Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Eduardo 28/10/2009

Resenha do meu blog... Cosmos, de Carl Sagan
Depois do meu próprio livro, deve vir um comentário mais sério. Mas um primeiro é difícil escolher. E como não tenho lido nada ultimamente, essas resenhas iniciais ficam a cargo do que já li. E entre tudo que já li, o grande é “Cosmos”.

Cosmos, não é apenas um livro. É um grande projeto. Foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. É um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais.

Sagan tem, no mínimo, carisma. Na série televisiva isso fica explícito. Talvez não tão bem, para quem viu a versão dublada, com a ‘qualidade’ típica dos anos 80. Mas quem escreve, é alguém que leu (e em alguns casos releu) toda, ou quase toda (se tratando de um autor de vários projetos em parceria), a coleção bibliográfica de Carl. Cosmos é um tira-gosto de tudo que Carl tem a oferecer. Um convite que deixa um gosto de “quero mais”.

(...) Leia o resto no blog Coluna Literária

paulo 14/09/2011minha estante
Eduardo, o que você chama de dublagem com a qualidade típica dos anos 80? A de hoje seria o que?

JPHoppe 17/05/2011

Leitura obrigatória
Mais do que um livro, Cosmos é o resultado do esforço de Sagan para a divulgação científica, explorando os temas do desenvolvimento mútuo da ciência e da civilização.

Cada um de seus 13 capítulos, ricamente ilustrados, corresponde a um dos episódios da agora lendária série de TV produzida por ele e sua futura esposa, Ann Druyan.

Apaixonadamente, Sagan discorre sobre os mais variados temas, desde a evolução à natureza do método científico, com uma linguagem simples e acessível ao público mais leigo, incluindo apêndices com demonstrações algébricas marcadamente belas.

Por ter 30 anos de publicação, o livro encontra-se parcialmente desatualizado, mas ainda assim é leitura recomendadíssima.

Bruno 18/01/2013

Descoberta da ciência
Li quando era um garoto no colégio decidindo o que fazer da vida. Um dos fatores determinantes em escolher ciência foi exatamente este livro, a bíblia da divulgação científica, me fez descobrir um mundo que só ouvia falar de forma distante e distorcida: o mundo da ciência

SandmanBR 02/05/2009

Clássico
Na minha opinião, o clássico dos clássicos em Astronomia.

É verdade, tendo sido escrito na década de 80 para acompanhar a série de TV, está um tanto desatualizado. Mas não há nada similar, em beleza, qualidade de informações ou poesia literária.

Altamente recomendado.

Deley 29/10/2012

"Tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será"
Carl Sagan foi uma pessoa extraordinária!
Cosmos é um dos seus impressionantes trabalhos. Tudo começou nas estrelas, vai virar de novo estrela e assim sempre será.
Além de um cientista muito inteligente, foi um excelente escritor e de personalidade carismática.
No Livro Cosmos, o autor consegue percorrer uma vasta história da humanidade em sua busca por suas origens em paralelo ao avanço científico. Consegue transmitir muito conhecimento através de uma linguagem acessível a todos.
É uma pena que já não tenhamos mais esta grande pessoa entre nós.

George Diniz 25/08/2010

Livro bem bacana pra quem curti Astronomia, nele tem muita informação útil, curiosidades sobre nosso universo entre outras coisas, esse foi o 1º livro que eu li de Carl Sagan, depois disso fiquei fascinado por obter conhecimento sobre nosso universo, graças a esse gênio, que infelizmente se foi :/

Gean 20/05/2017

Clássico fundador.
Apesar de ter sido escrito em 1980, e portanto desatualizado, Cosmos é de extrema importância como instrumento de divulgação científica ainda hoje, quase quarenta anos após seu lançamento. Marca a literatura científica como a primeira obra de grande alcance, pois apresenta uma linguagem acessível, didática que seduz leitores de qualquer formação intelectual. Carl Sagan tornou-se até hoje insuperável em sua capacidade didática e ao mesmo tempo extremamente técnico no campo da Astronomia. É uma obra clássica que vale ser lida, pois inaugura toda uma gama literária que a sucedeu.

Markera 22/01/2009

Já foi melhor
Quando de seu lançamento, nos anos 80, era o que havia em termos de astronomia para leigos. Hoje está um pouco desatualizado.

Matheus.Duarte 07/02/2018

Excepcional para quem gosta de astronomia com toda certeza vai gostar desse livro.

Camila_Andrade 28/04/2010

Você ouve o chamado das estrelas?

Felipe 20/01/2016

Leitura indispensável
Desde que assisti Cosmos pela primeira vez, me vi em um mundo onde dificilmente iria sair. Carl Sagan, com sua maestria incomparável, conseguiu mostrar ao mundo toda a beleza do Universo, as conquistas da astronomia, o triunfo da ciência, a evolução das espécies e nossa frágil e perigosa passagem pelo planeta. Desde então, me vi na obrigação de mergulhar no oceano científico todos os dias, seja na divulgação, seja na pesquisa da Universidade, seja em palestras ou seja na conversa com amigos. Cosmos me fez ser que eu sou hoje e por onde eu andar, recomendarei este grandioso livro de Carl Sagan, assim como toda sua obra. É uma incrível e apaixonante leitura, do começo ao fim.

Mim 05/09/2015

Paixão por astronomia
Me faltam palavras para descreve esse livro, considero uma obra prima.
Apesar dos estuda na área da astronomia estarem super avançados, eu aconselho quem gosta dessa parte, ler esse livro.
Carl Sagan simplifica informações tão complexas, é uma compreensão tão fácil, e super apaixonante, sem contar as imagens presentes no livro, são de tirar o fôlego.
Bia 20/06/2017minha estante
undefined

Bia 20/06/2017minha estante
null

Bruna 19/07/2013

Cosmos – Carl Sagan
Cosmos – Carl Sagan
Cosmos é um livro que foi adaptado para uma série de TV americana pelo carismático astrônomo Carl Sagan, um projeto dele e de sua esposa Ann Druyan, essa série levou informação para mais de 500 milhões de pessoas,de linguagem simples esse livro nos ensina, sobre ciências, astronomia,biologia,evolução, natureza, desmitificando mitos e nos apresentado o planeta que habitamos e não o conhecemos na íntegra.
O que impressiona é a imensidão do cosmos, a pequenez que representamos perante a vastidão desse universo.

Leandro 11/01/2018

Uma Viagem através do Cosmos
Com a série dos anos 80 sendo mais conhecida que o livro, Cosmos é um dos exemplares mais interessantes quando se trata de ciência, um livro essencial para adquirir um conhecimento mais completo sobre tudo. E mesmo com quase 40 anos de sua primeira edição, sua defasagem é quase nenhuma, seguindo relevante.

É importante dizer que sim, existem pontos do livro que se baseiam em teorias hoje descartadas, porém a nova edição da Companhia das Letras aponta isso sempre que necessário, explicando o que mudou desde que Carl Sagan escreveu o livro.(...)

Para continuar a leitura, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2018/01/uma-viagem-atraves-do-cosmos.html

Lia 08/01/2012

O capítulo dez desse livro quase explodiu minha cabeça.