Merlim, O Mago

Merlim, O Mago Jean Markale

Resenhas - Merlin, O Mago

Jorge 24/02/2021

O Louco do Bosque
Bardo, poeta, conselheiro real, ecologista, feiticeiro, filho do diabo… Merlim é de fato uma personagem cuja significação ultrapassa de longe a sua dimensão realmente histórica. O autor deste livro parte do princípio, e elabora comentários aprofundados para explicar ao leitor os principais aspectos do Merlim histórico e do Merlim literário, esmiuçando a figura mitológica e histórica deste que é um dos maiores expoentes da época heroica bretã.

Particularmente, tive uma excelente experiencia de leitura. Muitos foram os ensinamentos. Um deles, que penso ser interessante destacar, é saber que no coração dos lagos e das florestas, no topo da Árvore do Mundo, Merlim faz seu canto e transmite a sua mensagem; Quando nos alimentamos do passado, iluminamos o futuro.

Um estudo incrível, reflexivo, definitivo, de valor inestimável. Estou apaixonado!

Bandrui de Gergóvia 22/12/2009

A magia de Merlim
Para o historiador e folclorista Jean Markale (autor do livro Merlim, o Mago), as lendas de Merlin (assim como as demais personagens arturianas como Viviane/Nimue, Guinevere, Lancelot) são reminiscências de lendas de Deuses e heróis celtas. Em um de seus mais brilhantes trabalhos, Markale interpreta com paixão a importância desses antigos mistérios e conduz o leitor a uma jornada quase xamânica rumo aos paraísos celtas – de Avalon a Tir na Og.