Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Guilherme.Monteiro 30/07/2020

Uma jornada histórica através do cosmos...
Li o livro concomitantemente com a série (um capítulo do livro equivale a um episódio da série, que são 13 no total), e digo que foi uma experiência de aprendizagem INCRÍVEL. Carl Sagan tem o dom da palavra e do ensinamento, tudo o que ele vai falando e explicando ao decorrer do livro/série sobre o universo, as galáxias, as estrelas, os planetas, a nossa história e nosso mundo, é uma daquelas aulas que você sempre quis ter na vida, pois o quanto mais você vai lendo/assistindo, mais quer aprender sobre os assuntos abordados. E tudo isso, Sagan entrega com uma didática super fácil que funciona desde do leigo à pessoa que já tem algum interesse sobre ciência e história cósmica, e é muito empolgante de acompanhar cada explicação desse ser humano fantástico que dedicou sua vida à divulgação científica. Saber da história do nosso universo, do passado ao presente, do presente ao futuro, é algo essencial para que entendamos nós mesmos e tudo o que nos circula, todo o cosmos, que mesmo sendo inalcançável a sua total compreensão, a jornada pelo conhecimento tem que continuar. Uma obra extraordinária que todo mundo deveria ter contato alguma vez na vida.

*Recomendo lerem o livro acompanhando a série, pois um complementa o outro, o livro é mais detalhado em algumas partes e a série é mais didática ainda.
Marcelodmr 12/01/2021minha estante
Assistiu a série por onde? Youtube?

Guilherme.Monteiro 19/01/2021minha estante
Assisti em um box em DVD que comprei, mas acredito que tenha os episódios dublados no YouTube, e deve achar facilmente pra baixar também

Mariana Macabú 19/12/2021minha estante
Boa tarde! Sabe me informar se os dados do livro são atualizados? E vc assistiu a série original ou o remake?

Lu 06/05/2022minha estante
Eu ameeei sua dica, vinha assistindo a série e hoje comecei o livro. Muito obgg!!

AndreLFBorges 16/08/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha! Vou seguir sua dica um capítulo, um episódio.
Até porque segundo o próprio autor, um complementa o outro.

harrison.fausto 10/06/2023minha estante
Um livro incrível. Sou mais acostumado ao jeito frio do Richard Dawkins, mas acabei me acostumando ao estilo do Carl Sagan. Vou reler e farei uma resenha.

Gustavo195 11/04/2024minha estante
Como eu entro pra ler

Gustavo195 11/04/2024minha estante

André_Tarbi 09/04/2023

Sem palavras, esse livro é uma jornada a ser vivida... quer dizer lida. Durante a leitura eu senti que o próprio Carl Sagan está ao meu lado, me dando uma aula sobre todo o nosso Cosmos, toda a nossa sociedade e Ciência, ele cita que Livros é palavras são como "portais" que conectam pessoas de tempos diferentes, e lendo esse livro só posso concordar com essa afirmativa. Ao terminar o livro não tem como não suspirar e refletir o quão somos especiais de estarmos vivos presenciando e desenvolvendo o conhecimento de todo o Cosmos, mas não pq temos algum significado divino, e sim pq somos a resposta de anos de evolução, uma espécie que desenvolveu uma consciência tão poderosa ao ponto de perguntar o pq de nossa existência. É muito bom entender também, lendo, que a ciência ela é uma só, e quando você é apaixonado pelo conhecimento você quer estudar todas elas. Enfim, já falei muito durante minha leitura, eu só queria finalizar dizendo que o Carl foi um ser humano que demonstrou com muito amor sua paixão pela Astronomia e pela humanidade, e o melhor, também conseguiu com destreza despertar isso em outras pessoas.
Lviviyu 09/04/2023minha estante
Oi boa noite desculpe incomodar, como você fez a leitura do seu livro você ler de uma vez só ou você fica folheando os pouquinhos, ??porque eu tenho que Estudar esse livro pra escola né porque ele é um livro paradidático ai queria saber mais ou menos como que você leu ele porque ele é muito grande e confuso também KKKKK?

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Eu recomendo você ler ele do início ao fim mesmo, porém caso comece a passar informações muito complexas de como fazer alguns cálculos por exemplo você pode pular algumas frases, o importante é entender o contexto

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Você pode pesquisar a série também, a de 1980, pq daí você acompanha a leitura com o visual (porém tem muitas informações diferentes no livro pq ele foi atualizado de acordo com os anos)

Marcelodmr 18/01/2021

Ciência e filosofia são os ingredientes desse livro. Provem!
Cosmos é o tipo de livro que nos mostra o quanto a ciência pode ser acessível e fascinante.

Quem quer dar uma boa espiada no conteúdo do livro assista a série, ela é impecável. O livro consegue abordar mais assuntos, bem como aprofundar em alguns pontos.

Publicado em 1980, mas há notas de rodapé indicando o que hoje a ciência já refurtou ou referendou como verdade. Mesmo depois de décadas é um livro atemporal.

Carl Sagan é como aquele bom professor do ensino médio que nos marca com lembranças da matéria até hoje. Extremamente didático, humilde e humano no sentido de compartilhar conhecimento e promoção de uma sociedade melhor.

Nos mostra desde a especulação do big bang à formação do nosso sistema solar dentro da galáxia Via Láctea propiciando vida nesse minúsculo ponto no cosmos chamado de planeta Terra.

Somos até então o único planeta com vida conhecido no cosmos. É algo extremamente assustador sermos o único ponto com vida, mas tão quanto assustador é sabermos da existência de vida em outro ponto do cosmos.

Por fim, recomendo a leitura. É uma imersão no quão pequenos somos diante do cosmos, mas ao mesmo tempo o quanto somos grandes em nossa busca por conhecimento.

"Se um ser humano discordar de você, deixe-o viver. Em 100 bilhões de galáxias você não encontrará outro."

Ps. A série é incrível também. Não deixem de assisti-la.

Rafael 26/02/2020

Uma das melhores leituras da minha vida
Só tenho um arrependimento com respeito a esse livro...ter demorado tanto para lê-lo. As reflexões conduzidas por Carl Sagan, são excepcionais. Leitura bastante didática e de fácil compreensão, recomendo a todos que tiverem o interesse e a oportunidade de ler esse livro maravilhoso, que embora antigo, ainda é bastante atual.
Gabriela.Zumba 26/02/2020minha estante
Esse tá lista dos próximos. ?

Rafael 26/02/2020minha estante
Vai fundo!!! Espero que tenha uma experiência tão prazerosa quanto a que eu tive.

Mauricio186 03/09/2020

Mais que divulgação científica
Estava meio desconfiado ao iniciar a leitura. Como um livro de divulgação científica publicado em 1980, e que já teve um famoso documentário em vídeo, ainda valeria a pena ser lido? Terminei dando cinco estrelas! Sagan não se contentou em nos apresentar um panorama das fronteiras da Astronomia em sua época. Seu livro é sobretudo um manifesto, talvez o primeiro manifesto de uma nova era de consciência planetária. Além disso, ele deixou bem claro sua convicção de que nossa civilização atingiu, no final do século XX, um ponto crítico: nos tornamos capazes de nos autodestruir, e isso sem qualquer exagero retórico.
No momento em que superpotências se provocam no Mar da China, os alertas de Sagan se tornam novamente urgentes, mas a atual geração parece muito menos informadas sobre o perigo de um holocausto nuclear como a dos anos 80. Talvez jamais esse livro tenha se tornado tão relevante!

Miller 12/05/2021

A obra de Carl Sagan mudou minha.
A Ciência é o principal motor da progresso humano, a divulgação científica contida neste livro é, não menos que, uma profunda paixão pela humanidade. O autor expressa otimismo e desconfiança quanto ao nosso futuro, será que conseguiremos deixarmos as diferenças de lado, e nos unirmos para a compreensão e exploração do universo? É decepcionante saber da falta de investimento na Ciência, mas ao mesmo também é reconfortante analisarmos onde chegamos e imaginar até onde vamos.

Maria 30/05/2021

Para ler antes de morrer
Após ler eu tive que ficar alguns minutos pra absorver tudo o que eu tinha acabado de terminar, e digo que ainda estou pensando muito sobre.
Só existe duas palavra que podem definir esse livro: obra-prima.
Eu já era muito fã de todo o trabalho de Carl Sagan como astrofísico, mas como divulgador cientifico esse cara é extraordinário. O livro aborda diferentes assuntos, em diferentes areas cientificas, de uma forma muito fluída e compreensiva até para leigos na astrofísica (vulgo eu).
Eu sinceramente acho que deveria ser leitura obrigatória para a humanidade, pois vai desde a matemática em estado bruto até a assuntos éticos e filosóficos sobre como nossa sociedade lida com tanta informação e como lidará em alguns milhares de anos.
Carl Sagan, obrigada.

Gabriel 05/11/2020

O que falar sobre esse livro... Simplesmente fantástico... O jeito simples e eficaz que o Sagan media o conteúdo é incrível, com certeza uma inspiração para quem trabalha e e fã de divulgação científica como eu. Estou entrando recentemente nesse mundo da astronomia e esse livro só me faz entender cada vez mais a pequenez humana perante a imensidão do cosmos... As vezes perdidos em nossas vaidades nos esquecemos ou nunca nos damos conta que somos feitos de poeira cósmica e um dia retornaremos a mesma...

adriananovato 19/12/2021

Cosmos
?Um livro é feito a partir de uma árvore. É uma reunião de partes planas e flexíveis (que ainda se chamam ?folhas") nas quais foram impressos garranchos de pigmentação escura. Uma olhada nele e você ouve a voz de outra pessoa que talvez já tenha morrido há milhares de anos. Através de milênios, o autor está falando, de maneira clara e silenciosa, dentro de sua cabeça, diretamente a você. A escrita talvez seja a maior das invenções humanas, ligando pessoas, cidadãos de épocas distantes, que nunca se conheceram. Livros rompem do tempo, prova de que humanos podem fazer mágica.?

Maria 20/12/2022

Uma fonte esplêndida de conhecimento
Carl Sagan conseguiu trazer nesta obra, não apenas a astronomia em si, mas áreas do conhecimento como a astronomia, física, química, matemática, biologia, história, filosofia, geografia e até mesmo medicina. Passei 8 meses pra terminar esse livro, mas valeu a pena cada segundo e cada página que foi lida. Se tornou um dos meus favoritos da vida, e com certeza o que mais me fez refletir sobre tudo, e sobre quem somos em um universo tão vasto como o que vivemos. Uma leitura muito completa e que valeu muito a pena.

Príncipe Exilado 27/03/2021

Uma viagem pelo cosmos com uma carga de filosofia.
"Ao longo dos milênios, o autor está falando, clara e silenciosamente, dentro de sua cabeça, diretamente para você. Escrever é talvez a maior das invenções humanas, unindo pessoas, cidadãos de épocas distantes, que nunca se conheceram. Os livros quebram os grilhões do tempo - prova de que os humanos podem trabalhar com magia".

Carl Sagan

Fabrício 15/01/2021

Melhor livro de divulgação científica
Alguns anos atrás, quando ainda estava na graduação de física, assisti a série Cosmos, ambas as versões. Dessa vez, resolvi intercalar um capítulo do livro com um episódio da série. E devo dizer, nenhum outro comunicador na ciência é tão bom quanto Sagan foi. É impressionante sua capacidade de transmitir conhecimento de forma simples e acessível. É alguém que serve de inspiração tanto na ciência quanto fora dela.

O livro... bem, é sobre tudo. De átomos a buracos negros. Do homem primitivo a exploração interplanetária. Do surgimento do universo ao surgimento e evolução da vida na terra. Sobre passado, presente e futuro. Nas palavras de Sagan “Cosmos é tudo que existiu, existe ou existirá.”

Apesar de abordar uma gama alta de conhecimentos, em nenhum momento as coisas parecem supérfluas ou rasas, tudo é extremamente bem trabalhado, fazendo até o leitor mais casual se interessar pela leitura.

Resumindo, o livro é excelente. Melhor obra de divulgação científica que já li. E fazer a leitura ao mesmo tempo em que assistia aos episódios, melhorou ainda mais a experiência.
Adriana Naves 15/01/2021minha estante
O Sagan é incrível mesmo. Eu li O Mundo Assombrado pelos Demônios e amei demais, aprendi muito mesmo não manjando muito das áreas abordadas. Não vejo a hora de ler Cosmos!

Fabrício 15/01/2021minha estante
O mundo assombrado pelos demônios também é sensacional

Giu. 26/03/2022

Cosmos
Sagan é minha maior inspiração no quesito pensar, e como ele mesmo fala que somos quem somos pela habilidade de pensar com a capacidade de nosso córtex pré-frontal, concluo que ele é minha maior inspiração.

Talvez essa seja sua obra mais famosa, foi escrita paralelamente com a serie de TV, e com certeza é um de seus melhores trabalhos, disputa acirrada com "Mundo assombrado pelos demônios".

Excelente livro, recomendo a todos.

Delma Gama 30/03/2023

A forma como Carl Sagan narrou esse livro é indescritível de tão boa. Abre espaço para o mais leigo dos leitores entender a beleza do universo e imaginar junto com o autor quão lindo e misterioso é o Cosmos.

Mesmo tendo alguma familiadade com o meio científico, eu me surpreendi com a precisão e simplicidade das explicações histórico-científicas.

Cosmos narra a ciência (e mais) na sua forma cativante e poética. Viaja pela terra, pelo sistema solar e pelo universo. Apresenta diversas teorias e personalidades científicas e inevitavelmente fará você se apaixonar por tudo isso.

Com certeza um dos melhores livros que já li.
Adelson 31/03/2023minha estante
Falta assistir a série ?

Delma Gama 01/04/2023minha estante
Verdade, tentei assistir em simultâneo com a leitura, já que cada episódio equivale a um capítulo do livro, mas vou deixar para um futuro próximo

Ricardo de Andrade 26/09/2020

A poesia do Cosmos
Ao contrário do que se possa pensar, este não é um livro de teoria sobre astronomia. Aliás, passa longe. Quase como poesia, Sagan nos leva por uma viagem pelo Cosmos e nos instiga a refletir sobre ele a partir da condição humana. Fala-se na obra não apenas sobre o Cosmos, mas muito sobre a humanidade, sua história e porque deveríamos ter uma relação mais profunda com o Cosmos. Afinal, por mais que muitos ignorem, somos parte dele. Mesmo que sejamos uma ínfima parte dele. E é preciso entender que o Cosmos não é apenas "parte" importantíssima de nossa existência, mas sim, tudo o que significa da nossa existência. Apenas isso. Nós somos parte do Cosmos e inteiramente compostos de Cosmos. E Cosmos é tudo o que foi, o que é e o que sempre será. (Será?)

Recomendo para todos os públicos!