22/02/2023minha estante
Geovana, eu simplesmente amei!!?
Estou ansiosa para dar início aos próximos.

Felipe 11/04/2023minha estante
Excelente resenha! A trilogia de Arthur foi o que me levou a acompanhar as obras do Cornwell. Ele é ótimo!

Michelle.Gandolfi 12/04/2023minha estante
Muito obrigada, Felipe. Pretendo voltar logo logo para ler O Inimigo de Deus e estou ansiosa por isso!

Rosangela Max 05/11/2022

O primeiro volume de uma Trilogia épica.
Adorei a forma como o autor escolheu contar sobre a lenda de Artur, principalmente mostrando uma Guinevere e um Lancelot bem diferentes dos que outros autores retrataram.
Tem outros personagens icônicos como Merlin e Morgana, mas também tem personagens que não trazem toda essa bagagem de lenda, mas que já conquistaram meu coração, como o Derfel (o narrador da saga), a Nimue e o Galaad.
Não tenho muito o que falar porque esse é só primeiro livro da trilogia e tem muita coisa para acontecer ainda, mas se tem uma coisa que não muda, e logo nas primeiras páginas já é perceptível, é a escrita espetacular de Bernard Cornwell.
Todo os livros que li dele foram inesquecíveis e essa história, sem dúvida, é a sua grande obra.
Para quem ama romances históricos, leitura mega recomendada.
Aline Michele 06/11/2022minha estante
Eu também gostei muito desse

Paloma 07/11/2022minha estante
Já li a trilogia inteira e Derfel tornou-se um dos meus personagem preferidos de tudo que já li. ??

Diego Ramos 07/11/2022minha estante
Esse livro é mesmo muito bom! Gostei bastante ?

Janaine.Mioduski 11/11/2022minha estante
Essa trilogia é a minha preferida do autor. Simplesmente perfeita! ?

Josevan 13/11/2022minha estante
Adorei seu comentário. Não conhecia a obra. Já entrou para a minha lista de desejos.??

Rosangela Max 13/11/2022minha estante
Bernard Cornwell é sensacional! ?

Mari 08/06/2023

"Reinos precisam de reis, e sem eles não há nada além de terra vazia convidando as lanças de um conquistador."
Derfel, um padre já idoso e nosso narrador, está escrevendo sobre Artur a pedido da Rainha Igraine, que morre de curiosidades sobre o assunto. Sendo antigo guerreiro e amigo próximo de Artur, Derfel se incube dessa tarefa de retratar para sua rainha a vida e os grandiosos feitos do rei não nomeado, sobre a desculpa esfarrapada de estar transcrevendo o evangelho em saxão.
Derfel está presente nos acontecimentos desde o nascimento de Mordred, herdeiro da Dumnonia. Infelizmente o nascimento do edling é totalmente conturbado, o mesmo nasce com um pé torto, Merlin está ausente a um bom tempo e seu avô o Grande Rei Uther tem complicações de saúde que trazem a certeza de sua morte iminente. A Britânia está permeada por constantes disputas de poder entre os reinos e ameaças de invasão saxã e outros povos.
Quando Uther morre, Artur acaba voltando à Dumnonia e se tornando um dos guardiões de Mordred. Ele promete entregar o reino a ele assim que o bebê atinja a idade de governar por conta própria, mas enquanto isso não acontece, assume a responsabilidade de proteger o trono de Mordred.
Artur vive e luta em prol de uma paz, a qual ele mesmo acaba se desviando quando quebra um juramento. O Artur mostrado vai além de todas as histórias contadas, sem dúvida alguma um homem de grandes feitos dentro e fora de batalha, porém não isento de defeitos, que demonstra uma parte bem humana do personagem histórico. São muitos os personagens e lugares citados, não atoa que Bernard te dá uma prévia de alguns dos mais importantes para ti não se perder.
Em segundo plano temos as disputas religiosas. O cristianismo aos poucos vai tomando conta do mundo e aí vemos o motivo do sumiço de Merlin, ele luta para manter a religião antiga, dos druidas, viva e assim devolver aos deuses o domínio da Britânia.
Foi uma leitura muito, mas muito fácil e rápida. Já até comecei o segundo em sequência. Medo dessa saga me render uma ressaca de tão rápido que estou devorando ela.

Vee_1008 18/03/2022

Uma experiência única
Vou começar falando que o início foi bem complicado para mim, começando pelo fato de que não é uma fantasia e sim uma ficção histórica, o que me pegou desprevenida já que a história acabou sendo bem diferente do que eu imaginava.

Ter que apagar as informações prévias que tinha na minha mente sobre a lenda de Arthur foi um pouco complicado, mas depois que consegui me desvencilhar disso a história fluiu bem mais pra mim.

Foi um livro que tive que ler com calma, não foi tão fácil, mas com certeza valeu a pena. A riqueza de detalhes existentes aqui é surreal, teve um aprofundamento muito grande nessa época, o que só deixou tudo mais incrível.

Depois que superei o choque de informação que eu tinha, a história abriu de uma maneira incrível, os personagens, a narração e as batalhas trouxeram uma coisa única para a história. E o final foi incrível, sério, o sabor.

Foi de longe uma surpresa maravilhosa.
Elcimar.Matos 18/03/2022minha estante
to doido p ler essa saga!

Vee_1008 18/03/2022minha estante
Vc n vai se depender

Cleyton 20/05/2022minha estante
É o próximo da minha estante.

Daiana.Maia 27/02/2022

Gosto de ler sobre as lendas Arturianas, conhecer as várias versões, e a versão de Bernad Cornwell é primorosa, muito descritivo nos transporta para dentro da história e das batalhas da Bretanha.
Dimas Lins 27/02/2022minha estante
Anotei pra ler!

Daiana.Maia 28/02/2022minha estante
Ótimo escritor, não vai se arrepender.

Dimas Lins 28/02/2022minha estante
Já marquei que quero ler!

Daniele.Junghans 13/05/2022minha estante
A forma como ele narra, na primeira vez que li, foi aterrorizante e fascinante! Não tinha como ler com as mãos tapando os olhos, hehehe, mas quando terminei, saí com outra forma de rememorar as histórias do passado no mundo.

Daiana.Maia 14/05/2022minha estante
Ele é muito bom em descrever as lutas, o autor te transporta para as batalhas ,

Daiana.Maia 14/05/2022minha estante
Gostei de como ele aborda a lenda de Artur, em outro livro que li o Mordred era filho de Arthur e não sobrinho, Merlin era mais presente, Morgana era poderosa e perfeita, Nimue era poderosa no outro livro, porém implacável que chegava a crueldade. Gosto de várias abordagens da lenda, tenho outros autores na minha lista para ler sobre Artur

Claudia 27/04/2010

As Crônicas de Artur
Primeiro livro da trilogia de Cornwell. A história é contada por Derfel, guerreiro e amigo leal de Artur, que conta sem muito misticismo as lutas de Artur e seus guerreiros para garantir a paz na Britânia. Este é exatamente um dos pontos fortes da narrativa de Cornwell, que tornar Artur o mais real possível, deixando de forma questionável a magia que sempre envolveu suas lendas.

Os detalhes que Cornwell traz à obra com suas pesquisas históricas criam um ótimo e claro retrato da época. Detalhes como a vestimenta, comida, bebida, moradia, os reinos, além das excelentes descrições de batalhas, traz um grande realismo à história.

Nesta versão Artur não é rei, mas um guerreiro de bom coração e desde jovem bastante respeitado por seus soldados. Filho bastardo do Rei Uther, Artur faz um juramento a este para garantir o trono ao seu neto recém-nascido, Mordred, para quando estiver em idade de obtê-lo. A história de Artur sempre volta a este juramento.

Personagens que sempre conhecemos pegam uma vestimenta nova, mostrando-se diferentes de como sempre foram vistos, principalmente no caso de Lancelot e Guinevere. A narrativa é envolvente e apaixonante com vários personagens marcantes e fortes como Nimue, Merlin e a própria Guinevere. Obra fantástica e cativante, que conta uma versão diferente de uma história já conhecida. Super recomendado!
Guga 09/12/2015minha estante
Amo esse livro, acabei de ler e adorei. Indico pra quem gosta de muito, mas muito sangue e intrigas.

Claudia 04/01/2016minha estante
Amo esse livro também Guga, e a história continua excelente no segundo e terceiro livro da série!

Otávio - @vendavaldelivros 03/03/2021

“Os bardos cantam o amor, celebram as chacinas, exaltam reis e lisonjeiam rainhas, mas se eu fosse poeta escreveria elogiando a amizade.”

O destino é inexorável. Talvez essa seja a frase que mais represente as obras e os personagens de Bernard Cornwell. O destino é implacável, inflexível. Independente de todas as preces, tudo acontece como deve acontecer e quando mergulhamos na Britânia do século V para conhecer a história de um Artur que nunca foi rei, mas vive no imaginário popular como um, conseguimos sentir isso em cada página que viramos.

“O rei do inverno” é o primeiro livro da trilogia das Crônicas de Artur do escritor britânico Bernard Cornwell. O livro narra a vida de Artur através dos olhos de Derfel, um de seus comandados e amigos. Se baseando nos pouquíssimos relatos históricos que falam sobre a existência de um Artur na Britânia do século V, Cornwell usa de toda a sua capacidade literária para tornar reais personagens como Merlin, Lancelot, Guinevere e o próprio Artur.

Quem já leu alguma obra de Bernard Cornwell com certeza se identifica com o estilo do autor. Li praticamente todos os livros das Crônicas Saxônicas e é impossível não encontrar semelhanças entre as obras. Nada disso, porém, afeta a qualidade do trabalho feito em “O Rei do Inverno”. Mesmo o uso do “deus ex machina”, que é comum nas obras, é bem utilizado e encaixado no enredo de “O rei do inverno”.

Com batalhas muito bem descritas e impossíveis de parar de ler, Cornwell apresenta uma história forte, instigante e que prende a atenção do leitor. Da humanização do Artur semideus, passando pela personalidade contestável de Merlin até a descrição do cenário político e social da Inglaterra (que ainda não existia) do século V, “O rei do Inverno” inaugura de forma espetacular uma trilogia aclamada e que tem tudo para manter o ritmo. Um livro que terminamos torcendo para que o destino da obra seja, de fato, inexorável.

site: https://www.instagram.com/p/CL-CS5ADO0e/

lorran_dossantos 10/07/2022

Inesquecível.
Meu primeiro contato com Bernard Cornwell. Até então, eu conhecia apenas a série The Last Kingdom. Que grata surpresa, pois eu não esperava nada e se tornou meu autor Top2.
Carlos 10/07/2022minha estante
Qual seu autor preferido?

lorran_dossantos 10/07/2022minha estante
É o Professor Tolkien.

Aline Michele 13/01/2021

Sensacional
O Rei do Inverno é o tipo de livro que posso chamar de incrível, sensacional e de tirar o folego. Bernard Cornwell escreve de uma maneira tão gostosa e tão realista que é como se eu estivesse bem ali no meio de tudo.
O livro é narrado pelo Derfel, enquanto ele escreve suas memórias e as entrega para a uma rainha chamada Igraine, que vai descobrindo a história junto com a gente.
Somos levados a um Britânia suja, com vários deuses, vários reis e muitas guerras. Aliás para quem gosta de cenas de batalha esse livro é recheado delas. Eu gosto muito, mas confesso que a carnificina atinge um nível estratosférico as vezes e que é preciso um estômago forte para ler as mortes narradas. Elas são bem detalhadas e banhadas a muito sangue.
Alguns personagens nesta história foram para mim um total desapontamento.
Lancelot é um ser covarde que não lutou de verdade nenhuma vez.
Guinevere consegue ser pior, interesseira e causadora de transtornos.
Morgana é estranha e eu espero que nos próximos livros ela venha a ser um pouco da Morgana que eu já li, aquela mulher forte e destemida. Aqui ela é apenas uma sacerdotisa, que é mais temida por sua máscara para esconder as queimaduras do que por seus poderes.
Já a Nimue é outra história, aqui ela é uma sacerdotisa muito poderosa que dá até medo. Mas ainda não decidi se gosto dela.
O Merlin é um dos melhores personagens, ele é engraçado e tem uma língua muito afiada que me fez rir em vários momentos.
Só uma coisa não mudou, Artur continua sendo Artur. Ele não é rei nessa história, mesmo assim não perdeu a majestade, que homem sensacional! A cena que ele aparece pela primeira vez, tem uma força monstruosa. Sabe quando você escruta a sua música favorita e se arrepia por inteiro? Pois foi assim que eu fiquei quando Derfel narra a chegada do Artur numa batalha. Que homem senhor, que HOMEM!
Não dá para saber se ele realmente existiu (eu espero que sim), se ele foi Rei ou se foi apenas um grande guerreiro, mas sabe aquela famosa frase Artur, rei que foi e Rei que será? Quando você lê as histórias com ele, a frase faz um total sentido. Eu nem tenho palavras para descrever o quão fantástico ele é.
Enfim, o livro é ótimo. É bem escrito, apesar de ter umas partes que são muito lentas. De ter muitos nomes, parece GOT de tanto nome estranho. Mas nossa, vale muito a leitura.
Fabiano133 26/02/2023minha estante
Que resenha bacana, entrou pra minha lista junto do restante da trilogia. A decepção talvez venha por meio de Morgana, a conheço das Prumas de Avalon, e lá ela é excepcional

Aline Michele 27/02/2023minha estante
Obrigada!
Ah eu adoro a Morgana lá, As brumas de Avalon é meu livro favorito. Eu preciso terminar de ler a trilogia rsrs

Nicoly 29/06/2020

É o primeiro livro da trilogia então obviamente é introdutório. Sendo assim, seu andamento é lento, principalmente no começo. Gosto de como os personagens mais importantes são apresentados e de como a história foi contada. A sensação que eu tive nesse livro foi de estar lendo literatura épica. A escrita do autor é fantástica.

Fico grata pelo livro ser narrado pelo Derfel, que sendo guerreiro e servo de Artur, tem um olhar mais geral, ficando sempre a par de tudo que acontece, quase como se fosse invisível. Além de ser um maravilhoso personagem.

As batalhas são incríveis, o enredo é interessante e os personagens tem bastante profundidade. Tirando o Arthur, acredito que os outros personagens são totalmente diferentes das demais versões de que eu já tomei conhecimento.
Victor Dantas 29/06/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler essa trilogia. Ainda não li nada do Cornwell

Nicoly 29/06/2020minha estante
É a primeira vez que leio algo dele e gostei muito da escrita. Parece que a gente viaja no tempo. Ele é muito fiel a história.

Evy 19/08/2010

Acho que assim como Igraine, Rainha de Powys, casada com Brochvael e patrona de Derfel, o narrador dessa história, eu ansiava pelo romance e beleza que sempre imaginei na história de Rei Artur. Assim como ela, também, imaginava feitos grandes para personagens como Morgana e Lancelot e ficava esperando flores onde as paisagens só podiam ser áridas, como a realidade: nua e crua.

A história começa com Derfel, um dos mais próximos guerreiros de Artur, reescrevendo a lendária história do próprio Artur a pedido da Rainha Igraine. Gostei muito desse recurso utilizado pelo autor, pois faz com que pareça ainda mais real a nossos olhos. Além disso, a narrativa é bastante objetiva e prende a atenção. O Rei do Inverno é o primeiro livro da coleção "As Crônicas de Artur" e é grande a diferença dessa história com outras tantas já contadas sobre ele. Cornwell, pelo que pude notar na leitura e pelo que escreveu em sua "nota do autor" foi o mais fiel possível aos fatos históricos da época e embasou sua pesquisa em recentes descobertas arqueológicas deste imortal personagem, o que deixa tudo ainda mais interessante.

Sou inegavelmente apaixonada pela história do Rei Artur e confesso que só não fui capaz de dar cinco estrelas a este primeiro volume pelos motivos explicados no começo desta resenha: eu esperei mais beleza, mais romance e mais charme, principalmente em personagens pelos quais sou tão apaixonada como Morgana e Lancelot, mas Cornwell só foi capaz de mostrar a realidade e foi ótimo neste quesito. A culpa das quatro estrelas é toda minha.

Abro um parênteses aqui para dizer que Guinevere se mostrou um pouco melhor aos olhos de Cornwell do que de outros autores que já li. E acho que se talvez tivesse lido primeiro este livro, antes dos demais, principalmente As Brumas de Avalon, talvez eu não a detestasse tanto. Mas não foi o caso, e o sentimento persiste.

Em resumo, ótima história: crua e memorável. Recomendo a leitura.
Lu 19/08/2010minha estante
Que ótima resenha, Ly!

É tão frustrante isso ás vezes: vc sabe que aquele livro tem uma qualidade superior, mas ainda assim a gente se sente incapaz de gostar mais dele, não é mesmo?

Sandra de Oliveira 20/09/2010minha estante
há muito tempo tenho vontade de ler esse livro, mas por algumas críticas negativas, acabei adiando....mas ele está na minha listinha de espera! ótima resenha!

Raíssa 17/02/2014minha estante
compartilho desse seu ódio pela Guinevere, doida pra arrumar um tempo pra ler essa trilogia, tá na minha estante já faz um tempinho

Gerson 11/03/2014minha estante
Ao meu ver Cornwell deu uma nova cor a Guinevere.
Ela é tradicionalmente odiada, é uma sonsa nas "histórias padrão" do rei Artur, é uma rameira nas Brumas de Avalon, mas quando o Cornwell põe a mão... antes de ler a série eu a desprezava, quando li o primeiro desgostei um bocado dela, no segundo passei a odiá-la, mas em "Excalibur", muda totalmente a coisa. Ela virou depois disso, um dos meus personagens favoritos das lendas de Artur.

Carlos 20/10/2014minha estante
Esse é um dos melhores livros que eu já li. Indico

Riva 25/10/2022

Derfel o maioral!!!
Gostei demais desse livro, completo demais, cheio de cenas de ação muito bem desenvolvidas e detalhadas, a trama é incrivel, vários personagens super marcantes, inclusive tem vários que dá vontade de enfiar uma espada na goela deles de tanta raiva kkkkk. ??

Sempre gostei muito das histórias de arthur e seus cavaleiros, com uma pitada da magia dos deuses e dos druidas é melhor ainda, foi bastante inovador pra mim, super indico o livro.?

Tefis 02/07/2021

O livro é uma obra prima, através da narrativa dos relacionamentos entres os personagens o autor faz com que o leitor se sinta inserido, como se estivesse ouvindo a história ser contada pra você.
Quem gosta de Arthur, Merlin e toda a grã Bretanha que envolve esse personagem ficaram satisfeitos com esse livro.