Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Valeria.Pinheiro 30/08/2020

Incrível!
?É possível acreditar que todo o passado não é mais do que o começo de um começo, e que tudo que é e que foi não é senão o crepúsculo do amanhecer. É possível acreditar que tudo que a mente humana jamais realizou não é senão o sonho antes do despertar (...)?.
H. G. Wells

Diego / @blogdiscolivro 29/11/2020

Ás vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas
Em 1976, os veículos de solo das sondas espaciais Viking finalmente aterrissaram em Marte. Era a primeira vez na história da humanidade que o homem "tocava", ainda que remotamente, a superfície de outro planeta. Em sua equipe, o Programa Viking contava com o cientista, físico, astrônomo e astrofísico (entre outras ocupações) Carl Sagan. Enquanto o meio científico borbulhava de possibilidades diante das novidades que chegavam do planeta vermelho, a imprensa mundial pouco, ou nada, compartilhava dessa empolgação. Sagan acreditava que o interesse científico, ou pelo menos a sua curiosidade, era intrínseco ao ser humano, uma vez que estamos conectados a todo o cosmo, e só precisava ser corretamente estimulado. A forma como a ciência chegava ao público não era adequada. Além disso, a tecnologia que podia nos levar a exploração do espaço era a mesma com a qual podíamos nos autodestruir (e ainda podemos) em uma guerra nuclear. A ignorância era uma arma perigosa e deveria ser combatida. Nascia então o projeto Cosmos, uma série de divulgação científica com forte apelo popular e humano, que incomodou os fundamentalistas religiosos, apresentou algumas ideias proféticas de Sagan e foi o ponto de partida para a formação de inúmeros futuros cientistas. Dividida em treze episódios, a série veio acompanhada de um livro que leva o mesmo nome e é também dividido em treze capítulos, sendo cada um deles correspondente a um episódio da série televisiva. E é sobre Cosmos, livro e série, que venho tratar aqui hoje.
"Uma viagem pessoal", esse é o subtítulo da série Cosmos e resume muito bem o tempo que passei acompanhado por Carl Sagan. Foram meses de leitura e assistindo a série. Uma jornada na qual, quando cheguei ao final, já não era mais o mesmo do princípio. Cosmos foi uma leitura que me surpreendeu muito. A começar por não ser um livro somente sobre o espaço, ideia que o título e capa podem transmitir quando nos deparamos com ele numa prateleira. Cosmos é o contrário de caos e parte da ideia de que existe uma ordem em todo o universo e de que todas as coisas nele estão interconectadas. Logo, vai tratar também de física, química, biologia, geologia, história, filosofia, antropologia e muitos outros temas, porém de uma forma que eu até então nunca tinha visto: totalmente humana e não técnica. Brilhante em várias áreas, Sagan também o é na escrita e na arte de se comunicar em geral. Seja através das páginas ou das câmeras, a forma como ele transmite o que quer dizer é única e ao mesmo tempo universal. Não é raro se emocionar em alguns momentos, como eu me emocionei, afinal sua prosa é repleta de sentimento e nos deixa com a sensação de que estamos tendo um profundo diálogo com o autor. Você pode não ter gostado de ciências na época da escola mas garanto que nenhum professor a apresentou como Sagan o faz aqui.
Vivemos uma época em que a negação da ciência e o culto a ignorância estão muito presentes em nossa sociedade e Cosmos é um verdadeiro antídoto contra isso. Tales, Pitágoras, Demócrito, Platão, Eratóstenes, Ptolomeu, Hipatia e muitas outras mentes brilhantes habitaram nosso planeta até a destruição da Biblioteca de Alexandria e o início da Idade das Trevas. Foram então aproximadamente mil anos de perseguição e repressão contra aqueles que buscavam o conhecimento. Só após o Renascimento, os estudos foram retomados e Da Vinci, Copérnico, Kepler, Huygens, Newton, Einstein e outras mentes questionadoras voltaram a surgir. Quanto se perdeu nesse obscuro período em que a humanidade permaneceu "adormecida"? Poderia acontecer uma segunda era das trevas hoje? Será que podemos fazer algo para impedi-la?
Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1980, e mesmo com todos os avanços científicos que ocorreram desde então, a obra envelheceu bem. Claro que em quarenta anos muita coisa mudou, algumas teorias se mostraram proféticas enquanto outras foram refutadas, algumas correções se fizeram necessárias. As notas do livro e os vídeos de atualização da série cumprem muito bem esse papel. Mas o cerne da questão, a forma como compreendemos o universo e o uso que fazemos de nossa inteligência e tecnologia, permanece. O toque humano que Sagan deu a ciência faz de Cosmos, livro e série, uma obra universal e atemporal. É um convite ao pensamento crítico, uma obra que apresenta muito mais questões do que respostas e um alimento para a mente. Embarcar nessa viagem é também iniciar uma jornada de autoconhecimento e transformação pessoal.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Eduardo 28/10/2009

Resenha do meu blog... Cosmos, de Carl Sagan
Depois do meu próprio livro, deve vir um comentário mais sério. Mas um primeiro é difícil escolher. E como não tenho lido nada ultimamente, essas resenhas iniciais ficam a cargo do que já li. E entre tudo que já li, o grande é “Cosmos”.

Cosmos, não é apenas um livro. É um grande projeto. Foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. É um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais.

Sagan tem, no mínimo, carisma. Na série televisiva isso fica explícito. Talvez não tão bem, para quem viu a versão dublada, com a ‘qualidade’ típica dos anos 80. Mas quem escreve, é alguém que leu (e em alguns casos releu) toda, ou quase toda (se tratando de um autor de vários projetos em parceria), a coleção bibliográfica de Carl. Cosmos é um tira-gosto de tudo que Carl tem a oferecer. Um convite que deixa um gosto de “quero mais”.

(...) Leia o resto no blog Coluna Literária

paulo 14/09/2011minha estante
Eduardo, o que você chama de dublagem com a qualidade típica dos anos 80? A de hoje seria o que?

@quixotandocomadani 07/03/2022

"A Terra é um mundo minúsculo e frágil. Tem que ser amada e bem cuidada."
Os três pontos que mais marcaram na leitura de “Cosmos”.
•O tempo dá alguma dimensão de qto somos pequenos e únicos.
•A espécie humana é fruto de uma sequência infinita de acasos.
•Tudo está ligado: astronomia, biologia, química, geologia, historia, antropologia, arte e filosofia.

Um resumo dos assuntos que mais gostei em cada capítulo:

CAP 1 – diversidade e grandeza do nosso universo. Pincelada por Alexandria, período de grande crescimento científico e cultural.
Cap 2 – como surgiu a primeira coisa viva e como a vida evoluiu? evolução= seleção natural x mutações. Morte e Tempo: são os segredos da evolução.
Cap 3 - século III a.c - Egito, Alexandria - nos céus existe um imenso calendário e a aptidão para ler era caso de vida ou morte: sol, lua e as estrelas são guias, indicavam quando caçar, semear, colher e se deslocar. Um resumo sobre os principais matemáticos e suas leis: Ptolomeu, Copérnico, Kepler, Newton
Cap 4 – várias informações sobre Marte e Vênus. Vênus ferve de calor 480ºC, é quente demais. Marte é frio demais. A Terra está na medida. Nossa inteligência e tecnologia nos deram o poder de afetar o clima. Como vamos usar esse poder?
Cap 5 – resultados das espaçonaves que tentaram pousar em Marte, (achei essa parte exageradamente descritiva). Depois que a Viking I consegue pousar, descreve a paisagem, atmosfera e possibilidades de vida no planeta vermelho.
Cap 6 – Jupiter e suas luas: trajetórias da espaçonave Voyager 2 e sua chegada a Júpiter, descobertas dos satélites galileanos,
Cap 7 – A nossa galáxia (Via-Lactea) é apenas UMA das 200 bilhões que existem. Somos só um pontinho nesse universo. Compreender onde vivemos, onde estamos, quem somos, a exploração faz parte da nossa natureza.
Cap 8 – Espaço e tempo estão entrelaçados. Velocidade da luz (o tempo passa mais devagar perto dela). Einstein e suas teorias/ leis.
Cap 9 - o que são as estrelas? átomos, prótons e elétrons no nosso dia a dia. Supernova: explosão de uma estrela. Somos feitos de material de estrelas. Poder e importância do Sol.
Cap 10 - big-bang - transformação da matéria e energia, ali o universo começou uma expansão que nunca mais cessou. Mitos sobre a criação do mundo em algumas culturas.
Cap 11 – a importância da memória para nossa evolução. Livros são uma forma de viajar através do tempo e acessar a sabedoria dos nossos ancestrais. Luto pela destruição da tão rica biblioteca de Alexandria.
Cap 12 – hierogliflos, códigos, simbolos – antes da escrita como tentavam decifrar a comunicação das antigas civilizações. Temos uma linguagem comum: a ciência e a matemática. Essas leis são as mesmas em todos os lugares.
Cap 13 – nossas energias tem sido muito mais direcionada para guerra. À medida que nossa tecnologia se aprimorou, as armas de guerra tbm se aprimoraram. O desenvolvimento de armas nucleares levará à catástrofe global. Precisamos escolher qual destino queremos para a Terra.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Maikel.Rosa 11/03/2022

Sabe aquela vertigem que a gente sente quando volta de uma viagem à própria imaginação, só então se dando conta de que sequer saiu do lugar?

Eu passei por isso várias vezes durante essa leitura fantástica, visitando desde os primórdios da Terra até os confins do Universo conhecido.

Reler sobre a história da vida no planeta, a formação das galáxias e as diferenças entre as estrelas, me fez resgatar aquele menino das aulas de Ciências que se distraía tentando conceber o infinito.

Carl Sagan consegue nos dar a perspectiva exata do nosso lugar em meio à incomensurabilidade do cosmo, à eventualidade da vida orgânica e à imutabilidade das leis que sustentam a nossa existência - na verdade, a existência de TUDO.

Foi muito bom relembrar quem somos através da linguagem simples e ao mesmo tempo precisa deste gênio!

Mateus.Resende21 20/06/2021

Um ótimo livro pra quem tem interesse em astronomia mas não sabe por onde começar. Nele, Carl Sagan nos leva a uma viagem no tempo contando como surgiu o pensamento científico e as principais obras e autores que possibilitaram o surgimento da astronomia como ciência.
Este é um livro que também nos instiga a pensar em questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento da humanidade como sociedade e nos faz sentir mais próximos do planeta onde vivemos.

Taiki 05/08/2021

Ciência
" Quando aprendemos algo novo, quando adquirimos algum conhecimento que nos instiga a curiosidade e nos fascina, a sensação é a mesma de estar apaixonado. E assim como quando estamos apaixonados, queremos contar para o mundo todo o que acabamos de aprender."

felipe.cesar 17/03/2021

É FANTÁSTICO
Sagan é um contados de histórias, te deixa preso a cada página.. É um livro que faz vc despertar e ter a curiosidade de ir em busca do desenvolvimento pessoal e científico! Leiam!

Raul113 25/12/2020

Uma verdadeira declaração de amor pela ciência
Cosmos representa todas as possibilidades que estão em aberto para nós humanos. Tudo o que podemos vir a ser e onde podemos chegar. Porém, ainda somos nós, humanos, que somos o nosso maior obstáculo.

Lukas.Vinicius 26/12/2020

Um livro que te leva literalmente pro espaço!
Meu cientista favorito ao lado de Hawking, Carl Sagan consegue trazer tudo, exatamente tudo, sobre ciências, divulgação científica e pseudociência nesse livro, arrisco dizer que é a maior e melhor obra de ciência ao lado de "Principia" de Newton. Esse livro é para doutores, professores de universidades, graduandos, alunos de ensino médio,fundamental e para qualquer outra pessoa! Carl conseguiu trazer uma obra universal e atemporal, faz o leitor se maravilhar com o universo e os seus mistérios, resumindo: é um livro perfeito para leigos e experts, pois todos nós pertencemos ao Cosmos.
Gilti_ 31/12/2020minha estante
Cara deve ser um prato cheio pra quem gosta do assunto. Pensando em ler mas tem coisa demais na frente.

Lyanna Moser 01/10/2020

Cosmos
'Nosso amor pelas estrelas é grande demais para termos medo da noite.'

Cosmos de Carl Sagan é sem sombra de dúvidas um livro que pode transformar vidas.

Com uma profunda paixão e reverência pela ciência e pelo universo, o autor aborda assuntos como geologia, antropologia, biologia, história e muita astronomia.

Durante a leitura, descobrimos que acontecimentos simples são na verdade complexos e maravilhosos.

Cosmos nos faz questionar, refletir e, principalmente, buscar entender mais sobre nosso lugar como ser humano nesse universo tão vasto.

Sendo um livro de divulgação científica, é perfeito para aqueles que se interessam pelas ciências ou querem começar a ler mais sobre esse assunto.

Minha opinião: Eu sempre fui apaixonada por esse mundo da astronomia e da ciência, mas não pesquisava sobre isso há anos. Cosmos reavivou esse amor em mim - e já vou avisando, é um caminho sem volta - e comecei a ler muito sobre o assunto depois.

Bia 29/10/2022

muito bom!!!
Simplesmente recomendo a todos, independente da área de estudo ou de trabalho. Ler livro científico e não ficção é muito bom para nós como sociedade que tem uma história e que pensa num futuro.

Sagan aqui trata muito bem a história da ciência, do se fazer ciência. Era um ponto que eu não achava que seria foco e amei! Pois como uma pessoa que estuda evolução, isso me intriga muito, e ele faz com maestria.

Achei que muitas informações se repetiam por ele ter feito um programa de TV com esse script, mas acho que funcionou para introduzir conteúdos do livro.

Gostei dms , feliz por finalmente ter lido.
Rafi.escritor 29/10/2022minha estante
Me convenceu a ler! Amei! Eu Li o livro do Stephen, sobre o tempo. Carl Sagan conheci quando estudei um pouco de Astronomia, mas me interesso demais por essa área. Na lista!

Bia 29/10/2022minha estante
Ler!! Você vai gostar

Rafi.escritor 29/10/2022minha estante
Tá boom ??

Victor225 14/03/2021

Cosmos
Sagan, como um ótimo divulgador científico, torna acessível a compressão de assuntos científicos geralmente pouco destinados ao público leigo. Ele leva o leitor à uma pequena viagem pelos cosmos e claro, pela nossa própria casa, a Terra.
Neste livro, temas como o surgimento do Universo, de estrelas e da vida, são abordados de forma até poética, onde tudo se mostra de alguma forma conectado. Aliás, Sagan disse: "Somos poeira das estrelas", o que não é apenas uma metáfora, tem um sentido literal. Quando ele afirmou isso, ele quis dizer que somos vivos porque estrelas nasceram e morreram, seus restos é o que nos torna o que somos. E claro, ele explica isso de forma compreensível e interessante no livro, um pouco de química sobre como elementos surgem.
Carl Sagan nos mostra uma visão otimista em um universo tão imenso e aparentemente vazio. Vazio não só porque até então não encontramos vida em qualquer outro lugar, mas porque os espaços entre os astros é enorme comparado ao quanto eles ocupam. Sagan, de muitas formas, mostra que conseguimos resultados incríveis através da ciência, ela nos trouxe progresso e um pouco de conhecimento sobre a vastidão que nos cerca. A ciência é a esperança de um universo criando consciência e conhecendo a si mesmo.

Como um jovem cheio de esperanças, vejo este livro como um tipo de luz. Não é como um sol que ilumina o caminho, mas é como uma chama que nos aquece e nos protege dos perigos da noite. Espero viver em um mundo onde posso ser cientista, em que a ignorância não é tão presente como é atualmente, onde o temor de um mundo destruído seja parte dos medos do passado e se possível, desejo me aventurar pelos cosmos.

Cássia 15/08/2022

Perfeito
Esse livro não me decepcionou em nenhum aspecto. Carl Sagan simplesmente ensinou sobre o cosmos e tudo, todos juntos num mesmo livro. Escritos de uma forma tão simples de se entender, e ao mesmo tempo discute sobre temas que ainda são um mistério, e outros já resolvidos que atiçam nossa curiosidade. É um livro perfeito.

Bia 11/09/2021

Carl Sagan sem dúvidas foi um grande propagador da ciência, graças a ele a astronomia que parecia um campo tão complexo e distante, se tornou acessível para milhares de pessoas no mundo.
Cosmos é um excelente livro para quem quer aprender um pouco mais não só astronomia, mas de evolução, história, cultura... É uma leitura fácil de compreender e fluída, em alguns momentos senti que foi um pouco tedioso, talvez porque eu já conhecesse o assunto, mas nada que me fizesse desistir da leitura.
Essa edição tem reunida várias atualizações científicas desde o ano em que o livro foi lançado, o que te instiga a buscar mais informações.