A Bird on a Windowsill

A Bird on a Windowsill Laura Miller

Resenhas - A Bird on a Windowsill

Laira.Tomaz 24/08/2016

É efêmero, mas pode durar para sempre
Antes de começarmos a ler esta resenha, duas palavras devem ser salientadas. São elas:

- Amar: adorar; possuir afeição por; demonstrar adoração por;
- Persistir: expressar constância; em que há insistência; continuar ou prosseguir;

As duas palavras acima já definem um pouco do que é essa trama lindamente construída pela autora americana, Laura Miller.

A Bird on a Windowsill é um livro sobre amor e a persistência de quem ama. Sobre a efemeridade das coisas e sobre saber enxergar e valorizar sua simplicidade, porque segundo dizem por aí, são as pequenas coisas que fazem a diferença. E realmente identificamos o quanto Savannah Catesby e Salem Ebenezer apreciam cada minuto que compartilham juntos.

Já vemos de cara que os dois personagens da trama guardam com carinho os instantes que viveram e as histórias que dividiram pelo modo como os capítulos são compostos. Contados e alternados sob o ponto de vista tanto do Eben como da Vannah, esses capítulos são divididos em dias, sendo contados desde o dia 1 que foi o dia em que eles se conheceram, e daí por diante. Isso é algo muito interessante de testemunhar, principalmente se você é o tipo de pessoa que guarda com todo o carinho e amor do mundo momentos vividos em alguma fase da sua vida que hoje definem um pouquinho de quem você é. Até porque, se pararmos para pensar, é muito fácil esquecermos das coisas e nem sempre prestarmos atenção àquele pequeno detalhe, quase imperceptível que pode se transformar em algo grandioso. Isso é quase uma teoria do caos, mas é verdade. Sob uma perspectiva bem particular, a grande carga emotiva do livro é trabalhada em cima disso, do simples, do fugaz. Fugaz que não precisa ser necessariamente finito. Tudo o que pode ser devidamente reconhecido e apreciado pode ser também enriquecido e guardado. Basta lembrarmos de um momento que nos marcou. Triste ou feliz, esse momento passou. Foi efêmero? Sim. Mas você ainda lembra dele, não é? Ele foi importante o suficiente para ser guardado na caixinha do que é inesquecível. Com Salem e Vannah os dias eram assim. Muitas histórias, muitos momentos, muita coisa para compartilhar.

Situada em uma cidadezinha chamada Allandale, a narrativa é límpida, fácil. Conta a história desses dois personagens — Eben e Vannah — que se conheceram durante a infância, passando por toda essa fase juntos, conhecendo a amizade, descobrindo coisas além e aprendendo a lidar com situações inesperadas. O enredo tem a capacidade de transmitir um sentimento tão... espontâneo. É de uma sensibilidade e naturalidade tão grande que a vontade de dar continuidade a leitura, o desejo de não querer parar é imenso.

Por último, é preciso pontuar: o livro possui dois epílogos bem curtinhos, mas destruidores. Curtinhos mas que resumem bem a essência da história. É efêmero, mas pode durar para sempre.

Laura Miller é uma escritora americana natural do Missouri, autora de mais cinco livros, dentre eles, When Cicadas Cry e Butterfly Weeds.

site: http://www.livrosminhaterapia.com/
Uilma 03/03/2017minha estante