Curie e a Radioatividade

Curie e a Radioatividade Paul Strathern

Resenhas - Curie e a Radioatividade

Flavia Sena 30/01/2021

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre essa cientista tão falada. Foi uma leitura bem rica pra mim, o autor comentou detalhes da vida pessoal dela que, segundo ele, foram ocultados na biografia feita pela filha - algo que, apesar de "invasivo", acredito que deu uma profundidade maior à sua figura, pois mesmo se tratando de um livro curto conseguiu expor esses fatores "extra" como ênfase à personalidade forte, embora reservada, que ela tinha. Indico demais, muito inspirador!

"Sentíamo-nos muito felizes, apesar das condições difíceis sob as quais trabalhávamos." Costumavam se contentar com "um almoço simples de estudante" em meio aos aparelhos. "Uma grande tranquilidade reinava em nosso pobre e deteriorado hangar; vez por outra, enquanto observávamos uma operação, andávamos de um lado para outro falando sobre nosso trabalho, presente e futuro. Quando estávamos com frio, uma xícara de chá quente, tomada junto ao fogão, nos reanimava. Vivíamos numa absorção tão completa quanto a de um sonho."

Augusto 23/03/2020

Inspirador
Apesar de ser um livro pequeno, o autor foi capaz de despertar o meu interessante na vida da cientista.
Mônica Lyra 24/03/2020minha estante
Que bacana! Leu impresso ou ebook?

Augusto 24/03/2020minha estante
Ebook

Fernanda 12/01/2021

É muito interessante conhecer as pessoas que você admira. Assim que entrei na carreira acadêmica sempre tive uma admiração por Marie Curie, o livro ainda que curto, só fez essa admiração crescer. Mostra uma mulher fantástica, mas ainda um ser humano com suas dores e fraquezas, o que faz dela ainda mais brilhante em minha opinião.

Iris Zattoni 08/05/2021

O essencial sobre Marie Curie
Há tempos procuro uma biografia em português de Marie Curie e assistir ao filme recentemente lançado, só aguçou minha curiosidade.

Esta obra enxuta, perfeita para ler de uma única vez, foi a única que encontrei. Porém, contém o essencial: relata os fatos pontuais de sua vida pessoal e descreve com simplicidade, para que seja compreendido por leigos, suas conquistas na Ciência.

Ao contrário do filme, este livro não romantiza a vida de Marie Curie, pelo contrário: sem adentrar em indiscrição sobre sua vida privada ou focar em fatos ou comportamentos duvidosos, o livro trás um pouco mais que o básico e satisfaz.

Lab of books 28/10/2020

Musa inspiradora!
Marie,foi uma cientista incrível e uma "mulher maravilha"! Exemplo de mulher guerreira, estudiosa,forte,determinada!Ela é a minha inspiração!O livro conta,de forma resumida,a história dela e foi muito interessante de conhecer!Também fala sobre como ela fez as suas incríveis descobertas científicas!

Fiz a resenha dele no meu IG,vem conferir:

@laboratoryofbooks

Te espero lá com muitos posts bacanas!!

Maryellen 16/06/2021

A alma do futuro
Ouvi falar em muitos lugares que a Marie foi uma das mulheres mais influentes do mundo, mas antes da leitura não sabia a dimensão do impacto social de seus estudos.
A leitura foi impressionante, a sua busca pelo conhecimento foi incessante durante a vida, que foi muito equilibrada. Sua vantagem foi formar uma família apaixonada pelas ciências. Seu marido e filhas foram essenciais para que Marie nos deixasse seu legado.
Ela foi uma mulher forte, que passou por muitas dores, viveu a solidão e resistiu ao sinuosos caminhos que o destino a levou. Curie não esbanjou bens materiais durante a vida, ela viveu confortável o suficiente para se dedicar ao que amava. O livro ressalta que ela sempre tinha tirava alguns momentos para passear de bicicleta com o seu marido, e antes da descoberta oficial de uma substância, eles tiraram férias dos laboratórios e aproveitaram a companhia um do outro.
Infelizmente, a imprensa da época debatia por muitas vezes o caso amoroso ou de Marie se envolveu, após o falecimento de Pierre ela foi "desconvidada" ao seu segundo Nobel por causa das fofocas. Considerando que outros gênios da época também estavam envolvidos com polêmicas, a forma que trataram a cientista foi desnecessária e exagerada.
Biografia sintetizada e fluída, amei!

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 05/10/2021

Ela era muito fantástica
Eu não consegui largar o livro. Que cientista incrível!

Como todas as leituras que já fiz dessa coleção do Paul, ele sempre equilibra entre apresentar o lado humano do cientista e apresenta pra um leitor leigo uma compreensão científica. Ao falar da Marie, ele tem algum esforço para mostrar o impacto dela no mundo, tanto que senti vontade de ler algo mais completo sobre a vida dela e o seu trabalho.

Larissa266 20/12/2022

Uma cientista presa numa caixa
É um livro interessante, e acessível pra quem não tem achego com leitura nem ciência, vale a leitura como um incentivo a ambos.

Mas por outro lado, o autor fez o que eu temia que fizesse: Resumir uma cientista brilhante a simplesmente uma mulher - fora da curva de sua espécie por mulheres não fizeram isso desde sempre (sarcasmo) - que conciliava excepcionalmente seu trabalho e sua família, com participação ordinária de outros rolos amorosos - antes de Pierre e depois de sua morte - como sendo relevantes de se colocar em uma biografia pequena, onde tem tantos feitos mais relevantes.

Júlia Fortuna 06/01/2024

?Uma espécie de Albert Einstein de saias.?
Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). A descoberta dos elementos rádio e polônio renderam à Marie Curie o Nobel de Química, em 1911, o que a tornou a única pessoa no mundo com dois Nobel em áreas científicas diferentes. Seu trabalho subsequente promovendo a causa da pesquisa do rádio resultou em avanços capitais na física nuclear e no uso do rádio para a terapia contra o câncer. Além de ser fundamental no tratamento dos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. Após décadas de exposição à radiação em seu ambiente de trabalho, Marie Curie morreu em 4 de julho de 1934, aos 66 anos, no sanatório de Sancellemoz, na cidade de Passy, na França. Há fontes de pesquisa que atribuem a causa da morte à leucemia, enquanto outras falam de anemia aplástica. Ambas as doenças podem ser adquiridas pela exposição prolongada às substâncias químicas e elementos radioativos.

A narrativa do livro é muito específica e complexa sobre a vida e obra de Marie Curie, mesmo que certas partes a leitura se torne arrastada por não ter separação de capítulos, a escrita é precisa e remete exatamente a toda vida de Curie.

Ademais, em 1922, Marie Curie já havia se tornado uma figura mundialmente famosa na área das ciências. Naquela época os alemães ainda se orgulhavam de reivindicar para si o suíço-judeu Einstein; para não ficar atrás, os franceses arrogavam-se a polonesa Marie Curie. O nacionalismo só penetrara recentemente no campo da ciência, e ainda estava em seu estágio infantil. Mas iria se desenvolver depressa. Mais 15 anos e Hitler estaria desprezando a ?ciência judaica?: um tiro certeiro no próprio pé para a pesquisa científica nazista.

Indico para qualquer pessoa que tenha interesse de conhecer uma das melhores e mais revolucionárias cientistas do mundo!

(?Radioactive? é um filme produzido pela Netflix que tem como objetivo apresentar de forma visual a história real de Maria Sklodovska. A atuação de Rosamund Pike é impecável e o filme em si é muito bom e bem executado, ótimo para quem tem interesse em saber mais sobre sua vida)

Janaína Faria 29/04/2021

Simplesmente amei essa experiência de leitura.
Me interessei por algum material de Marie Curie após a estreia de "Radioactive" na Netflix nas últimas semanas. Aqui, temos um apanhado das mais importantes informações sobre a vida dessa mulher excepcional além das medidas. Como Química, sempre admirei os feitos de Marie Curie - ainda mais por ser uma mulher atuando ativamente na Ciência em uma época não tão afastada de nossos dias atuais mas, ainda assim, muito mais machista.

Daanihh 10/06/2021

Currie
Livro excelente breve e bem explicativo amei o jeito como resumiram a história sem perder qualidade com certeza vou ler outros livros da serie 90 min

Charly.nunes 21/01/2023

Marie foi uma pessoa incrivel, acho que esse livro não conseguiu abordar nem metade do que essa mulher fez e passou, mas sei que a intenção dp livro é ser pequena. Mas acho que seria ótimo se as menonas lessem para saber qiem foi a primeira mulher a ganhar um nobel

AndrA374 21/08/2023

Excelente
Marie Curie foi uma cientista excepcional, cujo trabalho pioneiro em radioatividade revolucionou nossa compreensão da física e da medicina. Sua dedicação e descobertas inovadoras continuam a inspirar e influenciar avanços científicos até os dias de hoje.