Meio Rei

Meio Rei Joe Abercrombie

Resenhas - Meio Rei

Gustavo Rodrigues 05/01/2023

Acho que é uma fantasia/aventura bem legalzinha, meio infantojuvenil, que deve ser uma ótima escolha como porta de entrada pro gênero.

Pra quem já é mais acostumado, assim como eu, pode ser meio clichê em algumas coisas. Mas, sendo um clichê bem feito - como é o caso - não vejo problema.

A história é bem amarrada, sem muito floreio, o autor não enrola muito. Só achei meio ruim o fato de que dá pra adivinhar um dos grandes plots da história com uns 20% do livro, se prestar bem atenção ?

No geral, é um livro bom que cumpre seu papel.
Vic 08/01/2023minha estante
Onde eu vou, tem resenha sua kkkkk

Camila.Oliveira 19/01/2023minha estante
Sou iniciante nos livros de fantasia, gostei de saber que é um ótimo livro para começar no gênero !! Parece legal !

Clio0 18/04/2021

Quando comecei a ler Meio Rei achei óbvia a semelhança com A Trilogia dos Espinhos de Mark Lawrence, mas após alguns capítulos a diferença começou a se tornar evidente. Lawrence escreveu uma obra adulta com abordagem psicológica, Abercrombie escreveu uma obra infanto-juvenil com abordagem filosófica.

O universo de Mar Despedaçado beira a distopia, mas pesadamente focado no medievalismo nórdico. Há um entrelaçamento entre Igreja e Governo nesse mundo que permite ao autor inserir as ideias de Maquiavel diretamente na fala dos personagens.

De fato, todo o pensamento maquiavélico de formação do líder, do "Príncipe", é usado como fio narrativo. Não apenas isso, toda a trama se influencia nas peças de Shakespeare, criando um enredo hamletiano que eleva o nível do texto.

O protagonista, Yarvi, traz uma deficiência física que o impede de ser aceito como rei; essa é a ponta para a roda conspiratória que se tece. Não pense, contudo, que tal é usado como chamariz para leitores... a forma de "meio homem" casa perfeitamente com a história e não poderia em hipótese alguma ser retirada como tantas vezes acontece em livros caça-níqueis.

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos. O grupo formado por ex-escravos e piratas alavanca o que seria um processo de maturação de Yarvi, tirando-o da compreensão teórica do mundo político-social para a crueza da própria política.

É um ótimo livro, mas que pode agradar mais o adulto do que o adolescente.

Thiago Araujo 13/09/2021

Abercrombie, bate mais devagar?
Uau, fui atropelado pelo Meio Rei. Que força bruta, que narrativa, que vira página!!!

É jovem adulto? Nem faz diferença! Tudo na medida certa pra um grande livro. Olha que nem é tão fantasia assim, mas é uma delícia!!

Yarvi é protagonista na jornada do herói em Meio Rei, mas nem por ser uma receita tão básica, o bolo deixa de ser gostoso no final. Parabéns, Abercrombie (tudo que leio dele me deixa assim)!!!

Crescimento de personagens, estórias fortes de amizades, vínculos importantes de família e vinganças, é tudo que a gente gosta.

Um pouquinho de romance também é bom, por que não?

Já engatei no segundo livro da série e tô com bons pressentimentos. Mar Despedaçado, aqui vou eu!!

Arya4 06/12/2020

Meio Rei
Yarvi é um meio. Um meio principe. E após a morte de seu pai e seu irmão mais velho se transforma em um meio rei. Sendo,que possui uma mão desfigurada é um rei pouco respeitado. Mas inesperados acontecimentos se sucedem e provocam uma reviravolta na história de Yarvi.
Traidores à solta. Um reino violento. Inimigos a serem derrotos. Uma vingança a ser comprida.

"Um rei deve vencer. O resto é insignificante."

A história é muitíssima bem escrita. Não consegui desgrudar desse livro enquanto não terminei. A construção da história é maravilhosa,o desenvolvimento dos personagens é impecável.
Yarvi é complexo como todos os outros personagens da trama. A Rainha Dourada,que tece ouro do ar, é minha preferida e vai ficar para sempre no meu coração.

"Quando se está no inferno,só um demônio pode apontar a saída."

O final é a mais surpreendente das reviravoltas. Nunca poderia ter imaginado que algo como aquilo iria acontecer.
Quase surtei.

Yarvi tem de superar todo a dor e a humilhação para vencer e ele evolui com as situações que é forçado a passar e com os amigos improváveis que conhece.
Os inimigos se tornam amigos e os amigos se tornam inimigos de maneira mais fácil ainda.

Mais uma pergunta ainda fica de pé:poderia um meio homem ser um rei de reino inteiro?

"Um tolo bate. O sábio sorri,observa e aprende.
Depois bate."

A Mãe Guerra gosta de sangue. O Pai Paz chora com o sangue derramado.

"O grande guerreiro é o que ainda respira quando os corvos que refestelam. Um grande rei é o que observa as carcaças dos Imimigos queimarem."

É,você tem que ler esse livro.

Rodrigo Digão 03/05/2020

Livro muito bom, cheio de reviravoltas, não da para prever os acontecimentos, personagens bem contruidos e desenvolvidos. Política, guerra, aventura, tudo junto e misturado.

Kai 31/03/2022

UM MEIO HOMEM, MAS UM JURAMENTO POR INTEIRO
Um dos livros mais viciantes que já tive o prazer de ler, que ritmo magistral! Bons personagens, protagonista incrível , cenário interessante e reviravoltas ATÉ A ÚLTIMA PÁGINA. Ótima primeira experiência com o Abercrombie, livrasso.
Jessica1248 31/03/2022minha estante
Ahhh, q bom q gostou ?

Kai 01/04/2022minha estante
Que alegria ver vc comentando aqui Jessy kkkkk, gostei muito sim, mas quando vc disse que gostava eu já sabia que seria bom kkkkk

Tamirez | @resenhandosonhos 12/08/2016

Meio Rei - Joe Abercrombie
Yarvi é considerado um meio homem. Ele nasceu com uma deformação em uma das mãos lhe dando somente dois dedos, com isso ele não é capaz de manejar a espada e o escudo da forma como deveria. Em um mundo onde o que faz um homem é sua destreza na guerra, o garoto cresceu sendo sempre rejeitado e tendo pouca credibilidade.

Ele está treinando para se tornar um Ministro, pessoa responsável por ser como um conselheiro ao rei e também manejar estratégias, remédios e curas. Porém, apenas alguns dias antes de prestar o teste e abdicar de qualquer pretensão ao trono ou a uma vida com romance, Yarvi recebe a notícia de que seu irmão mais velho – e herdeiro do trono -, junto com o Rei Uthrik foram assassinados em uma emboscada do reino vizinho, com quem eles estão constantemente em guerra.

“Um rei deve vencer. O resto é insignificante.”

Sem outra alternativa o jovem se torna Rei e tem a mão forçada pelo tio Odem e Laithlin, sua mãe e a famosa Rainha Dourada, a partir em busca de vingança. Entretanto, apesar um breve momento de alívio e possível vitória, o destino lhe reservou grandes surpresas e uma traição pode mudar todo o jogo, colocando Yarvi em uma nova posição, onde ser aleijado é um dos seus menores problemas.

MINHA OPINIÃO

Joe Abercrombie já tem uma outra trilogia chamada A Primeira Lei publicada pela Arqueiro, porém nunca me interessei muito por ler esses livros, no qual o primeiro é O Poder da Espada. Porém, quando Meio Rei foi anunciado, a capa logo me despertou a curiosidade para enfim ter meu primeiro contato com o autor.

Eu gosto de ter o menor contato possível com a história e entrar sempre bem crua, para ir descobrindo as coisas conforme elas forem acontecendo e não estar previamente preparada. Acredito que isso foi super importante aqui, pois fui sem qualquer expectativa e encontrei um livro que me surpreendeu bastante com as voltas que deu e a inteligência com que a trama foi construída.

“O alimento do medo é a ignorância. A morte do medo é o conhecimento.”

Esse mundo ao redor do Mar Despedaçado é governado por um Rei Supremo, mas cada pequeno reino possui seu próprio rei também. Nosso protagonista é filho do rei de Gettland, assassinado teoricamente pelo rei de Vansterland, o vizinho com o qual estão constantemente em conflito. Como esses locais possuem esse mar ao seu redor, basicamente toda a locomoção realizada no livro é feita através de barcos, tendo bem poucas jornadas por terra. O que também, ao meu ver, já foi algo interessante e diferente de se vivenciar.

Yarvi é com toda a certeza um personagem muito especial. O que a princípio pode parece um garotinho oprimido, renegado e tímido, se mostra na verdade uma mente muito inteligente e desenhada para a estratégia. Ele teve muito tempo livre para aprender e, já que não poderia vencer os outros em combate, descobriu que ter a mente afiada seria algo importante. Porém ele não é um personagem que passará o livro incólume. Yarvi irá sofrer algumas consequências e não viverá a tradicional jornada do herói onde tudo da certo no final.

Isso é importante de mencionar porque quase todo mundo nesse livro pode ser duas faces de uma mesma moeda. É incrível o quanto nos surpreendemos com os personagens e não nos acostumamos a isso. É tão fácil acreditar na primeira realidade que o autor nos apresenta que nunca vemos o soco vindo a nossa direção e, assim como Yarvi, somos surpreendidos pelas revelações drásticas que mudam o posicionamento de cada personagem em relação à história.

O garoto, em sua jornada, vai cruzar com vários personagens e alguns deles possuem personalidades muito interessantes e marcantes, sendo bem fácil se apegar a eles. Porém, esse é um livro onde algumas cabeças devem rolar, então é importante estar preparado para perder algumas pessoas ao longo do caminho.

“O sábio espera por seu momento, mas nunca o deixa passar.”

Muito mais focado em apresentar como as coisas funcionam no âmbito político do livro do que realmente apresentar um universo fantástico, somos conduzidos pelas relações e papéis que cada um possui dentro da hierarquia de forma leve. Esse é um mundo que possui escravos, reinos poderosos e um rei supremo a quem todos respondem e que pode se tornar um pequeno obstáculo nos objetivos de alguns personagens.

Esse livro começa nos dando uma história, mas logo ela muda radicalmente. Depois entramos num momento mais calmo, mas que não é mais lento, e quando parece que a história vai ser completamente arruinada por esse plot, as surpresas começam.

Elas vem uma atrás da outra e por vezes não dá nem tempo de processar a informação. Conhecer as verdadeiras identidades ou motivações dos personagens, da forma como o autor apresenta na história é um show à parte e acaba sendo o ingrediente que fez de Meio Rei uma ótima surpresa. Tendo ido sem expectativas fez com que a experiência tivesse sido ainda mais incrível. Sabe quando você está super atirado na poltrona e algo “uow” acontece e você precisa recobrar a postura pra seguir acompanhando? Esse foi um livro que me fez fazer isso várias vezes e portanto possui muito mérito.

Yarvi me lembrou bastante o Fitz da Saga do Assassino e me trouxe boas lembranças de uma trilogia que eu adorei ter lido, mas que chegou ao fim. Os dois são personagens com “downs” em sua vida e acabam sendo expostos a jornadas que não previram. No meio de tudo isso tomam caminhos estranhos e se veem fazendo vários sacrifícios que não os custarão pouco, carregando o peso e as marcas ao longo das histórias.

Com toda a certeza, se você é um fã de fantasia, Meio Rei é uma ótima pedida. Além de ter uma história super interessante, o livro é pequeno e consegue mesmo assim dizer tudo o que precisa. Com uma escrita super fluída, Joe Abercrombie estreou pra mim com uma boa história e o imenso desejo de ter o segundo livro em mãos logo, para seguir acompanhando meu “Meio Herói” em sua jornada.

site: http://resenhandosonhos.com/meio-rei-mar-despedacado-1-joe-abercrombie/

Gabi1568 26/09/2023

É uma fantasia infanto-juvenil, sobre reis, rainhas, tronos, escravos e ministros.

Cheia de aventuras, um protagonista carismático e esperto, tem um plot twist bem legal, e algumas pessoas podem achar parado no início.

Eu achei que foi um ótimo início para uma trilogia, creio que nos demais livros o Yarvi vai ficar cada vez mais poderoso e inteligente.

Fernanda 08/06/2023

Um (meio) início.
Um bom início de trilogia.
Alguns plots me surpreenderam e os personagens foram cativantes o suficiente para eu querer ler o livro até o final, mas não me apeguei a história em si.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 01/06/2020

Um ótimo início de jornada
Meio Rei é o primeiro livro da trilogia do mar despedaçado, conta a história de Iarvy e sua ascenção. Ele o filho mais novo do Rei é jogado no trono de uma hora para a outra e vai ter que lidar com todas as consequências da responsabilidade. Traições, conflitos de interesse e algo muito maior do que ele imaginava.

Uma fantasia gostosa e interessante. Foi uma grata surpresa pra mim que estava órfão do Patrick Rothfuss.

Foi uma ótima preparação para o que viria no livro 2 (um dos meus favoritos)

(leia Yamesh) :)

site: @feu_franco

Yasmin.Latchuc 24/04/2020

O livro das reviravoltas
Meio rei narra as desventuras (em sua maioria) de um príncipe não convencional, por ter uma deficiência em uma das mãos é motivo de chacota por seus sutidos e pela população de sua cidade. Desta maneira, se vê "obrigado" a seguir (ou pelo menos tentar) o caminho do conhecimento ao invés da força física.

A história é escrita de uma maneira descomplicada e sem enrolação, o que as vezes pode faltar com os detalhes. Entretanto, não há nenhum capítulo que te deixe entediado ou que seja dispensável (aqueles típicos capítulos pra endossar a história). Desde o começo até o capítulo final, o livro é cheio de reviravoltas, todas muito bem embasadas e surpreendentes.

Sem dúvidas excedeu todas as minhas expectativas.
@tigloko 25/04/2020minha estante
; )

.Igor 24/03/2024

Essa é mais uma quase resenha que estava guardada por aqui há muito tempo, acabei lembrando dela quando fui separar o terceiro livro pra ler... Mas enfim, acho que ficou razoavelmente legível depois de umas correções.

Filho caçula do rei Uthrik e da rainha Laithlin de Gettland, Yarvin nasceu com uma característica que seria um estigma desde muito pequeno: sua mão esquerda era deformada, ao ponto de ser pouco mais do que um pequeno pulso com um único dedo distinguível. Nos reinos do Mar Despedaçado, onde as leis eram ditadas pelas pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem e sua própria família fez questão de marcar isso nele.

Yarvin nunca herdaria o trono, sendo visto sempre com desprezo pelo pai, um rei poderoso de uma poderosa nação militarista, conhecido pelas suas conquistas e crueldade no campo de batalha. Sua mãe, não o tratava mal abertamente, mas não escondia o desapontamento toda vez que o olhar passava sobre a mão esquerda do filho mais novo. Sua única opção era se unir ao Ministério, uma ordem política que auxiliava todos os governantes do Mar Despedaçado; ele abriria mão de seus laços familiares e da possibilidade de ter uma família para se dedicar inteiramente ao bem de seu reino, a única forma que Yarvin encontrou de escapar das humilhações e do preconceito que sua deficiência lhe trazia.

No entanto, a morte de seu pai e de seu irmão mais velho - que deveria ser o próximo rei de Gettland - arrancou essa esperança do garoto sem misericórdia, e ele se tornou, com pouco mais de 16 anos, rei de uma nação que o via apenas como um "meio homem", incompleto e certamente indigno. De uma hora para a outra, Yarvin precisa endurecer e entrar em uma guerra para vingar as duas mortes, e logo sua jornada o lança em uma saga de amargura e crueldade, traição e cinismo, onde as suas decisões determinarão o destino de todo um reino.

Joe Abercrombie já é um veterano da literatura de fantasia, mas esse foi o primeiro livro "young adult" que ele escreveu. Não sou muito fã desse rótulo literário em particular, especialmente porque não são poucos os autores que fazem parte dele que não sabem o que querem escrever: às vezes, a história é tão mal estruturada que perde para muitos livros infantis; outras vezes, personagens são tão reutilizados pelo gênero que se tornam genéricos e previsíveis; e outras vezes ainda, são criadas tramas que tentam ser grandiosas mas se enrolam com amarras editoriais. É realmente uma pena, já que muitas dessas histórias têm bastante potencial.

Tendo dito essas coisas, "Meio Rei" se revelou uma surpresa incrível! O livro não é extenso, até mesmo para os padrões de séries literárias (280 páginas), mas sua história é de uma densidade ímpar. O mundo em que se passa a história de Yarvin foi praticamente destruído quando seres ancestrais chamados "elfos" atacaram a Divindade e a despedaçaram, criando um catástrofe global que os aniquilou e mudou completamente a forma do mundo. O Mar Despedaçado foi local dessa tragédia e se tornou um enorme mar interno e lar de vários reinos, erguidos em uma cultura que valoriza a sobrevivência do mais forte acima de tudo, permeado de guerras e intrigas políticas.

O Mar Despedaçado é um personagem por si só no livro de Abercrombie, um deveras multifacetado e complexo. Bem, na verdade, todos os personagens desse livro são complexos; não é exagero dizer que cada pessoa que tem um pouco de destaque no enredo caminha por uma linha tênue entre o bem e o mal, e tanto o leitor quanto o protagonista vão descobrindo isso ao longo do caminho - e no caso do jovem rei, das piores formas possíveis.

Yarvin é inteligente e corajoso ao seu modo, mas anos de humilhações e desprezo o tornaram amargo e cínico. Ainda assim, ele mantém um humor ácido, o qual usa como armadura contra tudo o que é lançado nele, e não é pouca coisa. Perdido com sua súbita ascensão ao trono, sua jornada no livro é tanto de amadurecimento quanto de auto-conhecimento, e é realmente fascinante.

Estou lutando bravamente aqui para não falar mais desse livro, especialmente sobre um aspecto dele que me prendeu imediatamente à leitura, mas não quero estragar a surpresa de quem estiver lendo ele pela primeira vez. Digamos que há muitos paralelos históricos com um pessoal que morava no norte da Europa durante a Idade Média e gostava de pilhar cidades costeiras... Paralelos, digo de antemão, manipulados magnificamente.

Bem, é isso. "Meio Rei" é o primeiro livro de uma trilogia incrível, que definitivamente recomendo a leitura!
izacaduca 24/03/2024minha estante
que resenha boa!!

.Igor 24/03/2024minha estante
Muuito obrigado, Iza!

Zetha 01/02/2021

Simples e surpreendente
A história tem uma premissa que aparentemente parece clichê: um jovem incapaz, em busca de vingança, "sqn", ela te envolve e te surpreende com acontecimentos que você não esperava. Você vê o menino Yarvi amadurecer, você se envolve, aprende a gostar de certos personagens, fica aflito com algumas situações, você almeja tanto a vingança quanto o protagonista, pois deseja vê-lo provar seu valor. Meio rei, é um livro sem pretensões, que vai te pegar de uma forma incrível, com uma narração é simples e objetiva, ele vai te fazer viajar pra um cenário de realeza, deveres, traições, escravidão, reviravoltas e GUERRA.

Pérola XP 01/08/2020

Subestimado
Sempre fui e acredito que sempre serei uma fã de fantasia épica -apesar de que essa trilogia em si tem poucas características de fantasia-, e Meio Rei me atraiu justamente por causa da sua premissa peculiar, afinal eu amo protagonistas inteligentes, e ainda mais aqueles que passam por cima das suas limitações, como é o caso de Meio Rei. Os personagens são bastante carismáticos, a reviravolta não é tão surpreendente, mas muito bem feita, e todo o curso da história é bem convincente e bem montado. Amei também o desenvolvimento das relações entre os personagens. Um bom livro.

Paulo Henrique 31/05/2021

Eu to no chão...
Achava que seria um mata tempo, engorda meta... Mas ele me surpreendeu algumas vezes, fui sem ler sequer a sinopse e nas primeiras 50 páginas já estava com o queixo no peito! Em 288 eu acho louvável o que esse cara fez, uma mitologia simples e importante, um mundo complexo, mas sem ser cansativo, desenvolvimento de personagem coerente e com relacionamentos interessantes, plot twits surpreendentes e um final de tirar o folego, literalmente na última página.
Eu fui arrebatado, e além de ler o resto da série, quero ler mais desse autor!
Ander 01/06/2021minha estante
Que foda.

Paulo Henrique 03/06/2021minha estante
Não sei se foi o fato de ir sem saber absolutamente nada da história, mas eu fiquei apaixonado e envolvido demais!

Ander 03/06/2021minha estante
Ótimo. :D