Meio Rei

Meio Rei Joe Abercrombie

Resenhas - Meio Rei

Álex 21/09/2016

Parte da resenha do blog UmBookaholic.com
Vamos começar falando da melhor coisa desse livro: o personagem principal. Yarvi vai te fazer chorar e rir. Vai te mostrar que ainda há esperanças pra todos nós. Ele é, sem dúvida, um dos personagens mais bem construídos e carismáticos que já li em toda a minha vida. Eu senti dor com/pelo Yarvi, senti suas tristezas e alegrias, vibrei de emoção quando seus objetivos foram alcançados. Por toda a sua vida ele foi humilhado, tratado como lixo, mas, mesmo assim, ele não esmoreceu. Ver a maneira como ele lida com isso tudo, sempre acreditando que as coisas vão melhorar, é sensacional.

Uma das coisas mais bacanas desse personagem, é a maneira como ele acredita no bem de tudo e ainda assim não é um personagem burro. Yarvi transforma os ensinamentos de Mãe Gundrig (uma espécie de tutora) em arma, é isso é fantástico. O que falta em força física, ele tem de inteligência e coragem.

[ RESENHA COMPLETA EM WWW.UMBOOKAHOLIC.COM ]

site: http://www.umbookaholic.com/2016/08/meio-rei.html

Kingouveia 14/09/2016

Uma promessa por inteiro
Bom dia, boa tarde e boa noite!!!
O livro Meio Rei, foi uma grata surpresa, o li sem muitas expectativas e acabei me surpreendendo, positivamente, com uma trama bem elaborada e personagens críveis e bem construídos.
Acompanhamos a história de Yarvi, segundo filho do rei e sem pretensão ao trono, que decide tornar-se ministro, uma função nesse mundo equivalente ao Meistre de Game of Thrones.
No entanto, seus planos mudam após a morte do pai e do irmão, o catapultando diretamente a posição de rei.
Contudo, Yarvi é aleijado da mão esquerda, e dessa maneira considerado por muitos como meio homem, o que por sua vez o torna meio rei, embora essa nomenclatura não possa ser utilizada somente com relação a sua mão esquerda, mas sim, por não ser um homem propriamente dito, ser despreparado e covarde.
No entanto, a partir de sua coroação um promessa é feita e o destino é traçado e as coisas acontecem uma após a outra em um ritmo ágil e agradável, dosando muito bem páginas de calmaria e momentos de ação eletrizante.
Porém, quem chegar ao final será recompensado por um desfecho incrível e empolgante, que faz o leito desejar ardentemente a continuação.
Por fim, recomendo a todos a leitura de Meio Rei, um livro curto, repleto de boas cenas e diálogos memoráveis e reviravoltas que realmente surpreendem.
Leiam e acompanhem o meio rei, tornar-se a parte inteira do que ele quiser ser, mas saiba, a jornada será árdua para nosso protagonista.
Abraços

Elielson Jr 14/09/2016

Uau
Não vou me atentar a falar muito sobre o enredo, mas é muito bom e o final me pegou totalmente desprevenido

Carol 02/09/2016

Surpreendente
Hoje a resenha é desse livro do Joe Abercrombie que foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, que já tem outros livros lançados por aqui. Meio Rei foi lançamento da Editora Arqueiro no mês de Junho, mas solicitei para resenha no mês de julho e não via a hora de chegar para conferir.

A história se passa em um mundo medieval, o Mar Despedaçado, governado pelo Rei Supremo, mas que possui vários reinos cada um com seu próprio rei que responde ao Rei Supremo, é pontuado por disputas políticas e territoriais. Yarvi é o filho mais novo do Rei Uthrik e da Rainha Laithlin do reino de Gettland, mas diferente de seu irmão mais velho e herdeiro do trono, Yarvi não é um guerreiro.

Ao nascer com sua mão esquerda deformada se tornou uma decepção para seu pai e seu povo, mas o que ele não possui em habilidades físicas compensa em inteligência e estuda para se torna Ministro e algum dia auxiliar o Rei. Porém, ao receber a notícia de que seu pai e irmão foram assassinados, Yarvi se vê coroado Rei e precisa assumir responsabilidades que nunca esperara, e tomar decisões duras e difíceis, além da promessa de vingar a morte de metade de sua família.

Mas há traições por todos os lados e uma conspiração para matá-lo faz com que Yarvi fuja por sua vida, mas acaba sendo preso pelo maior inimigo de seu Reino, Grom-gil- Gorm rei de Vansterland, mas sua habilidade e inteligência o levam a esconder sua identidade para sobreviver, mas é transformado em escravo e vendido com uma propriedade.

Passando por situações inesperadas e difíceis, Yarvi luta para sobreviver em um mundo cruel onde os seres humanos fazem as vezes de monstros, e encontra apoio em pessoas totalmente diferentes do que estava acostumado com sua vida tranquila de príncipe de Gettland e precisa se esforçar ao máximo para voltar para casa e cumprir a promessa de vingar sua família.

É uma leitura muito boa, com aventuras incríveis e reviravoltas marcantes! O mundo criado por Joe é fantástico e muito bem construido, mas sem elementos mágicos. Apesar dos elfos terem habitados as terras ao redor do mar despedaçado, há muitos e muitos anos que estes desapareceram, e o único monstro presente na história é o ser humano e a ganancia.

Yarvi à primeira vista é um personagem fraco e covarde, mas conforme o vamos conhecendo percebemos que ele não é feito da mesma fibra de seu pai ou irmão, ele é um jovem pacífico e a rejeição de seu pai sempre o marcou profundamente. É graças a essa natureza pacífica e sua inteligência que ele é direcionado a se tornar ministro e se torna aprendiz de Mãe Gundring, a ministra de seu pai.

Mas conforme a história se desenvolve, Yarvi amadurece e descobre todo o seu potencial, tanto para sobreviver quanto para manipular a situação a seu favor, percebendo que é mais parecido com sua mãe, a Rainha Dourada, do que imaginava. E é esse conhecimento dos ministros, o tempo de estudo com mãe Gundring que o ajudam a sobreviver, mais do que suas habilidades de luta.

A narrativa do autor é bem fluida e envolvente, em terceira pessoa, e os personagens criados são totalmente diferentes em si. Cada um de um lugar diferente ao redor do Mar Despedaçado, com suas características ímpares e muitos nos deixam completamente encantados. Confesso que certas coisas no livro foram totalmente previsíveis para mim, como por exemplo um personagem que é uma incógnita o livro inteiro, desde sua primeira aparição eu adivinhei quem era.

Entretanto a previsibilidade de alguns fatos não diminuiu em nada a qualidade da história, eu estava mais empolgada ainda para ler o final para saber se estava certa e mesmo assim ainda consegui ser surpreendida com outros fatos. =)

Adorei esse primeiro livro e super indico para quem adora uma aventura medieval, cheia de intrigas e traições, assassinato e poder. Já aguardo ansiosa para a continuação e o desfecho da trilogia!

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

Haroldo.Cacciolari 28/08/2016

Exelente livro
Gostei muito desse livro

Lauro 27/08/2016

Uma aventura magnifica
Meio Rei é um livro incrível, prendeu minha atenção do início ao fim. O livro é muito bom de ler, sem descrições pesadas que o deixem monótono, e o personagem passa por uma série de provações que dão vontade de ler mais e mais para saber o desfecho de cada parte.
No início, somos apresentados ao protagonista, Yarvi, e ao mundo no qual ele vive. A história parece se desenrolar de uma forma e há uma reviravolta que dita o novo rumo a ser seguido.
Outro ponto forte do livro é o desenvolvimento do personagem e suas atitudes humanas, sendo o lado pessoal do protagonista muito bem trabalhado. Yarvi não é um herói infalível, ele não consegue encontrar saídas fáceis para todos os seus problemas e em diversas cenas o leitor espera um desfecho clichê que não acontece. Os outros personagens são interessantes, mas tomam atitudes padrões muitas das vezes.
O autor deixa algumas pistas do desenrolar da trama ao longo do livro, permitindo ao leitor atento adivinhar o que virá, mas não considero isso negativo, pelo contrário, criar diversas teorias e previsões enquanto lê é muito bom.
Recomendo bastante a leitura do livro, é realmente uma obra admirável.

marcosm 25/08/2016

Boa história, mas...
Abercrombie é um bom contador de histórias. Esta é boa, tem momentos e personagens legais. Talvez o público-alvo limitou a exploração do mundo e do drama de alguns personagens. Não consegui perceber o defeito do Yarvi na mesma proporção dada pelo título, por exemplo.
Mas no geral agrada e garante algumas horas de boa diversão.

ricardo_22 22/08/2016

Resenha para o blog Over Shock
Diferente de outros importantes autores da literatura fantástica, que me conquistaram de primeira, Joe Abercrombie levou um pouco mais de tempo para me convencer de que todas as frases de efeito sobre o seu trabalho não eram puro marketing. Por mais que as primeiras experiências com a sua obra não tenham sido de todo ruim, sempre senti falta de um algo mais; algo que me fizesse sentir prazer do princípio ao fim; algo que só foi despertado com a leitura de Meio Rei.

O livro que marca o início da trilogia Mar Despedaçado é o que posso considerar uma obra-prima da literatura fantástica e digo isso porque durante a leitura me senti como se estivesse me aventurando em enredos dos meus autores favoritos. Se em outras oportunidades Abercrombie causou a incomoda sensação de querer que tudo chegasse ao fim o quanto antes, dessa vez aconteceu exatamente o contrário. A falta de tempo para leitura foi o que mais me incomodou, me impedindo de controlar a ansiedade de chegar ao último ponto final.

Se nos livros da trilogia A Primeira Lei o público alvo do autor eram os leitores mais velhos, dessa vez é claro, pela linguagem mais simples e direta (ou até mais contida), que o público é diferente e mais uma vez esse é um fator muito importante. Particularmente passo a considerá-lo como um grande incentivo à leitura, afinal, à sua maneira, o livro consegue reunir particularidades dos jovens, sejam eles do mundo real ou do Mar Despedaçado. Aí está o grande barato, visto que é possível facilmente se identificar com todas as personagens, em especial Yarvi.

Mas esse nunca foi um grande problema da obra do autor. Alguns de seus personagens, mesmo os mais insignificantes, são memoráveis e dessa vez isso não poderia ser diferente. E nesse caso é evidente que mais do que memorável por suas características, as personagens podem receber esse status também pela evolução que passam ao longo de todo o enredo. Yarvi, por exemplo, de um meio rei aleijado e quase insignificante, se transformou em um legítimo guerreiro, de inteligência única e disposto a tudo para alcançar o seu objetivo. E os seus companheiros de jornada não ficam atrás!

E por falar em jornada, vale destacar que essa é de tirar o fôlego. Acontecem várias coisas, e quase todas são cercadas por uma barreira tênue que separa o bem e o mal, o que não significa necessariamente que essa barreira gere heróis e vilões. Muito pelo contrário. O que acontece é que tudo é capaz de causar uma grande surpresa, seja com uma ação ou reação, por isso essa aventura em busca de vingança acaba sendo tão especial. Sem contar toda a mitologia e as particularidades que cercam os povos e seus respectivos costumes, sempre com muita originalidade.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/08/resenha-397-meio-rei.html

Tamirez 12/08/2016

Meio Rei - Joe Abercrombie
Yarvi é considerado um meio homem. Ele nasceu com uma deformação em uma das mãos lhe dando somente dois dedos, com isso ele não é capaz de manejar a espada e o escudo da forma como deveria. Em um mundo onde o que faz um homem é sua destreza na guerra, o garoto cresceu sendo sempre rejeitado e tendo pouca credibilidade.

Ele está treinando para se tornar um Ministro, pessoa responsável por ser como um conselheiro ao rei e também manejar estratégias, remédios e curas. Porém, apenas alguns dias antes de prestar o teste e abdicar de qualquer pretensão ao trono ou a uma vida com romance, Yarvi recebe a notícia de que seu irmão mais velho – e herdeiro do trono -, junto com o Rei Uthrik foram assassinados em uma emboscada do reino vizinho, com quem eles estão constantemente em guerra.

“Um rei deve vencer. O resto é insignificante.”

Sem outra alternativa o jovem se torna Rei e tem a mão forçada pelo tio Odem e Laithlin, sua mãe e a famosa Rainha Dourada, a partir em busca de vingança. Entretanto, apesar um breve momento de alívio e possível vitória, o destino lhe reservou grandes surpresas e uma traição pode mudar todo o jogo, colocando Yarvi em uma nova posição, onde ser aleijado é um dos seus menores problemas.

MINHA OPINIÃO

Joe Abercrombie já tem uma outra trilogia chamada A Primeira Lei publicada pela Arqueiro, porém nunca me interessei muito por ler esses livros, no qual o primeiro é O Poder da Espada. Porém, quando Meio Rei foi anunciado, a capa logo me despertou a curiosidade para enfim ter meu primeiro contato com o autor.

Eu gosto de ter o menor contato possível com a história e entrar sempre bem crua, para ir descobrindo as coisas conforme elas forem acontecendo e não estar previamente preparada. Acredito que isso foi super importante aqui, pois fui sem qualquer expectativa e encontrei um livro que me surpreendeu bastante com as voltas que deu e a inteligência com que a trama foi construída.

“O alimento do medo é a ignorância. A morte do medo é o conhecimento.”

Esse mundo ao redor do Mar Despedaçado é governado por um Rei Supremo, mas cada pequeno reino possui seu próprio rei também. Nosso protagonista é filho do rei de Gettland, assassinado teoricamente pelo rei de Vansterland, o vizinho com o qual estão constantemente em conflito. Como esses locais possuem esse mar ao seu redor, basicamente toda a locomoção realizada no livro é feita através de barcos, tendo bem poucas jornadas por terra. O que também, ao meu ver, já foi algo interessante e diferente de se vivenciar.

Yarvi é com toda a certeza um personagem muito especial. O que a princípio pode parece um garotinho oprimido, renegado e tímido, se mostra na verdade uma mente muito inteligente e desenhada para a estratégia. Ele teve muito tempo livre para aprender e, já que não poderia vencer os outros em combate, descobriu que ter a mente afiada seria algo importante. Porém ele não é um personagem que passará o livro incólume. Yarvi irá sofrer algumas consequências e não viverá a tradicional jornada do herói onde tudo da certo no final.

Isso é importante de mencionar porque quase todo mundo nesse livro pode ser duas faces de uma mesma moeda. É incrível o quanto nos surpreendemos com os personagens e não nos acostumamos a isso. É tão fácil acreditar na primeira realidade que o autor nos apresenta que nunca vemos o soco vindo a nossa direção e, assim como Yarvi, somos surpreendidos pelas revelações drásticas que mudam o posicionamento de cada personagem em relação à história.

O garoto, em sua jornada, vai cruzar com vários personagens e alguns deles possuem personalidades muito interessantes e marcantes, sendo bem fácil se apegar a eles. Porém, esse é um livro onde algumas cabeças devem rolar, então é importante estar preparado para perder algumas pessoas ao longo do caminho.

“O sábio espera por seu momento, mas nunca o deixa passar.”

Muito mais focado em apresentar como as coisas funcionam no âmbito político do livro do que realmente apresentar um universo fantástico, somos conduzidos pelas relações e papéis que cada um possui dentro da hierarquia de forma leve. Esse é um mundo que possui escravos, reinos poderosos e um rei supremo a quem todos respondem e que pode se tornar um pequeno obstáculo nos objetivos de alguns personagens.

Esse livro começa nos dando uma história, mas logo ela muda radicalmente. Depois entramos num momento mais calmo, mas que não é mais lento, e quando parece que a história vai ser completamente arruinada por esse plot, as surpresas começam.

Elas vem uma atrás da outra e por vezes não dá nem tempo de processar a informação. Conhecer as verdadeiras identidades ou motivações dos personagens, da forma como o autor apresenta na história é um show à parte e acaba sendo o ingrediente que fez de Meio Rei uma ótima surpresa. Tendo ido sem expectativas fez com que a experiência tivesse sido ainda mais incrível. Sabe quando você está super atirado na poltrona e algo “uow” acontece e você precisa recobrar a postura pra seguir acompanhando? Esse foi um livro que me fez fazer isso várias vezes e portanto possui muito mérito.

Yarvi me lembrou bastante o Fitz da Saga do Assassino e me trouxe boas lembranças de uma trilogia que eu adorei ter lido, mas que chegou ao fim. Os dois são personagens com “downs” em sua vida e acabam sendo expostos a jornadas que não previram. No meio de tudo isso tomam caminhos estranhos e se veem fazendo vários sacrifícios que não os custarão pouco, carregando o peso e as marcas ao longo das histórias.

Com toda a certeza, se você é um fã de fantasia, Meio Rei é uma ótima pedida. Além de ter uma história super interessante, o livro é pequeno e consegue mesmo assim dizer tudo o que precisa. Com uma escrita super fluída, Joe Abercrombie estreou pra mim com uma boa história e o imenso desejo de ter o segundo livro em mãos logo, para seguir acompanhando meu “Meio Herói” em sua jornada.

site: http://resenhandosonhos.com/meio-rei-mar-despedacado-1-joe-abercrombie/

Lua ig@epigraph9 09/08/2016

Um livro que nos mostra que não precisa ser grande para ser bom.
Yarvi nasceu com uma deformidade na mão esquerda, e com isso, não pode ser o príncipe que seu povo espera. Todos o olham torto por causa disso. Conformado com as chances que os deuses lhe deram, ele resolve estudar para se tornar um ministro. Certo de seu destino, ele não esperava receber a terrível notícia de que seu pai e seu irmão foram mortos. De candidato à ministro, ele se torna rei de Gettland, ou meio rei, devido à mão esquerda.

No túmulo de seu pai e irmão ele jura vingança àqueles que destruiram sua família. Não muito tempo depois ele tem que liderar seu exército para um ataque ao inimigo. Só que tanto ele quanto nós leitores vamos ser surpreendidos.

Quem me conhece sabe o quanto sou viciada em livros de fantasia. Asssim que a editora Arqueiro lançou Meio rei, eu fui logo atrás de ler. Fui surpreendida positivamente, pois não esperava que em poucas páginas o Joe pudesse ter escrito um livro tão bom. Yarvi,apesar de ser muito novo, é extremamente inteligente e usa essa inteligência ao longo do livro para escapar das adversidades que ele encontra em seu caminho.

Por causa da mão defeituosa, Yarvi tem muita pouca confiança nele mesmo. O coitado tem uma auto-estima mais baixa que a minha. Algumas cenas dele são até divertidas, e isso, mais a escrita gostosa do Joe, tornou a leitura bem fluída. Ao longo do livro vamos conhecer vários outros personagens que vão dar seu sangue para ajudar a causa de Yarvi. Neles, Yarvi vai conhecer os verdadeiros amigos. Vamos ter também várias surpresas ao longo do livro.

O livro é narrado em 3ª pessoa, a leitura é rápida, a construção de mundo foi muito boa, e os personagens são cativantes. Esses foram os ingrediantes para dar início a esta série.
Não vejo a hora da Arqueiro publicar os próximos livros.

Recomendo!

site: http://cronicasdoslivros.blogspot.com.br

Livros Encantos 05/08/2016

Uauuuuuuuuuuuuuu é a palavra que descreve esse livro, maravilhoso, que enredo fantástico e muito bem elaborado.
Yarvi filho mais novo do Rei Uthrik, tem sua vida planejada, estudou afinco para fazer o teste para se tornar Ministro, inteligente, com sua mão deformada, focou em usar sua inteligência, porém sempre foi inseguro, achando que todos o achavam defeituoso.
Prestes a prestar o teste, recebe a notícia que seu irmão e pai foram assassinatos, o tornando Rei, sua mãe uma mulher extremante forte e sensata o orienta e éde vingança aos assassinos de seu pai e irmão.
Ao jurar vingança Yarvi rumo em busca dos assassinos, eis quem uma grande traição irá mudar todo o rumo da história.

Yarvi vê todos seus sonhos despedaçados, sempre quis ser um Ministro ajudar a curar as pessoas, levar ensinamento as pessoas, em seu reino todos os olham meio estranho, afinal um Rei deformado se torna um Meio Rei.

Sua situação é muito difícil. irá passar por muitas dificuldades, situações de humilhação, e aos poucos aquele menino inseguro, chamado de meio Rei, vai se transformando mediante as dificuldades que a vida lhe impõe, munido de sua inteligência e sua ânsia por vingança as pessoas que lhe traíram, ele consegue se tornar um verdadeiro homem forte endurecido por todas dificuldades que passou.

Ealf, Sumael, Nada, Ankran, Rulf e Yarvi formam um grupo de pessoas que tiveram suas vidas roubas e buscam voltar a seus lares, todos tem uma história, e juntos irão enfrentar um perseguidor e um temido vilão o frio aterrorizante.
Unidos conseguem vencer seus inimigos, enfrentaram grandes tempestades de neves, cada um com sua habilidade se supera.
Yarvi irá conseguir atingir sua meta e vingar seus traidores e muitos terão seus destinos selados no final surpreendente do livro.

Eu amo livros de fantasia, esse sem sombra de dúvida me conquistou de todas maneiras, com personagens muito bem construídos, uma trama muito elaborada .

Vou começar destacando nosso protagonista como foi gratificante acompanhar sua mudança de menino inseguro, agarrado nas saias da mãe para um homem merecedor de ser um Rei por completo, sua inteligência se destaca, é notório o quanto se torna um líder unindo esse grupo de pessoas que passaram a serem seus amigos. Yarvi me conquistou definitivamente com sua força, mesmo nas mais terríveis situações se manteve firme, com um coração digno de um Rei sendo justo com todos.

O grupo de amigos se destaca pela união, a força como as dificuldade de cada um os transformou.
Destaque para a mãe de Yarvi a Rainha com uma personalidade marcante, inteligente, sempre orientando o filho com frases de impacto que fizeram toda a diferença para Yarvi em suas atitudes.

Um livro perfeito, as revelações no decorrer do livro destacam como a ambição muda o caráter das pessoas, a gana pelo poder sobressai a ética e vidas, o final foi revelador e impactante deixando o leitor de queixo caído.

Esse é o primeiro livro da Trilogia, a escrita do autor é perfeita em todos elementos, personagens, cenário, cenas impactantes, com uma trama muito bem amarrada.

Joyce
Blog Livros Encantos

site: http://www.livrosencantos.com/2016/06/meio-rei-joe-abercrombie.html

GabrielGSM 05/08/2016

Uma linda capa, mas....
Esse é um livro muito bom de se ler. Você se prende a ele facilmente e fica curioso com o que vai acontecer. Tem um trama bem construída sem duvida que se amarra do começo ao fim, mas porque apenas 4 estrelas?

O problema fundamental desse livro é os personagens no qual você não tem afeto algum. O Yarvi é um bom personagem mas apenas isso. Você simplesmente aceita ele e não liga para o que pode acontecer com o mesmo e muito menos aos outros personagens.

É um ótimo livro para se passar o tempo que possui muitas qualidades. Com um ótimo e surpreendente final e cenários bem interessantes, mas ele peca com os personagens fazendo com que esse livro fique apenas um pouco acima da media.
Caio 03/10/2016minha estante
A Primeira Lei também, começa desse modo. Você é indiferente quanto ao personagem nos primeiros livros, mas depois ele acaba fazendo gostar dele. Acredito que o autor tentará fazer isso de novo. =D

GabrielGSM 03/05/2017minha estante
Espero que sim!!

Fernanda | @psiuvemler 04/08/2016

Psiu, vem ler! | Meio Rei, Joe Abercrombie
Yarvi era um príncipe que, por ter nascido com deficiência em uma das mãos, nunca foi levado a sério como rei ou, sequer, como um bom guerreiro. As limitações sofridas por ele por conta de sua mão lhe renderam diversas piadas de mau gosto, inclusive do próprio irmão. Em uma época onde a força e a coragem eram alguns dos principais indícios de poder, Yarvi deixou a liderança para quem tinha capacidade e começou a estudar para tornar-se ministro, sempre determinado a rejeitar a herança que sua posição designava.
Seus planos corriam perfeitamente como o combinado e todos estavam satisfeitos com a decisão. Yarvi já dominava todos os ensinamentos e mãe Gundring, atual ministra do rei, e estava apenas se preparando para realizar o Teste Ministerial e deixar de vez o título de príncipe para tornar-se o pai Yarvi. Entretanto, a mesma época que via a força como principal característica, também seguia a lei da hereditariedade. Todos os planejamentos futuros foram destruídos quando Yarvi recebeu a notícia de que o pai havia sido vítima de uma armadilha e assassinado pelas mãos dos inimigos. Pela lei, seu irmão herdaria o Trono Negro e governaria Gettland e isso aconteceria se seu irmão não estivesse junto com o pai na emboscada. E assim, de repente, Yarvi se viu obrigado a assumir o trono como rei legítimo. E isso tudo aconteceu no primeiro capítulo...
Meio Rei, primeiro volume da trilogia Mar Despedaçado, é uma história repleta de intrigas misteriosas e reviravoltas impressionantes. Yarvi foi vítima de um golpe praticado pela única pessoa que já lhe demonstrou alguma afeição: seu tio. Todos acreditaram em sua morte e o reino passou por mudanças radicais sob a liderança de Odem. O rapaz foi de rei a escravo de um navio em um piscar de olhos e, diante das circunstâncias e dos descobrimentos que sucederam, ele lutou com garra para cumprir seu juramento de vingar a morte do pai.
Apesar de ter sido uma experiência sensacional, a leitura de Meio Rei só engatou perto da metade do livro. O início foi bem cansativo por conta de excessivas descrições de cenários que, em minha opinião, não eram tão necessários ao enredo. Isso, infelizmente, fez com que a leitura se arrastasse por quase um mês e meio. Mas, em compensação a isso, a partir do momento em que Yarvi se viu forçado a lutar por sua sobrevivência, enganando até mesmo os companheiros do navio acerca de sua verdadeira origem, não consegui mais largar o livro antes de descobrir o que aconteceria ao jovem em sua aventura.
Em parte, foi doloroso acompanhar o modo como Yarvi conheceu como funcionava o mundo além das enormes paredes do castelo. O jovem já estava ciente de algumas coisas, mas passar pela experiência de vivenciar tudo na pele foi algo transformador. E foi isso que fez com que a leitura se tornasse majestosa. Ok, o início foi chato sim e, ok, eu quase desisti (#shameonme), mas Yarvi evoluiu demais durante tudo isso e eu me apaixonei por cada um dos personagens que apareceram nessa jornada.
Queria poder citar e descrever todos os personagens que me encantaram, seja por sua coragem ou pelo seu jeito desprezível, mas acho que ninguém aguentaria, hahah. Nada (esse é o nome do cidadão...) foi alguém que representava muito bem o nome recebido enquanto limpava, incessantemente, o chão do navio no qual Yarvi foi escravo – e que também me provocou diversas gargalhadas. Foi essencial para a história do rapaz e teve um desfecho de vida que me deixou simplesmente embasbacada. Outras pessoas como Jaud e Rulf, companheiros de remo de Yarvi, que se tornaram seus melhores amigos, Shadikshirram, capitã do navio, e Sumael, Trigg e Ankran, almoxarifados e supervisores – escravos com uma condição um pouco melhor – também foram vitais para todo o desenrolar.
O trabalho da Editora Arqueiro ficou incrível. O livro é dividido em três partes, sendo elas O Trono Negro, O Vento Sul e A Longa Estrada, que definem muito bem a viagem do rapaz. Contamos, ainda, com um incrível mapa no início do exemplar, que facilita a definição dos diversos lugares que fazem parte da trama. Confesso que, inicialmente, o que mais me atraiu foi a capa (principalmente as sombras atrás de Yarvi), e depois a sinopse. As ilustrações possuem um acabamento fosco, com exceção do título, que recebeu um destaque. A diagramação segue o padrão da editora sem nenhum ornamento ou detalhe a mais nos inícios de capítulos. Não encontrei graves erros de revisão.
Essa é uma história que eu queria poder contar mais, mas nada do que eu escrever será suficiente para expressar a grandeza que o enredo traz, principalmente nas duas partes finais. É um livro que recomendo para quem curte uma boa aventura, sem muito espaço para romance, com bastante segredos e mortes e uma cultura própria e original muito bem trabalhada. E também para quem gosta de cenários bem detalhados ou que, ao menos, não se incomode tanto com eles.

site: http://www.psiuvemler.com.br/2016/08/resenha-meio-rei.html

Remeskinha 03/08/2016

Resenha Meio Rei - Mar Despedaçado 1
"Yarvi, filho mais novo do Rei Uthrik, sonha em realizar o Teste Ministerial em Skekenhouse e se tornar Ministro de Gettland assim como Mãe Gundring. Não desejava ser rei e muito menos assumir o Trono Negro.

Yarvi nasceu com um defeito em uma de suas mãos e desde pequeno ouvia as críticas de todos à sua volta. Cresceu se sentindo meio homem e em sua mente as palavras do seu pai o lembravam constantemente de sua condição: "Eu não pedi para ter meio filho." Diante desses comentários maldosos a seu respeito, Yarvi se dedicou a estudar as histórias da criação do seu mundo e sobre os Elfos e divisão da Divindade, a saber os nomes de todos os deuses e, naquele momento, durante os estudos, encontrou um caminho. O caminho de direito e de conhecimento sobre as plantas, os livros de Gettland e todas as regiões e o dom da palavra suave. Tudo orientado pela Ministra de Gettland, a Mãe Gundring. além do conhecimento, a ministra o estimulava com frases sábias e apoio. Sempre o advertindo para usar sua mente ágil, sua empatia e força: a sabedoria.

Mas o destino não quis isso para Yarvi, que da noite para o dia se torna o Rei de Gettland. Seu pai e seu irmão foram mortos em uma emboscada. Sua mãe, Laithlin, a Rainha Dourada, exige vingança, que ele use a espada de seu pai e ataque os vansterlandeses. Assim, Yarvi assume o trono e se casa com sua prima para reforçar alianças para o reino. Tudo a contragosto.

Outra vez, os deuses lhe preparam uma surpresa nada agradável e o colocam frente a frente com o traidor do reino, seu tio Odem, durante a luta de vingança. Yarvi, apesar de receber os golpes em luta, cai no oceano e consegue fugir. Deixando o tio, sua mãe e família pensando que estivesse morto, engolido pelo mar.

Infelizmente, ele se torna prisioneiro e escravo. De uma vida tranquila, ele se vê em um mundo horrendo de dor, chicotadas, fome e escuridão. Yarvi não confessa sua identidade para se proteger. O que seriam capazes de fazer com ele se soubessem de sua linhagem real? E outra, acreditariam naquele menino mirrado e maneta?............" continua no Blog

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/07/resenha-meio-rei-mar-despedacado-1.html

Carolina Durães 01/08/2016

"Meio Rei" é o primeiro livro da série Mar Despedaçado e inicialmente se passa em Gettland. Narrada em terceira pessoa, a trama gira em torno de Yarvi, o filho mais novo do rei Uthrik e da rainha Dourada Laithlin. Yarvi é um jovem culto e curioso que está disposto a entrar no Ministério, pois não é bem aceito por seu próprio pai por ter nascido com uma mão defeituosa.
Enquanto crescia, Yarvi foi humilhado constantemente pelos soldados e todos o enxergam como um problema, um "defeito" ambulante. A única pessoa que sempre o tratou bem é o seu tio Odem e é ele que se torna o seu braço direito quando seu pai e irmão são emboscados e assassinados pelo Grom-gil-gorm, o quebrador de espadas, o fazedor de órfãos. Grom é o rei de Vansterland e o maior inimigo de Gettland.
Com a morte do rei, Yarvi precisa abrir mão de seus sonhos e assumir o trono. Mas será que alguém que nunca foi preparado para o cargo e que não tem confiança em si mesmo será capaz de liderar?
Yarvi assume o trono, começando com uma promessa que mudará a sua vida:

"- Eu, Yarvi, filho de Uthrik e Laithlin, rei de Gettland, faço um juramento! Faço um juramento solar e um juramento lunar. Juro diante d'Aquela que Julga, d'Aquele Que Lembra e d"Aquela Que Aperta o Nó. Que meu irmão, meu pai e meus ancestrais enterrados aqui sejam testemunhas. Que Aquele Que Vigia e Aquela Que Escreve sejam testemunhas. Que todos sejam testemunhas. Que isso sempre me acorrente e me aguilhoe. Eu me vingarei dos assassinos do meu pai e do meu irmão. Eu juro!" (p. 42)

É baseado nesse juramento que Yarvi irá buscar sua vingança, mas que irá se deparar com uma rede de traições e uma grande reviravolta o leva para a segunda parte do livro.
A segunda parte, chamada O Vento Sul. Vento Sul é o nome do navio onde Yarvi se encontra em uma situação lamentável. Ocultando sua verdadeira identidade e passando por situações humilhantes, é nessa parte que Yarvi cresce como personagem. Seu amadurecimento é visível e ele utiliza as lições que aprendeu durante seus estudos. Também é nessa segunda parte que irá aparecer personagens de destaque, que irão acompanhar Yarvi em sua longa jornada.
Sumael é uma navegadora. Inteligente, quieta e perceptiva, tem seus próprios planos e não confia em ninguém.
Jaud e Rulf são dois homens que passaram por muita coisa e mesmo assim conseguem estender a mão e demonstrar bondade e generosidade, apesar de seus comentários irônicos.
E o Nada é um homem misterioso, sombrio e com muitos segredos. Ele vive pelo aço e não teme a morte e tem como arquiinimigo a capitã Edbel Aric Shadikishirram, a capitã do Vento Sul.
Com muita ação, emoção e lutas, chegamos a terceira parte do livro, chamada de A Longa Estrada, onde este grupo improvável de aliados precisa fugir e seguir seus destinos. Essa parte é a mais lenta da obra, onde o grupo terá obstáculos da natureza em seu caminho, sofrendo privações ao mesmo tempo em que estão sendo caçados. Porém, mesmo em ritmo mais lento, temos cenas de lutas e observamos as habilidades de alguns dos personagens.
A quarta e última parte é chamada de "O rei legítimo" e é o momento de grandes revelações e o retorno de Yarvi à Gettland.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. O livro contêm vários detalhes internos e uma capa que combina perfeitamente com a história.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/