Além de Religião

Além de Religião XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - Além de Religião

Rodrigo Leão 01/02/2021

Incrível
Nesse livro sua santidade Dalai-lama, conta muitas de suas expectativas e experiências , e uma obra linda para quem estuda o budismo , ou para quem quer uma disciplina em sua vida ,ótimo livro!

satinho 31/05/2021

Este livro é um exemplo de empatia.
Dalai Lama, apesar de ser a maior representação do budismo atualmente, consegue se comunicar com aqueles que são de outras religiões, ateus ou que não seguem nenhuma tradição. Ele discute questões éticas com uma abordagem que faz sentido para qualquer um, e nos explica por que devemos ser compassivos, mesmo vivendo em um mundo cheio de injustiças.

Levy.marcelo 17/11/2022

Leitura fundamental nos tempos atuais. O autor, aborda de forma simples e suave temas complexos e espinhosos, trás uma proposta para uma vida mais equilibrada, afastada dos extremos, onde o foco maior deve ser no amor para com o próximo, na paz e acima de tudo na tolerância.

Leitura gostosa, fácil e flui bem. O capítulo 9, ao meu ver, foi emperrado, lento e mais do mesmo porém, superado essa parte a leitura volta a ser rica e imprescindível para quem busca o caminho do equilíbrio e da temperança do espírito.

Vale muito à leitura!

Paulinha 13/11/2022

Maravilhoso
Livro simples e fácil de ler.
Dalai-lama é incrível, humilde e sensível, trazendo práticas de ética e compaixão ao próximo.
Acredito que se todo mundo lesse esse livro o mundo ia ser um lugar muito melhor.
Afinal todos nós queremos os ser felizes e nos livrarmos do sofrimento, ela tenta nos ajudar com dica de várias práticas.
Super indico a leitura.

JuarezFerreira 15/04/2017

Que minhas palavras não tire o tom firme e objetivo que o livro tem.
O livro é dividido em duas partes, na primeira ele aborda questões sociais. Onde sua santidade nos mostra como é possível cooperar para um mundo melhor praticando o respeito, compaixão e sendo ético. Ele deixa claro que essas praticas independem da religião o que ele chama de secularismo, mas claro não as ignora.

Na segunda parte ele propõem uma reflexão, o que para mim é possível perceber, que para que as mudanças ocorram é necessário começarmos com nós mesmos, através do conhecimento das emoções que carregamos e como a meditação pode ajudar neste processo.

De uma forma bastante realista Dalai Lama nos mostra o que ele chama de “uma terceira via”. Uma forma de viver sem carregar o peso dos males do mundo nas costas. Porem cientes de que somos seres que vivemos em um mundo compartilhado e que por natureza temos a necessidade do convívio em sociedade e de que podemos contribuir de alguma forma.

Leitura agradável e capaz de nos trazer uma paz, uma vez que é possível enxergar um caminho e por que não esperança, em um mundo tão conturbado. Um livro para ser lido e relido.

Luciana.Cuarelli 04/07/2020

Livro Secular
Livro simples, porém, envolvente.
Fala um pouco sobre a importância da ética em nossas vidas e como apenas com esse elemento "secular" é possível de se resolver conflitos e desavenças, além de melhorar nossa qualidade de vida.

?A diferença entre ética e religião é como a diferença entre água e chá. Ética sem conteúdo religioso é a água, um requisito essencial para a saúde e a sobrevivência. A ética fundamentada na religião é o chá, uma mistura nutritiva e aromática de folhas de água, chá, especiarias, açúcar e, no Tibete, uma pitada de sal também. Mas, embora o chá seja preparado, o ingrediente principal é sempre água, Enquanto nós podemos viver sem chá, não podemos viver sem água. Da mesma forma, nascemos livres da religião, mas não nascemos livres da necessidade de compaixão.? (Trecho do Livro)

Dhyitt 22/08/2021

Um livro pra elevar a mente e se tornar um ser humano melhor, sem a necessidade de estar preso a uma religião.

Angela Serrano 15/09/2018

Aquele livro essencial
Em Além de Religião, vamos acompanhar as reflexões e sugestões do Dalai Lama para uma ética independente da religião. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira aquela em que ele vai escrever sobre sua proposta de ética para um mundo sem fronteiras e na segunda onde ele nos explica como alcançar essa ética, ou seja, como praticá-la.
A ideia central do autor é trabalhada na compaixão. A compaixão é apresentada como fundamental para a ética e até mesmo como base para compreender a justiça.
Em sua visão a ética genuína só acontece quando trabalhamos para conter nossas emoções destrutivas e cultivamos nossas qualidades internas positivas. Dessa forma nos explica sobre como lidar de forma construtiva com as emoções destrutivas e como cultivar qualidades internas positivas. Mas, não se fixa apenas neste ponto e passa por outros valores humanos que também são importantes.
Com este livro o autor busca nos orientar a buscar uma ética universal, sem fronteiras que promova os valores humanos necessários para o nosso bem estar individual e social. Citando o posfácio: "É um projeto com o qual estou comprometido desde que compreendi que nenhuma religião pode ter a esperança de satisfazer a todos."
Após concluir a leitura, acredito que esse comprometimento está expresso em cada palavra e capítulo do livro. Com respeito as especificidades, ou seja, as diferenças dos povos e individuos o autor busca explicar sua visão de uma ética secular. Enquanto nos explica, também reflete sobre algumas objeções que possam ocorrer por parte do leitor sempre tentando nos mostrar seu ponto de vista e sugestão de forma clara.
Na segunda parte apresenta algumas outras questões sobre a ética genuína, antes de finalizar nos incentivando a praticá-la, através da meditação. Assim o livro finaliza com instruções diversificadas de formas de meditar. São explicações claras e simples de entender.
O livro termina com a inscrição: "Que muitos seres sejam beneficiados." E com esse mesmo pensamento faço esta resenha buscando beneficiar mais pessoas, pois acredito que este é um excelente livro independente de sua religião ou crença pessoal, pois o autor é objetivo em estabelecer uma ética secular que respeita teístas e não teístas.

site: https://byangelaserrano.blogspot.com/2018/09/lido-alem-de-religiao-dalai-lama-xiv.html

Valério 17/01/2019

Para todos (inclusive ateus)
Muitos torcem o nariz para ensinamentos preciosos por uma resistência adquirida em relação à religião e seus divulgadores/líderes.

Pois Dalai Lama procura mostrar, neste livro, que os mesmos valores podem ser alcançados mesmo que você não recorra à religião. No fim, fica claro que as religiões são nada mais que uma ferramenta que o ser humano utiliza para tornar-se mais ético, justo e virtuoso.

Falar "além da religião" pode auxiliar a convencer aqueles que tem aversão aos termos "religião, Deus, Cristo, Igreja, etc..
Assim, mesmo que você seja um desses, dê uma chance a este livro: dispa-se dos preconceitos contra as religiões
Flávia 30/01/2019minha estante
vc é cristão, valério? desculpe a curiosidade rs
é q nosso gosto é tão similar. seria curioso se fosse cristão... mas tb ñ sou ateia. tô descobrindo o q sou.

Ebenézer 20/08/2020

É sempre uma alegria grande conhecer e compreender as ideais da mente religiosa, contudo esclarecida do Dalai Lama.
Enquanto muitos religiosos possuem uma mente retrógrada e obscurantista, o Dalai Lama é uma luz que brilha na escuridão.
Esse líder religioso, de fato, é dotado de uma inspiração singular cujo conteúdo tem o potencial de enriquecer a humanidade em geral, e cada ser humano em particular na superação de inúmeros dilemas existenciais.
A riqueza dos escritos do Dalai Lama tem a peculiaridade rara de reunir numa mesma dimensão conflitos aparentemente opostos: questões internas e externas.
A graça de conhecer Dalai Lama reside também no fato de em sendo um líder religioso importante, ele jamais esquece da empatia ao colocar-se igualmente como sujeito dos próprios aspectos negativos que afligem a todos.
Sendo um líder religioso é impossível não destacar o seu procedimento ético em não fazer proselitismo, porque em nenhum momento suas afirmações deixam entrever qualquer evidência de supremacia em nenhuma religião em detrimento de outra. E isso é uma marca do Dalai Lama que deve ser sempre sublinhada: a liberdade do indivíduo na busca da sua própria espiritualidade.
Além da Religião é uma coletânea que tem o condão de promover a paz interna que tanto a humanidade carece e que, entretanto, busca sem proveito através de acúmulo de bens materiais ou outros subprodutos externos.
Nesse sentido Dalai Lama acredita na força de nossa humanidade, evidenciando sempre a nossa responsabilidade como os verdadeiros construtores da própria felicidade tão almejada, e cujo fim está além de qualquer pressuposto religioso isoladamente.
'Uma ética por um mundo sem fronteiras' proposta pelo Dalai se constitui, portanto, reflexões contemporâneas capazes de elevar nossa capacidade de lidar com os grandes desafios existenciais.