Vertigo

Vertigo Pierre Boileau...

Resenhas - Vertigo (Um Corpo que Cai)

1 | 2 | 3 | 4

edisik 07/03/2023

É um bom livro de suspense policial. Temos que ler imaginando os anos 40/50 para poder aceitar as situações apresentadas.

Beatriz 18/12/2018

Sono
Realmente o q mais me agradou foi o cenário de Paris. A história me deixou revirando os olhos
Camis 18/12/2018minha estante
aff

Frank. 19/12/2018minha estante
Talvez você goste da adaptação do Hitchcock. É um dos filmes mais elogiados do diretor. :)

Adrielli 03/03/2022

Vertigem... Uma esposa misteriosa... Um passado traumático ... Um pedido ... Um amor.

O que pode dar errado ? Nesse livro, simplesmente tudo!

Após se aposentar da polícia e virar advogado o nosso personagem principal recebe um pedido de seu velho amigo dos tempos da faculdade, ele pede para vigiar sua esposa!

Mesmo se recusando de início, o personagem acaba cedendo , só não sabia que iria acabar se apaixonando... O resto da história só lendo para descobrir! Mas vou logo avisando que nem tudo é mil maravilhas !

Minha opinião: o livro é dividido em duas partes sendo a primeira a minha favorita , a segunda parte já é um pouco mais maçante , mas o que salva é o desfecho , eu particularmente fiquei chocada e sem reação , fiquei uns bons 10 minutos olhando para o nada e pensando nesse final kkkkk

" A extrema lógica talvez seja aquilo que chamam de loucura!"

"Pois há verdades que não podemos deter nosso pensamento sem sentir imediatamente uma vertigem da alma, cem vezes mais horrível que a do corpo"

"Não era possível! Mas quem sabe o que é possível?"

Fernanda.Despirto 15/05/2023

A história é boa, mas não gostei muito da escrita e do desenrolar do livro.
Comecei a ler sem esperar nada, ainda bem.

de Paula 15/02/2022

Qual é a verdade, afinal?
Fiquei muito curiosa para ler esse livro por ser uma das mais famosas obras do gênio do cinema, o Alfredinho. No entanto, esperava algo mais relacionado ao suspense investigativo, quando encontrei algo bem psicológico, com bastante fluxo de consciência e por isso, uma grande possibilidade de passar muita raiva. Tem certos tipos de personagens que são muito difíceis de engolir por serem soberbos, babacas e manipuladores. Habitar na cabeça deles é uma experiência angustiante e por isso, tornam as histórias tão marcantes. Não era o que eu esperava, mas me surpreendeu encontrá-la neste precioso livro.

A narrativa conta a história de um ex inspetor da polícia que tem medo de altura e por conta disso perdeu um colega em serviço e se culpa por muito tempo depois do ocorrido, indo se tornar advogado. Depois de anos sem ver seu amigo de infância, o advogado o recebe em casa e é convocado para o trabalho de seguir a esposa do velho conhecido e assim descobrir o grande segredo que Madeleine guarda. Ele passa a segui-la e a salva de suas tendências suicidas, mas não impede que uma grande desgraça aconteça: ele se apaixona por uma mulher casada. Após alguns eventos que muda a vida de todos os personagens, como a convocação para servir na África durante a Segunda Guerra Mundial, o advogado volta para Paris e descobre que precisa ir atrás da amada a todo custo, mesmo que saiba que ela já não existe. É assim que começa o surto desse alucinado e culmina ao grande desfecho do livro, de forma brilhante e inesperada.

Me incomodou muito a obsessão do personagem principal com a Madeleine dele. Era irritante ver como ele era péssimo com Reneé, toda a violência com a qual agia, o controle, a loucura e o alcoolismo tornavam a leitura morosa, embora o mistério envolvesse muito bem o leitor a ponto de relevar a chatice do protagonista. Sem isso, tenho certeza que não seria a mesma experiência.

O final é surpreendente e te deixa sem ter a real noção do que é real ou não. O protagonista é louco? Reneé finalmente conta a verdade? Mesmo sabendo o desfecho, não é possível saber de fato o que acontece e isso deixa à livre interpretação do leitor, o que torna mais empolgante e instigante ao mesmo tempo a leitura. É um bom livro. embora algumas passagens dentro da cabeça do protagonista sejam enfadonhas ou repulsivas. O melhor é conhecer de perto uma obra deste nível e observar o corpo cair enquanto pensamos no que aconteceu.

Naty__ 13/03/2020

"Vertigo – Um corpo que cai" acaba de chegar ao Brasil com uma edição de luxo lindíssima da coleção de Hitchcock. Capa dura, alto relevo e um trabalho estético para encantar qualquer leitor, principalmente os fãs de Hitchcock como eu. Este romance noir foi adaptado por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e filmado por Alfred Hitchcock em 1958.

Gévigne, um antigo colega dos tempos de faculdade, pede ao detetive Flavières que investigue Madeleine sua mulher. O que Flavières jamais poderia prever é que essa investigação causaria o tamanho transtorno na relação de amizade entre os dois e nos sentimentos dele, afinal, o jovem se vê perdidamente apaixonado por ela. E agora? O que fazer?

Seu cliente pede para investigar o motivo da mudança de comportamento de sua esposa, suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio. O que há de mais estranho é que não há sinal algum de amante, nenhuma doença e nenhuma simulação. Há apenas uma relação estranha com a bisavó.

É difícil não querer finalizar a leitura no mesmo instante em que começamos. Boileay e Narcejac nos prendem, nos arrastam para a história e não nos solta enquanto não queremos acalentar o coração de Flavières, descobrir os desconfortos de Madeleine e o tormento de Gévigne.

Ao finalizar a leitura é possível sentir dó, pena, raiva, agonia e medo. Seria mentira se dissesse que não senti, tanto desta história quanto de alguns personagens. Um medo inexplicável e, ainda, quando finalizei a leitura, apaguei as luzes do quarto e senti que tinha mais alguém nele, como se Flavières estivesse nele procurando Madeleine.

Foi uma leitura que li rapidamente, embora os diálogos não ocorressem o tempo inteiro, já que em muitos momentos temos as divagações de Flavières. Porém, a narrativa excelente proporcionou uma leitura ágil e fluida. Não tenho do que reclamar. Cinco estrelas e com o desejo de que tivesse mais um volume dessa obra – uma pena que as pontas tenham ficado tão fechadas com tudo resolvido e não existe essa possibilidade. Adeus, Flavières, Gévigne e Madeleine!

Quotes:
“- Você me dá medo – ele disse. – Mas preciso de você... Talvez precise ter medo... para desprezar essa vida que levo... Se ao menos tivesse certeza de que não está enganada” (p. 67).

“Há rostos que esquecemos; eles se gastam; o tempo os rói como aquelas figuras de pedra, nos umbrais de catedrais, cujas testas e faces pouco a pouco perderam o modelado, a palpitação da vida. Mas ela continuava intacta no fundo dos olhos de Flavières. O sol das tardes brilhava outrora ao redor dela como um nimbo” (pps. 105-106).
“Só os olhos continuavam perfeitos; só eles traíam Madeleine. Flavières pagou e foi até ela. Sentia vontade de abrir os braços, para abraçá-la ou para estrangulá-la” (p. 137).

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-vertigo-um-corpo-que-cai.html
Bianca Martins 03/05/2020minha estante
Essa versão está linda demaaais!
Livros bem definidos, sem pontas soltas é vida, mas é uma pena mesmo não ter mais um dessa obra! :)

Angela Cunha 11/06/2020minha estante
Eu babo literalmente nessa edição!!! Aquele tipo de edição que fica linda não só na estante, mas nas mãos dos leitores e claro, o autor é único né??
Espero ainda ter essa belezinha em mãos!!!
Beijo

Michelle 26/06/2020minha estante
O filme é incrível!
E o livro deve ser ainda melhor!
sem falar nessa edição linda.

Clau Melo 22/04/2021

Surpreendente!
Surpreendente!
Vertigo foi publicado originalmente em 1954 (D’entre les morts) e deu origem ao filme clássico de Hitchcock (1958), no Brasil, “Um corpo que cai”.
Assim que terminei o livro vi o filme.
Gostei muito de ambos.
Recomendo!

Luiz Carlos 31/10/2021

Queria assistir o filme, mas fui ler o livro...
Enquanto obra cinematográfica e sob a tutela de Alfred Hitchcock, "Vertigo" ou "Um corpo que cai" é considerado um clássico do suspense (que ainda não assisti conforme confessado), enquanto obra literária creio que esperava mais, o tema poderia ser mais bem explorado, o final é abrupto, uma verdadeira "queda" e quando se busca mais o livro simplesmente acabou. A vertigem talvez venha dessa morosidade da obra e da sensação de que em alguns pontos os autores querem acelerar no o ritmo - não dá narrativa, mas dá conclusão, talvez seja o mal relacionado aos livros que são pensados para virar filme (nos comentários finais há um texto que traz essa informação, "confessaram" ... "Mal sabia ele que a dupla Boileau-Narcejac havia escrito tendo em mente o próprio Mestre do Suspense").

Shadai.Vieira 15/11/2022

tão bom quanto o filme, ou melhor?
o filme é um clássico com imagens que marcaram o cinema
mas ele suaviza o protagonista, que aqui é repugnante
e o final do romance consegue superar o do hitchcock.

Annaplima 10/06/2022

?Pois há verdades em que não podemos deter nosso pensamento sem sentir imediatamente uma vertigem da alma, cem vezes mais horrível que a vertigem do corpo?

Maitê 10/08/2021

Não vi o filme (ainda), mas a dupla que escreve pensou em Hitchcook ao elaborar a história e é bem interessante ver essa construção.
É também uma excelente história de mistério, suspense e obsessão.

Ana Lícia 14/09/2021

Vertigo ( Um Corpo que cai) é o livro que deu origem ao clássico do suspense de Alfred Hitchcock. Eu sou apaixonada por Psicose, um dos meus filmes e livros favoritos do gênero, então fiquei curiosa para conhecer o romance Vertigo.

A obra francesa de 1958, se passa em Paris tendo como contexto histórico a Segunda Guerra Mundial.

Iremos conhecer o detetive Flavières, que a pedido de um antigo colega, Gévigne, irá seguir sua esposa. Pois, ela apresenta uns comportamentos estranhos, e ele está muito preocupado com sua segurança.

Madeleine é linda e rica. Vive aérea, distante e tendo comportamentos atípicos. Fica isolada olhando para o nada, dá uns passeios estranhos, e, tem histórico de suicídio na sua família, despertando a atenção do marido. Então ele pede ajuda para o detetive para descobrir o que está acontecendo.

Será loucura, possessão ou fingimento? E é isso que Flavières tentará desvendar.

A história é interessante, ficamos nos perguntando o que está acontecendo. O detetive não é um personagem agradável de se acompanhar, pois, sua mente é completamente confusa, ele duvida de tudo, e nos faz duvidar de tudo e todos também. (Aliás, não gostei dele. É daqueles personagens intragáveis.).
Mas o final foi surpreendente, eu não imaginava aquele desfecho, e fui feita de boba literalmente. O interessante que temos vários livros contemporâneos com premissas semelhantes.

Vertigo é um suspense psicológico francês cheio de camadas, e com reviravoltas inesperadas, mesmo a narrativa não me conquistando foi ótimo conhecer a obra que deu origem a um dos filmes mais elogiados de Hitchcock. No Brasil o filme se chama "Um Corpo que cai", na França é 'Sueurs froides". Em Portugal 'A mulher que viveu duas vezes'. ( Que faz muito sentido também, Haha). Só títulos criativos.

Fernando Lafaiete 16/07/2018

Vertigo (Um Corpo que Cai): Gosta de mistério? Então tente desvendar este!!
***Não possui Spoiler***

Já fazia um bom tempo que tinha curiosidade de ler Vertigo (Um Corpo que Cai), o romance policial considerado por muitos um clássico da literatura policial francesa..., seja pela notoriedade no gênero quanto pela fama da adaptação cinematográfica de Alfred Hitchcock; considerada pela crítica sua melhor adaptação. Quando resolvi lê-lo, fugi da sinopse e embarquei na trama sem saber absolutamente nada. A presença do romance em uma lista de livros policiais essenciais para quem curte o gênero, me fez parar de postergar.

A história criada pelos autores Pierre Boileau e Thomas Narcejac, conhecidos apenas como Boileau-Narcejac, narra a jornada de Flavières, um detetive que resolve aceitar o pedido de um velho amigo... Seguir os passos de sua esposa que estaria tendo comportamentos estranhos. A mesma estaria tendo momentos de inanição, além de estar supostamente obcecada por uma avó que ela nem mesma chegou a conhecer. Estaria ela sendo assombrada pelo espírito da avó ou a trama é muito mais complexa que isso?

O desenvolvimento da trama é excepcional e a escrita é de alto nível. A narrativa tecida por Narcejac (o autor responsável pela estruturação e desenvolvimento) é muito bem articulada. Os mistérios e plot-twists são bem inseridos e a construção de diálogos e psicológico dos personagens é impecável.

Ao longo da leitura, formulei milhares de teorias e cheguei a desconfiar de todos, principalmente do personagem central. Impossível não se questionar o tempo inteiro. Estou lendo um livro sobrenatural ou estou lendo um livro policial? O protagonista está envolvido e estou sendo enganado? O que está acontecendo?

Os autores criaram um romance instigante que além de nos deixar com a pulga atrás da orelha desde o início, ainda brinca com questões envolvendo inveja, aspectos sobrenaturais, traição e loucura. Por mais que eu tenha tentado, nada poderia ter me preparado para o final que foi espetacular. Ao ler o último parágrafo, caí na gargalhada e me questionei de como não cheguei a desconfiar de tal desfecho.

Vertigo (Um Corpo que cai) foi uma grata surpresa. Foi uma leitura rápida, envolvente e que conseguiu o que a maioria dos livros policiais não conseguem; me surpreendeu. É um livro de fato bom que me fez tentar entender a razão de estar com uma nota baixa aqui no Skoob. Indico pra quem gosta de thrillers psicológicos de boa qualidade. Ainda não vi o filme, mas em se tratando de Hitchcock, não espero menos do que uma obra-prima!

Ninjavix 07/04/2022

Nível Hitchcock
É uma trama de novela. Aquela história podre, cheia de falta de caráter, mas que torna tudo envolvente porque nos faz querer colocar tudo sob a luz. No final dessa história a covardia recompensou a justiça.

Entendemos a loucura dos personagens e vamos ficando loucos com eles.

Qual personagem está mais errado?

A verdade, mesmo que seja feia.

Lau 21/01/2022

Esse livro, bom, não sei bem... ainda estou digerindo. Foi a primeira vez que li algo escrito por dois autores pensei que iria ser truncado, mas não foi. A história tem um desenvolvimento interessante, o início é bem rápido, parece até meio forçado a obsessão que o protagonista cria pela esposa do amigo, maior talarico. No final da primeira parte do livro aconteceu uma bomba que me deixou sem entender que diabos ia acontecer, ocorre então um time skip e as coisas ficam um pouco confusas, o protagonista vai se perdendo na loucura, na doença, na obsessão, chega a ser agoniante. Uma áurea de sobrenatural é criada, o que me deixou atraída para desvendar o mistério de Madelaine, porém o final... achei meio seco, muito rápido, a gente mal entende o que houve de verdade e pá! o livro acaba. E não é aquele corte seco que te faz imaginar milhões de finais, é um final simples, sem segredos, parece até que colocaram qualquer coisa. Poderiam ter desenvolvido um final melhor.

1 | 2 | 3 | 4