Histórias de Literatura e Cegueira

Histórias de Literatura e Cegueira Julián Fuks




Resenhas - Histórias de Literatura e Cegueira


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Aguinaldo 07/02/2012

histórias de literatura e cegueira
Este é um curto livro sobre três grandes escritores: o irlandês James Joyce, o brasileiro João Cabral de Melo Neto e o argentino Jorge Luís Borges. O primeiro teve problemas nos olhos durante toda a vida, sofreu várias operações dolorosas, já os dois últimos ficaram realmente totalmente cegos no final da vida. Julián Fuks usa este fato para escrever um tanto sobre os três escritores. Não é exatamente um livro biográfico. Lembra um tanto os livros de Ricardo Piglia, onde um assunto de abordado como se o próprio indivíduo estivesse contando passagens de sua vida, revivendo as passagens para o leitor. O livro é de fato muito bem escrito. Percebe-se também que o autor gosta muito de seus quase-biografados. Fuks escolheu algumas passagens emblemáticas da vida de cada um e as conta com muita elegância e precisão. Trata-se também de um livro confessional, pois Fuks atuou como jornalista profissional durante alguns anos e deve ter tido chances de entrevistar autores consagrados. Há uma passagem no livro onde João Cabral é entrevistado por um jornalista iniciante que é de fato lírica e tocante. Há várias referências incluídas no final de cada um dos três capítulos do livro, de forma que este pode servir também para introduzir o leitor ao universo literário dos escritores. Especulando livremente acredito que este texto ou ao menos uma versão dele um dia deve ter sido utilizado em uma dissertação ou em um trabalho acadêmico de Julian Fuks, mas a transposição para o formato livro é muito bem feita. É um livro pequeno, lê-se com facilidade em uma tarde inspirada. Não por isto, mas por ter muita informação em poucas páginas que acho ser o tipo de livro que pode ser recomendado sem medo.
Histórias de literatura e cegueira, Julián Fuks, editora Record, 1a. edição (2007) brochura 14 x 21 cm, 160 pág., ISBN: 978-85-010-7943-5
comentários(0)comente



Fernanda 01/02/2022

Gostei bastante do livro, histórias bem escritas, mas a que me chamou mais atenção foi a primeira de Borges, me fascinou completamente, já a história sobre Joyce não consegui me conectar muito. No geral foi um livro muito bom.
comentários(0)comente



Isac.FeijAo 09/06/2023

Maravilhoso
A escrita do Fuks é fenomenal. A forma como ele parece entrar nos pensamentos desses atores me deixou pasmo durante a leitura, qualquer um que se depare com esse livro tem ouro nas mãos.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR