Meio Rei

Meio Rei Joe Abercrombie

Resenhas - Meio Rei

Magno 03/03/2024

Um bom início de história, um mundo bem escrito e bem detalhado. Os personagens são bons, ainda não temos um vilão daqueles de se odiar. Muitos plots já vi logo no início, mas no último capítulo vem algo que não esperava.

fabianasouzaon 04/12/2023

?Melhor um rei de joelhos que um mendigo de pé?
?[?] Posso até ser meio homem, mas fiz um juramento por inteiro.?

Se fosse um filme, seria viciante!
Uma narrativa envolta de efeitos nas frases, parágrafos e capítulos marcantes e contundentes. A gente se sacia das emoções e dos ardis suplantados - estratagema simples, contudo surpreendentes. É muito bom!
Fácil, robusta e implacável!
Os personagens são muito coesos. Uns crescem e outros se revelam, outros ateiam fogo? Yarvi tecendo teias e andando por elas, de arrepiar!!!
Eu amei o toque fantasioso, místico não poderia ser mais perfeito.
Uma leitura objetiva, entregou muito!!!

Gian.Calixto 06/10/2023

Meio inicio
Meu primeiro livro do autor. Achei legalzinho. Tinha achado que esse foi o 1° livro dele a ser escrito/publicado, pois eu achei alguns pontos meio corridos e alguns clichês "básicos" pra esse tipo de história. Porém, de acordo com as considerações finais, O poder da espada veio antes desse livro. O que me deixou curioso o bastante com essa outra história, pq nesse primeiro volume eu achei as coisas um pouco "rasas", sem muito aprofundamento nos personagens que são relevantes pra história, com excessão do protagonista. Esse que, dado as condições fisicas dele, foram feitas outras soluções para os problemas que vinham sendo jogados na sua frente, o que eu achei muito massa. Os personagens coadjuvantes poderiam ter sido muito mais na minha opiniao. Mas como o numero de paginas é pequeno, foi meio satisfatório o que foi apresentado. A história, no começo apesar de fluir muito bem, por conta da boa escrita do autor, eu achei um pouco básica demais, com alguns plots ja conhecidos e meio que, ja esperados tb. Coisa que foi diferente no desenrolar da trama, onde o autor acabou me surpreendendo com a solução apresentada no final. O que me agradou, além do fato de tudo ter ficado meio com "um gosto amargo na boca". Eu recomendo essa leitura se esses forem seus primeiros passos no genero fantasia.

Gabi1568 26/09/2023

É uma fantasia infanto-juvenil, sobre reis, rainhas, tronos, escravos e ministros.

Cheia de aventuras, um protagonista carismático e esperto, tem um plot twist bem legal, e algumas pessoas podem achar parado no início.

Eu achei que foi um ótimo início para uma trilogia, creio que nos demais livros o Yarvi vai ficar cada vez mais poderoso e inteligente.

Fernanda 08/06/2023

Um (meio) início.
Um bom início de trilogia.
Alguns plots me surpreenderam e os personagens foram cativantes o suficiente para eu querer ler o livro até o final, mas não me apeguei a história em si.

Mauro 03/05/2023

Uma ótima obra para iniciantes na fantasia
Meio Rei é o primeiro livro de Joe Abercrombie que eu leio. Ele que se tornou um expoente na literatura fantástica após o boom provocado por George RR Martin e Game Of Thrones.
Decidi conhecer o autor por este livro Young Adult em vez de seguir para sua obra mais aclamada.
Meio Rei conta a história de Yarvi, um segundo filho que nunca planejou ser rei, mas que se viu obrigado a tornar-se, após seu pai e seu irmão mais velhos terem sido mortos em uma emboscada.
O mundo dessa trilogia é muito inspirado na era viking nórdica, assim como as cidades e os navios e viagens pelo mar.
A narrativa do livro também se inspira bastante em Hamlet, Ben Hur e outras obras similares, dando uma dica do que esperar.
Apesar de ser um mundo fantástico, a falta de seres estranhos e de magias é visível, pois o autor pretendeu construir uma história medieval bastante realista e, mesmo sendo uma obra YA, não deixa de ser violenta e séria quando necessário.
Mal posso esperar para ler os outros dois livros dessa trilogia e conhecer mais sobre esse mundo.
Nota: 9,0

LP_Chaun 07/04/2023

Amarradinho
A história é bem direta, o que chega a ser um alívio em uma época onde a enrolação impera, mesmo assim o escritor conseguiu colocar um pouco disso no meio.
As reviravoltas até que são boas, mas há muitas oportunidades desperdiçadas, talvez isso melhore no próximo volume. Nesse momento não sinto vontade de descobrir.
Feijão com arroz bom para curar ressaca literária.

Vitor.Benvindo 29/03/2023

Leitura incrível
O livro não tem um momento de calma, sempre com bastante envolvimentos dos personagens, o personagem princinpal é muito bom, muito bem construído, ele vai do fundo do poço e consegue se construir ao longo da história.
As cenas de lutas e batalhas são muito bem construídas, eu consegui ver elas nítidamente na minha mente rs, não tive que reler as cenas como acontecem comigo em outras leituras.
E tem uma reviravolta na história que quando eu li eu dei um berro enorme dentro do metrô de tanta empolgação rs, então eu recomendo bastante essa leitura.

Breno289 23/03/2023

É legal, mas definitivamente poderia ser melhor.
Sinceramente sinto que várias ótimas oportunidades de melhorar ainda mais a trama foram perdidas, principalmente em momentos que deveriam ser decisivos na história.

Jaíne @literariafarofa 21/02/2023

É legal, mas falta algo
Foi uma leitura bem interessante, divertida em certas partes, mas não consegui me apegar a nenhum personagem. Apesar de ter gostado da leitura, não senti vontade de ler a sequência pq não fiquei curiosa de saber o que acontece com os personagens daqui pra frente.

ApenasBreno 03/02/2023

Esperava mais
Meio Rei começa de forma muito interessante, Yarvi, o protagonista do livro, é um princípe com uma deficiência na mão esquerda que o impede de ser um bom lutador, portanto dedicava sua vida aos estudos com o objetivo de se tornar um ministro na corte do rei. Porém certa noite recebe a notícia que seu irmão e pai foram traídos e mortos durante uma negociação.

Partindo disso, a trama percorre o clássico caminho do herói, com Yarvi sendo alguém fraco e sem confiança no começo, e no final tendo crescido em todos os aspectos.

Durante o livro terão MUITAS reviravoltas, algumas já esperadas, outras que serão verdadeiras surpresas para o leitor.

Diversas vezes Yarvi se encontrará em situações de vida ou morte, onde terá que usar da inteligência para buscar um caminho em meio ao caos, algo que é uma dinâmica legal do personagem.

O livro tem personagens e um universo interessante, além de Yarvi também ser um ótimo protagonista. Porém meus elogios infelizmente acabarão aqui.

Sinto que muitos personagens que poderiam ser melhor aproveitados foram apenas descartados, atos absurdos de Yarvi em meio sua jornada simplesmente não tem peso nenhum, o personagem não sofre consequências e momentos que deveriam ser de extrema tensão e perigo acabam em desfechos que não condizem com todo o senso de perigo que estava sendo produzido nas 15 páginas anteriores.

Não é um livro horrível, mas é cheio de oportunidades desperdiçadas e personagens mal aproveitados.

(Particularmente também não gostei muito do desfecho da batalha final, mesmo com uma revelação totalmente inesperada, a falta de consequências outros pontos que mencionei acima acabam pesando em meu julgamento.)

Elisangela Muniz 24/01/2023

Muito bom!
Gostei que os capítulos são curtos, as descrições são ótimas, mas não no estilo Tolkien de 3 páginas pra descrever uma folha (eu gosto do Tolkien é só pra explicar o pensamento) e isso não deixa a leitura ficar cansativa.
Os desdobramentos seguem de forma crescente pafa o ápice que vem pro final do livro e aí nas últimas páginas outra situação pra te derrubar no chão.
Muito, muito bom!
Louca pra ler o próximo.