Margot

Margot Alfred de Musset

Resenhas - Margot

Michela Wakami 22/10/2023

Razoável quase ruim
Um romance fraco, que da para ser lido em uma sentada.
Margarida é uma garota ingênua que se apaixona pela primeira vez, e sofre por esse amor, e sonha em ter sua paixão correspondida.
Helô 22/10/2023minha estante
Lido em uma sentada, dei uma risada sincera amiga kkkkkmkm

Michela Wakami 22/10/2023minha estante
??????

Rafa 19/08/2022

Muito mais do que se espera
O livro vai se desenrolando até um ápice significativo e inesperado e se desdobra até o final.
Além dessa curta história em que há uma trama brilhante.
Há também uma interpretação no meio do livro sobre filosofia que gostei muito e que somente por ela já seria motivo para recomendar essa novela.

Nat 18/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Margot, a iludida! Achou que se casaria com o jovem por quem era apaixonada, quando isso não aconteceu tentou se matar. Quem a salvou foi o rapaz que era apaixonado por ela. Sua “ressuscitação” foi bem inverossímil, pois ficou muito tempo desacordada até se recuperar e só ele acreditou que ele acordaria.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

MJGalvão26 28/05/2023

É um romance curto de escrita simples com um final diferente ao imaginado. Gostei muito, o livro prende a atenção e você fica curioso para saber o final. Da para ler em um dia.

Manu 09/08/2021

Margot, uma jovem muito linda e, ao contrário das expectativas, já que sua família era humilde e ninguém estudava, razoavelmente instruída, acaba se tornando dama de companhia de uma senhora muito solitária e rica.
Apesar de feliz, logo algo abala sua curta vida: ela conhece Gastão, filho da Senhora, e se apaixona perdidamente.
Acompanhamos nessa curta história, a imagem do Autor de como são as jovens: inocentes e sonhadoras, que se apaixonam profundamente e que são capazes de morrer, se não correspondidas.
Para época, é uma imagem muito comum das garotas, apesar de muito estereotipada. O livro também explora as relações sociais da época, principalmente as diferenças entre classes sociais.
É um romance muito bem escrito, com uma leitura fluida. Mas o melhor do livro é o final: realmente surpreendente.

Pri de Luz 04/10/2023minha estante
Deu vontade de ler por causa da sua resenha

Rebeca Silva de Souza 04/10/2023minha estante
Vale a pena! Li no app do Biblion

Pri de Luz 04/10/2023minha estante
Acabei de comprar por 6 reais num sebo lá na Estante Virtual. Sabe como é, não leio e-book, kkkkkk

Rebeca Silva de Souza 04/10/2023minha estante
Aaaah, que legaal, Pri! Depois, me conta o que achou! :D

natália rocha 27/02/2022

achei esse livrinho numa ida ao sebo, escondido nas prateleiras. a atendente de lá me disse que era um clássicos, desses livros que devem ser lidos antes de morrer. tive que comprar e no dia seguinte a leitura já estava concluída. aqui vão as impressões.

‘’margot’’ é uma obra que, de cara, sem saber nada sobre sua publicação, é possível enxergar que integra o romantismo. é o clássico enredo morninho sobre uma moça de aparência angelical descobrindo o amor em uma figura inacessível. josé de alencar ou joaquim manoel de macedo poderiam ter escrito essa história tranquilamente.

a importância do autor e dessa novela está justamente nisso, em ser um expoente do romantismo na europa, servindo de exemplo para outros autores.

foi uma leitura bem tranquila, gostosinha e nada densa.

e eu acabei de me dar conta que talvez 2022 seja o ano da literatura francesa p mim – já que dos 6 livros que já li esse ano, 3 são franceses; e ambos os livros que estou lendo atualmente são franceses também. isso não foi planejado hehe mas foi uma descoberta agradável

Luiz Pereira Júnior 26/06/2022

Biblioteca das Moças...
Biblioteca das Moças...
Uma mocinha vem do interior para trabalhar como criada em uma residência burguesa e se deslumbra com a vida na cidade, apaixonando-se pelo filho da dona da casa e mal percebendo que é amada por um rapazinho mais jovem que a idolatra. Mais chavão, impossível, dirão alguns. E eu concordo, mas lembremos que a obra foi produzida no século XIX, em que muito do que era original à época, de tanto ser utilizado, hoje acabou virando chavão.

Leitura fácil, agradável, rápida, sem maiores surpresas, sem grandes reflexões. Sim, uma leitura de divertimento, que não fede nem cheira, mas com o poder de fazer o leitor se esquecer do mundo ao redor durante algumas horas (e nem tantas assim, diga-se de passagem).

Sim, concordo com a crítica de que é um romance água com açúcar (como seria daquela antiga e querida coleção de obras no mesmo tom chamada Biblioteca das Moças), sem dúvida alguma. Mas acrescentemos algumas pitadas de erotismo e um protagonista que seria um bilionário com barriga de tanquinho à beira da morte. E eis que, de repente, não mais que de repente, teríamos um romance de nossos dias, que ficaria dias à exposição massiva nas livrarias, mas que, depois, seria devolvido à editora como encalhe...

Vale a pena? Claro que vale, mas fecharei com as palavras do próprio autor em relação à ingenuidade de sua protagonista de 14 anos:

“Que os leitores me perdoem pelas infantilidades que relato, mas como poderia eu contar outra coisa sendo minha heroína uma menininha?”

Isso é que é autocrítica!

Jéssica 03/01/2023

Não esperava nada e entregou muito ...
Esse livro me surpreendeu muito, muito mesmo. A personagem principal é muito emocionada, dava muita vergonha alheia mas é de se esperar por ser um livro do século XIX. Mas o final foi muito bom, ficou com o mocinho que eu queria e amei isso.
Leiam, não vão se arrepender?

Renata 12/02/2023

Escrita simples e maravilhosa
É um romance simples e eu amei! Gostei da escrita, dos personagens e da história, onde
uma parte da sociedade francesa com seus hábitos e costumes da época são apresentados. Linguagem simples e agradável. Livro curtinho, lê-se em um dia. Ideal para "refrescar a mente" entre leituras mais densas.

Amanda 13/02/2023

Livro para ler em um dia, bem leve. Gostei pra passar o tempo. Pra quem quer uma leitura rápida e descontraída é um livro até bom.

Catarina 30/05/2021

Muito inocente
Margot é muito inocente, ingênua.

Este é um livrinho bom pra se distrair num domingo chuvoso como foi meu caso. Uma novela água com açúcar.

BanjoCore 16/09/2020

P ama M, que ama G, que ama V.
É um bom romance, mas eu não gosto muito de romances.

O que posso dizer é que, quem gosta de romances, vai gostar muito.

Vanessa França 26/09/2016

A pequena Margot, filha de agricultores pobres, em seus dezesseis anos se acostuma muito rapidamente a uma vida luxuosa. Ela conheceu Gaston, o filho de um patrono rico que vai ajudá-la a entender todas as contradições do coração e da razão ...

Em Margot de 1838, Musset por vezes intervém para indicar alguns pensamentos ou corporação filosóficas.
"É que a sabedoria é um trabalho, e para ser apenas razoável, temos de dar um monte de problemas, enquanto que para bobagens, você só tem que deixar ir. "

Uma análise profunda do psicológico despertar do amor nesta menina, ao pensar na "alegria de uma família".

"Sentar-se entre os seus oito irmãos, ela brilhou e se alegraram a vista, como um milho em um bouquet de trigo. "

Um conto alegre, e diferente do que estou acostumada a ler, por ser um conto antigo não torna a leitura pesada pois é um livro bem rapidinho de ler.

site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2016/09/margot-de-alfred-de-musset-lancado-em.html