O Homem com Asas

O Homem com Asas Arthur Japin

Resenhas - O homem com asas

Emerson Dylan 25/12/2023

Barroquismo desnecessário
Duas coisas impressionam na leitura de "O homem com asas": (1) como coube a um holandês contar essa história e não a um brasileiro? Santos Dumont tem uma biografia formidável, é um dos sujeitos mais conhecidos do mundo na Era dos Impérios, personagem central da Segunda Revolução Industrial. Por mais que - sinto - tenha sido esquecido aqui em sua terra natal nos últimos anos, ainda é um brasileiro reverenciado, uma unanimidade. O que aconteceu com o seu coração após a morte é convite para qualquer ficcionalização - romance, filme, hq... Não deixa de ser triste um brasileiro não ter sacado de primeira a tarefa de contar essa história fabulosa e cabulosa.
(2) A segunda coisa que chama a atenção é o esforço hercúleo do holandês Arthur Japin em estragar a história genial que ele está narrando. O trunfo total está na vida (e na morte) do aviador brasileiro, num contexto emblemático do papel que o país desempenhava na economia-mundo industrial. Mas o autor faz questão de contar essa história de maneira barroquista, se perdendo muitas vezes em elucubrações grandiloquentes que tinham com o propósito encantar o leitor, mas que facilmente o convidam a largar o livro. Isso já se mostra na abertura, com um grande ode descritivo ao coração, que até funciona (como aqueles preâmbulos a grandes óperas). Mas ao gastar páginas e mais páginas para falar das motivações que levaram o ser humano a plantar café, ou ao pincelar frases de ênfase para enaltecer a narrativa, o autor só se perde e desgasta um livro que tinha tudo para ser grandioso sem a necessidade de o ser.
Lido por conta do sesquicentenário desse lindo conterrâneo. Pena que o livro não está à altura do retratado.

Pamela.Pugliano 29/04/2023

"Faço estágio para ofício de pássaro."
Esse é uma romance histórico bem completo. Aqui temos a história romanceada de Santos-Dumont - sua vida, o rapto do seu coração e sua morte. Ao longo do livro você vai passando do presente ao passado, desde a infância até a busca incessante de dar ao homem asas.

Bom, esse livro é mais uma das minhas buscas por sair da zona de conforto. Conhecer mais sobre a vida desse brasileiro extraordinário foi muito interessante. O que mais me impressionou foi descobrir como um ser humano tão excepcional teve sua vida tão entrelaçada com a solidão. Mesmo rodeado de pessoas, ele se isolava. Ao mesmo tempo, tinha uma lábia e um tino comercial fortíssimo, envolvendo é claro, sua busca por um meio de transporte que possibilitasse o homem voar. Sem nunca desistir, auto didata, cercado de pessoas que o admiravam imensamente, ele se destacou simplesmente sendo quem era.

Não nego que a parte da infância e de como suas ideias e ideais se consolidaram foi beeeeem cansativa de ler, mas as partes no presente, em como a história trouxe a questão do sumiço do seu coração e, é claro, sobre sua morte, eu curti bastante. Até a maneira como o autor abordou de maneira sutil sobre sua sexualidade, foi bem trabalhado. Algumas passagens foram muito bonitas de serem lidas.

Enfim, leiam. Eu recomendo porque ao longo da leitura a gente vai se interessando mais pela peça chave - Santos-Dumont. Leitura recomendada. Aproveitem.

Milena 16/02/2023

Razoável pq eu esperava mais
O que exatamente eu esperava? Não sei! Mas eu tive outra visão do livro quando comecei a ler. Não que eu não tenha gostado, mas fiquei meio blé enquanto lia.
Recomendo para quem gosta desse universo de aviação, pq quem gosta e entende vai adorar. Mas a parte que foca na vida do personagem me deixou meio confusa.

Não posso negar que a escrita do autora é muito boa! Ele peca pelo exagero quando se trata de descrições, mas isso não chegou a ser insuportável.

EduardoCDias 25/04/2021

A história, em forma de romance, de nosso herói nacional Santos-Dumont. Desde sua infância em Ribeirão Preto, filho do maior produtor de café mundial da época, passando pela juventude e aventuras aéreas em Paris até seu suicídio no Guarujá. Desde criança sentindo-se deslocado no mundo, não aceitava nem o próprio corpo, mas tinha uma genialidade imensa. O romance também desenvolve um aspecto polêmico da sua vida: a sexualidade.
Luizinho 26/04/2021minha estante
Nao conhecia esse livro, fiquei muito curioso sobre ele, eu moro em Dumont, na região de Ribeirão preto, trabalho na prefeitura antiga sede da fazenda da família dele onde ele passou uma parte da infância

EduardoCDias 26/04/2021minha estante
Que legal! Então você vai adorar o livro! E eu agora fiquei curioso para conhecer a sede da fazenda.

Leonardo 16/01/2017

Livro agradável, mas decepciona um pouco
O que sabemos sobre Santos Dumont? Muito pouco dada a sua importância, devido ao tamanho de sua genialiade deveríamos valoriza-lo muito mais. E isso o livro o Homem com Asas faz muito bem, o autor (um holandês) valoriza e muito os feitos de Dumont. E foca justamente na época de suas invenções dos balões, em minha opinião os maiores feitos de Dumont foram nessa época, afinal ele foi o primeiro a conseguir dar dirigibilidade aos balões feito esse enorme para o avanço da aviação.
Agora o livro falha um pouco na repetição. O autor procura destacar certas características dos personagens repetindo essas situações ao longo dos capítulos. Por exemplo, se um personagem é tímido em mais de um capítulo isso é falado o que torna as vezes a leitura cansativa.
O autor da enfoque também à sexualidade de Dumont, tema já discutido por outros autores. Nisso avança um pouco mais, de uma forma bem delicada, mas que em grande parte do livro se torna o tema principal.
O livro decepciona no mistério de onde o coração de Dumont ficou apos ser retirado pelo médico legista. Na sinopse esse seria o tema central, mas não é o que ocorre. O autor poderia ter dado mais asas à imaginação nessa parte.