ENERGIA MENTAL E FISICA

ENERGIA MENTAL E FISICA JIGORO KANO

Resenhas -

Leo M 20/03/2017

Um Clássico das artes marciais
Nas palavras do Shihan Wagner Bull, o presente livro é "um clássico que deve ser lido por todos os praticantes de artes marciais do Brasil"... Eu só teria uma coisa a acrescentar: acho que deveria ser lido por todos os praticantes de artes marciais, não apenas os Brasileiros....

daniel.gumiero 04/10/2017

a filosofia do pai do Judô
Para os amantes da cultura japonesa e, em especial do Judo, não é de se surpreender a necessidade de ler uma obra decorrente do pai desta arte marcial/esportiva. Com um conhecimento de vários idiomas e também ministro do esporte do japão, Jigoro Kano teve a missão de fundir os diversos ensinamentos de jujutsu com o budô, criando o mundialmente conhecido judo kodokan. Neste singelo livro, ele expõe seus motivos de assim fazê-lo, a origem e como trabalhar o corpo, mente e espirito nesta arte marcial.
Dá para ler o livro inteiro em uma tarde de chuva, mas adquirir conhecimento para toda uma vida.

Matheus.Bastos 15/03/2022

Conhecimento atemporal
Livro muito bom. Por vezes um pouco repetitivo, mas vai a fundo na verdadeira filosofia da arte marcial, nesse caso, o judô, mas que, para bons mestres, aplicam em todas as artes e que, como o próprio livro prega, deve ser usada na vida.

Como diz meu mestre: "se o jiu-jitsu que você aprendeu só serve dentro do tatame, de nada vale o seu jiu-jitsu"

Ramon 14/05/2023

...
"Nem todas as pessoas podem compreender o completo significado do judô, mas algumas conseguem"

"Se usarmos o termo seiryoku para designar a energia mental e física de uma pessoa, isso será expresso como seiryoku saizen katsuyo (o melhor uso da energia). Podemos resumir isso como seiryoku zenyo (eficiência máxima)"