Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Sinfonia Cósmica em Prosa Etérea
Carl Sagan tece uma sinfonia celestial, convidando o leitor a uma sublime jornada pelas vastas planícies do universo. Com maestria literária, ele traduz a complexa linguagem da ciência em melodias acessíveis ao intelecto humano, convidando-nos a contemplar a grandiosidade do cosmos e o nosso lugar ínfimo dentro dele.

"Cosmos" transcende a mera divulgação científica, elevando-se à condição de obra literária de rara beleza e profundidade. A jornada proposta por Sagan é transformadora, expandindo a nossa visão de mundo e despertando em nós a admiração reverencial pelo universo.

Erika.Kimura 24/02/2024

Carl Sagan dispensa apresentação.
O que falar dessa obra de arte? Esse livro foi minha maior introdução ao mundo da ciência, foi por inúmeras vezes meu tema de trabalhos do colégio, tudo que eu aprendi com esse livro eu levo comigo dentro do coração! Carl Sagan é e sempre será um dos meus cientistas favoritos.

Tássio 22/02/2024

Interessante pela passagem do tempo.
Adorei a leitura. Achei muito interessante, o livro tendo mais de 40 anos, ver como o mundo era outro na época em que ele foi escrito, não só no âmbito científico, mas também nos político, tecnológico e até ambiental.

Além disso, é um livro que tem uma contribuição incrível para a popularização da ciência para grande parte da população que não tem uma vivência próxima à ciência.

danilotomida 18/02/2024

Muito bom!
Embora eu tenha achado alguns capítulos um pouco maçantes de se ler (mas não por culpa do autor, e sim pelo meu desinteresse em determinado tema) o livro é uma fascinante viagem pelo universo e seus mistérios. Um verdadeiro passeio pela natureza cósmica e sua história. Cada tema, cada ciência abordada, é muito bem explicada, o que torna a leitura fácil e, até certo ponto, cativante. Os momentos em que Sagan fica mais poético e imaginativo foram os meus favoritos.

bigoduda 04/02/2024

Blábláblá
Claro que eu achei o livro de certa forma incrível, pq mesmo tendo treze anos eu sou fascinada por astronomia e amo aprender, mas dessas 430 páginas teve muita enrolação e blábláblá que eu não consegui absorver nenhuma informação mesmo me esforçando. recomendo ler apenas se tiver bastante tempo livre, caso contrário eu acho meio complicado de ler

Myréia 31/01/2024

Certeiro e necessário...
Este livro apresenta o básico da iniciação científica, mas também aborda discussões cativantes sobre o passado de nossos "ancestrais cientistas". Há até mesmo momentos divertidos ao tratar da astrologia; ri ao perceber o quanto esse assunto irrita profundamente o autor. Sabemos como a ciência e sua evolução dependem da política, mas muitas vezes esquecemos como isso realmente afeta nosso progresso, atrasando-nos. É triste perceber que o foco dos líderes mundiais frequentemente esteve na destruição, em vez da evolução, em todos os âmbitos. Para concluir, vou refletir diariamente sobre a Biblioteca de Alexandria.

FraterSinbuck 28/01/2024

A História da Ciência Astronômica
O autor percorre ao longo dos milênios sob proposta de elucidar as origens da astronomia suas conexões com outras ciências e a importância do desenvolvimento científico ao longo da história humana. Reúne relatos de testemunhas oculares, cientistas e mitos sobre acontecimentos importantes para a astronomia, tudo em prol do livre investigar que estimula o livre pensar.

"Somos a personificação local de um cosmos que chegou à consciência de si mesmo."

ValAria 23/01/2024

Carl Sagan é, de longe, o meu autor preferido. Ele consegue explicar uma coisa complexa de uma forma tão didática e com tanta paixão que é praticamente impossível não se apaixonar por astronomia depois de ler esse livro. Um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos!

Karen 20/01/2024

Acho divertido ver como somos pequenos na história do universo, e ate mesmo da terra.
É um livro difícil pelos termos tecnicos em inglês que eu desconhecia, mas ao mesmo tempo muito enriquecedor

mariaexp 19/01/2024

Livro incrível, Carl Sagan realmente foi um grande homem, amo a série cosmos e amei mais ainda esse livro

Bruno236 16/01/2024

Tem um minuto para ouvir a palavra de Carl Sagan?
Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo ? e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.

guijas 14/01/2024

Mudou minha vida para sempre
Geralmente, eu não gosto de afirmações do tipo "livros que você precisa ler", mas esse é uma enorme exceção. Qualquer pessoa, independentemente de formação, gosto e idade precisa ler Cosmos de Carl Sagan. É muito mais do que uma descrição da imagem do Cosmos como conhecemos hoje (no caso, em 1980); é um convite a contemplar a nossa própria insignificância porém, ao mesmo tempo, para conhecer e entender nosso lugar no cosmos, a preciosidade da vida, a complexidade dos sistemas formados por material estelar após bilhões e bilhões de anos, um apelo para que as gerações futuras superem as anteriores, um manifesto em benefício da ciência e de todos os seres vivos do planeta. Provavelmente o melhor e mais atraente trabalho de iniciação científica. Carl Sagan é simplesmente muito foda.

Elaine 11/01/2024

O livro é muito bom.
A escrita de Sagan é bem fluida e de fácil entendimento, tem notas de rodapé pra atualizar informações mais atuais, pois devemos levar em consideração que o livro é dos anos 80. Mesmo assim tem coisas muito interessantes de saber, ele segue uma cronologia no tempo que fica fácil e muito boa a leitura.
Ele aborda temas super interessantes sobre o cosmos.
Ler o livro e assistir a série fecha o conhecimento com chave de ouro.
Iniciei bem o ano escolhendo esse livro pra ser minha primeira leitura.

Chai 02/01/2024

Maravilhoso!!
É um livro perfeito pra quem curte ciências, física e astronomia. É um livro que aborda e trás muitos conhecimentos, e faz refletir muito. Muito bom!

William.Almeida 28/12/2023

Uma ode à humanidade
Fato curioso, ode vem do grego e é um poema lírico destinado ao canto.

Combina muito com cosmos. Foi depois de terminar essa leitura que entendi como tudo está conectado, desde a biologia à física. Tudo depende de tudo. Assim como cosmos, que se refere a tudo que existiu, existe ou existirá.

Cresci como ser humano após essa leitura. Saber da grandiosidade do universo, desconhecer toda a sua amplitude, e tudo o que mais possa invocar, me deixou mais distante de debates sobre quem vai vencer o campeonato, que vai ser presidente, brigas e discussões que me levariam a nada. Ok, tudo certo, entendo que muitas dessas questões também podem implicar em muitas outras coisas, pois se conectam a muitas outras coisas. Contudo, passei a ver a medida das coisas.

Outro fato curioso, agora minha biblioteca tem ainda mais espaço para livros de física, química, biologia, astrofísica. É, acho que passei por uma mudança sem volta.