Os contos completos

Os contos completos Alberto Mussa

Resenhas -

Joao.Marcelo 17/12/2019

Gosto de alternar as formas literárias e tenho especial carinho pelos contos, que iniciei com Machado de Assis por recomendação de minha mãe.
Nesta obra de Alberto Mussa são 11 contos inspirados em histórias cariocas, outros 11 em narrativas orientais, 5 em relatos brasileiros e mais 2 contos são variações machadianas.
Considero "de canabus quaestio" o melhor conto desta coleção, por ser inspirado numa história real de origem árabe e que aborda o tema da antropofagia.
Ao final, o autor apresenta um decálogo do leitor bastante interessante e útil.

Cristiano.Vituri 09/10/2020

leia por vício!
Para se embrenhar nas matas do Brasil pré descobrimento, conhecer todas as tribos que viviam aqui, dos aimorés aos goitacazes passando pelos guarani e tupinambas. A fantasia e a realidade se entrelaçam nas historias que o Mussa nos conta.

Para conhecer o Rio de Janeiro ( ou para morrer de vontade de ir pro Rio), os morros, as mandingas, os malandros, as apostas e os candomblés dos morros. Os contos fluem, e terminam mais rapido do que se espera. E muitas das vezes te tirando um sorriso sarcástico e sacana!

Para conhecer o oriente! contos sobre árabes, califados, invasões barbaras. Regras e preceitos do oriente médio, muçulmanos em histórias saborossimas e sui generis. O autor consegue mesclar ficção e historia de fato e você se perderá com prazer nessas 398 páginas!

rafaelvime 05/03/2021

Porta de entrada para o mundo de Mussa
O livro de contos do carioca Alberto Mussa é uma ótima forma de adentrar o mundo ficcional criado pelo autor. Tomamos contato com seus temas, suas obsessões, seu modo de escrita, de forma que o leitor é levado pela mão por um perito na arte de contar uma boa história.

Alberto Mussa merece todo reconhecimento de ser atualmente um dos maiores escritores brasileiros vivo. Sensacional!

Cheiro de Livro 13/06/2016

Os Contos Completos
Alberto Mussa é dessas minhas descobertas recentes e que não sabia bem explicar porque gostei tanto. Li em uma sentada “A Primeira História do Mundo” depois de ver uma entrevista com ao autor, não soube bem definir o que tinha lido só que tinha gostado. Em “Contos Completos” Mussa continuou me encantando e me fez entender um pouco mais do porquê desse encantamento.

Mussa começa o livro avisando que no livro reescreveu textos antigos, que um de seus livros está todo contido nas páginas, que aglutinou textos, enfim que reuniu ali uma obra que mesmo não sendo original é inédita. Só isso já me fez começar a ler com uma certa boa vontade, me deu a impressão de que o autor não queria apresentar o leitor apenas uma compilação de escritos e sim algo diferente. Os contos estão divididos em quatro grandes blocos (Histórias Cariocas; Narrativas Orientais; Relatos Brasileiros e Variações Machadianas) e todos são ótimos.

Os temas são variados e mesmo assim sua unidade é nítida, falam sempre dessa mistura que deu o brasileiro, seja um conto sobre uma entidade que surge em um terreiro ou sobre um assalto depois da saída de uma peça, estamos lá retratados. O que me encanta e que só realizei ao ler esse livro é que Mussa tem como personagens pessoas que passam mais como coadjuvantes do que como protagonistas, são os escravos, os índios, os mais pobres, as conversas de botequim. São esse personagens que constroem seus contos e com um adendo que é bem esquecido e que acho super importante: a influência árabe.

Adoro um bom livro de contos, diferente do que faço com bons romances que devoro rapidamente, com os contos leio aos poucos, degustando cada historia, pra mim é uma leitura mais lenta que vou digerindo aos poucos, são historias que eu vou relacionando uma com as outras, enfim que vão construindo um panorama maior do escritor. Nesse caso aqui um panorama de que eu gosto cada vez mais. “Contos Completos” vale cada página, cada história.

site: http://cheirodelivro.com/os-contos-completos/